Autor Tópico: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley  (Lida 157029 vezes)

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #50 em: 25 de Setembro de 2012, 23:58 »
ziba !!!!!!!!!!

Muito boas fotos pah !!!!!!!!  _palmas_

Os meus não traziam instrucções nenhumas... era so o papelinho no fundo da embalagen... mas sim, é assim como os tens montados :)

De resto é so garantir que nao ha oleos na campanola do variador ehehe

Vamos la ver isso a bombar !  _lool_

ziba

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #51 em: 26 de Setembro de 2012, 10:24 »
Obrigado Rolkage.

Desta forma dá para os restantes membros terem uma noção de como é.
Uma coisa que notei é que o conjunto (variador + roletes) fica muito bem acomodado e sem folgas, face ao conjunto original. Não sei se tem interferência ...

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #52 em: 26 de Setembro de 2012, 11:48 »
Pá no final contribui tudo para um tacto mais solido e suave quando aceleras... sentes menos vibrações, sentes uma reacçao mais instantanea da transmissão, etc etc  ;)

Provavelmente vais notar mais difrença por causa do Akrapovic hehe, acho que vais gostar do "torvejar" que o motor faz ás 8500rpm  >:D

Outra coisa que me lembrei Ziba... o escape convem que mandes montar na oficina... isto porque é provavel que o escape em si seja um pouco "menos facil" de montar...

O que se passa é que algumas unidades destes escapes (tanto para a 125 como para a 250) vieram com o colector demasiado justo... e como tal custa a entrar na panela do escape... aqui em Faro 3 escapes akrapovic vieram assim... o da minha e 2 de 250cc... no entanto antes do meu, veio um completamente bom... foi so chegar, encaixar e montar.

No entanto é facil de rectificar, mas convem que sejam eles mesmo na oficina, que assim nao tens trabalho nenhum  :)

ziba

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #53 em: 26 de Setembro de 2012, 12:06 »
Pá no final contribui tudo para um tacto mais solido e suave quando aceleras... sentes menos vibrações, sentes uma reacçao mais instantanea da transmissão, etc etc  ;)

Provavelmente vais notar mais difrença por causa do Akrapovic hehe, acho que vais gostar do "torvejar" que o motor faz ás 8500rpm  >:D

Outra coisa que me lembrei Ziba... o escape convem que mandes montar na oficina... isto porque é provavel que o escape em si seja um pouco "menos facil" de montar...

O que se passa é que algumas unidades destes escapes (tanto para a 125 como para a 250) vieram com o colector demasiado justo... e como tal custa a entrar na panela do escape... aqui em Faro 3 escapes akrapovic vieram assim... o da minha e 2 de 250cc... no entanto antes do meu, veio um completamente bom... foi so chegar, encaixar e montar.

No entanto é facil de rectificar, mas convem que sejam eles mesmo na oficina, que assim nao tens trabalho nenhum  :)

Rolkage,
Seja com o carro ou com a mota, vou sempre à marca :) Obrigado pelas dicas.

Offline aferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 640
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Honda
  • Modelo: X ADV
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #54 em: 26 de Setembro de 2012, 20:57 »
Ziba,
onde vai comprar/montar os roletes e o escape?
cumprimentos,
Álvaro Ferreira

ziba

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #55 em: 26 de Setembro de 2012, 23:17 »
Ziba,
onde vai comprar/montar os roletes e o escape?

Na MJPaiva em Manique, Sintra.

Offline aferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 640
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Honda
  • Modelo: X ADV
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #56 em: 28 de Setembro de 2012, 20:42 »
quando é que la vais? moro lá perto,se puder,ía lá ter contigo  ;)
cumprimentos,
Álvaro Ferreira

ziba

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #57 em: 29 de Setembro de 2012, 11:20 »
quando é que la vais? moro lá perto,se puder,ía lá ter contigo  ;)

Fui ontem ... Mas olhem, a floridita ficou na mesma. Mesmo depois de levar correia, variador de origem e roletes dr pulley, escape akrapovic :( velocidade de ponta é mentira. Logo à noite já descrevo como está.

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #58 em: 29 de Setembro de 2012, 16:54 »
Na mesma na mesma ziba ? Eh pa algo deve ter mudado... Como e k andam as rotaçoes ? Ainda andas sempre em altas ?

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #59 em: 30 de Setembro de 2012, 22:14 »
Ziba, ja soube pelo amigo José que a coisa não está a correr nada bem ai para o teu lado...  :(

Pá hoje depois de almoço, gravei mais um videozinho...

Este foi mais uma vez, no acesso á saida da via do infante, em direcção a faro, passado em frente ao estadio algarve...

No video:



O arranque foi feito ai a cerca de 40% de acelerador, e depois foi sempre a fundo. Estava muuuuuuuuuuuito vento de frente, muito mesmo, pelo que o maximo que consegui dar foi 125kmh...

