Autor Tópico: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley  (Lida 156981 vezes)

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« em: 11 de Setembro de 2012, 12:05 »
Pois é caros amigos, ontem finalmente foi o dia em que fui fazer a revisão dos 18000km (na verdade tem ainda 17560km mas foi na mesma), e pedi para me instalarem os tão esperados roletes Dr.Pulley de 8.5g e respectivos sliders.

Antes de mais tenho de pedir desculpa aos mais sensiveis, pois vou ter de dizer um palavrão... P**a que Pariu!!!!

Meus amigos, em quase 2 anos de andar na X-Max, nunca tinha sentido a moto assim como está agora !  _lool_ Está perfeita ! ahaha  _lool_

Bem, mas vou tentar ser mais concreto... apenas gostava que todos sentissem a felicidade que eu estou a sentir agora com ela eheheh

Ainda não tive muito tempo para testar consumos e velocidade de ponta... para já posso dizer que ás 8000rpm estou a dar 105kmh  _palmas_

Bem agora passando a relatar a experiência até agora...

Ontem quando fui buscar a mota á Yamaha Moto Racing em Faro, falei um bocadinho com o mecanico que me fez a revisão e a instalação. A impressão dele foi que o material realmente apresentava muito boa qualidade, especialmente os sliders, segundo ele são melhores que os de origem, pois pelo formato que têm, são muito menos propicios á criação de folgas...

Depois de um pouco de conversa lá me meti á estrada.

A primeira impressão foi que tudo estava na mesma... o arranque dá-se exactamente como antes, começa a andar ás 4500rpm, se quiser arrancar um pouco mais depressa, a rotação sobe até ás 5000...

No entanto nota-se logo de imediato uma leveza muito maior no motor... mas, quando a rotação chega ás 6500... aqui sim, a magia acontece ehehehe  ;D

A partir daqui, entrei num mundo que desconhecia na minha x-max... meus amigos é incrivel o que uma alteração aparentemente tão simples e barata faz... o que acontece basicamente é que quando é preciso potencia, acelera-se e a rotação sobe mais do que anteriormente, se acelerar a fundo a rotação dispara para as 8100rpm, que é realmente o "sweet Spot" do motor. No entanto se acelerar mais suavemente, a rotação mantem-se nas 7000, 7000 e poucas rpm, conforme queremos...

Isto é muito dificil explicar por palavras, por isso vou tentar gravar uns videos para poderem ver o que estou a dizer...

Essencialmente até agora a impressão que tenho é que os roletes fazem algo de maravilhoso... acreditem que só de vir da Yamaha até a casa, cheguei com as pernas a tremer... pois nunca tinha sentido a moto assim... uma vida, uma suavidade, uma potencia que eu nao sabia que existia lá... e mais que tudo, um controle fenomenal sobre a rotação e sobre como queremos colocar a potência... nota-se que tem mais faixa de rotação...

Por exemplo como ja referi anteriormente, estou a dar 105 - 107kmh ás 8000rpm... no entanto se for a 30 ou 40kmh e acelerar a fundo a rotação manda-se para as 8000 ital... no entanto a potencia que se sente neste regime é tao alta, e uma coisa tao suave e ao mesmo tempo tao bruta, que é completamente desnecessario de utilizar salvo em ultrapassagens exigentes...

Numa condução normal de dia a dia o andamento é calmo e pausado, as rotações andam entre as 7000 e as 7500 para andar a velocidades de 80 ou 90kmh, no entanto se fizer falta, é so rodar o punho ligeiramente e desperta a besta adormecida   ;D

Meus amigos, é perfeito ! hehehe _lool_ o controle que se tem sobre os regimes é total... se se quer andar devagar anda-se, no entanto se se quer andar depressa... Jesuuuuuuus  >:D

Para já nao podia estar mais contente... é exactamente o que eu queria e como qualquer x-max devia vir de origem... ao contrario dos variadores xpto que se vêm no youtube, que basicamente andam sempre em altas rotações para garantirem a potencia e os arranques, com os dr.pulley mantem-se o comportamento de origem do variador, com o bonus de que quando se quer potencia, as rpms sobem, mas apenas quando se quer potencia, e nao sempre...

