Autor Tópico: Inspeçoes a motos.... +250cm3  (Lida 52133 vezes)

Offline Jorge Pinto

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2010
  • Mensagens: 261
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #50 em: 12 de Dezembro de 2012, 19:54 »
Não se esqueçam que o facto da UE ter suspenso as inspecções periódicas aos motociclos, não quer dizer que o governo português também o vai fazer.

Pode ser que de uma forma subtil, a legislação reguladora que está para sair, fique esquecida numa gaveta.

Era bom, mas vamos ver....

Cumprimentos
Modera a velocidade!
A ressurreição não está cientificamente comprovada!

dinis espadinha

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #51 em: 12 de Dezembro de 2012, 20:04 »
Não se esqueçam que o facto da UE ter suspenso as inspecções periódicas aos motociclos, não quer dizer que o governo português também o vai fazer.

Pode ser que de uma forma subtil, a legislação reguladora que está para sair, fique esquecida numa gaveta.

Era bom, mas vamos ver....

Cumprimentos

 _pensador_ _pol_ _pol_ _pol_ _slb_ scooter_

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #52 em: 12 de Dezembro de 2012, 20:28 »
Por acaso também já calculava que tal viesse a acontecer  ;D

Já era expectável....provavelmente há uns quantos euro-deputados que são motards ao fim-de-semana e não estão para encostar a sua amada  scooter_ toda quitada!!!  _Rolley_


A razão da suspensão deve-se ao facto do seguinte, que passo a transcrever da motociclismo online:

"A UE acabou assim por desvalorizar o estudo que levou à inclusão dos veículos de duas rodas na proposta de directiva, uma vez que esse estudo foi realizado por uma das partes interessadas nas inspecções, e que contrariava estudos independentes no que diz respeito ao número de acidentes causados por falhas técnicas dos motociclos."

 _Rolley_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #53 em: 12 de Dezembro de 2012, 23:50 »
"A UE acabou assim por desvalorizar o estudo que levou à inclusão dos veículos de duas rodas na proposta de directiva, uma vez que esse estudo foi realizado por uma das partes interessadas nas inspecções, e que contrariava estudos independentes no que diz respeito ao número de acidentes causados por falhas técnicas dos motociclos."

 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

RCEu

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #54 em: 13 de Dezembro de 2012, 09:33 »
Não se esqueçam que o facto da UE ter suspenso as inspecções periódicas aos motociclos, não quer dizer que o governo português também o vai fazer.

Pode ser que de uma forma subtil, a legislação reguladora que está para sair, fique esquecida numa gaveta.

Era bom, mas vamos ver....

Cumprimentos

Pois... É bem visto. Mas podemos sempre reclamar lá fora por não estarem a cumprir com uma directiva Europeia, ou não?

Não percebo nada de leis, mas é apenas uma ideia.

rodrigues1

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #55 em: 13 de Dezembro de 2012, 14:16 »
Os Srs, Eng. da treta, da UE saíram de Bruxelas com a barriga cheia da almoçarada, para virem dizer que só daqui a 5 anos é que vão pensar no assunto?

Mais ridículo não pode ser, porque já se sabia que os maiores interessados nas IPO são as marcas Orientais e não só, porque assim venderiam mais peças de origem se algumas Motas quisessem  continuar a andar, sabendo de antemão que muitas chumbariam.

Não obrigam a que se faça inspeção obrigatória a Motas mas também não impedem os Países da UE que o quiserem fazer, como é o caso da Inglaterra e Itália que já o fazem á muito tempo, sendo a Itália, dos poucos Países da UE, fabricante de Motos o mais suspeito, por já ter os IPO muito antes desta polémica, tirando bastante lucro da situação porque obriga os condutores a colocar peças de origem.

Também  não sei se nesses Países há menos acidentes por isso, mas sei que eles estão se marimbando para tal.

Neste pobre País, que querem que cresça ( não sei para onde, se dum lado temos Oceano e do outro uma Espanha que nem dado nos querem )em que existem 400.000 condutores sem selo em dia, pergunto se seria rentável transformar os IPO para se fazer a inspeção aos Motociclos, quando alguns IPO estão ás moscas, e sem dinheiro para modernizarem as instalações, só aos sábados se vê algum movimento.

xecuter

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #56 em: 21 de Dezembro de 2012, 20:00 »
No site do IMTT ainda está a publicação desta IPO acima de 250cc... não avança nos próximos 5 anos? isto é já certo??

Quanto à intrepretação da LEi...

