Autor Tópico: Compra mota pela entidade empregadora  (Lida 14749 vezes)

Offline Pelikano

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 87
  • Localidade: Leiria
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X Max 125
Compra mota pela entidade empregadora
« em: 13 de Julho de 2012, 22:00 »
Caros futuros colegas :) ,

Irei em breve comprar a bela da Xmax 125 (decisão 95% tomada). Uma vez que tenho a receber um prémio monetário da empresa na qual trabalho, colocou-se a possibilidade da mota ser incluída no prémio.

Vantagens, sobre o valor em numerário iriam incidir impostos no valor de 30 a 40% sobre o total - assim não seria o caso. No plano ético e legal penso que não há nada a dizer.
Sendo motociclo, também o IVA não poderia ser deduzido pela empresa.

Desvantagens.... Conhecem? Após uma breve conversa com um contabilista fiquei com a noção de poder incidir uma sobretaxa (de cerca de 20%) sobre despesas futuras relacionadas com a mota. Sabem de algo ou podem acrescentar alguma info?


Obrigado desde já.
« Última modificação: 13 de Julho de 2012, 23:25 por Pelikano »

FSO

  • Visitante
Re: Compra mota pela entidade empregadora
« Responder #1 em: 14 de Julho de 2012, 01:28 »
Caro companheiro,

Se a mota ficar em teu nome é um rendimento em espécie sujeito à mesma tributação em sede de IRS e Segurança Social. Se a Empresa não o fizer é uma contingência fiscal para ti e para a Empresa.

Se a mota ficar em nome da Empresa, todas os gastos e despesas com a mota que sejam incluídas na Empresa serão sujeitas a uma tributação autónoma de 10% ou 20% se a Empresa tiver prejuízo. Claro que a Administração Fiscal poderá ainda questionar a dedutibilidade fiscal dessas despesas e gastos.

Atenção que as viaturas são facilmente controladas pela Administração Fiscal devido ao seu registo.

Cumps,
FSO

Offline Pelikano

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 87
  • Localidade: Leiria
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X Max 125
Re: Compra mota pela entidade empregadora
« Responder #2 em: 14 de Julho de 2012, 02:24 »
FSO,  desde já o meu obrigado pela atenção. A Mota ficaria em nome da empresa. Tributação autónoma = imposto adicional (sou mesmo leigo nesta matéria, inclusive já li o artigo 73 sobre taxas de tributação autónoma mas as dúvidas subsistem)? Quanto à dedutibilidade fiscal, deslocações em trabalho (e.g. visita a cliente) não seria uma razão válida?
Desculpa a ignorância...
Um abraço!

Update: Entretanto já pesquisei um bocado mais e percebi que efectivamente a tributação autónoma é um encargo.
Pergunto agora: Esses 10% (não há prejuízo) incidem sobre a compra ou só sobre despesas futuras?
Caso seja sobre despesas futuras (combustivel, revisões e afins) não poderei pagar directamente pessoalmente sem passar pela empresa?
Por ex caso passasse pela empresa, uma revisão de 100 Eur teria um encargo extra de 10 Eur e nada seria dedutivel nas despesas -> despesa total 110 eur?
« Última modificação: 14 de Julho de 2012, 02:57 por Pelikano »

FSO

  • Visitante
Re: Compra mota pela entidade empregadora
« Responder #3 em: 18 de Julho de 2012, 10:47 »
Caro companheiro Pelikano,

A Fiscalidade em Portugal é uma dor de cabeça não só por termos de pagar impostos mas pela complexidade das regras e constante alteração das mesmas. Vou tentar simplificar a questão pelas duas vertentes mais relevantes:

IVA
O IVA das despesas com viaturas ligeiras de passageiros não é dedutível. Ou seja, a colocação da mota na Empresa não trará qualquer benefício a este nível. Ver alínea a) do n.º 1 do artigo 21.º do CIVA.

1 -    Exclui-se, todavia, do direito à dedução o imposto contido nas seguintes despesas:
a)   Despesas relativas à aquisição, fabrico ou importação, à locação, à utilização, à transformação e reparação de viaturas de turismo, de barcos de recreio, helicópteros, aviões, motos e motociclos. É considerado viatura de turismo qualquer veículo automóvel, com inclusão do reboque, que, pelo seu tipo de construção e equipamento, não seja destinado unicamente ao transporte de mercadorias ou a uma utilização com carácter agrícola, comercial ou industrial ou que, sendo misto ou de transporte de passageiros, não tenha mais de nove lugares, com inclusão do condutor;

IRC
Aqui primeiro coloca-se a questão da necessidade da existência da mota para o normal funcionamento da despesa. A hipótese que colocas é defensável, que a mesma serve para deslocação a clientes, no entanto, devem depois surgir as restantes despesas que confirmem que a mota é utilizada ao serviço da empresa. Ver artigo 23.º do CIRC.