Vou tentar gravar uns videos de isto tudo para que possam ver o que tento exprimir por palavras  ;)
« Última modificação: 11 de Setembro de 2012, 12:23 por |R|olLKaGe! »

dinis espadinha

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #1 em: 11 de Setembro de 2012, 12:11 »
Bom, que relato, ainda bem que resultou, estou á espera dos meus para pôr na minha 400, espero ficar tb satisfeito.  scooter_ _slb_

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #2 em: 11 de Setembro de 2012, 12:30 »
Mesmo assim ainda me esqueci de referir outro ponto eheheh

Como já alguem tinha referido noutro modelo de Maxiscooter, com estes roletes, o efeito travao do motor desaparece um pouco, mas! é progressivo...

Até agora o que reparei é que quando maior a velocidade, menor o efeito travao... isto porque se circular a baixa velocidade, por exemplo até aos 50 ou 60kmh, o efeito continua-se a sentir, mas acima disto, quanto mais depressa, menos se sente quando se desacelera  ;)

Não considero que isto seja nem bom nem mau, pois para mim quando tiramos partido deste efeito é realmente a baixa velocidade, e aqui ele está lá. A alta velocidade é uma questão de habito  :)

Offline Pelikano

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 87
  • Localidade: Leiria
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X Max 125
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #3 em: 11 de Setembro de 2012, 18:19 »
Realmente muito apelativa essa tua descrição... Vais deixar aqui muita malta tentada (eu já tou...  ;D )

Vai dando novidades sobre alguma alteração (mais alguma) de prestações e consumos.

Já agora podes dar noção de custos? Os roletes foram comprados por ti?

Thanx!

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #4 em: 11 de Setembro de 2012, 18:54 »
Sim, mandei vir directamente do site deles... as entregas são feitas da Alemanha... demorou 4 dias a cá chegar...

http://www.drpulley.info/shop/advanced_search_result.php?XTCsid=duu22of7ff63ba0lnni9euf1d1&keywords=Yamaha+X-Max

para quem encomendar, o site é manhoso mas dá para o enganar ehehe.

Quando adicionam coisas ao carrinho para fazer a encomenda, ele vai dizer que o valor minimo salvo erro sao 60€ por encomenda... no entanto basta juntar coisas até ultrapassar o valor dos 60€, e depois retirar, e ele já deixa mandar vir só o que queremos, abaixo desse valor  ;)

Offline FELIX

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 62
  • Localidade: vila franca de xira
  • sempre com calma
  • Marca: suzuki
  • Modelo: burgman 650 executive 8200km
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #5 em: 11 de Setembro de 2012, 19:31 »
boa tarde ,reparastes se perdeste velocidade de ponta?
SUZUKI BURGMAN 650 Z EXECUTIVE  branca  2015
19000km

ziba

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #6 em: 11 de Setembro de 2012, 20:24 »
Rolkage, ainda bem que superou as expectativas.

Diz-me uma coisa, o variador é que tens é o de origem, só mudaste os roletes certo? Não sei se não invisto nesses roletes, para experimentar. Outra coisa, o que é mesmo isso dos sliders?

Da próxima vez que for à revisão, vou pedir-lhes para voltar a colocar o variador de origem e, eventualmente, esses roletes. Entretanto, já mandei vir o filtro de ar BMC igual ao teu, deve chegar esta semana :) Para os interessados comprei em Odivelas, na JBS-Motos, por €65,31

Offline aferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 640
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Honda
  • Modelo: X ADV
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #7 em: 11 de Setembro de 2012, 22:09 »
realmente,bela descrição amigo  _slb_

como um companheiro ja referiu,estas a "dar ideias" eheeh !
vai dando conta do desenrrolar da coisa,depois logo se vê ! mas que estou tentado,estou  >:D

pena seres de longe,gostava muito de ver e ouvir a tua xmax  _pt_
cumprimentos,
Álvaro Ferreira

lulis

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #8 em: 11 de Setembro de 2012, 22:32 »
Cá está mais um curioso para saber os próximos desenvolvimentos. Ansioso por novidades, obrigado pela partilha.
Abraço e ......good cutvations ;)

