Autor Tópico: Luzes de médios  (Lida 16381 vezes)

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Luzes de médios
« em: 28 de Agosto de 2012, 13:58 »
Viva

Em leitura noutro local ,deparei com um colega motard ter sido multado por não levar o médios ligados.

É uma contra-ordenação grave!!!

Como reparei no relato que havia mais colegas motard que desconheciam que era obrigatório andar sempre com eles ligados, decidi a título informativo dar conhecimento aos mais desatentos.

Ps: Luzes diurnas também não servem,tem que ser mesmo os médios!

Abraço
Marco Careca
 _pt_ scooter_



nmartinez

  • Visitante
Re: Luzes de médios
« Responder #1 em: 28 de Agosto de 2012, 14:31 »
Eu sou um daqueles que anda sempre a arriscar. Já me disseram que as luzes ligadas não gastam bateria quando a moto está a trabalhar, mas já me aconteceu o contrário. Sei que é OBRIGATÓRIO o uso de pelo menos 1 médio ligado.

A minha mota liga logo os 2, por isso consome um pouco mais. Já perguntei se dava para ligar 1 médio aos mínimos e ficarem os 2 ligados na posição de médios. Era mais porreiro, porque assim ligava só os mínimos mas acendia logo um médio. Como não percebo nada de electrónica, não sei fazer esta operação (se for possível. claro).

Espero nunca ser agarrado nesta situação  _Rolley_

Martinez

Offline pramos5

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 17
  • Localidade: Setubal
  • Marca: Daelim
  • Modelo: S2
Re: Luzes de médios
« Responder #2 em: 28 de Agosto de 2012, 14:40 »
Já eu ando sempre de médios ligados, mas só os ligo depois do motor a trabalhar para não sobrecarregar a bateria aquando do arranque eletrico. Quando vou estacionar/parar, antes de desligar o motor, desligo os médios.
EH EH qualquer dia gasto é o interruptor... _lol_

Este é o procedimento que uso tambem no enlatado.
Maxisaudações!!
Paulo Ramos

Daelim S2 125 FI

luisfilipe

  • Visitante
Re: Luzes de médios
« Responder #3 em: 28 de Agosto de 2012, 15:48 »
Nao tenho bem a certeza mas acho que no enlatado dá direito a multa andar com os medios ligados durante o dia

Licas

  • Visitante
Re: Luzes de médios
« Responder #4 em: 28 de Agosto de 2012, 15:55 »
Já eu ando sempre de médios ligados, mas só os ligo depois do motor a trabalhar para não sobrecarregar a bateria aquando do arranque eletrico. Quando vou estacionar/parar, antes de desligar o motor, desligo os médios.
EH EH qualquer dia gasto é o interruptor... _lol_

Este é o procedimento que uso tambem no enlatado.

Faço exatamente a mesma coisa :D Mas, já agora Careca, estou à espera da minha MaxSym (devo levá-la na próxima semana) e a versão que vou adquirir (ABS) tem já o dispositivo automático para as luzes. Isso quer dizer que não se pode usar as LEDs durante o dia e que tenho, obrigatoriamente, de usar os médios?

Nesse caso este "extra" da versão não faz qualquer sentido...

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Luzes de médios
« Responder #5 em: 28 de Agosto de 2012, 15:57 »
Viva!

Nao tenho bem a certeza mas acho que no enlatado dá direito a multa andar com os medios ligados durante o dia

 _lol_ _lol_ _lol_

Por essa ordem de ideias todos os veículos que transportam matérias perigosas não ganhavam para multas!!!  _pensador_

Uma vez que quando se transporta este tipo mercadorias é obrigatório circular sempre (dia e noite) com os médios ligados....

Na GTS durante o dia raramente ando com os médios ligados!!! Sujeito-me...  _martelada_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Maozinhas

  • Visitante
Re: Luzes de médios
« Responder #6 em: 28 de Agosto de 2012, 16:04 »
Nao tenho bem a certeza mas acho que no enlatado dá direito a multa andar com os medios ligados durante o dia

Tanto quanto sei, o que dá direito a multa é as luzes de nevoeiro acesas, quanto aos médios tal não acontece, até porque como já aqui referido há veículos que têm a obrigatoriedade de circular com os médios acessos.  _pensador_

miguel alonso

  • Visitante
Re: Luzes de médios
« Responder #7 em: 28 de Agosto de 2012, 16:27 »
Viva

Em leitura noutro local ,deparei com um colega motard ter sido multado por não levar o médios ligados.

É uma contra-ordenação grave!!!

Como reparei no relato que havia mais colegas motard que desconheciam que era obrigatório andar sempre com eles ligados, decidi a título informativo dar conhecimento aos mais desatentos.

Ps: Luzes diurnas também não servem,tem que ser mesmo os médios!

Abraço
Marco Careca
 _pt_ scooter_

E muito grave na auto-estrada.