A imagem está meio esquesita, pois liguei a estabilização de video do youtube, e aquilo ficou meio manhoso...

No entanto está lá, repara na velocidade e na rotação a que ela vai... sinceramente ziba, não sei como a tua com este sistema pode ir ás 10500 a pouco mais de 120kmh...  :-\

Das 2 uma, ou enviaram-me os roletes com um peso errado (a embalagem marcava 8,5g e não parecia alguma vez ter sido aberta...), ou tens algum problema na polie ou na embriagem... ou até quem sabe na bixa do conta km...

Diz qualquer coisa...
« Última modificação: 01 de Outubro de 2012, 16:22 por |R|olLKaGe! »

Nexos

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #60 em: 01 de Outubro de 2012, 12:08 »
Boas,
Eu cá na minha X-Max 125, coloquei como sabem o variador, roletes, sliders e mola da mallossi e gostei bastante da alteração.
Perdi de facto um pouco de velocidade de ponta, mas isso foi por ter mexido no interior do escape (penso eu)... pequenos truques para ganhar aceleração. _pol_
Já andei foi a ver um kit 180cc  _Rolley_ e da mallossi também...  _careta_
Abraços

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #61 em: 01 de Outubro de 2012, 14:39 »
 _pensador_ _pensador_ ...nas scooters a 4 tempos, injecção e de variador não há milagres... _pensador_ _pensador_ ...se aumenta a velocidade de ponta fica com menos binário... _pensador_ ...se aumenta o arranque a velocidade de ponta baixa... _pensador_ ...os consumos variam para cima sempre que se altera pesos, embraiagens, molas e escapes.
Todas as modificações que façam personalizam as vossas meninas e até podem ficar mais divertidas e bonitas... _pensador_ ...mas... _corado_ ...no essencial os 15 CV são os 15 CV... _pol_ ...divirtam-se e pensem em mais cavalos/cilindrada se querem mesmo andar mais... _pol_
Quero deixar aqui o testemunho de que tenho visto modificações (Roletes Dr. Pulley, Embraiagens j.Costa, escapes Leo vince ou akrapovic) fazer os donos das scooters muito felizes... _lool_ ...mas acabam por tirar a carta.... _lol_
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #62 em: 01 de Outubro de 2012, 16:28 »
Amigo Pardal,

No caso dos Dr.Pulley, a ciencia funciona mesmo... Claro que não ganha mais potencia, mas modifica bastante a forma como a mesma se aplica...

E aqui sim, faz milagres, dá mais aceleração (pois na verdade lá está, modifica o ponto de aceleração para mais RPM), no entanto devido ao formato especifico dos roletes, todo o conjunto de transmissão ganha mais curso, logo ganha mais velocidade de ponta...

Agora se há ou não potência disponivel para a aproveitar ao maximo... ai é outra historia  :P aqui sim eu proprio digo... 15cv são 15cv ehehe

Mas se tivermos um escape e algo mais que ajude a libertar mais 1 ou 2 cavalitos, no final a difrença nota-se (ligeiramente).

A minha x-max está a dar realmente mais velocidade de ponta... a julgar pelo que já vi até agora, estimo que ás 10500RPM deva ir a cerca de 155khm... agora claro está que não tenho potencia para lá xegar, sem ser se calhar numa boa descida e com o vento a ajudar...

No entanto o aumento da relação final, permite-me andar muito confortavelmente a 120, 130kmh como antes andava, mas com menos rotação e menos esforço no motor  ;) e aqui sim, é o que mais me dá proveito no sistema Dr. Pulley, pois no dia-a-dia ando normalmente acima dos 100kmh.

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #63 em: 01 de Outubro de 2012, 16:36 »
 _pol_ _pol_ ...Ainda bem que estás satisfeito, é também para isso que servem as nossas meninas...aumentar a nossa "felicidade de ponta"... _lool_ ...
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

ziba

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #64 em: 01 de Outubro de 2012, 17:53 »
Bom, então aqui deixo o meu feedback após colocar os roletes dr pulley (8,5g) no variador original; filtro de ar BMC; escape akrapovic; revisão feita (com mudança de correia).

Velocidade de ponta continua na mesma, passa ligeiramente os 120km/h (o que já acontecia com o JCosta e com o filtro BMC).

Dá-me impressão que consigo agora andar com rotações mais baixas, mas hoje apanhei com vento e tudo muda de figura. A caminho do trabalho, aos 100km/h vinha nas 8500rpm e quando atingi as 10500rpm cortou, vinha a pouco mais de 120km/h. Vou voltar a verificar nas próximas viagens.