Offline Afonseca

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 158
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
  • Marca: Honda
  • Modelo: NT 1100
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #9 em: 11 de Setembro de 2012, 23:03 »
Companheiro |R|olLKaGe!
Com uma descrição tão pormenorizada e com uma satisfação que nos deixa com os olhos colados a ler o teu relato, só posso dizer que estou cheio de inveja, por não ter a mesma sensação que tiveste quando saíste da oficina.
Amanhã se nada falhar, farei o trajecto Bicesse-Alverca com uns roletes Dr.Pulley de 13g substituídos por uns de 15g. montados na minha maxsym.
Não quero de forma alguma ser mais efusivo que tu. Mas creio que na 1ª noite vou dormir com a Maxi. É tanto o desejo e ansiedade que não me afastarei dela.  scooter_
Cumprimentos
 _pt_ _scp_ scooter_
Vamos cruzando por aqui...para nos vermos por aí

dinis espadinha

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #10 em: 11 de Setembro de 2012, 23:07 »
Companheiro |R|olLKaGe!
Com uma descrição tão pormenorizada e com uma satisfação que nos deixa com os olhos colados a ler o teu relato, só posso dizer que estou cheio de inveja, por não ter a mesma sensação que tiveste quando saíste da oficina.
Amanhã se nada falhar, farei o trajecto Bicesse-Alverca com uns roletes Dr.Pulley de 13g substituídos por uns de 15g. montados na minha maxsym.
Não quero de forma alguma ser mais efusivo que tu. Mas creio que na 1ª noite vou dormir com a Maxi. É tanto o desejo e ansiedade que não me afastarei dela.  scooter_
Cumprimentos
 _pt_ _scp_ scooter_

Fonseca, uiiiiiiiiiiiiiiiiiiii se uma certa pessoa lê isto ,eheh.  _Rolley_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ scooter_ _slb_

Offline Afonseca

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 158
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
  • Marca: Honda
  • Modelo: NT 1100
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #11 em: 11 de Setembro de 2012, 23:17 »
Fonseca, uiiiiiiiiiiiiiiiiiiii se uma certa pessoa lê isto ,eheh.  _Rolley_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ scooter_ _slb_


Dinis. _confuso_
Não digas nada... e não fales muito alto senão ela ouve.. e dps  _martelada_
Vamos cruzando por aqui...para nos vermos por aí

Offline FELIX

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 62
  • Localidade: vila franca de xira
  • sempre com calma
  • Marca: suzuki
  • Modelo: burgman 650 executive 8200km
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #12 em: 11 de Setembro de 2012, 23:21 »
acacio estou há espera que digas alguma coisa dos roletes.

um abraço companheiro
SUZUKI BURGMAN 650 Z EXECUTIVE  branca  2015
19000km

Offline Afonseca

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 158
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
  • Marca: Honda
  • Modelo: NT 1100
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #13 em: 11 de Setembro de 2012, 23:48 »
acacio estou há espera que digas alguma coisa dos roletes.

um abraço companheiro


Felix.  _palmas_
depois dos testes, terei o cuidado de ir a tua casa e dar-te o pormenor do resultado em 1ª mão. Já agora aproveito e janto por aí. Pode ser? _lool_  _lol_
Vamos cruzando por aqui...para nos vermos por aí

Offline FELIX

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 62
  • Localidade: vila franca de xira
  • sempre com calma
  • Marca: suzuki
  • Modelo: burgman 650 executive 8200km
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #14 em: 11 de Setembro de 2012, 23:50 »
já sabes a resposta  _pol_
SUZUKI BURGMAN 650 Z EXECUTIVE  branca  2015
19000km

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #15 em: 11 de Setembro de 2012, 23:53 »
Caros amigos, obrigado pelas vossas respostas  :)

Acreditem que estou cada vez mais satisfeito com esta alteração  _palmas_

Antes de mais;

Amigo ziba, sim o meu variador está completamente de origem  ;) Os sliders são umas pecinhas de plastico que fazem a ligação entre a campanola e o corpo do variador, que permitem ás 2 deslizar uma sobre a outra... (isto nao soa bem  _lol_ ) quando o variador abre e fecha. É isto basicamente:



Quando se muda uma coisa, deve-se mudar a outra. No teu caso ziba, e ainda mais agora depois de exprimentar, digo-te muito sinceramente... eu não pensava 2 vezes em trocar o jcosta, ainda mais com os problemas que tens tido tanto em velocidade como em consumos... o ideal seria mudares os roletes, os sliders e a correia, para o desgaste do conjunto ser identico.

