Substituir óleo de travãoSYM GTS 125___________________________________________________________
ATENÇÃO: A substituição do óleo de travão é uma área que poderá comprometer a sua segurança. Se não se sentir suficientemente conhecedor dos procedimentos e das respetivas implicações, deixe este trabalho para quem sabe.
NOTA: Se a substituição do óleo de travão se proceder com pastilhas usadas, deverá marcar o nível do óleo no depósito do óleo que no reenchimento fique com o mesmo nível.
Com o guiador direito, marcar o nível de óleo

Limpar e proteger a zona envolvente

Retirar a tampa. Depois de desapertar os parafusos e com uma chave de fenda pequena ajudar a tampa a sair.

Com uma seringa retirar o óleo...

...deixar um pouco de óleo no fundo.

Abrir o frasco com o novo óleo e fazer 2 pequenos furos

Encher o depósito com o novo óleo

Identificar o sangrador na bomba de travão (neste caso é a da frente)

Com um recipiente para recolha do óleo velho insere-se um tubo no sangrador da bomba
[2 pessoas] Enquanto um abre devagar o sangrador e deixa escorrer o óleo velho do circuito(sai por gravidade, não é necessário accionar a manete), a outra pessoa verifica o nível do óleo no depósito. Estamos a falar de quantidades de óleo muito pequenas e basta abrir demais o sangrador para que saia todo o óleo do circuito, o que é uma grande chatice!!!
Irão reparar que o óleo velho é amarelo e o novo é quase incolor. Quando o óleo que estiver a sair for incolor significa que no circuito não há óleo velho....
Nunca devem retirar o tubo do sangrador com ele aberto. Pode entrar ar no circuito.

Podem, também, esvaziar quase totalmente o depósito do óleo para garantir que todo o óleo velho sai do circuito.

Agora é encher até à marca feita inicialmente o depósito, se colocarem óleo a mais usem a seringa para retirar o excesso e, finalmente, fechar a tampa do depósito de óleo.
O procedimento é igual para o travão de trás.
Estas fotos mostram onde está o sangrador no travão de trás.


IMPORTANTE: Após a substituição do óleo de travão, testar a travagem da GTS. Numa estrada sem movimento, travar várias vezes a fundo só com o travão da frente, só com o travão de trás e com ambos. Assim garantem que o circuito não tem ar e a travagem é eficiente e não vai falhar quando dela precisarem.
Utilizei este óleo

Os 250ml chegam e sobram, mesmo com todo o desperdício.
A SYM recomenda a troca do óleo de travão a cada 2 anos.
TEMPO: 1hora
Abraço