Autor Tópico: despesas  (Lida 7436 vezes)

rookieride

  • Visitante
despesas
« em: 24 de Julho de 2012, 11:13 »
Bom dias amigos

Segundo a vossa experiência, quanto gastavam por mês em combustivel e kms por mês antes da scooter e depois de scooter. Eu por mês faço 1200 a 1300 kms o que equivale a 2 a 2.5 depósitos de gasóleo, o que dá 100 a 150€/mês, isto se colocar combustivel em bombas low cost.

Gostaria de saber a vossa opinião.

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: despesas
« Responder #1 em: 24 de Julho de 2012, 11:43 »
Viva!

As contas são fáceis.

Com a scooter em média gasta €5 por cada 100kms percorridos.

Assim:

1250kms/100kms = 12,5

12,5 x €5 = €62,5 custo em combustível com a scooter.

Passarás a gastar metade em combustível!!!  _lool_

Em termos de manutenção, as revisões são mais baratas na scooter mas como são com menor intervalo de kms do que no enlatado acaba por esta parcela ser superior.

O que poupas em combustível e ganhas em horas de sono no resultado final a scooter ganha_pol_

Abraço ;)
« Última modificação: 24 de Julho de 2012, 11:44 por CCM »
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1996
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: despesas
« Responder #2 em: 24 de Julho de 2012, 12:35 »
Companheiros

Com todo o respeito que me merecem as Vossas contas, penso, salvo melhor opinião, que estas não podem ser feitas desse modo.
Abaixo, transcrevo uma análise que fiz sobre a diferença (a nível de combustível) entre a MR (SYM GTS 125i - gasolina 95) e o Latinhas (BMW 318d com 180 cv - Diesel).

Os parâmetros utilizados são:
- MR faz média de 3L/100km o latinhas faz 5.2 L/100Km
- MR gasolina 95 (Repsol) Latinhas Disel (Repsol)
- Todos estes valores variam consoante o preço do combustível

Referenciei 50 Km (ida e volta da Portela para o Tagus Park e volta) um dia, por semana e fazendo 1000 Km por mês


         Preço           Média                  Dia                  Semana                      Mês
                                                                50 Km                        100 Kms                       250 Kms                   1,000 Kms
MR          1,664            3,00                2,50                    4,99                    12,48                    49,92
Latinhas         1,469            5,20                3,82                    7,64                    19,10                    76,39
                                     -1,32                     -2,65                     -6,62                    -26,47                   
Como podem constatar não foi pela diferença do preço do combustível que nós comprámos a scooter, num mês (1.000 Km) poupamos €26.
Também não foi pela diferença do preço das revisões em que a scooter também acaba por ser mais dispendiosa (o Latinhas faz revisões de 30.000 em 30.000 Km) enquanto que a MR faz de 6.000 em 6.000 Km depois de feita a 1ª aos 1.000 Km).
No seguro é que é a grande diferença a favor da scooter, apesar de as coberturas não terem nada a ver uma com a outra. Na MR só seguro responsabilidade civil e assistência em viagem e pagamos €96; no Latinhas seguro contra danos próprios, veículo de substituição mesmo nas revisões, com franquia 0 em tudo e pagamos €865.

Penso que se compra ums scooter pela facilidade de estacionamento, pela deslocação em horas de ponta mas fundamentalmente pelo prazer que ela nos proporciona e isso não pode ser contabilizado em euros.

Um abraço


scooter_
Paulo Renato e Mila
« Última modificação: 24 de Julho de 2012, 13:30 por Paulo Renato Ferreira »

Maozinhas

  • Visitante
Re: despesas
« Responder #3 em: 24 de Julho de 2012, 12:58 »
Não tenho contas certas para saber ao certo quanto "poupo" na troca do carro pela Scoter, mas a ideia que tenho é que o que posso poupar em combustível é cerca de 1/3, mas se considerar outro tipo de custos, como por exemplo as manutenções ficará ela por ela... _reg_

