Autor Tópico: [Noticia] - Operação moto Amanhã  (Lida 14102 vezes)

power_of_night

  • Visitante

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: [Noticia] - Operação moto Amanhã
« Responder #1 em: 07 de Julho de 2012, 21:35 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_

Parabéns às autoridades que em boa hora vão fiscalizar e detetar infrações.
Este ano já morreram 72 motociclistas na estrada  :o Tudo o que puder ser feitos para alterar estes números é muito bem-vindo!! _pol_


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: [Noticia] - Operação moto Amanhã
« Responder #2 em: 07 de Julho de 2012, 21:43 »
Vai recair principalmente sobre três vertentes:

- Controlo de Velocidade;

- Testes de alcoolemia;

- Verificação da documentação....nomeadamente se têm seguro!

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: [Noticia] - Operação moto Amanhã
« Responder #3 em: 07 de Julho de 2012, 21:50 »
Companheiro Sapiens21,

Todos esses pontos são fundamentais para garantir a segurança e o pagamento das despesas de terceiros. _pol_

Só lamento que não seja mais frequente... scooter_


Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: [Noticia] - Operação moto Amanhã
« Responder #4 em: 07 de Julho de 2012, 23:03 »

Acho que vao estar mais preocupados se tem o imposto pago....o estado precisa é de dinheiro, 10 mil maxis 125 dao + de 50mil €uros ao estado ....fora as outras cilindradas..... _Rolley_

Mas nao estou contra, sou a favor !!!

A ver vamos se vai melhoras nas sinistralidades ou aumentar as multas.....

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: [Noticia] - Operação moto Amanhã
« Responder #5 em: 07 de Julho de 2012, 23:19 »
 :)) Então vai haver menos pessoal no Cabo da Roca, né?  _reg_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

luisfilipe

  • Visitante
Re: [Noticia] - Operação moto Amanhã
« Responder #6 em: 08 de Julho de 2012, 00:12 »
Devia de ser o ano todo e nao so no verao que esta bom tempo e querem sair do posto p apanhar sol, segundo um estudo que li são cerca de 20% das viaturas que circulam diariamente nas estradas Portuguesas que lhes falta o seguro ou a inspeção, não é a falta de pagamento do imposto de circulação que faz haver mais acidentes

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: [Noticia] - Operação moto Amanhã
« Responder #7 em: 08 de Julho de 2012, 07:43 »
Parabéns pela iniciativa para bem de todos nós condutores de motociclios, condutores de automóveis, peões.
Penso que este controlo é importante nas suas várias vertentes e também concordo que deveria ser feito muito mais vezes; no entanto... sempre é melhor que nada...
Um controlo apertado + inspecção periódoca obrigatória e outras iniciativas, na minha perpectiva seriam meios de evitar muita coisa.

E depois há o ditado "quem não deve não teme..."

 scooter_

Paulo Renato

Ugabista

  • Visitante
Re: [Noticia] - Operação moto Amanhã
« Responder #8 em: 08 de Julho de 2012, 11:56 »
Acho que vao estar mais preocupados se tem o imposto pago....o estado precisa é de dinheiro, 10 mil maxis 125 dao + de 50mil €uros ao estado ....fora as outras cilindradas..... _Rolley_

Mas nao estou contra, sou a favor !!!

A ver vamos se vai melhoras nas sinistralidades ou aumentar as multas.....

Boas curvas

Isso é documentação que não diz respeito ás autoridades de trânsito, seja G.N.R. ou P.S.P.,  apenas se estiverem acompanhados por fiscais das finanças e

esses é que pedem.

Cumprimentos.



Offline Jorge Pinto

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2010
  • Mensagens: 261
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: [Noticia] - Operação moto Amanhã
« Responder #9 em: 08 de Julho de 2012, 18:53 »
Isso é documentação que não diz respeito ás autoridades de trânsito, seja G.N.R. ou P.S.P.,  apenas se estiverem acompanhados por fiscais das finanças e

esses é que pedem.

Cumprimentos.

Permitam-me discordar desta afirmação, porquanto a fiscalização do IUC também pode ser feita pela GNR e PSP, sem intervenção dos funcionários das finanças.

