Autor Tópico: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS  (Lida 27557 vezes)

seringas

  • Visitante
Boa tarde a todos,

Para quem circula na A2 diariamente, como é o meu caso, trago aqui a seguinte questão:


No acesso à Ponte 25 Abril, no sentido Sul>Norte, na subida para a praça das portagens, existem 2 faixas ViaVerde....

A faixa da Dtª (para quem vem de Almada), tem à sua direita uma faixa BUS, com a seguinte sinalética:

1 - BUS - Marca rodoviária;

2 - Sinal C3a


3 - Adenda ao sinal: "Das 06h às 10h, excepto Transportes públicos e pesados"

E a questão coloca-se da seguinte forma:

1 - A marcação "BUS" por si só impede-nos de circular nesta faixa;
2 - O sinal C3a diz:
C3a - Trânsito proibido a automóveis e motociclos com carro
Indicação de acesso interdito a automóveis ligeiros, pesados e motociclos com carro.

Ou seja, não aplicável aos motociclos SEM carro;

3 - A adenda ao sinal não inclui motociclos, dado que os mesmo já estarão incluídos no PRÓPRIO sinal.


Poder-se-á ainda colocar a questão da incongruência entre Marcação "BUS" e sinalização vertical....

Ora sabemos que existe uma hierarquia na sinalização de trânsito, que passo a representar: (in http://www.invicta.pt/codigo/sinalizacao.asp)

Existe uma hierarquia entre as prescrições do trânsito, ou seja, há determinados sinais que prevalecem sobre os outros.
Desta forma, as prescrições resultantes dos sinais prevalecem sobre as regras de trânsito, sendo a hierarquia da sinalização a seguinte:

    1º - Ordens dos agentes reguladores de trânsito
    2º - Sinalização temporária que modifique o regime normal de utilização da via
    3º - Sinais luminosos
    4º - Sinais verticais
    5º - Marcas rodoviárias
    6º - Regras gerais de trânsito


Dado este que nos conduz à conclusão que o sinal C3a se sobrepõe, hierarquicamente, à marca rodoviária "BUS"...

Conclusão (minha, é claro): Os motociclos podem circular nesta faixa!


O que voces têm a dizer sobre isto, que experiência têm neste local, já foram mandados parar pela polícia, o que alegaram eles?

Saudações

n0t

  • Visitante
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #1 em: 06 de Julho de 2012, 14:45 »
Já ví muita malta de mota parada nesta faixa, pressuponho que a ser agrafada pela polícia  _policia_

Agora que falas nisto... Mas eu julgo que a faixa esteja reservada a BUS no horário compreendido entre as 6 e as 10.

seringas

  • Visitante
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #2 em: 06 de Julho de 2012, 15:08 »
Não é o que diz o sinal....

C3a - Trânsito proibido a automóveis e motociclos com carro
Indicação de acesso interdito a automóveis ligeiros, pesados e motociclos com carro.

sol

  • Visitante
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #3 em: 06 de Julho de 2012, 15:40 »
e o que esta na entrada da faixa?? perto da rotunda? (eu venho pela A2... logo nao vejo esse sinal)

OJAC

  • Visitante
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #4 em: 06 de Julho de 2012, 15:40 »
… então, o que queres dizer é que entre as 6 e as 10 os motociclos podem circular…
… e que entre as 10 ás 6 a sinalização vertical deixa de prevalecer…
… logo é um faixa BUS… … e é proibida a circulação de motociclos…
 _pensador_

marchao

  • Visitante
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #5 em: 06 de Julho de 2012, 15:44 »
Ojac,

nessa faixa só é exclusiva a BUS das 6 às 10... depois é livre!

