Autor Tópico: Inspeçoes a motos.... +250cm3  (Lida 52278 vezes)

Licas

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #25 em: 31 de Julho de 2012, 16:15 »
Ou seja, só conta a partir do dia 11 de julho e não tem efeitos retroativos. No meu caso, se ainda continuasse com a Maxi, só teria de fazer a inspeção no próximo ano. :D

Offline adolfo lima

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 273
  • Localidade: Monte Redondo - Leiria
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 400 K7
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #26 em: 31 de Julho de 2012, 17:37 »
Atenção, segundo me parece as motos que irão ser inspeccionadas sao todas ACIMA de 250cc inclusive, e  a partir de 4 anos, ou seja, antes de Agosto de 2008.

Corrigem se estou errado.

Adolfo
« Última modificação: 31 de Julho de 2012, 20:11 por adolfo lima »
Casal K180, Sash Fuego V5, Yamaha tarjet, Yamaha xt 600, Honda Africa Twin, Hyosung Ms3 250, Suzuki Burman 400k7.

Consumo actual 4,0lts Suzuki Burgman - 52.100km
CPM nº 1908

Offline Jorge Pinto

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2010
  • Mensagens: 261
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #27 em: 31 de Julho de 2012, 18:50 »
Ou seja, só conta a partir do dia 11 de julho e não tem efeitos retroativos. No meu caso, se ainda continuasse com a Maxi, só teria de fazer a inspeção no próximo ano. :D

Companheiro, estas errado...
Temos que aguardar pela publicação do regulamento das inspecções aos motociclos, que,entre outras questões, ira calendarizar essas inspecções.

Não se precipitem, a seu tempo as noticias aparecerão....

Cumprimentos
Modera a velocidade!
A ressurreição não está cientificamente comprovada!

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #28 em: 31 de Julho de 2012, 19:00 »
Eu acho que á conta disto se vão vender muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitas mais 125's do que já se vendem... se formos ver bem, a maioria das motos que circulam têm algum tipo de modificação que as torna "ilegais", caso os inspectores forem rigorosos a 100%...

Caso disto é por exemplo o reflector traseiro que as motos costumam trazer em baixo da matricula...

A parte boa é que ha cada vez mais variedade de motos 125cc e até 200cc. A KTM lançou agora a Duke 200...

Vamos ver o que isto vai dar  ;)

superjet

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #29 em: 31 de Julho de 2012, 20:04 »
Também ando preocupado.
Não existem Noticias na TV, Jornais?
Estou a ficar muito preocupado.

Markito

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #30 em: 01 de Agosto de 2012, 11:13 »
Tenho tb uma Burgman 400 com 13 anitos  :))

Estou tb muito desconfiado com esta "preocupação com a segurança dos motociclistas e demais utentes da estrada"....

Pois eu penso cá para mim que de preocupação com a segurança dos utentes nada existe verdadeiramente e querem é sacar mais uns cobres para continuar a comprar os Mercedes pretos com que andam diaramente com combustivel pago por mim, e esta é a verdadeira motivação para esta "preocupação"  >:(

Conforme digo muitas vezes a conhecidos meus, "já conheço de jingeira estes mafiosos e fdp e o que eles sabem já a mim me esqueceu"...  _Zang_

Desculpem o desabafo  :(

superjet

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #31 em: 01 de Agosto de 2012, 20:47 »
Tens muita razão....

Bruno Lopes

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #32 em: 02 de Agosto de 2012, 01:24 »
Acabei de ler sobre a inspeção Motociclos no site da renascença.

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=69768

RCEu

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #33 em: 08 de Agosto de 2012, 14:20 »
Viva companheiros:


Obviamente que também estou algo preocupado com este tema e portanto decidi contactar um centro de inspeções onde habitualmente vou com os carros.


O que me foi dito é que apenas entrou de imediato em vigor no tal paragrafo 5º do DL, que aqui foi mencionado, todos os veículos excepto as scooters e motos.


O que me foi respondido é que ainda não existem nem espaços nem equipamentos adequados e pessoal com formação para este tipo de inspeções.


Ainda não se sabe quais os centros que estão habilitados e que tipo de inspeções é que irão ser efectuadas (travões, pneus, luzes, etc)


Vamos ter de estar atentos e ter calma

Offline apra

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 422
  • Localidade: Ponte de Sor
  • Cuidado com as curvas, Sym?
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #34 em: 08 de Agosto de 2012, 14:34 »

 ainda não existem nem espaços nem equipamentos adequados e pessoal com formação para este tipo de inspeções.


Já estamos habituados a isso  _Rolley_ . Primeiro criam as leis sem se preocuparem se existem condições para serem aplicadas. Quem não cumprir...  _martelada_ .
António Prates
Honda SH 125i ABS-31.5.13-0km-->18.9.13-2016km
Maxsym 400i - 19.8.2013-15204km--> .....................

