Autor Tópico: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?  (Lida 41457 vezes)

Licas

  • Visitante
Meus caros, preciso da vossa ajuda.  _confuso_

Tenho uma pessoa interessada em fazer negócio e comprar a minha maxi. Marcamos um encontro para amanhã e enviou-me uma mensagem a perguntar se a documentação está toda ok para efetuar o negócio nessa altura.

Como sou estreante nestas coisas, pergunto: o que é necessário?! _confuso_

Obrigada!


Offline jacreis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 388
  • Localidade: carvoeira-mafra
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza750
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #1 em: 12 de Agosto de 2012, 18:23 »
Boas.
Precisas de impressos próprios para fazer a transferência de propriedade, documento único (antigo  livrete + titulo registo de propriedade) , BI ou cartão cidadão e NIF (nº contribuinte) e se for o caso o comprovativo de pagamento do imposto de circulação
O Impresso podes tirar deste site (ou preenche-lo directamente ):
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/automovel/requerimento-de-registo/downloadFile/file/DUA_modelo_unico.pdf?nocache=1217232046.45
Importante é ires com o comprador (se não o conheces de lado algum) fazer na loja do cidadão  a transferência de propriedade (para não teres surpresas desagradáveis futuras) mas só após receberes o valor da maxi (leia-se - cheque descontado e\ou transferência bancaria confirmada na tua conta). Nunca passes a declaração assinada de transferência de propriedade  sem teres recebido o dinheiro.
Outra dica- vai acompanhada
Boa sorte
Honda CBF 600 SA (2011)
Suzuki Vstrom 650 xt (2015)
Sym Cruisym 300 (2019)
Forza 750 2022

Licas

  • Visitante
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #2 em: 12 de Agosto de 2012, 19:13 »
Muito obrigada jcareis. Entretanto tinha também a dúvida por causa da resrva de propriedade da minha maxi, mas no facebook já me esclareceram. Agora é torcer para que tudo corra bem para poder comprar a minha nova maxi  _palmas_

Licas

  • Visitante
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #3 em: 13 de Agosto de 2012, 15:14 »
Vendida!!!!!!!!!!!!!   _palmas_  _palmas_  _palmas_  _palmas_  _palmas_

Tudo correu bem. Amanhã vou fazer a extinção da reserva de propriedade e a minha maxi já está a fazer outra pessoa mais feliz :D

Agora, amanhã, avançar com a compra da nova maxi  _careta_  _careta_  _careta_  _careta_ tcxharaaaaaaaaaaammmmmmmmm  _convivio_

Obrigada a todos ;D


Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #4 em: 13 de Agosto de 2012, 19:12 »
Muito obrigada jcareis. Entretanto tinha também a dúvida por causa da resrva de propriedade da minha maxi, mas no facebook já me esclareceram. Agora é torcer para que tudo corra bem para poder comprar a minha nova maxi  _palmas_

Boa tarde Licas, ficariamos todos gratos se esclarecesses o que te esclareceram, pode dar jeito a algum companheiro.

Cumps

Licas

  • Visitante
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #5 em: 13 de Agosto de 2012, 19:37 »
Claro. As dúvidas foram esclarecidas no grupo do CPM no facebook :) (Aqui neste link: https://www.facebook.com/groups/123869684300596/)

No meu caso em particular, tinha uma reserva de propriedade, ou seja, solicitei crédito para pagar a maxi. Assim sendo, primeiro é necessário efetuar o pagamento da dívida (no meu caso foi ao banco) e com esta liquidação do crédito será emitido um documento que comprova a extinção da reserva de propriedade. Só depois desta reserva estar fechada o novo proprietário pode solicitar a alteração do registo para o seu nome.

Fora este pequeno "senão", foi assinado o documento que comprova um contrato de compra e venda (o link está disponível neste link http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/automovel/requerimento-de-registo/downloadFile/file/DUA_modelo_unico.pdf?nocache=1217232046.45). Cedi o livrete da mota e, porque o comprador ficou mais seguro, cedi também o comprovativo do pagamento do imposto de selo. Como a alteração do registo de propriedade só pode ser efetuado após a emissão do documento que comprova a extinção da reserva de propriedade, ficou com uma fotocópia do meu CC para depois poder tratar de tudo na loja do cidadão.

Além disso, e como tive uma super-ajuda, foi assinado e carimbado um documento de autorização de circulação que comprova que a venda se efetuou no dia de hoje e que a transferência de propriedade será feita mal o banco me envie o documento em falta.

Do meu lado está a responsabilidade de enviar o documento da extinção da reserva de propriedade e a outra chave da maxi. Do lado dele, nesta altura, está a responsabilidade de fazer a transferência do registo.

