Autor Tópico: [GTS 125] Substituir óleo de travão  (Lida 18681 vezes)

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
[GTS 125] Substituir óleo de travão
« em: 07 de Julho de 2012, 19:57 »
Substituir óleo de travão

SYM GTS 125
___________________________________________________________

ATENÇÃO: A substituição do óleo de travão é uma área que poderá comprometer a sua segurança. Se não se sentir suficientemente conhecedor dos procedimentos e das respetivas implicações, deixe este trabalho para quem sabe.

NOTA: Se a substituição do óleo de travão se proceder com pastilhas usadas, deverá marcar o nível do óleo no depósito do óleo que no reenchimento fique com o mesmo nível.

Com o guiador direito, marcar o nível de óleo


Limpar e proteger a zona envolvente


Retirar a tampa. Depois de desapertar os parafusos e com uma chave de fenda pequena ajudar a tampa a sair.


Com uma seringa retirar o óleo...


...deixar um pouco de óleo no fundo.


Abrir o frasco com o novo óleo e fazer 2 pequenos furos


Encher o depósito com o novo óleo


Identificar o sangrador na bomba de travão (neste caso é a da frente)


Com um recipiente para recolha do óleo velho insere-se um tubo no sangrador da bomba


[2 pessoas] Enquanto um abre devagar o sangrador  e deixa escorrer o óleo velho do circuito(sai por gravidade, não é necessário accionar a manete), a outra pessoa verifica o nível do óleo no depósito. Estamos a falar de quantidades de óleo muito pequenas e basta abrir demais o sangrador para que saia todo o óleo do circuito, o que é uma grande chatice!!!  _Zang_
Irão reparar que o óleo velho é amarelo e o novo é quase incolor. Quando o óleo que estiver a sair for incolor significa que no circuito não há óleo velho....
Nunca devem retirar o tubo do sangrador com ele aberto. Pode entrar ar no circuito.



Podem, também, esvaziar quase totalmente o depósito do óleo para garantir que todo o óleo velho sai do circuito.


Agora é encher até à marca feita inicialmente o depósito, se colocarem óleo a mais usem a seringa para retirar o excesso e, finalmente, fechar a tampa do depósito de óleo.

O procedimento é igual para o travão de trás.  _pol_

Estas fotos mostram onde está o sangrador no travão de trás.






IMPORTANTE: Após a substituição do óleo de travão, testar a travagem da GTS. Numa estrada sem movimento, travar várias vezes a fundo só com o travão da frente, só com o travão de trás e com ambos. Assim garantem que o circuito não tem ar e a travagem é eficiente e não vai falhar quando dela precisarem.  _pol_

Utilizei este óleo



Os 250ml chegam e sobram, mesmo com todo o desperdício.

A SYM recomenda a troca do óleo de travão a cada 2 anos.

TEMPO: 1hora

Abraço ;)
« Última modificação: 07 de Julho de 2012, 20:04 por CCM »
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Maozinhas

  • Visitante
Re: [GTS 125] Substituir óleo de travão
« Responder #1 em: 07 de Julho de 2012, 22:36 »
De facto tens imenso jeito para estas coisas, mas esta mudança já tenho dúvidas que arrisque fazê-la...

Parabéns uma vez mais.  _palmas_

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: [GTS 125] Substituir óleo de travão
« Responder #2 em: 07 de Julho de 2012, 23:14 »
Viva Maozinhas,

Como alerto no inicio do tópico. Há que sentir que se domina a técnica de sangrar os travões ou vale mais estar quieto.

Todas as intervenções mecânicas que realizo na scooter ou no enlatado são precedidas um trabalho de pesquisa e investigação muito grande, às vezes demoro anos para realizar determinada tarefa.

Começo por investigar quais as ferramentas necessárias, se correr mal quais as consequências, o grau de dificuldade e, claro, quais os procedimentos corretos.