Há, no entanto, um facto que dificulta essa fiscalização por parte da GNR e PSP, ou seja, na lei que rege o IUC não é feita qualquer referencia à obrigatoriedade do condutor / proprietário circular com o comprovativo de pagamento desse imposto, e nesse sentido, a própria DGCI já emitiu uma circular a esclarecer esse facto, corroborando essa omissão na lei e implicitamente a não obrigatoriedade do comprovativo acompanhar os documentos dos veículos.

Aliás, com os meios informáticos à disposição das autoridades, não sei se o "PIP" (acho que é este o nome dado ao dispositivo montado nos carros da BT que faz a leitura das matriculas e informa os agentes se determinado veículo tem seguro e inspecção ) não dará igualmente informação sobre o IUC.

Cumprimentos
Modera a velocidade!
A ressurreição não está cientificamente comprovada!

Ugabista

  • Visitante
Re: [Noticia] - Operação moto Amanhã
« Responder #10 em: 08 de Julho de 2012, 19:23 »
Permitam-me discordar desta afirmação, porquanto a fiscalização do IUC também pode ser feita pela GNR e PSP, sem intervenção dos funcionários das finanças.

Há, no entanto, um facto que dificulta essa fiscalização por parte da GNR e PSP, ou seja, na lei que rege o IUC não é feita qualquer referencia à obrigatoriedade do condutor / proprietário circular com o comprovativo de pagamento desse imposto, e nesse sentido, a própria DGCI já emitiu uma circular a esclarecer esse facto, corroborando essa omissão na lei e implicitamente a não obrigatoriedade do comprovativo acompanhar os documentos dos veículos.

Aliás, com os meios informáticos à disposição das autoridades, não sei se o "PIP" (acho que é este o nome dado ao dispositivo montado nos carros da BT que faz a leitura das matriculas e informa os agentes se determinado veículo tem seguro e inspecção ) não dará igualmente informação sobre o IUC.

Cumprimentos

Boas,

quem é que te deu essa informação, ou és tu a presumir?!

O IUC é um imposto fiscal que incide sobre o proprietário e não sobre o veículo.

Dou-te um exemplo, comprei no dia 11 de Junho a minha GTS que tem matricula de Março e o anterior proprietário, por desconhecimento disse ele,

não pagou o imposto, eu, por via das dúvidas e antes de a colocar em meu nome fui à Repartição de Finanças relatar toda a situação, ao que me foi dito,

que não tinha que me preocupar que o IUC é aplicável ao proprietário do veiculo, à data do mês da mota, e se por algum erro recebesse algo para pagar

respeitante a isso, bastar-me-ia deslocar às Finanças e fazer prova da data de aquisição.

Mais, perguntei se, as autoridades poder-me-iam autuar, ao que obtive resposta que não, pois só quem tem autoridade para o fazer, são os serviços fiscais

e ainda que estivessem no terreno com os agentes, eles estão acompanhados de um sistema informático que permite verificar se o IUC está pago, sendo

que no meu caso, mostraria que a adquiri somente em Junho e não em Março.

No outro lado da 'barricada' (G.N.R. / P.S.P) já desfiz as dúvidas com imensos....

O dispositivo que falas (PIP), monitoriza os dados de registo proprietário e infracções do condutor e tem-se acesso a informações de seguradoras,

ainda que com um intervalo de erro de até às 48h!...

A menos que isto mude consoante as portas que se entre, é assim.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.




Offline apra

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 422
  • Localidade: Ponte de Sor
  • Cuidado com as curvas, Sym?
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i
Re: [Noticia] - Operação moto Amanhã
« Responder #11 em: 08 de Julho de 2012, 19:46 »
Só é pena avisarem quando o vão fazer...  _martelada_
António Prates
Honda SH 125i ABS-31.5.13-0km-->18.9.13-2016km
Maxsym 400i - 19.8.2013-15204km--> .....................