Manhas

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #35 em: 08 de Agosto de 2012, 14:52 »
Tópicos unidos por discutirem o mesmo assunto.

texugo12

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #36 em: 08 de Agosto de 2012, 15:24 »
Ontem tive de levar a carrinha a IPO e aproveitei e falei sobre o assunto das motos.
O que me foi dito foi que mesmo que tenha saído em DR ainda não saiu uma portaria a regulamentar as inspecções para motos, ou seja os centros ainda não sabem o que iram inspeccionar e como iram efectuar essa mesma inspecção nas  motos.
Ele disse que se calhar lá mais para o final do ano....... :))


RCEu

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #37 em: 08 de Agosto de 2012, 15:31 »
A mim disseram-me que talvez mais um ano.


Concordo com o companheiro que disse "1º fazem as leis sem saber se existem condições e depois o pessoal paga as multas que até dão jeito.

nn_costa

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #38 em: 17 de Agosto de 2012, 10:26 »
Boas,

Na minha modesta opinião é mais uma lei que vai cair no esquecimento, não passando de mais um show off do nosso governo para distrair as atenções do que realmente é importante.....  _thumbdown_

Não acredito que na prática esta lei chegue sequer a ser aplicada, por vários motivos, o sector já está super massacrado pelo contexto económico, preço dos combustíveis, etc.. etc...  _corado_

Para que os centros de inspecção se possam preparar vão ter que existir subsidios do estado, inspeccionar um motociclo é completamente diferente de inspeccionar um automóvel.... e como todos sabemos (infelizmente) o nosso estado não anda própriamente a nadar em dinheiro, basta perguntar aos hospitais publicos e Camaras e Juntas de Freguesia...  _reg_

O retorno em taxas de inspecção também não vão ser grande "espada", a maior percentagem fica nos centros de inspecção, o estado  recebe quase "nickles"  _confuso_

Em tempo de guerra não se limpam armas, e mesmo com a bitola de uniformização europeia, a quantidade de infraestruturas de comunicação e transportes que estão paradas e abandonadas a meio, vamos agora ter inspecção aos motociclos????? Se a situação não fosse tão grave até dava para rir.  _lol_

Saudações  _pt_

Ugabista

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #39 em: 17 de Agosto de 2012, 19:33 »
mais uma vez estamos em presença de discriminações só acima de 250 são obrigados a inspeção ora que eu saiba os automóveis com cilindrada a baixo de 1000 não estão isentos da mesma que diabo de coisa é esta as 50cc a 2 tempos que enchem as nossas ruas de fumo e as DT's 50 que fazem um barulho ensurdecedor essas não interessa são só as de luxo que é como em Portugal são vistos os motociclos acima de 250, Senhor legislador fez um excelente trabalho agora espere para ver os resultados!

Completamente de acordo! _pol_

Cumprimentos.



|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #40 em: 27 de Novembro de 2012, 15:32 »
Eu sou da opinião que não de pode fechar os olhos á realidade do pais quando se aplicam medidas destas...

Ok isso da segurança é tudo muito bonito e não sei quê... mas então reparem...

Nas aldeias e pequenas vilas espalhadas por este pais fora, quantas pessoas não se vêm a fazer das Zundaps e Famels, e Casais e V5s o seu principal e unico meio de transporte... na grande maioria não porque queiram, mas porque não têm disponibilidade financeira para mais...

Ora o que aconteceria se esses ciclomotores fossem sujeitos a inspeção ? 95% reprovaria... e o que se fazia depois ás pessoas que não têm dinheiro quer para o arranjo quer para comprar algo novo e melhor ???

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #41 em: 27 de Novembro de 2012, 16:17 »
Ate certo ponto concordo ctgo |R|olLKaGe!, mas repara.....  _pensador_

Se acontecer a essas Zundapes, Casais, etc, o travao nao trava ? Ou boqueia a roda? Acontece mesmo o quê ?

Possivelmente um grande espalhanço....um braço dorido, uma perna, ou um rabo esfolado, certo ?
Isso só acontece pq todas essas coisas que chamo motinhas nao passam por exemplo dos 60kmh (ou pouco mais), e nao como as que vão a inspecção, ate uma 250cc consegue atingir uma velocidade de 120kmh....se acontece algo fica bem mais "aleijado", pode ir contra um carro e fazer estragos a muitas pessoas, sem ser propriamente ao proprio. O peso das proprias motas sao diferentes e a uma certa velocidade os estragos sao bem diferentes, em vez de arranhoes, pode-se ficar numa cadeira de rodas....por exemplo...
Para isso vai começar a existir as inspeçoes periodicas....
Imagina somente num espalho como te falei das 50cc, pode acontecer o que ?

Esperemos que nunca aconteça nada a ninguem, como é obvio, mas andar em cima da maxi a ver se tem algum problema, é bem melhor, e haver algum tpo de inspeçoes tbm é preferivel......sim é !