Um simples trocar de óleo, tem o seu grau de dificuldade e conhecimento. Pode parecer que é só desapertar o bujão e voltar a encher... se não se conhecer os procedimentos pode correr mal....

Posso te dizer que foi a primeira vez que mudei o óleo dos travões e fiz tudo sozinho, embora recomende 2 pessoas. Para chegar aqui, já presenciei 2 ou 3 vezes a troca do óleo de travão em enlatados, os princípios e os procedimentos são semelhantes nas scooters. Muitas horas a ler DiY e a ver filmes no youtube e, claro, esclarecimentos de dúvidas com os mecânicos.

EDITADO: Embora, cada vez mais, haja trocadores de peças e menos mecânicos....  :-X

Sempre gostei de presenciar a manutenção do enlatado e da scooter. No caso da scooter não presenciei nenhuma manutenção pois proibiam-me de estar na oficina aquando das revisões....  _thumbdown_

Da mesma forma que o que sei o devo à Internet, quero partilhar o pouco que aprendi.  _pol_

Abraço ;)
« Última modificação: 07 de Julho de 2012, 23:26 por CCM »
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Maozinhas

  • Visitante
Re: [GTS 125] Substituir óleo de travão
« Responder #3 em: 08 de Julho de 2012, 22:38 »
(...)
Da mesma forma que o que sei o devo à Internet, quero partilhar o pouco que aprendi.  _pol_

(...)

Eu fico muito agradecido.  _pol_

E depois da Casa Pia... _pensador_

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: [GTS 125] Substituir óleo de travão
« Responder #4 em: 08 de Julho de 2012, 23:16 »
Viva!

Eu fico muito agradecido.  _pol_

E depois da Casa Pia... _pensador_

O que se segue é a troca da correia de transmissão. Pelas minhas contas ainda falta 1 ano...  _confuso_

Só se alguma coisa não programada acontecer antes. Espero bem que não!  ;D

Em jeito de preparação para esta troca ainda vou fazer o alicate para prender o variador e a embraiagem. A seu tempo colocarei cá as fotos de como fazer.  _pol_

Por agora é tudo.

Abraço ;)
« Última modificação: 08 de Julho de 2012, 23:28 por CCM »
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline Antonio

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 229
  • Localidade: Cacém
  • Andar de Scooter é como um pássaro em liberdade
  • Marca: SYM
  • Modelo: MAXSYM 400i
Re: [GTS 125] Substituir óleo de travão
« Responder #5 em: 08 de Julho de 2012, 23:25 »
CCM,
continua a fazer o excelente trabalho que estas a prestar a todos e ajudar aqueles que tem maior dificuldade em fazer certos trabalhos de manutençao. _pol_ _pol_
Existem certos comentarios que sinceramente _thumbdown_ _thumbdown_
 
Um abraço,Antonio scooter_ scooter_
-SYM GTS EVO 125 0km Maio de 2010 a Janeiro de 2012 15200km.
-SYM MAXSYM400i 0Km 05 de Novembro 2011

joao vieira

  • Visitante
Re: [GTS 125] Substituir óleo de travão
« Responder #6 em: 09 de Julho de 2012, 00:04 »
CCM, obrigado pela partilha dos teus conhecimentos, mesmo que não aventure a fazê-lo, gosto de saber os procedimentos, pois já executei muitos em enlatados, e tenho curiosidade em continuar a aprender, obrigado pela partilha e pelas fotos.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: [GTS 125] Substituir óleo de travão
« Responder #7 em: 09 de Julho de 2012, 01:25 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Partilhar informaçao para muitos importante  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: [GTS 125] Substituir óleo de travão
« Responder #8 em: 13 de Julho de 2012, 18:38 »
Viva!

Depois de rodar 300kms após a troca do óleo de travão só tenho uma coisa a dizer:

Não deixem esta manutenção para segundo plano!!!!