Wane

  • Visitante
Re: [Noticia] - Operação moto Amanhã
« Responder #12 em: 08 de Julho de 2012, 20:04 »
É obrigatorio andar com o comprovativo de pagamento do IUC na carteira ou não?  Sempre tive essa duvida  _pensador_

Segundo isto não:

Citar
“A Direcção Geral dos Impostos (DGCI) veio através da circular n.º 9/2008 sancionar o entendimento seguindo o qual os proprietários dos veículos não são obrigados a circular com o comprovativo do pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC).
Tal decorre do facto de não existir no Código do Imposto Único de Circulação (CIUC) qualquer norma que obrigue, à semelhança do que sucedia anteriormente com o Imposto Municipal Sobre Veículos, à apresentação do comprovativo do pagamento ou da isenção do imposto, razão pela qual não se pode, por falta dessa previsão legal, instaurar-se qualquer procedimento contra-ordenacional, pese embora o CIUV estabeleça que os órgãos da polícia são competentes para a fiscalização do cumprimento das obrigações impostas por aquele código, onde se inclui o pagamento do imposto. Contudo, tal fiscalização não pode ser realizada directamente através do comprovativo do pagamento ou de isenção.
Entende por isso a DGCI que, caso seja levantado o auto de notícia pela não apresentação do documento comprovativo do pagamento do imposto ou da sua isenção, deve o mesmo ser anulado por insubsistência, que o contribuinte tenha ou não a situação tributária regularizada, ou seja, quer o contribuinte tenha ou não pago o imposto.
Caso tenha sido levantado um auto de notícia insubsistente e o imposto não tenha sido pago, caberá ao chefe do serviço de finanças competente o levantamento do auto de notícia que servirá de base ao processo de contra-ordenação.”
« Última modificação: 08 de Julho de 2012, 20:05 por Wane »

Offline Jorge Pinto

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2010
  • Mensagens: 261
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: [Noticia] - Operação moto Amanhã
« Responder #13 em: 08 de Julho de 2012, 23:54 »
Boas,

quem é que te deu essa informação, ou és tu a presumir?!

O IUC é um imposto fiscal que incide sobre o proprietário e não sobre o veículo.

Dou-te um exemplo, comprei no dia 11 de Junho a minha GTS que tem matricula de Março e o anterior proprietário, por desconhecimento disse ele,

não pagou o imposto, eu, por via das dúvidas e antes de a colocar em meu nome fui à Repartição de Finanças relatar toda a situação, ao que me foi dito,

que não tinha que me preocupar que o IUC é aplicável ao proprietário do veiculo, à data do mês da mota, e se por algum erro recebesse algo para pagar

respeitante a isso, bastar-me-ia deslocar às Finanças e fazer prova da data de aquisição.

Mais, perguntei se, as autoridades poder-me-iam autuar, ao que obtive resposta que não, pois só quem tem autoridade para o fazer, são os serviços fiscais

e ainda que estivessem no terreno com os agentes, eles estão acompanhados de um sistema informático que permite verificar se o IUC está pago, sendo

que no meu caso, mostraria que a adquiri somente em Junho e não em Março.

No outro lado da 'barricada' (G.N.R. / P.S.P) já desfiz as dúvidas com imensos....

O dispositivo que falas (PIP), monitoriza os dados de registo proprietário e infracções do condutor e tem-se acesso a informações de seguradoras,

ainda que com um intervalo de erro de até às 48h!...

A menos que isto mude consoante as portas que se entre, é assim.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Não quero nem vou alimentar polemicas, mas no entanto aconselho-te a perderes um pouco do teu tempo e consulta a Lei 22-A/2007, de 29/06, que aprova o Código do Imposto Unico de Circulação, no qual poderás verificar, no art 20º quem tem competencias para fiscalizar este imposto. Aliás pela leitura deste codigo ficaras a saber quais são as regras de incidencia objectiva e subjectiva do imposto, os prazos para liquidação do mesmo ( tem atenção que, fiscalmente, o termo liquidação não significa pagamento, mas sim o apuramento do imposto a pagar)
Por outro lado, poderas igualmente consultar a circular 7/2008 da DGCI onde verificaras que não é obrigatorio circular com o documento comprovativo do pagamento do IUC.

Cumprimentos
Modera a velocidade!
A ressurreição não está cientificamente comprovada!

Offline Jorge Pinto

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2010
  • Mensagens: 261
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: [Noticia] - Operação moto Amanhã
« Responder #14 em: 08 de Julho de 2012, 23:57 »
É obrigatorio andar com o comprovativo de pagamento do IUC na carteira ou não?  Sempre tive essa duvida  _pensador_

Segundo isto não:

Não é obrigatorio circular com o comprovativo de pagamento do IUC ( pelo menos enquanto a lei não for alterada)
Modera a velocidade!
A ressurreição não está cientificamente comprovada!

