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[SYM] - Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor

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nunompires:
Afinação de Válvulas e Limpeza do respiro do Cárter do motor
   
Primeiro que tudo convém salientar que se forem duas pessoas, o trabalho torna-se muito mais fácil e rápido. O motor deve estar totalmente frio, deixa-lo repousar pelo menos 24 horas sem trabalhar, a temperatura ambiente deve ser inferior a 35 C.º e devemos ter em nossa posse o valor da folga das válvulas  para o nosso modelo de Maxi.

1-   Temos que retirar tudo o que nos bloquear o acesso a cabeça do motor. Para isso devemos procurar todos os parafusos e porcas que prendem banco, e as carenagens laterais e piso. (a parafusos em sítios bem escondidinhos, lool). Para não se esquecerem sugiro que cada parte desmontada, peguem no telemóvel e façam fotografias das partes desmontadas assim como onde estavam os parafusos, aqui ficam alguns exemplos de parafusos a retirar na GTs. O encosto na Gts terá que sair também!


By nunompires at 2012-07-23

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By nunompires at 2012-07-19

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2-   Depois  de retirar-mos o cofre do banco deveremos desligar todas as fichas que ligam piscas, faróis… etcc


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3-   Aqui esta identificado  a Azul a mangueira que vem do respire do cárter, encontra-se sempre entre a admissão e após o filtro de ar, é só  seguir o seu  percurso que vamos dar com o filtro. Em amarelo a tampa e junta das válvulas, (esta junta deve levar nova, é barata e fica melhor levar uma junta nova que ter-mos um motor babado de óleo porque quisemos poupar 5 euros). A vermelho o filtro do respiro do cárter que encontrei seguindo a mangueira que esta identificada a azul.

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4-   Retiramos todo o resto de plásticos que cobrem o motor, inclusive os laterias e o do piso inferior. Devemos procurar bem pois em todas as maxis existem uns parafusos escondidos. A tampa do variador também deve sair.

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5-   Para depois retirar o piso inferior que cobre o deposito, na gts o piso deve ser puxado para trás e devemos usar uma chave de fendas para fazer um pouco de pressão neste ponto, para desencaixar  o piso. Todo o trabalho deve ser com cuidado e se mostrar resistência deveremos procurar possíveis parafusos, ou encaixes.

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6-   Tudo a mostra.

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7-   Retiramos os tubos do respire, e o filtro e procedemos ao seu teste, basta soprar, o meu estava parcialmente entupido, foi necessário algum pulmão para sair um pouco de ar.

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8-   Procedemos a sua lavagem, 1 com um diluente de óleo, (gasolina, petróleo, ou outro produto) que retire a massa que se aloja no seu interior, deitamos o produto para o interior e deixamos actuar uma hora e depois lavamos o interior e exterior com agua e sabão neutro para retirar restos do diluente que usamos e deixamos secar.

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9-   Enquanto tudo seca, procedemos a desmontagem de todos os tubos que não permitem que a tampa das válvulas saia. (Cabo de vela, etcc…)

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10-   Retiramos a tampa das válvulas. A amarelo o sitio onde iremos passar o papa folgas para medir  a folga.

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11-   O papa folgas, tive que dobrar as pontas para poder encaixa-lo bem, usamos a chapa com a medida definida pelo fabricante a folga das válvulas de escape e admissão, a chapa deve entrar com uma bocadinho de dificuldade, não muita, nem muito a larga.

By nunompires at 2012-07-19

12-   Mas antes de medir-mos as folgas temos que ter a certeza que as válvulas se encontram totalmente abertas. Quando as válvulas de escape estão totalmente abertas, a de admissão encontram-se totalmente fechadas, para saber-mos se estão, vamos 1, procurar esta janela numa das faces do motor, retiramos a tampa de plástico que tem e vemos o sinal, que deve coincidir com um la dentro, um alto.

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13-   Para os fazer coincidir temos que fazer rodar o motor, para isso de preferência  duas pessoas, uma faz rodar o variador

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14-   Enquanto a outra vê quando os dois pontos se fazem coincidir através da janela.

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Para sabermos quais as válvulas que estão abertas, escape ou admissão, já que tem folgas diferentes, basta ter duas coisas em atenção, as de escape normalmente estão mais escuras devido ao maior calor a que são sujeitas. Ou então as de escape estão do lado do escape, e as admissão do lado da admissão. Na gts, escape em baixo, (escape encontra-se em baixo) admissão em cima.
Depois de verificar a folga das de admissão ou escape, damos mais uma volta ao motor fazendo rodar o variador (uma chave de bocas ou roquete serve perfeitamente), fazemos coincidir novamente os dois pontos e vamos verificar a folga das válvulas de escape ou admissão, dependendo das quais vimos 1, apos uma volta estas fecham-se e as outras abrem-se.

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Verificamos novamente a folga das válvulas Segundo as especificações do fabricante.


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Eu tinha uma válvula de escape ligeiramente fechada, o papa folgas não entrava, então tive que proceder a sua afinação.
15-   Desapertamos a porca maior , e fazemos rodar o batente para baixo ou para cima conforme queremos abrir ou fechar a folga da válvula.

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Depois de estar com a folga necessária voltamos a apertar a porca maior, e já esta. De notar que normalmente é necessário ferramenta s especiais para afinar as válvulas, eu usei só chave de bocas, consegui afinar, mas o batente requer uma chave especial com encaixe quadrado, vou ver se compro, pois com a chave de bocas posso magoar o batente.
Depois é montar a junta nova na tampa das válvulas, montar tudo inclusive o filtro do respiro do motor, fazer trabalhar o motor por uns 3 minutos, mudar o óleo por precaução , pois pode ter entrado alguma sujidade la para dentro e o trabalho esta feito.
16-   Aproveitamos e lavámos o motor todo com agua e sabão neutro.


By nunompires at 2012-07-23

Montamos os plásticos irritantes todos, e os parafusinhos  e vamos até a beira mar, beber umas cerveja fresquinha e sentir a brisa do mar na face.

Abraços e boas curvas.




dinis espadinha:
Belo trabalho sem dúvida.  scooter_ _slb_

_AXE_:

E que bem sabes essas cervejas á beira mar  _convivio_

Belo trabalho  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Para quem tem estes motores ou similares é uma grande, grande ajuda  _pol_

Para quem nao tem, tudo é basicamente assim, basicamente....

Para quem nao percebe mesmo, é melhor mandar fazer, pois pode desafinar tudo e a maxi tem de ir de reboque para o medico  scooter_

Belo DIY nunompires, parabens  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Boas curvas

Maozinhas:
Confesso que a única parte que percebi claramente foi: "Beber umas cerveijas..."  _lol_

Tiro-te o meu chapéu... não só pelo trabalho realizado mas também pela magnífica descrição.  _palmas_ _palmas_

Para a próxima conta comigo para as  _convivio_

José:
 _pol_ _pol_ _pol_ Muito bem, mas para mim não dá,  _anjo_ ainda iria sobrar peças.
Tenho o Dr. César da MotoBelas!!!!  ele trata-lhe das doenças,  _lol_

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