Autor Tópico: [SYM] - Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor  (Lida 25230 vezes)

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
   
Primeiro que tudo convém salientar que se forem duas pessoas, o trabalho torna-se muito mais fácil e rápido. O motor deve estar totalmente frio, deixa-lo repousar pelo menos 24 horas sem trabalhar, a temperatura ambiente deve ser inferior a 35 C.º e devemos ter em nossa posse o valor da folga das válvulas  para o nosso modelo de Maxi.

1-   Temos que retirar tudo o que nos bloquear o acesso a cabeça do motor. Para isso devemos procurar todos os parafusos e porcas que prendem banco, e as carenagens laterais e piso. (a parafusos em sítios bem escondidinhos, lool). Para não se esquecerem sugiro que cada parte desmontada, peguem no telemóvel e façam fotografias das partes desmontadas assim como onde estavam os parafusos, aqui ficam alguns exemplos de parafusos a retirar na GTs. O encosto na Gts terá que sair também!


By nunompires at 2012-07-23

By nunompires at 2012-07-23

By nunompires at 2012-07-19

By nunompires at 2012-07-19

By nunompires at 2012-07-23

By nunompires at 2012-07-23


2-   Depois  de retirar-mos o cofre do banco deveremos desligar todas as fichas que ligam piscas, faróis… etcc


By nunompires at 2012-07-23

By nunompires at 2012-07-23

By nunompires at 2012-07-23

3-   Aqui esta identificado  a Azul a mangueira que vem do respire do cárter, encontra-se sempre entre a admissão e após o filtro de ar, é só  seguir o seu  percurso que vamos dar com o filtro. Em amarelo a tampa e junta das válvulas, (esta junta deve levar nova, é barata e fica melhor levar uma junta nova que ter-mos um motor babado de óleo porque quisemos poupar 5 euros). A vermelho o filtro do respiro do cárter que encontrei seguindo a mangueira que esta identificada a azul.

By nunompires at 2012-07-23

4-   Retiramos todo o resto de plásticos que cobrem o motor, inclusive os laterias e o do piso inferior. Devemos procurar bem pois em todas as maxis existem uns parafusos escondidos. A tampa do variador também deve sair.

By nunompires at 2012-07-23

By nunompires at 2012-07-23

5-   Para depois retirar o piso inferior que cobre o deposito, na gts o piso deve ser puxado para trás e devemos usar uma chave de fendas para fazer um pouco de pressão neste ponto, para desencaixar  o piso. Todo o trabalho deve ser com cuidado e se mostrar resistência deveremos procurar possíveis parafusos, ou encaixes.

By nunompires at 2012-07-23

6-   Tudo a mostra.

By nunompires at 2012-07-23

7-   Retiramos os tubos do respire, e o filtro e procedemos ao seu teste, basta soprar, o meu estava parcialmente entupido, foi necessário algum pulmão para sair um pouco de ar.

By nunompires at 2012-07-23

8-   Procedemos a sua lavagem, 1 com um diluente de óleo, (gasolina, petróleo, ou outro produto) que retire a massa que se aloja no seu interior, deitamos o produto para o interior e deixamos actuar uma hora e depois lavamos o interior e exterior com agua e sabão neutro para retirar restos do diluente que usamos e deixamos secar.

By nunompires at 2012-07-23

9-   Enquanto tudo seca, procedemos a desmontagem de todos os tubos que não permitem que a tampa das válvulas saia. (Cabo de vela, etcc…)

By nunompires at 2012-07-23

10-   Retiramos a tampa das válvulas. A amarelo o sitio onde iremos passar o papa folgas para medir  a folga.

By nunompires at 2012-07-23

11-   O papa folgas, tive que dobrar as pontas para poder encaixa-lo bem, usamos a chapa com a medida definida pelo fabricante a folga das válvulas de escape e admissão, a chapa deve entrar com uma bocadinho de dificuldade, não muita, nem muito a larga.

By nunompires at 2012-07-19

12-   Mas antes de medir-mos as folgas temos que ter a certeza que as válvulas se encontram totalmente abertas. Quando as válvulas de escape estão totalmente abertas, a de admissão encontram-se totalmente fechadas, para saber-mos se estão, vamos 1, procurar esta janela numa das faces do motor, retiramos a tampa de plástico que tem e vemos o sinal, que deve coincidir com um la dentro, um alto.

By nunompires at 2012-07-23

13-   Para os fazer coincidir temos que fazer rodar o motor, para isso de preferência  duas pessoas, uma faz rodar o variador

By nunompires at 2012-07-23

14-   Enquanto a outra vê quando os dois pontos se fazem coincidir através da janela.

By nunompires at 2012-07-23

Para sabermos quais as válvulas que estão abertas, escape ou admissão, já que tem folgas diferentes, basta ter duas coisas em atenção, as de escape normalmente estão mais escuras devido ao maior calor a que são sujeitas. Ou então as de escape estão do lado do escape, e as admissão do lado da admissão. Na gts, escape em baixo, (escape encontra-se em baixo) admissão em cima.
Depois de verificar a folga das de admissão ou escape, damos mais uma volta ao motor fazendo rodar o variador (uma chave de bocas ou roquete serve perfeitamente), fazemos coincidir novamente os dois pontos e vamos verificar a folga das válvulas de escape ou admissão, dependendo das quais vimos 1, apos uma volta estas fecham-se e as outras abrem-se.