Offline motociclista

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 150
  • Localidade: Santarém
  • JAFERREIRA
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: AN650 BURGMAN EXC/2019
OPERAÇÃO DA GNR
« Responder #15 em: 09 de Julho de 2012, 12:15 »
- Decorreu neste fim de semana, uma operação da GNR à fiscalização das duas rodas. Durante a mes-
ma, foram detidos 48 motards, em que as infrações foram essencialmente (falta de carta-excesso de
velocidade-excesso de alcoól e falta de documentos dos veículos)
- Nós do Clube Português de Maxiscooters, temos de ser irrepreensíveis.
José António Ferreira

MaxiRickSym

  • Visitante
Re: OPERAÇÃO DA GNR
« Responder #16 em: 09 de Julho de 2012, 12:17 »
acho muito bem...
devia haver mais...

JD

  • Visitante
Re: OPERAÇÃO DA GNR
« Responder #17 em: 09 de Julho de 2012, 12:29 »
 _pensador_

ja agora companheiros?? o selo do seguro tem que andar amostra?? _pensador_
é que ja me desapareu 2 vezes..é obrigatorio?? scooter_

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: OPERAÇÃO DA GNR
« Responder #18 em: 09 de Julho de 2012, 13:00 »
_pensador_

ja agora companheiros?? o selo do seguro tem que andar amostra?? _pensador_
é que ja me desapareu 2 vezes..é obrigatorio?? scooter_

Não, nos m0otociclos não existe essa obrigação, e essa informação devidamente fundamentada já por cá anda, pelo que se quiseres saber os detalhes, pesquiza um pouco que certamente vais encontrar  ;)
 
Entretanto, como já é o 2º tópico aberto sobre o mesmo assunto, vou fundir este com o mais antigo  _reg_

brunojr46

  • Visitante
Re: [Noticia] - Operação moto Amanhã
« Responder #19 em: 09 de Julho de 2012, 13:03 »
:)) Então vai haver menos pessoal no Cabo da Roca, né?  _reg_

Parece que a pergunta acabou por ser relevante, aqui na margem sul notei menos movimentos no cabo espichel.  _Rolley_

Ugabista

  • Visitante
Re: [Noticia] - Operação moto Amanhã
« Responder #20 em: 09 de Julho de 2012, 14:10 »
Boas,

companheiro Jorge Pinto, isso acaba por ser um contra-senso, pois se fosse as autoridades de trânsito que fiscalizassem, ter-se-ia que andar com o

comprovativo!

Cada um fique com a sua, agora se andares com o IUC pago na carteira também não serás multado _Rolley_

A lei em muitos casos é vaga, mas no que respeita ao IUC, não sendo esclarecedora, as alíneas subsequentes não deixam dúvidas, nem às autoridades

 nem à repartições de Finanças.

Eu no meu caso não estou à vontade, estou à vontadinha. _reg_

Cumprimentos.



Maozinhas

  • Visitante
Re: [Noticia] - Operação moto Amanhã
« Responder #21 em: 11 de Julho de 2012, 09:38 »
Aproveitando o tópico, gostaria de partilhar a minha primeira vez... _Rolley_

Hoje no acesso à ponte 25 de Abril, após passar nas portagens, uma "Senhora Agente da Autoridade" faz-me um sinalzinho para encostar  _policia_...

Claro que o primeiro pensamento foi: "Será que me vai falar de ter feito alguns kms na berma?" ... _pensador_ "Será que me vai falar do traço contínuo que pisei para ir para a faixa da via verde?"  _pensador_

Afinal, a "Senhora Agente da Autoridade" apenas me solicitou a apresentação da documentação, de forma muito simpática. Depois de analisar a documentação e uma voltinha à minha Buga, referiu "Está tudo em ordem, pode seguir e boa viagem!  _lool_

Se for para confirmar que as leis são cumpridas vale a pena estas paragens, desta vez não me pareceu que fosse uma simples caça à multa, pois hoje não eram apenas os motociclos os visados.... era geral.  _reg_
scooter_