OJAC

  • Visitante
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #6 em: 06 de Julho de 2012, 15:51 »
... exactamente, logo julgo que desde que a informação no sinal vertical não seja contraria á da sinalização horizontal, as duas complementam-se. Por isso não me espanta que a  _policia_ multe…
 ;)

seringas

  • Visitante
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #7 em: 06 de Julho de 2012, 15:57 »
e o que esta na entrada da faixa?? perto da rotunda? (eu venho pela A2... logo nao vejo esse sinal)

Não sei.... mas essa sinalização é SÓ para quem vem de almada... não se aplica a quem vem da A2

… então, o que queres dizer é que entre as 6 e as 10 os motociclos podem circular…
… e que entre as 10 ás 6 a sinalização vertical deixa de prevalecer…
… logo é um faixa BUS… … e é proibida a circulação de motociclos…
 _pensador_

Não é bem.. o que digo é que entre as 6h e as 10h os ligeiros de passageiros, e motociclos com carro NÃO podem passar...
Os pesados podem, devido à adenda "Exceto pesados(...)"

Os motociclos poderão sempre passar!
... exactamente, logo julgo que desde que a informação no sinal vertical não seja contraria á da sinalização horizontal, as duas complementam-se. Por isso não me espanta que a  _policia_ multe…
 ;)

bom, mas aqui coloca-se a questão da hierarquia da sinalização.... e então ESPANTA-ME que a polícia multe!

E isto porque, se de facto não querem que os motociclos passem na faixa, colocariam o sinal C4a:

Trânsito proibido a automóveis e motociclos

 ;)
« Última modificação: 06 de Julho de 2012, 16:02 por seringas »

Maozinhas

  • Visitante
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #8 em: 06 de Julho de 2012, 16:00 »
Caso a polícia mande parar  _policia_, é uma boa altura para dizer: "Ainda bem que o vejo senhor agente, tenho andado para ver se perguntava a alguém da autoridade se me consegue explicar este dilema... os motociclos podem ou não circular nesta faixa?"  _lol_

é isto e levar um terço e começar a  _anjo_

seringas

  • Visitante
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #9 em: 06 de Julho de 2012, 16:02 »
Caso a polícia mande parar  _policia_, é uma boa altura para dizer: "Ainda bem que o vejo senhor agente, tenho andado para ver se perguntava a alguém da autoridade se me consegue explicar este dilema... os motociclos podem ou não circular nesta faixa?"  _lol_

é isto e levar um terço e começar a  _anjo_

Até te digo mais, eu ando com uma cópia deste sinal comigo... não vá o diabo tecê-las!

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #10 em: 06 de Julho de 2012, 16:19 »
Será que nao estao a ver a coisa ao contrario ???? .....

È SEMPRE FAIXA DE BUS!!!

Mas fora as 06h e as 10h, (se nao estou em erro à tarde tbm ha um perido qualquer) mas fora esse periodo dao um "bonus"  a automóveis ligeiros, pesados e motociclos com carro a poderem lá circular....  _Rolley_

Resumindo, os Veiculos motorizados de duas rodas NUNCA lá podem circular ..... _pensador_

Nao arrisquem, podem ser sempre multados. _Rolley_

Boas curvas
« Última modificação: 06 de Julho de 2012, 16:21 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

seringas

  • Visitante
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #11 em: 06 de Julho de 2012, 16:28 »
Será que nao estao a ver a coisa ao contrario ???? .....

È SEMPRE FAIXA DE BUS!!!

Mas fora as 06h e as 10h, (se nao estou em erro à tarde tbm ha um perido qualquer) mas fora esse periodo dao um "bonus"  a automóveis ligeiros, pesados e motociclos com carro a poderem lá circular....  _Rolley_

Resumindo, os Veiculos motorizados de duas rodas NUNCA lá podem circular ..... _pensador_

Nao arrisquem, podem ser sempre multados. _Rolley_

Boas curvas

Concordo em parte..... e pelo seguinte:

1 - É sempre faixa do BUS - sem dúvida, e aí incorres no artº 77ºdo Código da Estrada - Corredores de circulação
2 - Mas se é SEMPRE faixa do BUS.... porque a colocação do sinal C3a? Não bastaria colocar marca rodoviária "BUS" e a respetiva excepção "Das 06h às 10h"

Nota: não existe outra referência a outro período da tarde... mas já existiu! 