1 -    Consideram-se gastos os que comprovadamente sejam indispensáveis para a realização dos rendimentos sujeitos a imposto ou para a manutenção da fonte produtora, nomeadamente:
a)   Os relativos à produção ou aquisição de quaisquer bens ou serviços, tais como matérias utilizadas, mão-de-obra, energia e outros gastos gerais de produção, conservação e reparação;
b)   Os relativos à distribuição e venda, abrangendo os de transportes, publicidade e colocação de mercadorias e produtos;
c)   De natureza financeira, tais como juros de capitais alheios aplicados na exploração, descontos, ágios, transferências, diferenças de câmbio, gastos com operações de crédito, cobrança de dívidas e emissão de obrigações e outros títulos, prémios de reembolso e os resultantes da aplicação do método do juro efectivo aos instrumentos financeiros valorizados pelo custo amortizado;
d)   De natureza administrativa, tais como remunerações, incluindo as atribuídas a título de participação nos lucros, ajudas de custo, material de consumo corrente, transportes e comunicações, rendas, contencioso, seguros, incluindo os de vida e operações do ramo «Vida», contribuições para fundos de poupança -reforma, contribuições para fundos de pensões e para quaisquer regimes complementares da segurança social, bem como gastos com benefícios de cessação de emprego e outros benefícios pós-emprego ou a longo prazo dos empregados;
e)   Os relativos a análises, racionalização, investigação e consulta;
f)    De natureza fiscal e parafiscal;
g)   Depreciações e amortizações;
h)   Ajustamentos em inventários, perdas por imparidade e provisões;
i)    Gastos resultantes da aplicação do justo valor em instrumentos financeiros;
j)    Gastos resultantes da aplicação do justo valor em activos biológicos consumíveis que não sejam explorações silvícolas plurianuais;
l)    Menos-valias realizadas;
m)  Indemnizações resultantes de eventos cujo risco não seja segurável.
2 -    Não são aceites como gastos as despesas ilícitas, designadamente as que decorram de comportamentos que fundadamente indiciem a violação da legislação penal portuguesa, mesmo que ocorridos fora do alcance territorial da sua aplicação.
3 -    Não são aceites como gastos do período de tributação os suportados com a transmissão onerosa de partes de capital, qualquer que seja o título por que se opere, quando detidas pelo alienante por período inferior a três anos e desde que:
a)   As partes de capital tenham sido adquiridas a entidades com as quais existam relações especiais, nos termos do n.º 4 do artigo 63.º;
b)   As partes de capital tenham sido adquiridas a entidades residentes em território português sujeitas a um regime especial de tributação.
4 -    Não são também aceites como gastos do período de tributação os suportados com a transmissão onerosa de partes de capital, qualquer que seja o título por que se opere, sempre que a entidade alienante tenha resultado de transformação, incluindo a modificação do objecto social, de sociedade à qual fosse aplicável regime fiscal diverso relativamente a estes gastos e tenham decorrido menos de três anos entre a data da verificação desse facto e a data da transmissão.
5 -    Não são, igualmente, aceites como gastos do período de tributação, os suportados com a transmissão onerosa de partes de capital, qualquer que seja o título por que se opere, a entidades com as quais existam relações especiais, nos termos do n.º 4 do artigo 63.º, ou a entidades residentes em território português sujeitas a um regime especial de tributação, bem como as menos-valias resultantes de mudanças no modelo de valorização relevantes para efeitos fiscais, nos termos do n.º 9 do artigo 18.º, que decorram, designadamente, de reclassificação contabilística ou de alterações nos pressupostos referidos na alínea a) do n.º 9 deste artigo.


Assim se os gastos forem aceites, eles contribuem para reduzir o lucro da tua empresa e logo poderás dizer que terias uma poupança fiscal de cerca de 25% sobre os gastos que incorras. No entanto, existem as tributações autónomas que alteram completamente este cenário. Ver artigo 88.º do CIRC.

