Autor Tópico: Dez coisas que todo motociclista e o automobilista deveria saber sobre motos  (Lida 10314 vezes)

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Lê e pensa no assunto :

1 – Dados indicam que mais da metade dos acidentes fatais com motos envolvem outro veículo. Na maioria das vezes, o automobilista e não o motociclista, é culpado. Há infinitamente mais automóveis de variados tipos do que motociclos nas ruas. Alguns condutores simplesmente não reconhecem a motociclo – eles a ignoram (geralmente, sem querer)

2 – Devido a sua menor dimensão o motociclo pode facilmente ficar escondido nos “ângulos mortos” dos automóveis, como a coluna da porta e do teto. Ou pode ainda ser confundida com objectos ou ficar disfarçados em fundos como árvores, cercas etc. Portanto, preste bastante atenção e olhe duas vezes antes de mudar de faixa ou entrar num cruzamento.

3 – Um motociclo pode parecer que está mais longe do que realmente está. Também pode ser difícil determinar a velocidade de uma moto. Quando for virar ou entrar numa via, considere que a moto está mais perto do que parece.

4 – Muitas vezes os motociclistas diminuem a velocidade simplesmente utilizando a caixa de velocidades ou tirando a mão do acelerador, portanto não acionam o travão e a luz de stop não se acende. Mantenha a distância de segurança da moto a sua frente. Em cruzamentos, considere que os motociclistas podem reduzir a velocidade a fim de evitar acidentes.

5 – Motociclistas frequentemente ocupam uma posição na faixa de rodagem para serem vistos mais facilmente ou para evitar a zona "suja" da estrada . Entenda que os motociclistas ocupam espaço na via com um propósito, não para serem atrevidos ou para se exibirem. Se a moto estiver no canto não divida a via de trânsito.

6 – Luzes indicadoras de mudança de direcção (piscas), não se desligam automaticamente nas motos, portanto alguns motociclistas (principalmente inexperientes) algumas vezes se esquecem de desligar as referidas luzes depois de uma mudança de direcção ou de uma mudança devia . Antes de se antecipar, tenha certeza que essa luz da moto indica a direcção que ela vai seguir.

7 – Maneabilidade é uma das melhores características das motos, principalmente em baixa velocidade e em vias bem pavimentadas, mas não espere que a moto seja sempre capaz de se desviar do seu caminho ou sair da sua frente.

8 – A distância de travagem de uma moto é praticamente a mesma de um automóvel, porém pisos escorregadios tornam a travagem complicada em motos. Mantenha distância de segurança atrás de uma moto porque nem sempre o motociclista pode parar de uma vez.

9 – Quando uma moto está em movimento, veja além da moto – veja a pessoa que está por baixo do capacete, pois pode ser seu amigo, seu vizinho ou até um parente seu.

10 – Se um automóvel colide com uma moto, bicicleta ou peão pode causar sérios danos e até a morte. O motorista que causou o acidente provavelmente nunca se perdoará por isso.

Fonte: Instituição americana Motorcycle Safety Foundation.
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

Offline BoulderP

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 715
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • BoulderP = Carlos Cunha = Pepe
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T_400 - Forza300
Está muito bom!

Devia de ser leitura obrigatória para todos (condutores de enlatado e de 2 rodas)

Obrigado pela partilha no fórum e no Facebook
 scooter_

nsilva

  • Visitante
Gostei de ler, sim senhora ;)


São mais ou menos as bases.

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Muito bom!
Conteúdo muito objectivo... pena é que não façam parte das regras básicas do dia a dia.
Quando ando de moto, tenho sempre a sensação que sou o "elo" mais fraco e estou constantemente à defesa.
Reparo que há condutores de "enlatados" que nos admiram facilitando a nossa condução e há outros que são autênticas "bestas", uns perfeitos frustrados que tentam ignorar-nos e até tentar pregar-nos "rasteiras"...  _thumbdown_
Tenho um filho encartado de motociclo e outro aspirante a tal... sempre que a ocasião permite, transmito-lhes este tipo de conhecimentos especialmente na vertente da "autodefesa" e penso que a msg vai passando.
Desde que adquiri a Burgman 650, o meu filho mais novo tem sido o meu pendura. Ao contrário do filho mais velho, vem adquirindo uma "experiência de campo" mais intensa, permitindo-lhe quando chegar a altura para tirar a carta A e B estar mais preparado psicologicamente. A ver vamos!  _pol_
Cumps

« Última modificação: 28 de Junho de 2012, 21:14 por DIN »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Obrigado pela partilha companheiro.
É sempre bom recordar estes bons conselhos  _pol_

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
 _pol_ Muito bom  _palmas_

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
 _palmas_ Boas dicas amigo Branco, é sempre bom fazer recordar estas coisas,  _pol_ _pol_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Maozinhas

  • Visitante
Excelente leitura, cabe-nos a todos promover e praticar  _reg_

scooter_

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Branco

Considero esta mensagem de leitura obrigatória, por isso fiz a minha parte e li-a com atenção, agora vou passá-la a todos os meus contactos de mail.
Se cada um de nós passar esta mensagem aos seus contactos de mail, haverá pelo menos uma pessoa que irá, a partir de agora, prestar mais atenção.