Cumps
 ;)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #12 em: 06 de Julho de 2012, 16:42 »

Precisamente para dizer que, fora as 6h e as 10h (podia ser por 24h, mas nao é) esta dada a possibilidade para automóveis ligeiros, pesados e motociclos com carro lá poderem passar.... _pensador_

Fora isso é sempre faixa do BUS. por isso nos nao podemos lá passar!!

Eu já faz muito tempo que nao posso la e nao sei se esta ou nao a interdiçao da parte da tarde. dizes que nao, ok !

É por essas e por outras que o RONCO UNO Foi feito e nao teve a comparencia da maior parte dos donos dos veiculos de duas rodas, Eu estive lá para pelo menos mortrar que algo esta errado no nosso codigo de estradas e a maneira que vem os veiculos de duas rodas...
Em vez de terem ido para a praia tinham ido protestar, tinham ido lutar pelo direito de podermos andar na faixa do Bus.
Claro que houve quem nao pode-se, mas muito boa gente prefere estar de barriga para o ar e depois critica as autoridades de multarem uma Mota por ir na faixa do BUS e gera-se esta confusao de codigos e sinaleticas.

Nao se pode andar na faixa do BUS. Poderia se fossem protestar tbm quando tiveram oportunidade para isso.

Desculpem este desabafo, nao é contra ninguem, mas é um pouco contra todos os motociclistas que nada fazem pelo bem estar das duas rodas e pelos direitos que deveriamos ter, tal como pagamentos de portagems como se fosse-mos classe 1, entre muitas outras coisas.

É preferível nao passarem pq se eles quiserem multar multam, se a Lei nao esta clara eles regem-se sempre por ser uma faixa de bus. (somo somente 2 rodas e nao temos poder nenhum)

Boas curvas.

Nota:
Se houver alguem que seja mesmo entendido no assunto e principalmente que tenha acesso a este tipo de informaçao que diga como tirar esta duvida.
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

seringas

  • Visitante
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #13 em: 06 de Julho de 2012, 16:55 »
Precisamente para dizer que, fora as 6h e as 10h (podia ser por 24h, mas nao é) esta dada a possibilidade para automóveis ligeiros, pesados e motociclos com carro lá poderem passar.... _pensador_

Fora isso é sempre faixa do BUS. por isso nos nao podemos lá passar!!
(...)

obrigado _AXE_ pela opinião...

Mas penso que até às 06h da manhã, e após as 10h da manhã (ou seja, fora da excepção) continua a ser faixa do BUS.... e como tal só poderão passar lá os transportes públicos!

Entre as 06h e as 10h da manhã, podem passar transportes públicos (BUS) e pesados (contemplados na excepção)

Os ligeiros de passageiros, motociclos com carro e motociclos  NUNCA poderão passar, nem mesmo fora do período de excepção, porque continua a ser faixa do BUS.

Relembro que a condição de excepção "Das 06h às 10h, excepto transportes públicos e pesados" é para o sinal C3a, e não para a marca rodoviária "BUS"...


Não está fácil isto...

Saudações

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #14 em: 06 de Julho de 2012, 17:13 »
Sinceramente, não sei o que dizer em relação a esta situção.
A verdade é que já o fiz, algumas vezes, e nunca fui chamado a atenção.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

sol

  • Visitante
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #15 em: 06 de Julho de 2012, 17:56 »
pelo que estou a ver entao tambem se "poderá incluir" uma coisa...

a GNR raramente manda parar as duas rodas que andam pela berma na A1, A2 e A5, IC20...

mas quando mandam parar mandam todinhas com multas...

agora... em relação a essa dita faixa.. para mim.. será sempre multa porque para entrar nela tenho que pisar risco continuo...  _thumbdown_

seringas

  • Visitante
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #16 em: 06 de Julho de 2012, 18:01 »
Hummmm.... não é por isso, sol....


Repara que tens sempre forma de entrar pela linha descontínua... ela está lá!

sol

  • Visitante
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #17 em: 06 de Julho de 2012, 18:03 »
Hummmm.... não é por isso, sol....


Repara que tens sempre forma de entrar pela linha descontínua... ela está lá!

nunca reparei.. so para a faixa da via verde..