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Luzes de médios
« Responder #8 em: 28 de Agosto de 2012, 16:36 »
Faço exatamente a mesma coisa :D Mas, já agora Careca, estou à espera da minha MaxSym (devo levá-la na próxima semana) e a versão que vou adquirir (ABS) tem já o dispositivo automático para as luzes. Isso quer dizer que não se pode usar as LEDs durante o dia e que tenho, obrigatoriamente, de usar os médios?

Nesse caso este "extra" da versão não faz qualquer sentido...


Nada disso...os leds podem ser utilizados,alias eles ligam sempre ,o que me refiro aos leds (luzes diurnas) essas não sevem para substituir os médios nas motas,penso que se deve considerar um "extra" .... a circulação das motas tem que ser sempre feita com os médios ligados!
Falei nisso dos leds ou luzes dirunas ,pois passo por muitas GTS  na Marginal que circulam só com os leds ligados.

Em relação aos automoveis não posso precisar ao certo,mas as viaturas de matérias perigosas além de ter que andar sempre de luzes ligadas têm uma chapa identificadora.


RCEu

  • Visitante
Re: Luzes de médios
« Responder #9 em: 28 de Agosto de 2012, 16:59 »
Faço exatamente a mesma coisa :D Mas, já agora Careca, estou à espera da minha MaxSym (devo levá-la na próxima semana) e a versão que vou adquirir (ABS) tem já o dispositivo automático para as luzes. Isso quer dizer que não se pode usar as LEDs durante o dia e que tenho, obrigatoriamente, de usar os médios?

Nesse caso este "extra" da versão não faz qualquer sentido...


Há pelo menos 25 anos que as motos são obrigadas a circular com os médios ligados. Com a minha velha Yamaha 125 (um dia deixo cá fotos) fui mandado parar e apenas fui advertido para as ligar.

Na X-Max logo que rodava a chave ela ficava em médios e não os podia desligar.

A X-Citing também dá para desligar os médios e apenas ficam os led's acesos, quando se roda a chave.

Nada de facilitismos.

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Luzes de médios
« Responder #10 em: 28 de Agosto de 2012, 17:02 »
Em termos de leis acho que há colegas aqui no forum agentes da autoridade que possam ajudar a esclarecer melhor _pol_

Mas de qq maneira apanhei isto: Redacção dada pelo Decreto-Lei no 44/2005, de 23 de Fevereiro, com entrada em vigor em 26 de Março de 2005
CAPÍTULO II
Disposições especiais para motociclos, ciclomotores e velocípedes
SECÇÃO I
Regras especiais
SECÇÃO III
Iluminação
Artigo 93o
Utilização das luzes
1 – Nos motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores, o uso de dispositivos de sinalização
luminosa e de iluminação é obrigatório em qualquer circunstância.
2 – Sem prejuízo do disposto no no 1 do artigo 61o, os condutores de motociclos e ciclomotores
devem transitar com a luz de cruzamento acesa.
3 – Sempre que, nos termos do artigo 61o, seja obrigatório o uso de dispositivo de iluminação, os
velocípedes só podem circular com utilização dos dispositivos que, para o efeito, forem fixados
em regulamento.


Artigo 145o
Contra-ordenações graves

j) O trânsito de veículos sem utilização das luzes referidas no no 1 do artigo 61o, nas condições
previstas no mesmo número, bem como o trânsito de motociclos e de ciclomotores
sem utilização das luzes de cruzamento

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Luzes de médios
« Responder #11 em: 28 de Agosto de 2012, 17:03 »
Existem modelos de Maxis/Motos , que basta ligar a chave que ficam os medios ligados e ja nao ha esse problema, a nao ser que a lampada de medios funda  _Rolley_ aí o sr agente tbm deve multar...é tudo subjectivo e uma questao de sorte tbm ....
Essas que estao já preparadas para acenderem as luzes com a chave, tbm estao preparadas para que quando se liga a maxi, desliguem as luzes para que nao prejudique demasiado a bateria.

As que tem interruptor, convem fazer como ja foi dito, ligar depois de ter a maxi a trabalhar, ou entao, desligar sempre as luzes antes de desligar o motor e por sequencia a maxi por completo.

Todos os Veiculos de 2 e 3 rodas sao obrigados a andar com os MEDIOS ligados e nao os minimos nem os Led's, depois vai da sorte de cada um ser multado ou nao.

Eu tbm tenho interruptor, e já é mecânico ligar as luzes, ja se torna um habito, mas ha dias que estamos com a cabeça em outro sitio (pensar na vida) e nao ligamos os medios. Aí arriscamos sempre a multa, mas para nossa segurança devemos andar sinalizados e bem identificados. eu so nao ando de maximos pq é proibido  _Rolley_
 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Para vossa segurança, para que nao tenham de pagar multas, liguem os medios  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Wane

  • Visitante
Re: Luzes de médios
« Responder #12 em: 28 de Agosto de 2012, 17:37 »
Eu ligo SEMPRE os médios, já estou habituado é como a questao do cinto no carro, nunca arranco sem estar posto.