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #6 em: 14 de Agosto de 2012, 12:39 »
Obrigado Licas, passei por um processo semelhante da reserva de propriedade de um carro, no entanto desde a amortização total até receber o papel de extinçãp de reserva de propriedade distam 60 dias :(

Licas

  • Visitante
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #7 em: 14 de Agosto de 2012, 12:46 »
Tanto tempo??????????? ???_ ???_ ???_ ???_ ???_

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #8 em: 14 de Agosto de 2012, 14:59 »
Tanto tempo??????????? ???_ ???_ ???_ ???_ ???_

Sim, porque se o processo de amortização for feito por debito direto, existe um período em que esse débito pode ser revogado, que se não me falha a memoria são 40 dias.

O que acontece é que as financeiras só emitem do documento de extinção de reserva depois de expirado esse período, porque se o fizerem antes e o cliente revogar o pagamento, ficam sem a reserva de propriedade e sem a dinheiro.

Licas

  • Visitante
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #9 em: 14 de Agosto de 2012, 15:06 »
Hum... Mas isso então impede que o novo proprietário possa fazer o registo enquanto eu não obtiver o documento de extinção de reserva de propriedade... Isso não me agrada mesmo nada  :-[

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #10 em: 14 de Agosto de 2012, 15:18 »
Hum... Mas isso então impede que o novo proprietário possa fazer o registo enquanto eu não obtiver o documento de extinção de reserva de propriedade... Isso não me agrada mesmo nada  :-[

Tal só acontece se a amortização for feita por débito direto, se o pagamento for feito por cheque, dinheiro ou transferência bancária esse período de carência já não se aplica.

Licas

  • Visitante
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #11 em: 14 de Agosto de 2012, 15:22 »
Tal só acontece se a amortização for feita por débito direto, se o pagamento for feito por cheque, dinheiro ou transferência bancária esse período de carência já não se aplica.

Ah bom! Ufa! Quero mesmo ver se encerro este assunto para o novo proprietário fazer a transferência de propriedade... E, no entretanto, a minha Max(s)Y(m) já está com matrícula pedida :D

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #12 em: 15 de Agosto de 2012, 14:15 »
Tal só acontece se a amortização for feita por débito direto, se o pagamento for feito por cheque, dinheiro ou transferência bancária esse período de carência já não se aplica.

Gostei das explicações atrás  _pol_ no entanto a mesma foi feita pelo que me parce ser equivalente a uma transferência, no caso, recorrendo ao pagamento com entidade e referência.

Ab

nn_costa

  • Visitante
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #13 em: 17 de Agosto de 2012, 10:32 »
Boas dicas  _pt_

Feliz

  • Visitante
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #14 em: 22 de Novembro de 2012, 15:48 »
Pessoal boa tarde, tenho uma duvida relativamente a este assunto e espero que me possam ajudar:
no meu caso pessoal, tenho agendado "o negócio" da minha futura DT para amanhã 6ªf.
no entanto o rapaz disse-me que ainda não lhe enviaram a tal declaração de extinção de prop.
eu sugeri que fizessemos o contrato de compra e venda, com o requerimento acima mencionado, pagava-lhe metade da mota e trazia a mota e documentos.
quando ele tivesse o documento, combinavamos um cafe e tratariamos, juntos, da transferencia de Reg. prop. e restante pagamento.
e assim ficou acordado.
no entanto, no caso de ele ter de esperar cerca de 60 dias pela declaração, haverá da minha parte alguma obrigação de transferir a propriedade antes dos 60dias?
Poderei fazer o negocio e esperar pela declaração?

Preciso de ajuda urgente, para decidir se desisto deste negócio ou não, que já está a durar demais para o meu gosto.

Mt obrigado

Licas

  • Visitante
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #15 em: 22 de Novembro de 2012, 15:53 »
O documento de extinção de reserva de propriedade não leva tanto tempo.

Quanto aos 60 dias para o registo de propriedade, é o que está previsto. No meu caso, acabámos por ao assinar não colocar a data. Esta só foi assinalada pelo comprador da minha maxi na altura em que fez o registo.

No meu caso tive a sorte de ter um mediador que emitiu uma declaração de circulação ao comprador, com cópia para mim. Serviria de prova caso acontecesse alguma coisa entre o momento da venda e do registo. Mas tudo correu bem...

Feliz

  • Visitante
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #16 em: 22 de Novembro de 2012, 16:00 »
obrigado pela breve resposta.
ainda bem que o teu caso já está resolvido  _pol_

mas assinaram os dois, e ficou com a data em branco, para qd tivessem a declaração proceder à transf, de registo de prop, correcto?

será que eu posso seguir o mesmo exemplo (sendo eu o comprador) e esperar pela tal declaração?

obrigado

Licas

  • Visitante
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #17 em: 22 de Novembro de 2012, 16:12 »
Sim, assinámos os dois e a data ficou em aberto.
Sabes, eu acho que é tudo uma questão de sorte e de confiança, neste caso. Se o vendedor confiar em ti e cumprires com aquelas que são as tuas obrigações, não terás qualquer problema.