1 -    As despesas não documentadas são tributadas autonomamente, à taxa de 50%, sem prejuízo da sua não consideração como gastos nos termos doartigo 23.º
2 -    A taxa referida no número anterior é elevada para 70% nos casos em que tais despesas sejam efectuadas por sujeitos passivos total ou parcialmente isentos, ou que não exerçam, a título principal, actividades de natureza comercial, industrial ou agrícola e ainda por sujeitos passivos que aufiram rendimentos enquadráveis no artigo 7.º [Redação dada pela Lei n.º 64-B/2011, de 30 de dezembro - OE]
3 -    São tributados autonomamente à taxa de 10% os encargos efectuados ou suportados por sujeitos passivos não isentos subjectivamente e que exerçam, a título principal, actividade de natureza comercial, industrial ou agrícola, relacionados com viaturas ligeiras de passageiros ou mistas cujo custo de aquisição seja igual ou inferior ao montante fixado nos termos da alínea e) do n.º 1 do artigo 34.º, motos ou motociclos, excluindo os veículos movidos exclusivamente a energia eléctrica. [Redacção dada pela Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro - OE]
4 -    São tributados autonomamente à taxa de 20% os encargos efectuados ou suportados pelos sujeitos passivos mencionados no número anterior, relacionados com viaturas ligeiras de passageiros ou mistas cujo custo de aquisição seja superior ao montante fixado nos termos da alínea e) do n.º 1 do artigo 34.º [Redacção dada pela Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro - OE]
5 -    Consideram-se encargos relacionados com viaturas ligeiras de passageiros, motos e motociclos, nomeadamente, depreciações, rendas ou alugueres, seguros, manutenção e conservação, combustíveis e impostos incidentes sobre a sua posse ou utilização.
6 -    Excluem-se do disposto no n.º 3 os encargos relacionados com viaturas ligeiras de passageiros, motos e motociclos, afectos à exploração de serviço público de transportes, destinados a serem alugados no exercício da actividade normal do sujeito passivo, bem como as depreciações relacionadas com viaturas relativamente às quais tenha sido celebrado o acordo previsto no n.º 9) da alínea b) do n.º 3 do artigo 2.º do Código do IRS.
7 -    São tributados autonomamente à taxa de 10% os encargos dedutíveis relativos a despesas de representação, considerando-se como tal, nomeadamente, as despesas suportadas com recepções, refeições, viagens, passeios e espectáculos oferecidos no País ou no estrangeiro a clientes ou fornecedores ou ainda a quaisquer outras pessoas ou entidades. [Redacção dada pela Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro - OE]
8 -    São sujeitas ao regime do n.º 1 ou do n.º 2, consoante os casos, sendo as taxas aplicáveis, respectivamente, 35% ou 55%, as despesas correspondentes a importâncias pagas ou devidas, a qualquer título, a pessoas singulares ou colectivas residentes fora do território português e aí submetidas a um regime fiscal claramente mais favorável, tal como definido nos termos do Código, salvo se o sujeito passivo puder provar que correspondem a operações efectivamente realizadas e não têm um carácter anormal ou um montante exagerado.
9 -    São ainda tributados autonomamente, à taxa de 5%, os encargos dedutíveis relativos a ajudas de custo e à compensação pela deslocação em viatura própria do trabalhador, ao serviço da entidade patronal, não facturados a clientes, escriturados a qualquer título, excepto na parte em que haja lugar a tributação em sede de IRS na esfera do respectivo beneficiário, bem como os encargos não dedutíveis nos termos da alínea f) do n.º 1 doartigo 45.º suportados pelos sujeitos passivos que apresentem prejuízo fiscal no período de tributação a que os mesmos respeitam.
10 -  [Revogado pela Lei n.º 3-B/2010, de 28 de Abril - OE]
11 -  São tributados autonomamente, à taxa de 25%, os lucros distribuídos por entidades sujeitas a IRC a sujeitos passivos que beneficiam de isenção total ou parcial, abrangendo, neste caso, os rendimentos de capitais, quando as partes sociais a que respeitam os lucros não tenham permanecido na titularidade do mesmo sujeito passivo, de modo ininterrupto, durante o ano anterior à data da sua colocação à disposição e não venham a ser mantidas durante o tempo necessário para completar esse período. [Redação dada pela Lei n.º 64-B/2011, de 30 de dezembro - OE]
12 -  Ao montante do imposto determinado, de acordo com o disposto no número anterior, é deduzido o imposto que eventualmente tenha sido retido na fonte, não podendo nesse caso o imposto retido ser deduzido ao abrigo do n.º 2 do artigo 90.º
13 -  São tributados autonomamente, à taxa de 35%: [Aditado pela Lei n.º 3-B/2010, de 28 de Abril - OE]
a)   Os gastos ou encargos relativos a indemnizações ou quaisquer compensações devidas não relacionadas com a concretização de objectivos de produtividade previamente definidos na relação contratual, quando se verifique a cessação de funções de gestor, administrador ou gerente, bem como os gastos relativos à parte que exceda o valor das remunerações que seriam auferidas pelo exercício daqueles cargos até ao final do contrato, quando se trate de rescisão de um contrato antes do termo, qualquer que seja a modalidade de pagamento, quer este seja efectuado directamente pelo sujeito passivo quer haja transferência das responsabilidades inerentes para uma outra entidade; [Aditada pela Lei n.º 3-B/2010, de 28 de Abril - OE]
b)   Os gastos ou encargos relativos a bónus e outras remunerações variáveis pagas a gestores, administradores ou gerentes quando estas representem uma parcela superior a 25% da remuneração anual e possuam valor superior a € 27.500, salvo se o seu pagamento estiver subordinado ao diferimento de uma parte não inferior a 50% por um período mínimo de três anos e condicionado ao desempenho positivo da sociedade ao longo desse período. [Aditada pela Lei n.º 3-B/2010, de 28 de Abril - OE]
14 -  As taxas de tributação autónoma previstas no presente artigo são elevadas em 10 pontos percentuais quanto aos sujeitos passivos que apresentem prejuízo fiscal no período de tributação a que respeitem quaisquer dos factos tributários referidos nos números anteriores. [Aditado pela Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro - OE]