Obrigado

 scooter_

Paulo Renato


Cobra

  • Visitante
Gostei de ler, muito útil de facto.  _pol_
Se me permite companheiro Branco, gostaria de acrescentar o seguinte, nunca é demais....
Não esquecer nunca de ligar os médios, inclusive se possível regular para ligeiramente mais alto, dá um foco mais intenso, tenho visto algumas sem luzes, e se vai travar com trânsito atrás dar dois ou três cheirinhos de travão para alertar os mais distraídos, e nunca fazer sinais de luzes num cruzamento, o enlatado pode entender que está a dar passagem.
Eu sei que a cor preta dá mais charme, mas optei por branco para ser mais visível, inclusive em dias sombrios e com o sol muito baixo, um objeto claro em movimento sobre alcatrão desperta mais a atenção, as companhias de seguro constataram que os veículos de cor escura são os mais acidentados.
Abraço



brunojr46

  • Visitante
Muito bom, porque numa linguagem acessível a todos resume em poucas frases os cuidados básicos. Vou fazer como diz o Paulo Renato e divulgar pelos amigos. Obrigado pela partilha  _convivio_  scooter_

Offline almeida

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 249
  • Localidade: odivelas
  • CPM Nº1648
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
 _pol_  Excelente _pol_
SYM GTS 125 EVO se- 0Kms aos 13130kms
SYM MAXSYM 400i - 3186Kms aos 55000kms
Suzuki Burgman 650 Executive - 25000 aos ...

Offline José Paulo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2011
  • Mensagens: 712
  • Localidade: Miratejo-Corroios
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: Xevo 250 i.e.
Olá Branco,

 _pol_ excelente  _palmas_ de leitura obrigatória.

Obrigado pela partilha

Maxi_Cumprimentos

J.P.
Na vida temos um antes, um durante e um depois.
Por isso, pense antes e aproveite durante para não se arrepender depois.

Ugabista

  • Visitante
Muito bom! _pol_

Dever-se-ia começar por ver publicações destas nos jornais diários, passando pelos telejornais e acabando nos fabricantes, quer automóveis quer de

moticiclos e, quiça, introduzir uma voz (tipo Catarina dos GPS's) a relembrar sempre ao condutor de cada vez que ligasse as luzes do painel e

imediatamente antes de conseguir colocar o veiculo a trabalhar, ouvia esta missa!! _careta_.

P.S.- E que não desse para desligar na centralina nem tão pouco baixar o som! Volume 30!! _lol_ _lol_ _lol_ _lool_ _lool_

Cumprimentos.

Zapman

  • Visitante
Re: Dez coisas que todo motociclista e o automobilista deveria saber sobre motos
« Responder #14 em: 22 de Março de 2013, 21:34 »
Excelente informação!!!! _reg_

Vaporeon

  • Visitante
Re: Dez coisas que todo motociclista e o automobilista deveria saber sobre motos
« Responder #15 em: 22 de Março de 2013, 21:58 »
Tal como o manual do pendura, este está exelente....ainda bem que as motas agora comecaram a ser obrigatorias com os leds de origem...parecendo que nao, ve-se mais ao longe/perto uma mota....Irei repasar isto no facebook logo a noite...  _pt_

Sandro

  • Visitante
Re: Dez coisas que todo motociclista e o automobilista deveria saber sobre motos
« Responder #16 em: 22 de Março de 2013, 22:05 »
Estes dez pontos deviam fazer parte obrigatoria do codigo de estrada...Muito bom. scooter_

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Dez coisas que todo motociclista e o automobilista deveria saber sobre motos
« Responder #17 em: 22 de Março de 2013, 22:33 »
Boa informação, gostei de ler. No entanto tudo tem a ver com o bom senso, regras de transito e conhecimento de condução de diversos veículos. Esses conhecimentos deveriam ser dados na escola de condução de forma intensiva em relação aos carros, motos e camiões, e peões, pois sabermos como um veiculo diferente do que o nosso reage é muito importante, para avaliarmos não só a nossa manobra mas também a do veiculo que nos procede/antecede ou cruza vai reagir.

Fora do tópico- na revista Sábado de 7a13 de Março vem um artigo sobre a Praça do Saldanha em Lisboa( que eu gostava de ver aqui publicado mas continuo sem o saber fazer(já me ensinaram, mas...) pelo que vou transcrever um pouco.
Acidentes com vitimas mortais
No ano passado, dois terços dos mortos na estrada em Lisboa eram motociclistas e peões. Mas quem provocou mais acidentes foram os condutores de automóveis.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Dez coisas que todo motociclista e o automobilista deveria saber sobre motos
« Responder #18 em: 22 de Março de 2013, 23:40 »
Acidentes com vitimas mortais
No ano passado, dois terços dos mortos na estrada em Lisboa eram motociclistas e peões. Mas quem provocou mais acidentes foram os condutores de automóveis.

Desconhecia essa disparidade de números.  :(
Não sabia que era uma percentagem tão grande na mortalidade de motociclistas e peões face aos condutores de automóveis.

Eu conduzo praticamente todos os dias a maxi e reconheço que é potencialmente perigoso, mas tenho bem mais receio dos outros condutores que comigo se cruzam...

Já agora...bela informação neste tópico!  _pol_
« Última modificação: 22 de Março de 2013, 23:41 por Sapiens21 »

Busas

  • Visitante
Re: Dez coisas que todo motociclista e o automobilista deveria saber sobre motos
« Responder #19 em: 23 de Março de 2013, 10:58 »
Boas,

Always improving!

Abraços,