"Neste contexto, o novo decreto-lei vem alargar o universo de veículos a sujeitar a inspeção, passando a incluir os motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cm3, bem como os reboques e semirreboques com peso igual ou superior a 750 kg e inferior a 3.500 kg."

a minha Xmax 250 não será sujeita a IPO certo?

a minha tem 250cc logo não se enquadra no "com cilindrada superior a 250 cm3"

Pelo meu entendimento só apartir de 251cm3 é que vão a IPO...

tou certo ou tou errado...  _pensador_


RCEu

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #57 em: 22 de Dezembro de 2012, 09:59 »
No site do IMTT ainda está a publicação desta IPO acima de 250cc... não avança nos próximos 5 anos? isto é já certo??

Quanto à intrepretação da LEi...

"Neste contexto, o novo decreto-lei vem alargar o universo de veículos a sujeitar a inspeção, passando a incluir os motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cm3, bem como os reboques e semirreboques com peso igual ou superior a 750 kg e inferior a 3.500 kg."

a minha Xmax 250 não será sujeita a IPO certo?

a minha tem 250cc logo não se enquadra no "com cilindrada superior a 250 cm3"

Pelo meu entendimento só apartir de 251cm3 é que vão a IPO...

tou certo ou tou errado...  _pensador_



Companheiro, o que conta é o que está menccionado no livrete. Eu tive uma X-Max 250 e creio que a CC dela era 249CC. Por isso estás safo.
De qualquer das maneiras confirma DUC.

zcarvalho

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #58 em: 03 de Abril de 2013, 17:48 »
Bem, hoje fui fazer a inspecção ao enlatado.

Para fazer conversa com o fulano, perguntei:

- Então e com as motas ? Como é que vai ser ?

- Está-se a ver ainda por causa das linhas de inspecção, que têm de ser específicas, mas a coisa vai ser alterada para tudo o que tenha 2 rodas e motor !

- Tudo ?

 - Pois, qualquer cilindrada; É preciso amortizar o investimento, aumentar receitas...

Fiquei um coche a abanar...

Alguém sabe se é mesmo assim ?

Cromix

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #59 em: 03 de Abril de 2013, 17:57 »
Bem, hoje fui fazer a inspecção ao enlatado.

Para fazer conversa com o fulano, perguntei:

- Então e com as motas ? Como é que vai ser ?

- Está-se a ver ainda por causa das linhas de inspecção, que têm de ser específicas, mas a coisa vai ser alterada para tudo o que tenha 2 rodas e motor !

- Tudo ?

 - Pois, qualquer cilindrada; É preciso amortizar o investimento, aumentar receitas...

Fiquei um coche a abanar...

Alguém sabe se é mesmo assim ?

Acho que é mais conversa de quem não sabe bem o que te responder, mandou umas pescadas para o ar...
Pelo que li nada é certo neste momento.

Rui Guedes

  • Visitante
Inspecção Periódica Obrigatória
« Responder #60 em: 06 de Março de 2015, 16:51 »
Boa tarde!
Venho aqui colocar o assunto das inspecções, visto que o centro aqui ao lado (tenho uma oficina automóvel) na zona industrial, já começou as obras e este se prepara para começar a trabalhar no mês de Julho (pouco provável). Alguém já sabe quais os critérios que vão ser usados, testes feitos a quê, como, é que mesmo dentro da esfera dos inspectores há ainda muitas (quase todas) duvidas.
Obrigado.

madds

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #61 em: 06 de Março de 2015, 17:50 »
Segundo noticias de 2013 a inspeção para motas ficou adiada para 2022!

Basta uma pequena pesquisa pelo google para verificar.

Online Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #62 em: 06 de Março de 2015, 19:24 »
Nessa altura já andamos numa scooter da Égiro...



_lol_
« Última modificação: 06 de Março de 2015, 20:37 por Paulo Renato Ferreira »

Marco46

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #63 em: 06 de Março de 2015, 19:58 »

isto nunca vai para a frente, acreditem!!!


sinceramente nao é coisa que me preocupe. já desde que tirei a carta que ando a ouvir que é para o ano que as inspecçoes para as motas vao ser uma realidade. já lá vao quase 20 anos.  _Rolley_

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #64 em: 06 de Março de 2015, 20:03 »
Eu penso que na Madeira ou Açores já fazem IPO ás motas, pelo menos é o que ouço dizer, mas ai os nossos amigos das ilhas que confirmem _pensador_ _pensador_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #65 em: 06 de Março de 2015, 20:32 »
Aqui ao lado em Espanha já fazem
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Pedro Alexandre Silva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 524
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400 I
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #66 em: 06 de Março de 2015, 20:43 »
Estou de acordo com o companheiro Marco46, em Novembro passado, quando fiz a inspecção ao meu automóvel, coloquei a questão das inspecções as motos acima dos 250cm, e a resposta foi que, é algo que possivelmente não vai acontecer..
Racing is life..
Anything that happens before or after is just waiting