By nunompires at 2012-07-23

Verificamos novamente a folga das válvulas Segundo as especificações do fabricante.


By nunompires at 2012-07-23

Eu tinha uma válvula de escape ligeiramente fechada, o papa folgas não entrava, então tive que proceder a sua afinação.
15-   Desapertamos a porca maior , e fazemos rodar o batente para baixo ou para cima conforme queremos abrir ou fechar a folga da válvula.

By nunompires at 2012-07-23

Depois de estar com a folga necessária voltamos a apertar a porca maior, e já esta. De notar que normalmente é necessário ferramenta s especiais para afinar as válvulas, eu usei só chave de bocas, consegui afinar, mas o batente requer uma chave especial com encaixe quadrado, vou ver se compro, pois com a chave de bocas posso magoar o batente.
Depois é montar a junta nova na tampa das válvulas, montar tudo inclusive o filtro do respiro do motor, fazer trabalhar o motor por uns 3 minutos, mudar o óleo por precaução , pois pode ter entrado alguma sujidade la para dentro e o trabalho esta feito.
16-   Aproveitamos e lavámos o motor todo com agua e sabão neutro.


By nunompires at 2012-07-23

Montamos os plásticos irritantes todos, e os parafusinhos  e vamos até a beira mar, beber umas cerveja fresquinha e sentir a brisa do mar na face.

Abraços e boas curvas.




« Última modificação: 01 de Julho de 2014, 14:44 por M.Careca »
[/URL]

dinis espadinha

  • Visitante
Re: Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #1 em: 24 de Julho de 2012, 00:09 »
Belo trabalho sem dúvida.  scooter_ _slb_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #2 em: 24 de Julho de 2012, 00:45 »

E que bem sabes essas cervejas á beira mar  _convivio_

Belo trabalho  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Para quem tem estes motores ou similares é uma grande, grande ajuda  _pol_

Para quem nao tem, tudo é basicamente assim, basicamente....

Para quem nao percebe mesmo, é melhor mandar fazer, pois pode desafinar tudo e a maxi tem de ir de reboque para o medico  scooter_

Belo DIY nunompires, parabens  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Maozinhas

  • Visitante
Re: Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #3 em: 24 de Julho de 2012, 00:50 »
Confesso que a única parte que percebi claramente foi: "Beber umas cerveijas..."  _lol_

Tiro-te o meu chapéu... não só pelo trabalho realizado mas também pela magnífica descrição.  _palmas_ _palmas_

Para a próxima conta comigo para as  _convivio_

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #4 em: 24 de Julho de 2012, 01:00 »
 _pol_ _pol_ _pol_ Muito bem, mas para mim não dá,  _anjo_ ainda iria sobrar peças.
Tenho o Dr. César da MotoBelas!!!!  ele trata-lhe das doenças,  _lol_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #5 em: 24 de Julho de 2012, 07:42 »
Eu tenho um método bem mais simples, que é agarrar na scooter, deixa-la no mecânico e enquanto ele a arranja, eu vou  _vinho_ .    _lol_ _lol_ _lol_

Agora a sério, excelente tópico, excelente descrição, muito útil para quem estiver interessado em realizar esta tarefa, mais um tópico com a qualidade a que nos habituaste.

Parabéns


 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_



 scooter_ scooter_ scooter_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Cobra

  • Visitante
Re: Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #6 em: 24 de Julho de 2012, 08:40 »
Obrigado Nuno, magnífico trabalho e paciência a desmontar os tupperwares todos.
O mais importante para mim era a medida das folgas, para a gts 125i se, que não encontro em lado nenhum, pois tenho um vizinho mecânico da Mercedes, que dá um jeito em motos.
A tua é de carburador não é? as de injeção penso que não levam filtro de gasolina
Abraço

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #7 em: 24 de Julho de 2012, 09:23 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Excelente relato, Nuno. Aliás, ao nível que nos costumas "brindar":

- Explicação
- Fotos

Obrigado pela partilha e trabalho que tiveste a fazer a reportagem!
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


yoshi

  • Visitante
Re: Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #8 em: 24 de Julho de 2012, 09:57 »
E fazer dissecar cirurgicamente a menina? A que foste mesmo ate ao osso !!!!

E depois colocar os tubos direitinhos?

Seja como for ainda tenho um ano para ir aperfeiçoando os nconhecimentos, pq ate acabar a garantia nao lhe mexo....

Ja agora , quanto tempo demorou o procedimento?

Qual o custo final em material? Englobar as ferramentas especificas.

Obrigado.

Optimo post

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #9 em: 24 de Julho de 2012, 10:48 »
Viva!

Parabéns!  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Porque é que não acedeste à tampa das válvulas por baixo da scooter?

Não tinhas espaço?

