Autor Tópico: [S2 125] Luz de check acesa  (Lida 23648 vezes)

andre_rod

  • Visitante
[S2 125] Luz de check acesa
« em: 25 de Julho de 2012, 23:43 »
Boas pessoal...

Tenho, aparentemente, um problema com a minha mota. De vez em quando (e não dá para perceber nada de comum às ocasiões em que ocorre) a luz de check do motor (laranja) acende e fica acesa em andamento. Não sinto diminuição da performance, nada de aparentemente errado no motor e sistema electrico (tudo funciona normalmente). Corrijo sempre isto parando, desligando e voltando a ligar. Nunca voltou a acender após fazer isto.
Só volta a acontecer... erm... de vez em quando.

O que será?

Abraço,
AR

Maozinhas

  • Visitante
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #1 em: 25 de Julho de 2012, 23:47 »
Será que utiliza sistema Microsoft?? Essa do desliga e volta a ligar, resulta neste tipo de sistema... _lol_

Mais a sério, a mim parece-me problema eléctrico... mas confesso que sou apenas treinador de bancada _pensador_.

fisgas

  • Visitante
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #2 em: 25 de Julho de 2012, 23:54 »
Companheiro retira a tampa que se encontra por baixo do banco ,na zona de arrumação ,vais ficar com o sistema de carburação á vista ,rectifica todas as fichas e terminais ali existentes ,para ver se não á nada desligado nem nenhum fio partido ,eu á duas semanas tive o mesmo sintoma fui ver e tinha um fio de uma das fichas partido,foi só soldar a estanho e problema resolvido.  O fio é muito rijo devia ser mais maleável ,tem tendência em partir junto aos terminais.deve ser o teu caso . acende quando desencosta deve estar prestes a partir ,rectifica um por um .Abraço. scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_

andre_rod

  • Visitante
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #3 em: 25 de Julho de 2012, 23:59 »
Companheiro retira a tampa que se encontra por baixo do banco ,na zona de arrumação ,vais ficar com o sistema de carburação á vista ,rectifica todas as fichas e terminais ali existentes ,para ver se não á nada desligado nem nenhum fio partido ,eu á duas semanas tive o mesmo sintoma fui ver e tinha um fio de uma das fichas partido,foi só soldar a estanho e problema resolvido.  O fio é muito rijo devia ser mais maleável ,tem tendência em partir junto aos terminais.deve ser o teu caso . acende quando desencosta deve estar prestes a partir ,rectifica um por um .Abraço. scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_
Boas dicas! Vou experimentar isso em breve. Ao menos já me sinto melhor por não ter sido o unico a sentir esse problema. :)


Será que utiliza sistema Microsoft?? Essa do desliga e volta a ligar, resulta neste tipo de sistema... _lol_

Mais a sério, a mim parece-me problema eléctrico... mas confesso que sou apenas treinador de bancada _pensador_.
Mas acredita mesmo que resulta. :P

andre_rod

  • Visitante
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #4 em: 26 de Julho de 2012, 22:30 »
E pronto...

Hoje lá fui pegar nela para vir para casa e não pegava... Dava o arranque mas a luz de check piscava 3 vezes e nada. Lá tirei do descanso, voltei a por, dei-lhe umas abanadelas e já pegava (mas engasgava-se). Abri a tampa que dá acesso ao carburador e abanei uns fios. Tentei dar ao start e pronto... já estava "normal".
Ficou na garagem do trabalho e amanhã logo vejo o que faço com ela... :(

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #5 em: 26 de Julho de 2012, 23:13 »

Sim, pode ser um fio de uma ficha ou algo assim parecido.

Pode ser outras coisas, mas é logico que seja somente um mau contacto.

Eu desligava tudo o que era fichas, rectificava tudo mais a pormenor e com um pouco de Spray WD40 e uma chavinha fininnha para dar um toque nas fichas (apertar) para ver se o problema ficava resolvido.

Se ha um fio mais Rigido como o Fisgas fala, pode de facto, com a vribraçao, saltos, buracos e piso irregular fazer com que "parta" e isso é mesmo um problema que se pode ter. Tentar segurar esse fio para que nao abane/vibre/estremessa  tanto para nao chegar ao ponto de deixar de fazer contaco.