Mas nao concordo com roubos.
E como ja alguem disse............."Quem nao deve ao teme", anda na Lei, andem os outros tbm !!

Boas curvas.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2012, 17:31 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #42 em: 27 de Novembro de 2012, 16:36 »
Subscrevo a opinião do _AXE_.
Como princípio, as inspecções obrigatórias são algo muito válido.
Muitos de nós não fazemos ideia que temos este ou aquele problema nos nossos veículos, apenas nas inspecções os constatamos.
Eu, por exemplo, descobri há dois anos que os sinoblocos do meu carro estavam partidos, quando o inspector me chamou ao poço para ver com os meus olhos….
Foi chato por ter “chumbado”? Claro que foi.
Foi chato os 250€ que custou a substituição dos mesmos? Claro que foi.
Mas as vantagens sobrepõem-se claramente às desvantagens (se é que as há)
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #43 em: 12 de Dezembro de 2012, 10:53 »
Fonte: Motojornal 12/12/2012
Inspecções periódicas adiadas. A União Europeia decidiu retirar as motos e scooters da proposta de directiva das inspecções. A situação será re-avaliada dentro de cinco anos.

 _convivio_

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #44 em: 12 de Dezembro de 2012, 11:20 »
Fonte: Motojornal 12/12/2012
Inspecções periódicas adiadas. A União Europeia decidiu retirar as motos e scooters da proposta de directiva das inspecções. A situação será re-avaliada dentro de cinco anos.

 _convivio_

Só não adivinho o euromilhoes... :-?

Burras

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #45 em: 12 de Dezembro de 2012, 11:34 »
Fonte: Motojornal 12/12/2012
Inspecções periódicas adiadas. A União Europeia decidiu retirar as motos e scooters da proposta de directiva das inspecções. A situação será re-avaliada dentro de cinco anos.

 _convivio_

Já agora podem ver o artigo citado pelo Panda em:

http://www.motojornal.pt/index.php/80-artigos/327-inspeccoes-adiadas-por-cinco-anos

:D

rodrigues1

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #46 em: 12 de Dezembro de 2012, 11:58 »
Assim já estou mais descansado, acabei de montar um Turbo, escape de rendimento, Velas iridium, Intercooler, Variador com correia de carbono, Filtro K&M, Amortecedores, Etc. Durante 5 anos estou safo
Ficou numa pipa de €€€€ mais valia ter comprado uma Gold Wing.   _lol_ _lol_ _lol_ _lol_





|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #47 em: 12 de Dezembro de 2012, 12:18 »
Assim já estou mais descansado, acabei de montar um Turbo, escape de rendimento, Velas iridium, Intercooler, Variador com correia de carbono, Filtro K&M, Amortecedores, Etc. Durante 5 anos estou safo
Ficou numa pipa de €€€€ mais valia ter comprado uma Gold Wing.   _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Turbo não fazia mal, desde que não aumentasse os gases, escape de rendimento nao era ilegal desde que tivesse catalizador, velas, intercooler, variador com correia de carbono, filtro K&N e amortecedores não são ilegais desde que não dêm muito nas vistas  _lool_

Basicamente tavas safo na mesma  ;D

A unica coisa onde te podiam trincar era por falta de luz de matricula, piscas, espelhos, e por ventura alguns reflectores que costumam ser obrigatorios...

So para terem uma ideia, o meu Smart quando vai á inspecção, os gajos abrem o alçapão do motor e ficam logo de olhos em bico  _confuso_ Começam a ver tubagem azul da ForgeMotorsport no intercooler e turbo, cabos de vela vermelhos, intercooler e oil cooler oversized, scoop no intercooler e na admissão tambem, autocolante do K&N na caixa do filtro... etc ital  _Rolley_

Mas depois começam a fazer os testes e bate tudo certo ehehe escape de origem pra não bufar muito alto, suspensão com alargadores mas ainda assim respeitando os valores de origem... no final bate tudo certo, e lá vem a cartinha verdinha para a mão  ;)
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2012, 12:23 por |R|olLKaGe! »

rodrigues1

  • Visitante
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #48 em: 12 de Dezembro de 2012, 12:23 »
Citar
Turbo não fazia mal, desde que não aumentasse os gases, escape de rendimento nao era ilegal desde que tivesse catalizador, velas, intercooler, variador com correia de carbono, filtro K&N e amortecedores não são ilegais desde que não dêm muito nas vistas 

Basicamente tavas safo na mesma

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_Estava a brincar, a minha GTS 125i, isenta de inspeção, gosta de andar devagar e quem sou eu para a contrariar  _Rolley_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Inspeçoes a motos.... +250cm3
« Responder #49 em: 12 de Dezembro de 2012, 13:42 »
Por acaso também já calculava que tal viesse a acontecer  ;D

Já era expectável....provavelmente há uns quantos euro-deputados que são motards ao fim-de-semana e não estão para encostar a sua amada  scooter_ toda quitada!!!  _Rolley_