Anteriormente, a manete de travão estava "esponjosa" tendo quase que encostar a manete ao punho nas travagem mais fortes, notando-se uma fadiga na travagem quando solicitada permanentemente. Embora não tenha dados objectivos, deu-me a sensação que necessitava de mais metros para imobilizar a scooter.

Após a troca, a manete ficou mais dura e quase sem curso. Nas travagem sucessivas não se nota fadiga sendo a eficácia da travagem constante na primeira e nas seguintes solicitações.

Estamos a falar de valores de €4 por troca nas 2 manetes. 250ml custa €8 e dá perfeitamente para 2 ou 4 trocas, dependendo da perspectiva...  _pensador_

Mesmo que paguem pelo trabalho, o custo compensa comparando com a segurança acrescida!!!

Acho que vou fazer o mesmo no enlatado. Já vai a caminho dos 6 anos e nunca trocou o óleo de travão....  _martelada_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: [GTS 125] Substituir óleo de travão
« Responder #9 em: 13 de Julho de 2012, 19:55 »

Concordo contigo CCM  _pol_

Oleo é Oleo, e com o tempo tbm perde as propriedades que tem, seja com muito uso, pouco uso ou mesmo nenhum.

O tempo, as intempéries normais ou mesmo aquilo que ninguem se lembra nem repara, as Maxis/Motos passam horas e horas com os reservatorios ao sol, isso faz com que o oleo perca as propriedades tambem.

Estes topicos de manutençao estao todos 5*

Parabens CCM

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [GTS 125] Substituir óleo de travão
« Responder #10 em: 19 de Julho de 2012, 21:15 »
Viva!

O que se segue é a troca da correia de transmissão. Pelas minhas contas ainda falta 1 ano...  _confuso_

Só se alguma coisa não programada acontecer antes. Espero bem que não!  ;D

Em jeito de preparação para esta troca ainda vou fazer o alicate para prender o variador e a embraiagem. A seu tempo colocarei cá as fotos de como fazer.  _pol_

Por agora é tudo.



Abraço ;)

Não faças, 25 € e compras no ebay já com portes de envio. ;)
[/URL]

scooteraddict

  • Visitante
Re: [GTS 125] Substituir óleo de travão
« Responder #11 em: 30 de Abril de 2014, 00:37 »
Aproveitando este tópico peço a vossa ajuda:
Vou trocar o oleo dos travões da minha GTS. Vou colocar um DOT 4 . Não sei qual é o que lá está mas suspeito que é um DOT 3.
Na vossa opinião devo retirar todo o oleo velho (eventualmente até limpar o circuito com alcool apropriado...) e só depois colocar o DOT 4 ? Ou não é necessário?
Pergunto isto porque não é um assunto concensual. Há quem diga que os dois se podem misturar pq tem a mesma base etc e há quem defenda q não se devem misturar.
Estamos a falar de uma substituição total não de um acrescento mas não sei se não haverá alguma mistura se fizer como no tutorial deste tópico _pensador_
Agradeço uma ajudinha ;)

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: [GTS 125] Substituir óleo de travão
« Responder #12 em: 30 de Abril de 2014, 01:01 »
Viva!

Eu fiz como aqui descrito.
Até agora ainda não caí por falta de travões...

Quanto às tuas questões não sei responder! !! Desculpa.

Abraço ;)

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

scooteraddict

  • Visitante
Re: [GTS 125] Substituir óleo de travão
« Responder #13 em: 30 de Abril de 2014, 02:13 »
CCM, obrigado pela resposta sincera...e não tens de pedir desculpa _convivio_
Abr

Offline jiujiman

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 293
  • Localidade: Loures
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting 400i
Re: [GTS 125] Substituir óleo de travão
« Responder #14 em: 30 de Abril de 2014, 08:32 »
Uma nota caso o óleo travões caia na pintura deitem imediatamente agua por cima pois anula o poder decapante do óleo