Ve tambem o cachimbo da Vela.

Boas curvas
 
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

andre_rod

  • Visitante
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #6 em: 26 de Julho de 2012, 23:25 »
Sim, pode ser um fio de uma ficha ou algo assim parecido.

Pode ser outras coisas, mas é logico que seja somente um mau contacto.

Eu desligava tudo o que era fichas, rectificava tudo mais a pormenor e com um pouco de Spray WD40 e uma chavinha fininnha para dar um toque nas fichas (apertar) para ver se o problema ficava resolvido.

Se ha um fio mais Rigido como o Fisgas fala, pode de facto, com a vribraçao, saltos, buracos e piso irregular fazer com que "parta" e isso é mesmo um problema que se pode ter. Tentar segurar esse fio para que nao abane/vibre/estremessa  tanto para nao chegar ao ponto de deixar de fazer contaco.

Ve tambem o cachimbo da Vela.

Boas curvas

Boas _AXE_!

Amanhã vou ver se consigo passar numa oficina perto do trabalho para eles darem uma olhada. Não quero arriscar andar muitos kms com ela assim se não corro o risco de ficar apeado ou ter de andar a acartar com ela a pé...

Relativamente ao cachimbo, penso que não será uma vez que o mesmo foi substituido há relativamente pouco tempo.

nneves2

  • Visitante
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #7 em: 27 de Julho de 2012, 08:41 »
Boas _AXE_!

Amanhã vou ver se consigo passar numa oficina perto do trabalho para eles darem uma olhada. Não quero arriscar andar muitos kms com ela assim se não corro o risco de ficar apeado ou ter de andar a acartar com ela a pé...

Relativamente ao cachimbo, penso que não será uma vez que o mesmo foi substituido há relativamente pouco tempo.

Andre, ai perto na garagem de Santa Marta ( dos pneus ) tens uma secção dedicada às motas onde fazem também revisões e outras operações. Quando coloquei os pneus lá, o mecanico disse-me que podia fazer lá as revisões que ele arranjava o material. Fora isso era conhecedor da Daelim também.

andre_rod

  • Visitante
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #8 em: 27 de Julho de 2012, 08:56 »
Andre, ai perto na garagem de Santa Marta ( dos pneus ) tens uma secção dedicada às motas onde fazem também revisões e outras operações. Quando coloquei os pneus lá, o mecanico disse-me que podia fazer lá as revisões que ele arranjava o material. Fora isso era conhecedor da Daelim também.

Excelente Nuno. Era mesmo assim perto que eu precisava. Obrigado pela dica.

andre_rod

  • Visitante
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #9 em: 01 de Agosto de 2012, 23:11 »
Só para deixar um feedback.
Na sexta liguei para a Auto Santa Marta e infelizmente não tinham lá electricista. No entanto deram-me o contacto de um rapaz que na segunda feira fez o serviço de descarnar e puxar os fios desde a CDI até ao motor e não encontrou nada de especial. Aproveitei e fiz a revisão dos 15000km (ainda nao precisa de roletes novos).
Seja como for, aparentemente a mota está ok e espero que se mantenha ok durante mais algum tempo. Até porque em breve andarei à procura de novo dono para ela e quero entregar tudo perfeito tal como a comprei. :)

Agora nao tenho presente o nome da oficina mas o rapaz chama-se Alexandre e foi de um profissionalismo e simpatia a toda a prova.

nneves2

  • Visitante
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #10 em: 02 de Agosto de 2012, 08:52 »
Só para deixar um feedback.
Na sexta liguei para a Auto Santa Marta e infelizmente não tinham lá electricista. No entanto deram-me o contacto de um rapaz que na segunda feira fez o serviço de descarnar e puxar os fios desde a CDI até ao motor e não encontrou nada de especial. Aproveitei e fiz a revisão dos 15000km (ainda nao precisa de roletes novos).
Seja como for, aparentemente a mota está ok e espero que se mantenha ok durante mais algum tempo. Até porque em breve andarei à procura de novo dono para ela e quero entregar tudo perfeito tal como a comprei. :)

Agora nao tenho presente o nome da oficina mas o rapaz chama-se Alexandre e foi de um profissionalismo e simpatia a toda a prova.

Andre, so pra tua referência ela levou roletes logo aos 8000 KM. Talvez pelo meu tipo de trajecto, eles estavam meio gastos e eu troquei logo de imediato embora o Joaquim tivesse dito que chegavam aos 12000 KM.

andre_rod

  • Visitante
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #11 em: 02 de Agosto de 2012, 09:27 »
Tens razão Nuno.

Agora lembro-me de teres feito referência a isso. Deve ser por isso que ainda estejam em condições. Apesar do Sr. Joaquim me ter dito aquando da revisão dos 12000km que devia trocar os roletes...  _policia_

Já agora, o Alexandre que me reviu a mota trabalha para a MotoImpek.

petervivas

  • Visitante
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #12 em: 22 de Fevereiro de 2017, 10:14 »
Boas pessoal...
Tenho, aparentemente, um problema com a minha mota. De vez em quando (e não dá para perceber nada de comum às ocasiões em que ocorre) a luz de check do motor (laranja) acende e fica acesa em andamento. Não sinto diminuição da performance, nada de aparentemente errado no motor e sistema electrico (tudo funciona normalmente).

Viva pessoal, ha dois dias começou a acender-me a luz de "engine check", e tal como com o andre_rod, a mota nao me perde potencia, performanece, sistema eletrico, falha, nadinha.
Quando a ligo ao relantim, a luz nunca acende fixa nem piscava..e em andamento ligava passado "X" tempo, podia ser logo, ou podia ate passar 20 kms sem acender.

Por baixo do banco ja tinha dado uns abanoes aos fios todos, ja fui a caixa de fusiveis fazer o mesmo/bateria e nada de aceder o raio da luz com ela parada para perceber o codigo...até que hoje ....  _pensador_
Finalmente consegui perceber o codigo que ela está a fazer sair (-- --) ou seja, pelo manual é o "Idle speed actuator failure (ISA)"  _thumbdown_ traduzido a letra, "Falha no sistema de velocidade baixa (relantim)?"
Epaa, eu tenho o relantim baixinho, e ja m aconteceu uma vez ou outra devido a estar muito frio e ela dormir na rua , eu dar ao botao e ela parar-se a seguir tendo que lhe dar um cheirinho de acelerador para se manter a trabalhar ao relantim em frio. Será que preciso de lhe dar um pouco mais de parafuso para dar aceleração ao relantim ?
Tudo me marca bem na mota, não estou a perceber nadinha, alguem me pode dar alguma ideia caso saiba do que se trata ?

Um abraço, e obrigado a todos
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2017, 10:52 por petervivas »

Offline Natur

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 49
  • Localidade: Moscavide
  • Do not speak unless it improves on silence
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS EVO 125 FI
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #13 em: 22 de Fevereiro de 2017, 16:55 »
Olá companheiro petervivas,

Não sou mecânico, e percebo muito pouco do assunto mas como tenho uma S2 como tu, além da questão do ralenti poder ter de ser afinado, será que o sensor de temperatura está bom? Atenção que não estou a falar da chamada "sonda lambda ou sensor de Oxigénio".

Podes ver no manual https://drive.google.com/file/d/0B2XrP0RRoXg6ajdjR214blZPQTg/view

Aqui o preço aproximado do sensor que falo http://www.aie.pt/daelim-portugal/shopping/detalhe.asp?id=73983
E aqui o preço aproximado do "Idle Speed actuator" http://www.aie.pt/daelim-portugal/shopping/detalhe.asp?id=74836

Digo isto porque às vezes aparecem erros que não são directamente provocados/relacionados com o que está no código.
Pode por exemplo ser o ralenti mal afinado como referes, um filtro de ar sujo, um radiador que não arrefece ou a informação de um sensor defeituoso que provoca o erro.
Mas claro que a melhor opção é mesmo ires ao teu mecânico para despistar o problema.

Abraços

petervivas

  • Visitante
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #14 em: 23 de Fevereiro de 2017, 11:21 »
Tenho novidades, e ainda são mais confusas  _Rolley_

Ja percebi que o problema não é do Idle Speed Actuator (digo eu), e o pior e que não sei de onde vem.
Ontem abri novamente a tampa por baixo do banco, e andei a ligar e desligar as fichas todas, vi os cabos um por um e nenhum faz acender a luz de engine check ali no momento ao mexer (pelo menos comigo)

O que me fez sair pelo erro do Idle Speed no post anterior que tinha publicado, foi o facto de eu ter andado a mexer ali, então (suponho eu) de andar a dar toques nos fios fez sair por esse erro quando a liguei a primeira vez a mota apos ter mexido no conector do sensor do relantim, coisa que ontem ja me fez sair por outro, pois o ultimo sitio onde "mexi" ontem ja nao foi nesse sitio mas sim outro conector diferente (desliguei e voltei a ligar)
Pelo que percebi, no meu caso, o sinal de erro a piscar quando dou apenas a chave e não ligo o motor, faz sair por erro referente ao sitio onde houve a ultima mexida nos conectores. Desta vez saiu-me pelo codigo (-  -----) que corresponde ao Engine temperature.

Apos isso meti a mota a trabalhar e pegou, andei nela e la acendeu a luz "normal" sempre fixa que falei no post anterior, contudo quando a desliguei e voltei a ligar ja apos estar quente, ja nao acende a luz a piscar indicador de erro, volta ao ponto em que comporta-se normalmente, desliga a luz de check ao ligar a chave, liga a ignicao sem qualquer problema (a nao ser a pequena dificuldade de ligar a frio) e so passado o tal "X" tempo é que liga la novamente a luz do engine check.

Agora e que ainda fiquei pior que nao sei mesmo de onde me vem aquela luz acesa do nada em andamento, e que nao m faz perder aparentemente nenhuma perca da rendimento
Desculpem o testamento, mas quero deixar explicito a futuros companheiros que venham investigar algum problema semelhante

Offline Natur

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 49
  • Localidade: Moscavide
  • Do not speak unless it improves on silence
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS EVO 125 FI
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #15 em: 23 de Fevereiro de 2017, 14:35 »
Ok... Aparentemente terás o mesmo problema que eu tive com a minha (partindo do princípio de que todos os cabos e fichas não tem problemas);

1. Ligas a chave (esperas)
2. Aparece código 15 -> Sensor temperatura
3. Dás o arranque
4. Moto trabalha normalmente
5. A luz fica acesa permanentemente mas não tens qualquer perca de rendimento

Andei com a minha assim durante meses sem qualquer problema de rendimento.
A única coisa que aconteceu foi nos dias mais frios de Inverno (manhãs com 1º e 2º)por vezes ter de dar o arranque por 2 ou 3 vezes. Isto porque a leitura feita pelo dito sensor estava errada. Penso que iria acontecer o mesmo nos dias quentes de Verão que virão aí, porque normalmente são as temperaturas mais extremas que provocam este tipo de falhas quando o sensor está com problemas.
Com 1 hora de mão de obra e 21€ para o sensor o problema ficou resolvido e nada de luzes  _lool_
E a minha máquina de guerra  _mau_ já conta com 54 000 Km

Para teres mesmo a certeza de que erro é, não dês logo arranque. Liga a chave e espera para "leres" o código. Espero ter ajudado e que seja só isto...

petervivas

  • Visitante
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #16 em: 23 de Fevereiro de 2017, 15:01 »
Claro que ajudaste Natur, obrigado rapaz.
A minha já teve 3 situações a ocorrer em 2 dias  _martelada_

1 --> ja dei a chave, luz de check apaga normalmente, tudo ocorre normal sem saidas de erros e depois la se lembra de em andamento acender a luz de check engine

2--> ainda a bocado na hora de almoço vinha com a luz de check engine desligada em andamento (calhou) e quando a parei, voltei a ir tentar liga-la novamente a testa-la e não pegou logo a primeira sem dar acelerador, indo abaixo e dando o cod erro 15: sensor temperatura

3--> igual ao que mencionei no ponto 2, mas surgindo o codigo de erro 22: Idle speed actuator failure (ISA)

Acredito que um destes 2 sensores esteja a dar o berro, mas cheira-me que é o mesmo problema que tiveste. Diz-me uma coisa, apos substituires esse sensor e arranjares isso, ela ja voltou a dar a ignição bem sem os problemas que tinhas antes ?

Offline Natur

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 49
  • Localidade: Moscavide
  • Do not speak unless it improves on silence
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS EVO 125 FI
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #17 em: 23 de Fevereiro de 2017, 16:35 »
Sim petervivas, nunca mais tive problemas nenhuns  _pol_ e sem querer ser "mais papista que o papa" porque não sou mecânico, começava por checar esse sensor...

petervivas

  • Visitante
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #18 em: 08 de Março de 2017, 14:32 »
Sim petervivas, nunca mais tive problemas nenhuns  _pol_ e sem querer ser "mais papista que o papa" porque não sou mecânico, começava por checar esse sensor...

Amigo Natur, ja resolvi um dos problemas .. O do idle actuator! desliguei todas as fichas, retirei-o e limpei, montei tudo e esse deixou de dar sinais (maus) de vida. Quanto ao sensor de temperatura que mencionas .. ainda nao fui capaz de o "descobrir"
Neste momento, continuo a ter a luz de check acesa na mesma, as condicoes que falei antes mantêm-se, mas ja nunca tenho a luz a acender com o codigo do Idle Speed Actuator, mas sim apenas com o do sensor de temperatura.

Sabes onde fica este sensor no motor das nossas reliquias ? Estava capaz de o mandar vir e montar eu caso fosse acessivel.
Um abraço e obrigado  _pol_

Offline Natur

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 49
  • Localidade: Moscavide
  • Do not speak unless it improves on silence
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS EVO 125 FI
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #19 em: 09 de Março de 2017, 09:01 »
Oi petervivas, isso são boas notícias :)
Quanto ao Sensor podes ver na página 68 do manual a localização (lado direito da cabeça do cilindro) e procedimento para desmontar e montar, incluindo o torque de aperto.
https://www.manualslib.com/manual/405371/Daelim-S2-125.html?page=68#manual
Abraço e  scooter_

petervivas

  • Visitante
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #20 em: 18 de Março de 2017, 16:27 »
Amigo Natur
Agradeço a ajuda mas ja desmontei esta tralha e nao sou capaz de encontrar esse sensor nem sequer algo semelhante com aquele dissipador como nas imagens da pag 68 do manual.
Sabes me dizer como chegar ao dito sensor? Ou eu n sei onde e a cabeça dos cilindros ou you a ver muito mal lol  _Rolley_
Obrigado companheiro

Offline Natur

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 49
  • Localidade: Moscavide
  • Do not speak unless it improves on silence
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS EVO 125 FI
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #21 em: 21 de Março de 2017, 08:39 »
petervivas também não te sei ajudar porque foi o meu mecânico que fez essa operação... simplesmente vi no manual e passei-te a informação que lá estava...  :( Não será preferível ires a uma oficina para fazerem esse trabalho?

petervivas

  • Visitante
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #22 em: 23 de Março de 2017, 11:05 »
petervivas também não te sei ajudar porque foi o meu mecânico que fez essa operação... simplesmente vi no manual e passei-te a informação que lá estava...  :( Não será preferível ires a uma oficina para fazerem esse trabalho?

Obrigado pela ajuda companheiro, é que tou a tentar associar a foto do manual com o motor a olhar para ele, e nao sou capaz de ver nadinha semelhante, mas nao te preocupes  _pol_

Tambem tenho que ir meter vela em breve que a minha ja la anda a 12 000 , portanto
Obrigado comanheiro  _convivio_

antonio.manuel

  • Visitante
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #23 em: 05 de Julho de 2017, 15:14 »

Andei com a minha assim durante meses sem qualquer problema de rendimento.
 Penso que iria acontecer o mesmo nos dias quentes de Verão que virão aí, porque normalmente são as temperaturas mais extremas que provocam este tipo de falhas quando o sensor está com problemas.

Agora com este calor , acontece-me que a luz de check liga ao fim de poucos km , quando aquece a mota.
Desligo a S2 e a luz depois volta normal, ao ligar ,a luz não pisca(não dá sinal de avaria). Em andamento liga outra vez.
Deve ser mau contacto.
Já está neste momento com 30 000 km



Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: [S2 125] Luz de check acesa
« Responder #24 em: 05 de Julho de 2017, 21:36 »
Poderá ser uma sonda?
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018