Não custa nada ligar as luzes, nao percebo porque que a maioria não liga, depois levam umas multas que dava para meter gasolina para andar 1 ou 2 meses de mota  _martelada_
« Última modificação: 28 de Agosto de 2012, 17:38 por Wane »

Licas

  • Visitante
Re: Luzes de médios
« Responder #13 em: 28 de Agosto de 2012, 18:08 »
Eu ligo SEMPRE os médios, já estou habituado é como a questao do cinto no carro, nunca arranco sem estar posto.

Não custa nada ligar as luzes, nao percebo porque que a maioria não liga, depois levam umas multas que dava para meter gasolina para andar 1 ou 2 meses de mota  _martelada_

Eu ligo sempre. O que estou a questionar aqui é o por quê do novo modelo da MaxSym 400 (ABS) vir equipado com detetor automático de luzes (não sei o termo correto... sou maçarica!) se obrigatoriamente os médios têm de estar sempre acesos :D _mau_

miguel alonso

  • Visitante
Re: Luzes de médios
« Responder #14 em: 28 de Agosto de 2012, 18:44 »
Eu ligo sempre. O que estou a questionar aqui é o por quê do novo modelo da MaxSym 400 (ABS) vir equipado com detetor automático de luzes (não sei o termo correto... sou maçarica!) se obrigatoriamente os médios têm de estar sempre acesos :D _mau_

Não, é um extra que para o nosso pais não tem qualquer tipo de utilização, visto teres que andar obrigatoriamente de luzes de cruzamento ligadas.

Cobra

  • Visitante
Re: Luzes de médios
« Responder #15 em: 28 de Agosto de 2012, 19:20 »
Citar
Eu ligo sempre. O que estou a questionar aqui é o por quê do novo modelo da MaxSym 400 (ABS) vir equipado com detetor automático de luzes (não sei o termo correto... sou maçarica!) se obrigatoriamente os médios têm de estar sempre acesos

Licas, essa foi bem apanhada, a SYM exporta para todo o Mundo e as Leis são diferentes, pelo menos acendem de noite.

Eu ligo sempre os médios para minha segurança, e não por ser obrigado, embora de Verão me preocupe o aquecimento que os médios transmitem aos Leds, sendo a principal causa de avariarem por derreterem a solda muito fraca.!!!!

Pensem primeiro na vossa segurança.

Estou a ponderar colocar um Kit xenon, porque usa Lâmpadas mais frias ( 35 watts) e mais Luz

Abraço




Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Luzes de médios
« Responder #16 em: 28 de Agosto de 2012, 21:05 »
A t400 liga automaticamente os médios assim que ligo a ignição, por isso nunca me esqueço delas... ;)

Esta Mota possui dois faróis igualzinhos mas um aponta para baixo e faz o médio (luz de cruzamento) e o outro aponta para cima e faz o máximo (luz de estrada).

A GTS é diferente pois é necessário que seja o condutor a preocupar-se com o acender das luzes...


RCEu

  • Visitante
Re: Luzes de médios
« Responder #17 em: 28 de Agosto de 2012, 21:32 »
Eu ligo sempre. O que estou a questionar aqui é o por quê do novo modelo da MaxSym 400 (ABS) vir equipado com detetor automático de luzes (não sei o termo correto... sou maçarica!) se obrigatoriamente os médios têm de estar sempre acesos :D _mau_

Alguns países fora da Europa não têm as mesmas regras de segurança que nós temos.

O regulamento CE 631/2009 regulamenta esta obrigatoriedade. Se fizeres uma pesquisa na net descobres. Se reparares, todos os veículos de 2011 que foram vendidos novos, já trazem os led's de origem.

Creio que foi a Volvo que consegui provar que existem menos acidentes tendo estes led's nas viaturas. Para o caso das scooters, dado que temos de andar com as luzes de cruzamento (médios) ligadas, não faz muito sentido algumas virem com os sensores. Em países fora da CEE esta norma não se aplica e aí já deve fazer algum sentido.

Ugabista

  • Visitante
Re: Luzes de médios
« Responder #18 em: 28 de Agosto de 2012, 21:46 »
Eu ligo sempre os médios para minha segurança, e não por ser obrigado, embora de Verão me preocupe o aquecimento que os médios transmitem aos Leds, sendo a principal causa de avariarem por derreterem a solda muito fraca.!!!!

Pensem primeiro na vossa segurança.

 _palmas_ _palmas_ _palmas_

Acima de tudo!

Licas

  • Visitante
Re: Luzes de médios
« Responder #19 em: 28 de Agosto de 2012, 21:47 »
Entendido e registado :D

Médios sempre ;) Dinheirinho para trocar lâmpadas também  _Zang_