Agora gosto é de fazer outro tipo de "contas", desde que troquei das quatro rodas para as duas rodas (em Outubro do ano passado) GANHO em média uma hora por dia (que perdia nas viagens de 4 rodas), passei a saber com alguma segurança quanto tempo demoram as minhas viagens (as variações de tempos passaram de duas horas para uns dez minutos no máximo), e sobre tudo... o GOZO QUE É ANDAR EM DUAS RODAS...  _lool_ _lool_

scooter_s

ElChiquitito

  • Visitante
Re: despesas
« Responder #4 em: 24 de Julho de 2012, 13:33 »
Viva,
Cada caso é um caso,
Olhando para os Euros....se levarmos isto ao ínfimo detalhe, há muitas variáveis em jogo, e as bases de comparação também diferem.
Logo a variação da poupança é proporcional ao nº de Kms percorrido num mesmo período de tempo para dois dados veiculos.

Depois temos a questão tempo ganho, questão prática, etc....e estas partes diria que poderão não ser contabilizáveis em euros de uma forma exacta.

Eu como gosto de ser prático sempre que posso, resumi as minhas contas a isto.
Com a carrinha gasto por mês em combustivel e portagens à volta de "X", com Mota Gasto à volta de "Y", No meu caso poupo à volta de metade de X. Seja Muito ou seja pouco , Poupo Sempre e depois tenho ainda a parte do prazer de Rolar.

De uma forma prática faço como o CCM,Por dia de Mota gasto 5 euros de carro gasto 10. A escolha não é dificil ed fazer.

Boas Curvas



Offline luispdl

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 790
  • Localidade: Caneças
  • No início... era um meio de transporte.
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: despesas
« Responder #5 em: 24 de Julho de 2012, 14:10 »
No meu caso particular, que sou de "números" e gosto de fazer contas…, a diferença, para um andamento de mais de 2000km mês, a maxi fica-me mais barata que inclusive o passe (foi essa a comparação que fiz) em cerca de 60 euros. E nestas contas estou a incluir o seguro, a garagem que pago e as revisões.

Se fizesse a comparação com o carro (que para mim não era opção) a diferença seria muito superior.

Depois ainda tens de ter me conta que, se utilizas portagens (como eu), tens uma redução de 30% no valor das mesmas (se usares a via verde, excepto na ponto Vasco da Gama).

Mas também há mais custos que não tens com um carro: capacete; luvas; botas ou sobre botas; casaco; calças. É certo que o investimento em acessórios não é todos os meses, mas penso que isso se paga em 6 meses (no meu caso, claro), e deve ser tido em conta também.

Mas o que se poupa mesmo é em tempo (entre 1h a 1h30m por dia para mim) e ganha-se me prazer na condução da maxi. Só tenho pena é de ter descoberto isto tão tarde  scooter_
Luis Paulo Lobato (2981)
SYM GTS 125i - 0 km (Fev 2012) a 56.120 Km (Mar 2014)
Maxsym 400i ABS - 8.535 km (Mar 2014) a 11x.xxx (contagem em curso...)
Honda ADV 350 - 0 Km (Mai 2023) a ... (contagem em curso...)

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: despesas
« Responder #6 em: 24 de Julho de 2012, 14:20 »
...Boas companheiros,
A minha scooter está a gastar 2.6/2.7 o enlatado gasta 6 l/100 +- e para compensar ( as revisões da  scooter_ ), faço agora a revisão do carro ano sim ano não ( e tem passado na inspeção,na boa) claro que, coloco óleo da melhor qualidade e dou umas voltas de vez em quando para desenferrujar os discos travão,hehe.
Mas, há algo que traz imensas vantagens em relação ao carro, são os novos amigo(a)s do CPM e não só que se fazem por esse País de Norte a Sul e isso companheiros, NÃO TEM PREÇO!! e é investimento. _pol_
1 abraço
Scooterado _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Maozinhas

  • Visitante
Re: despesas
« Responder #7 em: 24 de Julho de 2012, 14:33 »
(...)
Mas, há algo que traz imensas vantagens em relação ao carro, são os novos amigo(a)s do CPM e não só que se fazem por esse País de Norte a Sul e isso companheiros, NÃO TEM PREÇO!! e é investimento. _pol_
(...)