Ah! E atenção para uma coisa. O documento de extinção de propriedade do banco é uma coisa. Mas na altura de fazeres o registo, como este está com a reserva de propriedade, vão pedir-te cerca de mais 60€ para a mudança do titular. Como vendedora depois senti-me na obrigação de o pagar...

Feliz

  • Visitante
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #18 em: 22 de Novembro de 2012, 16:17 »
60€ pela declaração, além do valor a pagar pela transferencia (os tais 55 online e 65 na Loja cidadão) correcto?

sendo assim, tb acho que esse valor é da "responsabilidade" do vendedor e o comprador paga a transferência do registo de propriedade.

quanto à confiança entre desconhecidos... é sempre uma incógnita, mas acreditando na boa fé do rapaz, eu acho que vou avançar.

pois já o conheci pessoalmente, já bebemos um cafe por duas vezes (na expo) e já conversámos bastante sobre isso, inclusive me mostrou os docs da mota e do pagamento da ultima prestação. mas tanto eu como ele estamos renitentes em avançar.

acho que estou perante uma pessoa séria, mas...  _pensador_

obrigado mais uma vez  _pol_

Licas

  • Visitante
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #19 em: 22 de Novembro de 2012, 16:22 »
Certo :)

Pois, no meu caso acabei por ter sorte. Mais ainda com a ajuda do stand onde a tinha comprado (e onde acabei por comprar a que tenho) que funcionou como mediador e testemunha caso alguma coisa corresse mal...
 
E, por acaso, um dos funcionários do stand é de Pinhal Novo, Na volta ainda se conhecem :D

Mas sim, é sempre uma incógnita...

Boa sorte!!!!

Feliz

  • Visitante
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #20 em: 22 de Novembro de 2012, 16:31 »
Pinhal novo já está enorme e com muita gente nova, mas quem sabe se não conheço!  _pensador_

sim, eu tb vou acompanhado, mas sendo um amigo meu não sei se terá vantagem!

obrigado e boas curvas na tua nova  scooter_ :)

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #21 em: 12 de Dezembro de 2012, 14:39 »
Olá Licas e Feliz,
estive aqui a ler a vossa troca de impressões.
Também eu comprei a minha mota em 2ª mão a uma pessoa que a adquiriu com recurso ao crédito, isto no início de Novembro.
A tal declaração de extinção do empréstimo emitida pelo banco recebi-a finalmente pelo correio a semana passada.
Hoje fui à Conservatória em Lx, e para meu desagrado, tive de pagar 130€: além da transferência de propriedade para o meu nome (65€) tive de pagar a extinção de registo de hipoteca (65€).
Uma pessoa está sempre a aprender. A meu ver, este é um encargo do vendedor, não acham?
Licas, a tua atitude é de louvar. Bem, vou contactar o vendedor e sondá-lo. _pensador_
António Miguel

Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

Licas

  • Visitante
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #22 em: 12 de Dezembro de 2012, 15:06 »
Olá Licas e Feliz,
estive aqui a ler a vossa troca de impressões.
Também eu comprei a minha mota em 2ª mão a uma pessoa que a adquiriu com recurso ao crédito, isto no início de Novembro.
A tal declaração de extinção do empréstimo emitida pelo banco recebi-a finalmente pelo correio a semana passada.
Hoje fui à Conservatória em Lx, e para meu desagrado, tive de pagar 130€: além da transferência de propriedade para o meu nome (65€) tive de pagar a extinção de registo de hipoteca (65€).
Uma pessoa está sempre a aprender. A meu ver, este é um encargo do vendedor, não acham?
Licas, a tua atitude é de louvar. Bem, vou contactar o vendedor e sondá-lo. _pensador_
António Miguel

Eu acho que sim, apesar de tal não estar escrito em nenhum lado. É uma questão de bom senso... :)

Feliz

  • Visitante
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #23 em: 12 de Dezembro de 2012, 16:24 »
Viva "Duas Rodas",
Concordo com a Licas.
No meu caso pessoal, tambem tratei numa conservatória, fui junto com o vendedor, eu paguei a transferencia de registo de propriedade (55€) e ele pagou a extinção de reserva + honorários (que rondou os 60 e tal€, acho)
Assim manda o bom senso.
Tu só vais pagar a alteração para teu nome, não tens nada a ver com o facto de ele ter reserva.
Na conservatória ou notário, pagas bem o serviço!

O que interessa é que tenhas sorte com a tua Montada  scooter_
E tens aí uma bela máquina  ;) Parabéns.

Boas e longas curvas  _pol_

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: Ajuda para vender mota precisa-se! Documentação?! O que é necessário?
« Responder #24 em: 13 de Dezembro de 2012, 13:39 »
Obrigado! _pol_

Acho que estamos os 3 de parabéns, as nossas meninas, cada uma à sua maneira, são uns prodígios de estética e tecnologia.

Abraços e cuidado com esta chuva scooter_
Duas Rodas
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >