Autor Tópico: Luz EFI fica acesa..  (Lida 12119 vezes)

Cobra

  • Visitante
Luz EFI fica acesa..
« em: 15 de Setembro de 2012, 13:33 »
Estava quase a chegar a casa quando a luz do EFI da minha GTS 125i  com 10257 kms acendeu, parei, desliguei e voltei a ligar, podia ser mau contato mas não, continuou acesa.
Quando ligo a chave a luz acende e pouco depois desliga como sempre fez, mas pouco depois acende e mantém-se acesa, o motor continuava a puxar bem sem aquecimento e ralenti estável.
Alguém já teve este sintoma na GTS ?

Acrescentando:

Li algures, não me recordo onde, que poderá ser a sonda Lambda avariada, devido a gasolina adulterada, por acaso enchi o depósito á saída de Torres Vedras na Galp ( será coincidência ? ) e á chegada a Loures acendeu a luz.
Ainda andei mais 15 kms até chegar a casa e não notei nada, o que acho estranho.
Como abdiquei da garantia por motivos pessoais, lá terei de pagar o que for preciso.
Abri este tópico na esperança que um companheiro me possa ajudar para evitar pagar a mão de obra porque se for uma avaria que eu possa solucionar comprando a peça agradeço.
Abraço
« Última modificação: 15 de Setembro de 2012, 16:51 por Cobra »

BrianMay

  • Visitante
Re: Luz EFI fica acesa..
« Responder #1 em: 15 de Setembro de 2012, 16:59 »
uma boa primeira técnica é desligar a bateria por algum tempo e depois voltar a ligar e testar

Pode ser a sonda lambda suja, danificada, com problema de massa ou com problema na resistência de aquecimento (não deve ser o caso porque mesmo com a mota bem quente tens o problema) da sonda que não esteja ok

Cobra

  • Visitante
Re: Luz EFI fica acesa..
« Responder #2 em: 15 de Setembro de 2012, 17:20 »
Citar
uma boa primeira técnica é desligar a bateria por algum tempo e depois voltar a ligar e testar

Pode ser a sonda lambda suja, danificada, com problema de massa ou com problema na resistência de aquecimento (não deve ser o caso porque mesmo com a mota bem quente tens o problema) da sonda que não esteja ok

Agradeço a tua colaboração BrianMay
Também estou virado para a sonda, já a tirei e limpei e antes de colocar liguei a chave para ON ( sem ligar o motor ) e a luz acende sem a sonda colocada, o que leva a crer que o EFI não lê a sonda.
Voltei a colocar depois de limpa e a luz teima em acender.

Abraço

BrianMay

  • Visitante
Re: Luz EFI fica acesa..
« Responder #3 em: 15 de Setembro de 2012, 18:36 »
injector? filtro de ar colmatado?

o valor da sonda, sem gases a passar no escape é igual com ela posta ou fora, a diferença é que a massa que a rosca faz não está presente quando ela está fora...a rosca não está "calcinada"?

Cobra

  • Visitante
Re: Luz EFI fica acesa..
« Responder #4 em: 15 de Setembro de 2012, 19:02 »
Citar
injector? filtro de ar colmatado?

o valor da sonda, sem gases a passar no escape é igual com ela posta ou fora, a diferença é que a massa que a rosca faz não está presente quando ela está fora...a rosca não está "calcinada"?


Filtro de ar foi observado á um mês, e limpo, está a 80% ( Raramente circulo em cidades )
Injetor não pode ser porque não notei falta de rendimento depois da luz acender.
Experimentei se a luz acendia com a ficha da sonda desligada e acendeu, falta ver se ao retirar a ficha de uma sonda boa a luz acende dando sinal de ausência da mesma, como se estivesse danificada.
A rosca está boa entrou e saiu sem forçar.
De manhã com o motor frio vou verificar se emite um cheiro mais intenso pelo escape, se sim quase de certeza é a sonda

Obrigado
Abraço


Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Luz EFI fica acesa..
« Responder #5 em: 15 de Setembro de 2012, 20:29 »
Se acende passado 10 minutos após o arranque deve ser sonda lambda! Não sei qual é a referencia da tua, mas tenho uma que o fio de partiu, arranjei o fio e ficou boa, e tenho-a em stock!

Se for igual a da 250 Gts da para fazeres uma experiência!

Abraço
[/URL]

Cobra

  • Visitante
Re: Luz EFI fica acesa..
« Responder #6 em: 16 de Setembro de 2012, 15:01 »
Olá Nuno bem vindo. _lool_ Antecipadamente agradeço a tua atenção.
Estive para te enviar um email, mas tive receio de passar por melga, visto ser um desconhecido ( por enquanto)
Vou ver se explico em condições,...
Vinha de um passeio a Santa Cruz, enchi o depósito com GALP - 95 á saída de Torres Vedras e como era cedo passei pela Expo, subi a Apelação e quando cheguei a Frielas antes de Loures, a luz despertou-me a atenção, tenho o hábito ( criado pelo enlatado ) de verificar de vez em quando os ponteiros e luzes avisadoras.
Parei, deixei arrefecer para verificar os níveis tanto do óleo como da refrigeração, e estava tudo nos conformes.
Liguei o motor depois de apagar a luz EFI e pouco depois ( questão de segundos) a luz acendeu novamente e fica fixa sem piscar....arrisquei e cheguei a casa depois de percorrer mais 15 kms sem notar diferenças na condução, não aqueceu nem deita fumo nenhum e respondia bem.
Pega bem à primeira, tem as luzes todas....enfim tudo leva a crer pelo que tenho lido que seja da sonda, só acho que com 10270 kms seja muito pouco, por isso acho suspeita a gasolina 95 que meti á saída de Torres, se estiver adulterada pode danificar a sonda, atenção que não sou entendido na matéria, só pelo que leio na Net..
Desliguei a ficha da sonda e a luz mantém-se, o que leva a crer que o EFI não deteta a sonda porque está avariada.
A luz acende pouco depois mesmo sem ligar o motor..estranho..
Não notei nenhum fio partido..e a sonda está limpa sem carvão, o problema, (se for a sonda) deve ser no interior, o detetor de gases avariado

A referência é AZDO101-VB001   NTK-JAPAN

Abraço


 


« Última modificação: 16 de Setembro de 2012, 15:10 por Cobra »

interceptor

  • Visitante
Re: Luz EFI fica acesa..
« Responder #7 em: 16 de Setembro de 2012, 23:35 »
Citar
Desliguei a ficha da sonda e a luz mantém-se, o que leva a crer que o EFI não deteta a sonda porque está avariada

Acho que é ao contrario, a luz acende quando desligas a sonda porque a centralina precisa sempre da informação da sonda lambda para dar valores precisos ao injector e conseguir uma boa mistura ar/combustivel.

Cobra

  • Visitante
Re: Luz EFI fica acesa..
« Responder #8 em: 17 de Setembro de 2012, 08:14 »
Citar
Acho que é ao contrario, a luz acende quando desligas a sonda porque a centralina precisa sempre da informação da sonda lambda para dar valores precisos ao injector e conseguir uma boa mistura ar/combustivel.

Creio que não entendeu companheiro, só desliguei a ficha depois do aviso do EFI ou seja da luz acender quando ia a circular e manteve-se acesa.
Quando cheguei á garagem é que desliguei a ficha e retirei a sonda para limpeza, para verificar se continuava acesa e continua com ou sem sonda.
De qualquer forma agradeço a intenção.

Abraço

Cobra

  • Visitante
Re: Luz EFI fica acesa..
« Responder #9 em: 17 de Setembro de 2012, 09:35 »
Hoje liguei para a JPM-Motos onde comprei a GTS e segundo a explicação dada pelo Sr. Simão, muito simpático, uma vez que a luz mantém-se acesa sem piscar a dar códigos, foi uma impureza detetada na gasolina que deu origem a um erro na centralina, uma vez que o motor continua a responder bem sem cheiros desagradáveis pelo escape, parece estar fora de questão a sonda lambda, que normalmente emite um código de acendimentos alternados.
Agora só na máquina é que podem desligar a luz, fazer resete.
A minha suspeita sobre a bomba galp em torres vedras parece ter fundamento, e logo eu que detesto galp, estive para voltar atrás e meter na BP.  _martelada_
Ficou de saber onde anda a máquina, só a suzuki a tem e anda por diversas oficinas.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2012, 10:32 por Cobra »

BrianMay

  • Visitante
Re: Luz EFI fica acesa..
« Responder #10 em: 17 de Setembro de 2012, 10:28 »
um pouco offtopic, mas.....repsol all the way ;)

Cobra

  • Visitante
Re: Luz EFI fica acesa..
« Responder #11 em: 17 de Setembro de 2012, 10:47 »
Citar
um pouco offtopic, mas.....repsol all the way

Qualquer marca é boa, são todas feitas na mesma refinaria, já meti de todas inclusive as chamadas brancas e sempre a bombar
Os depósitos onde é armazenada é que não são limpos com a periocidade a que são obrigados.
O mais estranho nisto tudo é que não notei nada no andamento, ou seja, devido á impureza por mais pequena que fosse teria notado um poço no rendimento ou falta de força o que não aconteceu, normalmente o ralenti fica instável.
Agora a centralina ficar em erro devido a uma leitura supostamente errada, dá que pensar, embora nos computadores o EFI também nos prega cada susto.. _pensador_
Á cada uma nesta coisa das eletrónicas... _martelada_  que só me apetece andar a pé..com uns bons ténis claro ( se não tiverem defeito _lol_)

Cobra

  • Visitante
Re: Luz EFI fica acesa..
« Responder #12 em: 17 de Setembro de 2012, 10:53 »
Citar
Se acende passado 10 minutos após o arranque deve ser sonda lambda! Não sei qual é a referencia da tua, mas tenho uma que o fio de partiu, arranjei o fio e ficou boa, e tenho-a em stock!

Se for igual a da 250 Gts da para fazeres uma experiência!

Abraço

Não Nuno, a luz acende quase de imediato mesmo sem ligar o motor, já me informaram conforme escrevi atrás, que foi um erro que ficou na centralina, só ligado á máquina se apaga essa luz.
Dei uma voltinha hoje de manhã e está tudo normal, estou á espera que me informem qual a oficina que a tem.

Abraço
« Última modificação: 17 de Setembro de 2012, 10:58 por Cobra »

Offline Francisco

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2011
  • Mensagens: 154
  • Localidade: sintra
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown
Re: Luz EFI fica acesa..
« Responder #13 em: 17 de Setembro de 2012, 11:18 »
Boas Amigo

Esprimenta desligar os fios dos bornes da bateria e encostar o negativo com o positivo por um minuto pode ser que faça reset a centralina, Se não resultar tb não estraga nada.

Abraços.

 
Vive ao maximo, Gasta o minimo.

Cobra

  • Visitante
Re: Luz EFI fica acesa..
« Responder #14 em: 17 de Setembro de 2012, 13:59 »
Citar
Boas Amigo

Esprimenta desligar os fios dos bornes da bateria e encostar o negativo com o positivo por um minuto pode ser que faça reset a centralina, Se não resultar tb não estraga nada.

Abraços.

Já o fiz companheiro mas não resultou, tenho mesmo de a levar ao mecânico, antes isso que a farmácia...
Obrigado

Cobra

  • Visitante
Re: Luz EFI fica acesa..
« Responder #15 em: 17 de Setembro de 2012, 17:12 »
Visto ser uma avaria ou aviso de possível avaria mais complicada de resolver, optei por entregar ao Luis Tuning
Depois contarei o que aconteceu, para de alguma forma alertar os companheiros e se prevenirem para situações idênticas

Abraço

jorgeborges

  • Visitante
Re: Luz EFI fica acesa..
« Responder #16 em: 21 de Setembro de 2012, 21:32 »
Ficou resolvido com a ida ao LuisTuning?

Cobra

  • Visitante
Re: Luz EFI fica acesa..
« Responder #17 em: 22 de Setembro de 2012, 15:20 »
Citar
Ficou resolvido com a ida ao LuisTuning?

Infelizmente ainda não, porque o cabo que detetou com falha só vem em Outubro, não hesiste em stock.
O problema reside no cabo ou ficha danificado ( muito raro acontecer, fui o único caso ) fazendo subir o ralenti para as 3000 r.m. não impedindo de circular, normalmente, apenas gasta mais um pouco quando parado.
A luz apagou mas o problema mantém-se, só por isso deu trabalho a detetar o problema.
Com a humildade que caracteriza o Luis, confessou que por muito bom que sejam os mecânicos, estão sempre a aprender, como por exemplo nas scooters com injeção, que só começaram a circular á pouco mais de 2 anos.
Algumas avarias mais comuns são logo detetadas mas outras muito raras como o meu caso, demoram sempre mais tempo, esteve quase todo o dia para dar com o problema, e nas scooters com tantos plásticos, é mais complicado, quase que temos de as despir para detetar um fio danificado. e ainda por cima estava a dar um código sobre uma avaria não existente, o Luis colocou uma peça idêntica de outra GTS e o problema continuava.
Se quiserem confirmar a que me refiro, retirem o forro e tampa debaixo do banco dando acesso ao motor e vejam quantas fichas hesistem, fora as que estão dentro da carenagem.
O tempo passa depressa, daqui a pouco está novamente em condições.
Abraço
A garantia cobre esta avaria.