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #18 em: 06 de Julho de 2012, 23:44 »
Depois de um aceso "brainstorming" aqui por casa, posso dizer que, embora por razões ligeiramente diferentes, concordo com a leitura do companheiro seringas.

Numa interpretação "á contrário", parece-me lícito concluir que o facto de se ter optado pelo sinal C3a naquele local, em vez do C2, tem subjacente a intenção, de permitir a circulação de motociclos (se fosse noutro local, poderiam igualmente circular ciclomotores, veículos de tracção animal, e velocípedes mas na ponte não é possível a circulação destes veículos).

Já quanto á justificação baseada na hierarquia das prescrições legais de carácter rodoviário não concordo, pois a mesma visa regular conflitos de sinalização contraditória e não de sinalização complementar como parece ser o caso.


seringas

  • Visitante
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #19 em: 07 de Julho de 2012, 14:02 »
Concordo parcialmente cristina.... e já agora o meu obrigado pelo "reposicionamento" do post....

De facto, parece-me que a situação só é contraditória, não sendo clara a interpretação da sinalização no local...

Senão vejamos:

1 - Se considerarmos o local como Corredor de circulação, então:
  • al d) do art. 1º Código da Estrada: <Corredor de circulação>, via de trânsito reservada a veículos de certa espécie ou afectos a determinados transportes;
  • nº1 do art. 77º do mesmo diploma:
    Podem ser criados nas vias públicas corredores de circulação destinados ao trânsito de veículos de certas espécies ou a veículos
    afectos a determinados transportes, sendo proibida a sua utilização pelos condutores de quaisquer outros.
  • http://www.invicta.pt/images/sinais/marcas/M7.gif
M7 - Linhas contínua
É constituída por linhas largas, contínuas, delimitando uma via de trânsito e com o mesmo significado que as marcas M1 e M2, respectivamente, esta marca destina-se a identificar aquela via de trânsito como corredor de circulação reservado a veículos referidos na descrição do sinal D6, devendo ser completadas pela inscrição "BUS" aposta no início do corredor e repetida logo após os cruzamentos e entroncamentos. Nota: O corredor de circulação, pode ser utilizado por condutores de outros veículos, para acesso a garagens, a propriedades e a locais de estacionamento ou, quando a sinalização o permita, para efectuar a manobra de mudança de direcção no cruzamento ou entroncamento mais próximo.


Se for esta a interpretação das autoridades, então é sempre proibido circular no referido corredor.... não fazendo sentido a colocação do sinal C3a - Contraditório!


Será que não existe aqui no fórum alguém que já tenha sido parado pela PSP / GNR?
O que fundamentaram eles?

Cumps
[/list]
« Última modificação: 07 de Julho de 2012, 15:11 por seringas »

Ugabista

  • Visitante
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #20 em: 07 de Julho de 2012, 15:35 »
Boas,

das 6h às 10h da manhã, no local referido, é permitida a circulação de veículos motorizados de cilindrada igual ou superior a 125cc.

Se por alguma razão forem ordenados à paragem e o agente de trânsito vos quiser autuar e sem que antes vos pergunte 'sabe por que o mandei parar/sabe o

que significa o sinal lá atrás', ao que vocês respondem 'sei, por isso é que optei por vir nesta via de trânsito' e se ele alegar com algo do género 'então sabe

mal, pois o trânsito é interdito a todos os motociclos', o melhor a dizer é 'perante o sinal que se encontra lá atrás (C3a) apenas e só é proibida a circulação

de motociclos de cilindrada igual ou superior a 125cc COM CARRO, no entanto, nada como questionarmos o seu comandante, pode fazer o favor de o

intrometer na nossa conversa, Sr. Agente!

Sugestão: pelo sim pelo não, a quem por ali passa, façam como o companheiro Seringas e andem com o decreto lei do código da estrada que menciona a

alínea desse sinal.

Nunca sejam arrogantes!....

Os sinal complementares das sinaléticas de trânsito, sobrepõe-se à sinalização vertical!

Espero ter ajudado.


Cumprimentos.