Assim de forma resumida podes ter o seguinte:

Se a Empresa tiver lucro, todos os gastos com a mota (depreciações, gasolina, portagens, reparações, etc) vão contribuir para pagares menos IRC mas depois todas essas despesas vão pagar directamente 10% sobre o valor dos gastos reconhecidos.

Se a Empresa tiver prejuízo, os gastos com a mota apenas vão servir para teres um prejuízo fiscal mais elevado que poderás ou não utilizar no futuro. E todas essas despesas vão pagar directamente 20% sobre o valor dos gastos reconhecidos.

Espero não ter confundido ainda mais.

Cumps,
FSO



FSO

  • Visitante
Re: Compra mota pela entidade empregadora
« Responder #4 em: 18 de Julho de 2012, 10:56 »
Caro Pelikano,

Agora respondo só às questões:

Update: Entretanto já pesquisei um bocado mais e percebi que efectivamente a tributação autónoma é um encargo.

Pergunto agora: Esses 10% (não há prejuízo) incidem sobre a compra ou só sobre despesas futuras?
FSO: Incidem sobre todas as despesas relacionadas com a mota.

Caso seja sobre despesas futuras (combustivel, revisões e afins) não poderei pagar directamente pessoalmente sem passar pela empresa?
FSO: Podes pagar, mas depois pode ficar me dúvida que a mota tenha utilidade efetiva para a Empresa e a dedutibilidade fiscal do gasto fica comprometida apesar de continuar a ser sujeita a tributação autonoma. Ou seja, a empresa tem lucro e não pode utilizar essa despesa para deduzir ao lucro mas paga à mesma a tributação autónoma.


Por ex caso passasse pela empresa, uma revisão de 100 Eur teria um encargo extra de 10 Eur e nada seria dedutivel nas despesas -> despesa total 110 eur?
FSO: Se a despesa passasse pela Empresa e ficasse comprovada a utilidade para a Empresa, os 100 € eram dedutíveis fiscalmente, ou seja, podia utilizar os 100 € para diminuir o lucro da Empresa. Mas teria de pagar os 10€ no final do ano como tributação autonoma. Os impostos não são gasto fiscal.

Espero ter ajudado.

Cumps,
FSO


Offline Pelikano

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 87
  • Localidade: Leiria
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X Max 125
Re: Compra mota pela entidade empregadora
« Responder #5 em: 18 de Julho de 2012, 22:49 »
FSO, perfeito! Dada a complicação da coisa, foste extremamente claro. Entretanto já tinha falado com o contabilista da empresa e as tuas palavras vieram ao encontro do que ele disse. O meu obrigado pelo espírito de entreajuda!