Marco46

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #67 em: 07 de Março de 2015, 02:03 »


Companheiro omjc,

é nos Açores mas nao sao de caracter obrigatorio. Só lá vai quem quer.  _pol_



saudações

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #68 em: 07 de Março de 2015, 20:20 »

Companheiro omjc,

é nos Açores mas nao sao de caracter obrigatorio. Só lá vai quem quer.  _pol_



saudações

Ok, obrigado pelo esclarecimento, eu sabia que já tinha ouvido falar qualquer coisa, não sabia é se era na madeira ou Açores e tambem não sabia que era facultativo   _pol_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #69 em: 04 de Junho de 2015, 14:36 »


Mas vai ou não haver inspecções  _pensador_


Não é que eu altere algo, ou que não se reponha paa as inspecções, mas gostava de saber afinal quanto nos vão afinal ROUBAR em taxas e pagamentos para "não verem nada" .....

Quem souber efectivamente de algo que informe ... a gerência agradece  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

madds

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #70 em: 04 de Junho de 2015, 15:20 »
O centro de inspeções em frente ao meu trabalho está em obras para preparar uma linha para inspeção obrigatória para motas acima de 250cc mas realmente parece ser um assunto tabu.

Offline Jorge de Almeida

  • Moderador Global
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 2007
  • Localidade: Algueirão - Sintra
  • Marca: Sym-Yamaha
  • Modelo: Maxsym 400i ABS - Nmax 125
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #71 em: 04 de Junho de 2015, 16:50 »
A Revista Motojornal faz menção a este tema, será que vai mesmo avançar....  _pensador_ _pensador_



Inspecções voltam à ordem do dia



A ANCIA – Associação Nacional dos Centros de Inspecção Automóvel – vai promover no próximo dia 18, em Cascais, uma convenção nacional do sector subordinada ao tema ‘A Qualidade das Inspecções de Veículos na Segurança Rodoviária’, e em cima da mesa voltam a estar as inspecções periódicas aos motociclos com cilindrada superior a 250 cc.

Com as novas alterações introduzidas no sector, que poderão levar à abertura de 100 novos centros de inspecção, todos os centros passam a ter que estar aptos também à inspecção de motociclos, cuja obrigatoriedade pode avançar já em 2016.

Segundo as estimativas da ANCIA, as inspecções periódicas obrigatórias incidirão sobre um universo de cerca de 80 000 motos.

O Governo coloca assim em andamento o Dec.-Lei 144/2012, que alarga o âmbito das inspecções aos motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cc. Ou seja, ficam de fora os segmentos onde são detectadas mais irregularidades técnicas nos países europeus onde existem inspecções (sendo que a maior parte dessas não afecta necessariamente a segurança), os ciclomotores.

Voltaremos ao tema assim que tivermos informação mais concreta.

Segundo o Presidente da ANCIA, Paulo Areal, a abertura de novos centros de inspecção – com aumento exponencial em alguns concelhos – poderá vir não só afectar a rentabilidade do sector, como beliscar a qualidade do serviço, e por isso na convenção do próximo dia 18 apresentará um caderno reivindicativo com 10 pontos essenciais não só para garantir a sustentabilidade deste sector e das empresas associadas, como a credibilização dos próprios centros.


Fonte: Revista Motojornal https://motojornal.pt/inspeccoes-voltam-a-ordem-do-dia/



Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #72 em: 04 de Junho de 2015, 18:42 »
Mais taxas...?!!?
Ano de eleições não acredito que antes ou depois das mesmas virá alguma portaria nova vinda de certa "gente" de carácter duvidoso seja lá qual seja a côr da bandeira para começarem ainda mais a ludibriar e apossarem-se de verbas ao povo justificado com absolutas heresias tipo "...que somos melhores que a Europa por isso temos que actuar primeiro que todos os membros...." ou seja roubo a descarada!!!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #73 em: 04 de Junho de 2015, 19:09 »
Hum...se a Motojornal está já a falar do assunto e possui algumas informações concretas, inclusivamente da realização de uma convenção em torno deste tema das inspeções periódicas, é porque a coisa terá mesmo tendência para acontecer.... :-\

Mas como?
Que itens serão inspecionados?
Com que calendarização...anual, bianual?
Que preços serão praticados?
O pessoal que faz os testes inspectivos tem formação específica em motociclos?
.....
.....

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #74 em: 04 de Junho de 2015, 19:43 »
a formação não interessa... importante mesmo são os euritos...  _mau_