Quanto a updates... preparem-se  ;D a primeira coisa que fiz assim que sai do trabalho foi ir para a via do infante (num bocadinho de troço que nao se paga claro ! ) para ver como ficou a velocidade de ponta...

Aqui meus amigos, tenho muita pena quanto aos que gastam balurdios em variadores xpto e depois perdem a velocidade de ponta... pois se me dissessem não acreditava... pois o que realmente a Dr.Pulley anuncia, funciona de facto ! eu só nunca pensei é que funciona-se tanto  _confuso_

Isto quer apenas dizer que como já tinha dito, estou a dar cerca de 105-107kmh ás 8000rpm (de origem são os 100kmh certinhos). Agora o que eu nunca esperava, era ter dado em ligeira descida com algum vento de frente 130kmh ás 9000rpm !!!  _confuso_

O normal para a x-max de origem é 130kmh ás 10000, e com sorte os 140kmh antes do corte... agora meus amigos, 130kmh ás 9000rpm certinhas, sem qualquer sinal de esforço do motor, e sem qualquer hesitação para lá chegar... estou rendido ehehehe !!!

Não tive mais tempo para continuar a testar, mas por este andar, garanto que a minha x-max em condições favoraveis e a descer claro, roça nos 160kmh ehehehehheeh  >:D

No fundo eu sinceramente nao estava á espera que o aumento de velocidade fosse tao alto... o que eles dizem realmente é que quando se usa roletes do mesmo peso que os de origem, a velocidade aumenta... agora no meu caso jesus... mais uma vez relembro que estou a usar os de 8.5g e os de origem sao de 10g...

No entanto lá está... confirma-se que os roletes da Dr.Pulley sao sem duvida o melhor dos 2 mundos... eu pelo menos sinceramente estou rendido... a aceleração aumentou significativamente, mas lá está, só quando é solicitada... e nao constantemente como a maioria dos variadores xpto, e a velocidade de ponta tambem... lá está custa a acreditar... eu era daquelas coisas que só vendo por mim mesmo...  :o

Só falta mesmo ver as médias, mas para o andamento normal que fasso, duvido que aumente alguma coisa...

Quanto a videos, já gravei alguns para verem, no entanto nao consegui gravar acima dos 100kmh... para já não é nada seguro e a qualidade do video com o telemovel não fica grande coisa... Assim que o youtube acabe o carregamento, eles vêm já cá parar  ;)
« Última modificação: 11 de Setembro de 2012, 23:55 por |R|olLKaGe! »

Offline Afonseca

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 158
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
  • Marca: Honda
  • Modelo: NT 1100
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #16 em: 12 de Setembro de 2012, 00:00 »
já sabes a resposta  _pol_

É que esqueci de dizer que levo a familia comigo a testar os roletes. Tás a ver... já agora o cão, gato e piriquito tb vão acompanhar esta coisa dos roletes.
Prepara um borrego daqueles que tens lá a pastar....  _lool_
 _lool_

Caro amigo  |R|olLKaGe!
Estamos muito felizes por existires neste forum. Já viste a dinamica que deste neste tópico
Vamos cruzando por aqui...para nos vermos por aí

Offline FELIX

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 62
  • Localidade: vila franca de xira
  • sempre com calma
  • Marca: suzuki
  • Modelo: burgman 650 executive 8200km
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #17 em: 12 de Setembro de 2012, 00:06 »
vou já engordar o bicho  _pensador_
SUZUKI BURGMAN 650 Z EXECUTIVE  branca  2015
19000km

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #18 em: 12 de Setembro de 2012, 00:18 »
Hehehe tambem quero um bocadinho  >:D

Bem, para dar uma outra visão á coisa, aqui ficam para já alguns videos gravados um pouco em cima do joelho e com o telemovel...