Enviado do meu Boston 4G através de Tapatalk

Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [GTS 125] Substituir óleo de travão
« Responder #15 em: 30 de Abril de 2014, 12:17 »
Eu substitui todo. Ao invés de encher uma vez o vaso do oleo enchi duas vezes e fiz a purga duas vezes, sem nunca deixar entrar ar na tubagem, o vaso nunca deve ficar sem oleo, seco. se ficar e uma carga de trabalhos para a bomba voltar a ganhar pressão.
Podes misturar a vontade os resto  de dot 3 com o novo dot 4.  basicamente vai la ficar uma coisa muito pequena, infinima de dot 3

Abraço


Aproveitando este tópico peço a vossa ajuda:
Vou trocar o oleo dos travões da minha GTS. Vou colocar um DOT 4 . Não sei qual é o que lá está mas suspeito que é um DOT 3.
Na vossa opinião devo retirar todo o oleo velho (eventualmente até limpar o circuito com alcool apropriado...) e só depois colocar o DOT 4 ? Ou não é necessário?
Pergunto isto porque não é um assunto concensual. Há quem diga que os dois se podem misturar pq tem a mesma base etc e há quem defenda q não se devem misturar.
Estamos a falar de uma substituição total não de um acrescento mas não sei se não haverá alguma mistura se fizer como no tutorial deste tópico _pensador_
Agradeço uma ajudinha ;)
[/URL]

scooteraddict

  • Visitante
Re: [GTS 125] Substituir óleo de travão
« Responder #16 em: 30 de Abril de 2014, 16:49 »
Nuno, antes de mais um enorme obrigado pela tua explicação. _pol_

Não querendo abusar da tua boa vontade aproveito para colocar uma ultima duvida relacionada com este assunto:
Penso que não haverá problema se no inicio da operação esvaziar completamente o vaso com uma seringa por exemplo, limpa-lo e por oleo novo desde que tenha o cuidado de não abrir o purgador nem tocar na manete de travão enquanto o vaso está vazio. Concordas?
Parece-me que se o purgador estiver fechado o oleo não pode descer por gravidade assim como não desce por movimentação da bomba uma vez que não acciono a manete e o oleo não descendo não vai permitir a entrada de ar.
Qual a tua opinião?
Abraço

PS Sei que tirar o ar do circuito (nas motos) sem a ajuda de uma bomba de vacuo é um verdadeiro “pincel“ _thumbdown_

scooteraddict

  • Visitante
Re: [GTS 125] Substituir óleo de travão
« Responder #17 em: 01 de Maio de 2014, 12:49 »
Já está o serviço feito.
Efectivamente dá para fazer como descrevi no post anterior _pol_
Fica uma curiosidad; no travão combinado (vaso lado esq.) não dá para tirar o oleo por gravidade...tem de se bombear com a manete (isto para ambas as rodas). Soponho que deve ser por causa do repartidor de travagem _pensador_

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [GTS 125] Substituir óleo de travão
« Responder #18 em: 06 de Maio de 2014, 05:06 »
Tens a bomba a frente atrás da carnagem e essa tb tem parafusos para purga, e é um pincel

Abraço


Já está o serviço feito.
Efectivamente dá para fazer como descrevi no post anterior _pol_
Fica uma curiosidad; no travão combinado (vaso lado esq.) não dá para tirar o oleo por gravidade...tem de se bombear com a manete (isto para ambas as rodas). Soponho que deve ser por causa do repartidor de travagem _pensador_
[/URL]

scooteraddict

  • Visitante
Re: [GTS 125] Substituir óleo de travão
« Responder #19 em: 06 de Maio de 2014, 14:08 »
Tens a bomba a frente atrás da carnagem e essa tb tem parafusos para purga, e é um pincel

Abraço
Eu realmente vi-a lá...não vi é que tinha purga(s).
Mais uma coisa que aprendi _pol_
Obrigado e 1 abr