 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1996
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: despesas
« Responder #8 em: 24 de Julho de 2012, 20:33 »
... Mas há algo que traz imensas vantagens em relação ao carro, são os novoa amigos(as) do CPM ... e isso companheiros NÃO TEM PREÇOI e é investimento"

Aqui não há contas a fazer e têm toda a razão  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
, o resto são trocos...

scooter_
Paulo Renato e Mila
« Última modificação: 24 de Julho de 2012, 20:38 por Paulo Renato Ferreira »

Offline luispdl

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 790
  • Localidade: Caneças
  • No início... era um meio de transporte.
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: despesas
« Responder #9 em: 24 de Julho de 2012, 20:43 »
Mas, há algo que traz imensas vantagens em relação ao carro, são os novos amigo(a)s do CPM e não só que se fazem por esse País de Norte a Sul e isso companheiros, NÃO TEM PREÇO!! e é investimento. _pol_

O Scooterado acabou com este tópico  _Rolley_ identificou um beneficio que suplanta todas as despesas  _lool_

Esta casa que é o CPM é mesmo uma grande casa para todos os amantes de  scooter_
Luis Paulo Lobato (2981)
SYM GTS 125i - 0 km (Fev 2012) a 56.120 Km (Mar 2014)
Maxsym 400i ABS - 8.535 km (Mar 2014) a 11x.xxx (contagem em curso...)
Honda ADV 350 - 0 Km (Mai 2023) a ... (contagem em curso...)

Offline LeoLopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 1284
  • Localidade: Lagoa-Algarve
  • CPM nº 1654
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 400
Re: despesas
« Responder #10 em: 24 de Julho de 2012, 21:58 »
Pelas minhas contas o meu enlatado (panda 1.2 )gasta 5lt 100km e faz revisões 20.000 em 20.000kms ,a scooter gasta 5lt 100km mais o óleo a parte (pois é a 2tempos)1lt 1200km então resumindo o enlatado compensa   _corado_


Mas andar de scooter não tem preço só prazer  _pol_

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: despesas
« Responder #11 em: 24 de Julho de 2012, 22:03 »
Cada caso é um caso,
O meu nos ultimos 4 meses antes de compra a Gts gastava 400€ de combustivel e entre 50/60€ em portagens...comprei a Gts e gasto por mes no maximo 80€ em combustivel e deixei de andar em AE ....mesmo com os kms que faço e a manutenção da mota seja com periodos bem mais curtos ,desde de Dezembro do ano passado até á data a soma das minha facturas em revisões e manuteção da GTS está e 367€ ....por isso sem andar a fazer contas ao pormenor e por alto digo que desde de Dezembro devo poupar cerca de 150€/200€ por mes no meu caso....tive alguns gastos extras com o enlatado pois esteve parado 3 meses sem lhe tocar,no meu caso ando de GTS  sempre independentemente do estado do tempo.Não me importo de andar á chuva,ao frio,ao vento e ao calor....o que digo é que voltei a ter um enorme prazer!!! scooter_ _pol_
Abraço a todos e boas curvas

PS: O comentário do companheiro Scooterado diz o resto....grande familia que conheceu de norte ao sul e no meu caso até vizinhos aqui mesmo ao lado _lol_ _palmas_ _palmas_ _pt_ scooter_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: despesas
« Responder #12 em: 24 de Julho de 2012, 23:49 »

Seja que caso seja, desde que se tenha gosto em andar de 2 rodas, com mais lucro ou menos lucro, com mais beneficios ou menos, o importante é sentir-se bem e curtir o prazer que as duas rodas nos dao!

Tal como assina o companheiro Vasco ..... "De carro vemos a paisagem De mota fazemos parte dela"

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Francisco

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2011
  • Mensagens: 154
  • Localidade: sintra
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown
Re: despesas
« Responder #13 em: 25 de Julho de 2012, 00:21 »
Contas ???????

 _careta_ Não faço, Só pelo prazer de conviver com os amigos  _convivio_ do CPM, E fazer km de puro prazer com a Maxi  _lool_

  scooter_ Abraços e boas curvas  _pt_
Vive ao maximo, Gasta o minimo.