Foram gravados no estádio Algarve, portanto uma zona relativamente plana e sem transito  ;)

Primeiro video... aqui tentei mostrar como o arranque ficou praticamente inalterado em condições normais...

 


Segundo video, arranque normal e condução normal tambem... tentei mostrar como a rotação sobe consoante a solicitação...



Terceiro video, aqui já com um andamento mais moderado e um pouco de acelerador a fundo.



O quarto é um pouco de tudo... entrada na estrada nacional, condução normal, e mais para o final tentei chegar ás 8000rpm, e penso que dá para ver a velocidade ligeiramente acima dos 100kmh, mas aqui depois desisti porque alem de ser dificil filmar, torna-se mais perigoso conduzir só com uma mão ehehe  ;)

 


PS: agora sim, cada viagem é um prazer ehehe, e com muito menos esforço  :))

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #19 em: 12 de Setembro de 2012, 00:19 »
Parabéns. Parece que descobriste um pequena mod que transforma o motor da xmax a uma fracao do preco de um variador after-market!  _palmas_


Vou ficar atento ao vosso feedback... Já agora, reparei que no site há roletes de meia em meia grama, escolhestes esses por acaso?  _pol_



Ps: isto esta cheio de vizinhança aqui de alverca!  _convivio_ _convivio_

Fiz as contas entre os 10 e os 15% que eles recomendam na redução de peso... ora os 12.5% dá mesmo as 8.5g... no meio é que está a virtude ehehhe  ;D

ziba

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #20 em: 12 de Setembro de 2012, 14:10 »
Obrigado pelas dicas Rolkage, acho que o melhor que tenho a fazer é mesmo o que recomendas.

Desde que abasteci tenho feito uma condução bastante moderada. Nada de acelerações bruscas e ainda não passei dos 100kmh. Quero ver os resultados quando abastecer.

Hoje, a caminho do trabalho, estava nas 8000rpm e vinha entre os 90 e os 95Kmh (em recta)... Tu às mesmas rotações já vens acima dos 100kmh ...

lulis

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #21 em: 12 de Setembro de 2012, 15:41 »
Boas então agora pergunto eu:

-Só da para adquirir os roletes online ou as oficinas da marca já possuem?
-Não se perde a garantia se os colocar-mos?

É que com esta descrição até apetece logo fazer o upgrade !!!!

|R|olLKaGe! em quanto é que ficou a montagem?

Abraço e ...... good curvations ;)

dinis espadinha

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #22 em: 12 de Setembro de 2012, 15:51 »
Em principio e segundo relatos dos companheiros, não se perde a garantia penso, quanto ás oficinas terem ou não os roletes, no caso da minha têm vários pesos, mas da marca da mota.  scooter_ _slb_

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #23 em: 12 de Setembro de 2012, 18:15 »
Pois em relação á garantia, eles não dizem e nós não perguntamos... mas lá está, não é nenhuma alteração... basicamente trata-se de substitur uma peça por outra equivalente, só que de outra marca...

Sinceramente duvido que vendam nas oficinas... alem do mais, mandar vir aquilo demora 10 minutos  ;)

Ziba, pois é isso mesmo, em recta mantenho as 8000rpm acima dos 100kmh... mas lá está, a rotação mantem, mas caso seja preciso acelerar ou utrapassar é so dar um xeirinho e ai vai ela para as 9000 se for preciso, depois é so fechar o punho e voltar para rotação de cruzeiro eheh  ;D

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #24 em: 12 de Setembro de 2012, 18:42 »
Ha ainda outra coisa, que para os que queiram colocar este tipo de rolete nas maxis, é importante saber...

Não vem descrito na embalagem, mas está nas instrucções no site, os roletes nao devem levar qualquer tipo de lubrificante... isto porque são feitos de nylon autolubrificante... Aquando da montagem, todo o variador deve ser bem limpo para nao ficarem residuos de massa, que podem depois prender o movimento do conjunto...