Tive oportunidade de experimentar o conjunto completo com o JCosta e com o Variador original. O JCosta obrigava a rodar ainda mais o punho pelo que optei por manter o variador original com os dr pulley.

O escape, para já, só ronca e posso dizer que é bastante agradável ao ouvido. Noto é agora uma certa vibração nas pernas, entre as 7000 e as 8000rpm, será do ronco?

Como devem calcular, fiquei triste :) O investimento ainda foi algum e o resultado não foi o esperado. Ainda por mais quando que a configuração está igual à mota do ROLKAGE. Também tive azar no dia em que lá fui, pois faltaram 2 mecânicos ... o que não deu espaço para mais experiências. De qualquer das formas liguei para eles, expliquei tudo o que descrevi acima e fiquei de lá passar novamente para eles verificarem. Também reconheceram que não é normal. Vou pedir para colocarem os roletes originais, pois se o problema se mantiver então poderá estar mesmo relacionado com alguma das coisas que vocês indicaram (válvulas; etc).

Aproveito para vos mostrar como ficaram os roletes do JCosta com 6000km de utilização:




Rolkage,
estive a pesar os roletes originais e todos deram 9g, algures num tópico falaste em 10g. Qual será o peso certo? :) Supostamente quanto mais peso mais velocidade de ponta, menos peso mais arranque. O que quero dizer é que, supostamente, ao colocarmos os dr pulley deveríamos perder velocidade de ponta, mas no teu caso não. O filtro e o escape também ajudam a compensar o que perdeu, penso eu.

Caro Pardal,
não me posso apanhar com carta de mota nas mãos :) Portanto, tudo o que ajudar a melhorar o rendimento e tirar melhor partido da floridita, será sempre um ponto a considerar.

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #65 em: 02 de Outubro de 2012, 00:50 »
Oh pa eu nunca pesei os meus, mas no forum italiano li que eram de 10g... se calhar estou enganado, dai talvez o aumento da velocidade...

A vibração a minha faz exactamente ás 6500rpm, depois desaparece lol

Pois é amigo ziba, realmente é muito estranho... a minha a fundo a fundo em todas as situações nunca passou das 9500... nem sinto que a mota com esta configuração tenha força para xegar ás 10500 sem ser a descer bastante...

Acho que realmente o melhor que fazes quando puderes é instalar os roletes de origem, com tudo original... assim sabes logo se há problema... com o sistema original tens de dar os 100kmh rigorosamente em cima das 8000rpm... nem mais nem menos, e a partir dai é fácil comparar a velocidade com o resto do pessoal...

Mas eu cá para mim tem de haver ai mais qualquer coisa... porque em motas iguais, com o mesmo sistema de transmissão, escape e filtro, a velocidade era para ser igual...

Segundo relatas, sim é normal que ás 8500rpm vás a 100kmh, mas apenas em situações que vás a subir ou a acelerar, porque em cruzeiro dá muito mais que isso ás 8000rpm. Ainda esta tarde vinha quase a 120kmh em recta a favor do vento eheh :)

Edit: Ziba pois com o reduzir de peso nos roletes perde-se a velocidade de ponta, no entanto os Dr.Pulley compensam esse aspecto pelo design... Se fossem cilindricos como os roletes normais, isso aconteceria, agora devido á face plana que têm, se vires no site:

http://www.unionmaterial.com/rollerweight6.htm

Exemplifica perfeitamente a diferença de funcionamento ;)
« Última modificação: 02 de Outubro de 2012, 00:53 por |R|olLKaGe! »

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #66 em: 02 de Outubro de 2012, 01:05 »
BTW, deixo aqui um link que pode ser interessante:

http://www.beedspeed.com/html-pages/variator-roller-weights-chart.htm


ziba

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #67 em: 02 de Outubro de 2012, 10:34 »
Oh pa eu nunca pesei os meus, mas no forum italiano li que eram de 10g... se calhar estou enganado, dai talvez o aumento da velocidade...

A vibração a minha faz exactamente ás 6500rpm, depois desaparece lol

Pois é amigo ziba, realmente é muito estranho... a minha a fundo a fundo em todas as situações nunca passou das 9500... nem sinto que a mota com esta configuração tenha força para xegar ás 10500 sem ser a descer bastante...

Acho que realmente o melhor que fazes quando puderes é instalar os roletes de origem, com tudo original... assim sabes logo se há problema... com o sistema original tens de dar os 100kmh rigorosamente em cima das 8000rpm... nem mais nem menos, e a partir dai é fácil comparar a velocidade com o resto do pessoal...

Mas eu cá para mim tem de haver ai mais qualquer coisa... porque em motas iguais, com o mesmo sistema de transmissão, escape e filtro, a velocidade era para ser igual...