Pelo que estive a ver e ainda não testei, na GTS 125, pode-se aceder à tampa das válvulas por baixo. Embora seja um local com pouco espaço, com paciência e jeito penso que se consegue afinar as válvulas. Assim evita-se colocar a menina com as entranhas à vista...

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #10 em: 24 de Julho de 2012, 12:34 »
Obrigado Nuno, magnífico trabalho e paciência a desmontar os tupperwares todos.
O mais importante para mim era a medida das folgas, para a gts 125i se, que não encontro em lado nenhum, pois tenho um vizinho mecânico da Mercedes, que dá um jeito em motos.
A tua é de carburador não é? as de injeção penso que não levam filtro de gasolina
Abraço

A minha é uma 250 i, é de injecção a partir de 2007 as 250 já vinham todas com injecção. O filtro esta dentro do deposito de combustível, junto com a bomba que também esta lá dentro
[/URL]

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #11 em: 24 de Julho de 2012, 12:37 »
E fazer dissecar cirurgicamente a menina? A que foste mesmo ate ao osso !!!!

E depois colocar os tubos direitinhos?

Seja como for ainda tenho um ano para ir aperfeiçoando os nconhecimentos, pq ate acabar a garantia nao lhe mexo....

Ja agora , quanto tempo demorou o procedimento?

Qual o custo final em material? Englobar as ferramentas especificas.

Obrigado.



Optimo post

5 Horas, (desmontar e montar, limpeza do respiro, lavagem do motor e mota, mudar o óleo)

4€ para o papa folgas,5 € a junta da tampa das válvulas.Falta-me uma ferramenta especifica para ajustar o batente, safei-me com uma chave de bocas, mas não convém usar.
« Última modificação: 24 de Julho de 2012, 12:38 por nunompires »
[/URL]

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #12 em: 24 de Julho de 2012, 12:39 »
Viva!

Parabéns!  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Porque é que não acedeste à tampa das válvulas por baixo da scooter?

Não tinhas espaço?

Pelo que estive a ver e ainda não testei, na GTS 125, pode-se aceder à tampa das válvulas por baixo. Embora seja um local com pouco espaço, com paciência e jeito penso que se consegue afinar as válvulas. Assim evita-se colocar a menina com as entranhas à vista...

Abraço ;)

O teu motor é mais pequeno que o meu, por isso acho que tens espaço suficiente, retirando as tampas laterais e o cofre do banco. Na minha já o espaço e mais diminuto.

Abraço
[/URL]

Tormentinha

  • Visitante
Re: Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #13 em: 24 de Julho de 2012, 12:51 »
Excelente post Nuno....... _pol_ já agora com que kilometragem feita é que foi feito este maravilhoso trabalhinho??? _convivio_


« Última modificação: 24 de Julho de 2012, 12:52 por Tormentinha »

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #14 em: 24 de Julho de 2012, 13:32 »
Excelente post Nuno....... _pol_ já agora com que kilometragem feita é que foi feito este maravilhoso trabalhinho??? _convivio_


By nunompires at 2012-07-23
[/URL]

Manhas

  • Visitante
Re: Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #15 em: 24 de Julho de 2012, 14:00 »
Muitos parabéns Nuno.
 
Ao melhor nível, como já nos tens habituado!

papetorre

  • Visitante
Re: Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #16 em: 02 de Agosto de 2012, 00:05 »
Muitos parabéns pelo tutorial.
Espectáculo  _palmas_

sol

  • Visitante
Re: Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #17 em: 21 de Setembro de 2012, 11:54 »
booas Nuno,

é pah confesso que ando aqui a ler e reler o teu  "guia"... e nao entendo em que zona metes o papa folgas... e quais os "mm" que cada uma delas tem que ter..

é que no manual diz 30,00 e tal milimetros...

http://img803.imageshack.us/img803/2061/058mwx.jpg

podes dar uma ajuda??? a minha voltou a engasgar-se (ta na altura de afinar valvulas...) e ja limpei o carburador...


sol

  • Visitante
Re: Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #18 em: 22 de Setembro de 2012, 08:39 »
ok, ja percebi onde as medes... agora falta é as "medidas"... porque nao encontro as folgas em lado nenhum

lulis

  • Visitante
Re: Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #19 em: 22 de Setembro de 2012, 21:31 »
Muito bem. quem não fazia melhor sei eu quem era ehehehh  _lool_

Abraço e ...... good curvations ;)

albertomssilva

  • Visitante
Re: [SYM] - Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #20 em: 30 de Agosto de 2014, 12:07 »
muitos parabéns pelo tópico. estamos sempre a aprender como se faz... Embora em certos casos, não seja para nós fazermos em casa.
Sempre bom saber como é!

erkyloko

  • Visitante
Re: [SYM] - Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #21 em: 03 de Novembro de 2017, 09:22 »
Boas camaradas,

Não se consegue ver as fotos....ou sou só eu?!?!

Boas curvas
Pedro Martins

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: [SYM] - Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
« Responder #22 em: 03 de Novembro de 2017, 20:31 »
...Eu também não as consigo ver ( as fotos ) e isto deverá ter a ver com o tempo limite ( à borliu ) que certos sites dão para alojar as fotos, para soluções + duradouras será necessário pagar algum.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!