 

Wane

  • Visitante
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #21 em: 07 de Julho de 2012, 15:46 »
HIERARQUIA DA SINALIZAÇÃO
 
1.      Agente regulador transito
2.      Sinalização temporária
3.      Sinalização Luminosa
4.      Sinalização vertical
5.      Sinalização horizontal (marcas rodoviárias)
Regras (aplicam-se na ausência de sinalização)
 
Os agentes prevalecem sobre todas as regras sinais; e todos os sinais prevalecem sobre as regras

Para ajudar também

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #22 em: 07 de Julho de 2012, 21:41 »
Boas,

das 6h às 10h da manhã, no local referido, é permitida a circulação de veículos motorizados de cilindrada igual ou superior a 125cc.

Se por alguma razão forem ordenados à paragem e o agente de trânsito vos quiser autuar e sem que antes vos pergunte 'sabe por que o mandei parar/sabe o

que significa o sinal lá atrás', ao que vocês respondem 'sei, por isso é que optei por vir nesta via de trânsito' e se ele alegar com algo do género 'então sabe

mal, pois o trânsito é interdito a todos os motociclos', o melhor a dizer é 'perante o sinal que se encontra lá atrás (C3a) apenas e só é proibida a circulação

de motociclos de cilindrada igual ou superior a 125cc COM CARRO, no entanto, nada como questionarmos o seu comandante, pode fazer o favor de o

intrometer na nossa conversa, Sr. Agente!

Sugestão: pelo sim pelo não, a quem por ali passa, façam como o companheiro Seringas e andem com o decreto lei do código da estrada que menciona a

alínea desse sinal.

Nunca sejam arrogantes!....

Os sinal complementares das sinaléticas de trânsito, sobrepõe-se à sinalização vertical!

Espero ter ajudado.


Cumprimentos.

Porquê 125 cc? qual a fundamentação? foi criada alguma classe especial de motociclos com mais de 125cc? então passou a haver 2 classes de motociclos? uns com mais de 50 e menos de 125 cc e outros com mais de 125 cc? então qual é o simbolo para cada um deles? é que não encontro nada sobre isso, e o simbolo do sinal em questão é mesmo o dos motociclos (por oposiçãao ao dos ciclomotores e ao dos velocípedes)  _pensador_

Xpilica lá isso  _pensador_

seringas

  • Visitante
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #23 em: 07 de Julho de 2012, 21:57 »
Porquê 125 cc? qual a fundamentação? foi criada alguma classe especial de motociclos com mais de 125cc? então passou a haver 2 classes de motociclos? uns com mais de 50 e menos de 125 cc e outros com mais de 125 cc? então qual é o simbolo para cada um deles? é que não encontro nada sobre isso, e o simbolo do sinal em questão é mesmo o dos motociclos (por oposiçãao ao dos ciclomotores e ao dos velocípedes)  _pensador_

Xpilica lá isso  _pensador_

Parece-me que a questão se prende pelo facto de naquele acesso à ponte, só poderem circular motociclos com cilindrada => 125cc.... tal com nas AE.

Em nota de rodapé, deixem-me dizer que estou a achar particularmente interessante este BrainStorming....

 ;)
« Última modificação: 07 de Julho de 2012, 21:59 por seringas »

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Circulação de motociclos no acesso à Ponte 25Abril - Faixa BUS
« Responder #24 em: 07 de Julho de 2012, 22:02 »
Parece-me que a questão se prende pelo facto de naquele acesso à ponte, só poderem circular motociclos com cilindrada => 125cc.... tal com nas AE.

Em nota de rodapé, deixem-me dizer que estou a achar particularmente interessante este BrainStorming....

 ;)

Parece-me ser isso o que o companheiro quer dizer...
Nas AE só podem circular motociclos de 125 cc? que história é essa?

Então o código da estrada mudou assim tanto? eu leio o DR todos os dias e não dei por nada, apenas me apercebi de meia dúzia de alterações, nomeadamente relativas á revalidação das cartas, agora sobre a classificação dos veículos ou sobre as permissões de circulação nas AE não vi nada

Esclareçam lá isso, e por favor fundamentem porque isto é um local de divulgação e essas informações devem ser partilhadas  _Rolley_