Segundo relatas, sim é normal que ás 8500rpm vás a 100kmh, mas apenas em situações que vás a subir ou a acelerar, porque em cruzeiro dá muito mais que isso ás 8000rpm. Ainda esta tarde vinha quase a 120kmh em recta a favor do vento eheh :)

Edit: Ziba pois com o reduzir de peso nos roletes perde-se a velocidade de ponta, no entanto os Dr.Pulley compensam esse aspecto pelo design... Se fossem cilindricos como os roletes normais, isso aconteceria, agora devido á face plana que têm, se vires no site:

http://www.unionmaterial.com/rollerweight6.htm

Exemplifica perfeitamente a diferença de funcionamento ;)


Voltei a fazer o teste, velocidade de cruzeiro:

100km/h - 8500rpm
110km/h - 9500rpm
120km/h - 10000rpm
122/3 km/h - 10500rpm (corta)

No entanto, o link que enviaste é bastante ilucidativo e demonstra bem como funciona o sistema. Pensava (e eles também) que os roletes lá dentro giravam (apesar de algumas partes serem facetadas), mas afinal eles deslizam sempre na mesma posição. E talvez esteja aí o problema, é que sendo assim, os roletes estão mal montados.

Como na altura de montarem surgiram dúvidas na posição dos mesmos, fizeram-no das duas formas e quando fui experimentar pareceu-me que a mota tinha um trabalhar diferente (para melhor) e deixámos ficar. Só que a velocidade de ponta não consegui testar.

ziba

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #68 em: 02 de Outubro de 2012, 10:35 »
BTW, deixo aqui um link que pode ser interessante:

http://www.beedspeed.com/html-pages/variator-roller-weights-chart.htm

O modelo da minha é de 2010, aqui só referem para os modelos de 2006-09. Será que há diferenças?

ziba

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #69 em: 02 de Outubro de 2012, 11:56 »
DrifterX, falo sempre em velocidade de ponteiro. Nunca usei o GPS para o efeito.

Quanto à velocidade de ponta, queixei-me a partir do momento em que montei o JCosta. Este por sua vez melhorou o comportamento nas recuperações. Os consumos devem-se certamente às rpms, porque com o JCosta andava sempre lá em cima. Actualmente não consigo atingir essas velocidades porque facilmente chego às 10500rpm (nas vossas tb corta aqui?), só que só vou a 120km/h.

De qualquer das formas são 50 euros que gastas (já com montagem) e ficas a saber se vale ou não a pena.

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #70 em: 02 de Outubro de 2012, 12:33 »
Ziba, que variador JCosta tens? o I ou II?
se aínda o tens montado!!!

Quem te montou o variador?

abraço
 _convivio_

ziba

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #71 em: 02 de Outubro de 2012, 13:09 »
Ziba, que variador JCosta tens? o I ou II?
se aínda o tens montado!!!

Quem te montou o variador?

abraço
 _convivio_

Oi Panda, sinceramente não sei. Quando chegar a casa logo confirmo. Mas já não o tenho montado. Queres comprar? :) Foi montado na MJPaiva, em Manique.

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #72 em: 02 de Outubro de 2012, 14:20 »
Oi Panda, sinceramente não sei. Quando chegar a casa logo confirmo. Mas já não o tenho montado. Queres comprar? :) Foi montado na MJPaiva, em Manique.

ok!

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #73 em: 02 de Outubro de 2012, 16:29 »
Ziba, pá das duas uma, ou tens isso mal montado, ou podes ter a polia meio desgastada...

Vim agora de Portimão, e vim um bocado pela Via do Infante... numa descida toquei nos 142kmh ás 9700rpm...  _lool_

Como ja viram nos videos, e hoje mais uma vez, em ligeiras descidas faço cerca de 117kmh ás 8000rpm...

Isso pode realmente estar mal montado... mas se tivesse mal montado duvido que funcionasse como deve ser... ou que a mota chegasse mesmo a arrancar...

Amigo DrifterX - Se os meus roletes não vieram enganados e são mesmo de 8.5g, garanto-te que 9.5g ficam muito pesados... com os meus ainda não consegui de maneira nenhuma chegar ás 10000rpm...


Aliás, como ja disse, hoje a descer o ponteiro encostou acima dos 140kmh (cerca de 142) e vinha apenas a 9700rpm... cheira-me que mais de 8.5g é capaz de ficar pesado...

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #74 em: 02 de Outubro de 2012, 16:34 »
O modelo da minha é de 2010, aqui só referem para os modelos de 2006-09. Será que há diferenças?

Oh paaah não sei... o motor e a transmissão é a mesma... o pessoal no forum italiano fala todo em 10g nas de 2011 por isso deve andar ela por ela...

No entanto ainda ei de pesar os meus roletes de origem para ver quanto pesam... no entanto como já teem 17000km, é provavel que tenham perdido algum peso...