Autor Tópico: Duvidas na Escolha da 1ª Scooter  (Lida 9837 vezes)

becasbleck

  • Visitante
Duvidas na Escolha da 1ª Scooter
« em: 17 de Junho de 2012, 11:32 »
Olá a todos,

Sou Novato nestas andanças das 2 rodas, e estou agora à procura da minha primeira Mota.

A minha primeira decisão, por falta de experiência comprar uma scooter.

A minha 2ª decisão é agora a mais dificil de tomar....No mercado actual há uma série de opções nos mais variados preços, logo aqui embora adorasse ter uma X-max, estabeleci como limite um valor na ordem de 2800€ para a compra da menina!!! Neste Caso X-max apenas usada, mas as que vejo nestes valores já estão com alguns Km's em cima, e não se se vale a pena gastar tanto tendo já tantos km's em cima com medo de começar depois eu a ter as despesas grandes em manutenções.

Depois as minhas opções são agora as seguintes: PCX (nova fica-me PVP chave na mão 2550€ na honda alfragide), FIDDLE 125 (1900€ já com desconto na HMmotos), Daelim S3.

Ontem então andei às voltas a ver motas durante a manhã, fui ao Stand Alex e o vendedor mostra-me uma Fiddle 125 usada, até engraçada de cores, por 1350€ com cerca de 9500km, dá 1 ano de garantia, mas eu leio aqui no forum que está motinha embora com motor fiável, tem algumas falhas, discos empenados,direção solta, escapes partidos, mas o vendedor diz maravilhas daquilo...diz que tinha 12 cv, e que era o motor mais rápido da gama que eu mencionei acima (ora a marca diz ter cerca de 9cv...enfim alguém mente _careta_). Mas ainda foi mais longe ao ponto de dizer que daelim não presta e que a S3 é má, não há peças, má qualidade etc (eu farto de ler diários de bordo das marcas e opiniões aqui dos nossos amigos, onde todos dizem bem das suas montadas, claro está que não há milagres de dizer que tudo é perfeito, mas agora dizer à descarada que é uma porcaria?)

O racional diz-me dado que gostas destas motas, assim que venderes o carro,compras uma, mas se calhar opta pela solução mais económica e depois vou evoluindo!!

Mas agora aproveito é peço opiniões dos donos das diversas marcas  ;D



SatCat

  • Visitante
Re: Duvidas na Escolha da 1ª Scooter
« Responder #1 em: 17 de Junho de 2012, 12:59 »
Olá,

eu também comprei uma scooter recentemente, tinha um orçamento mais limitado que o teu, mas andei a ver os foruns e as opiniões, tal como tu :)

No entanto acabei por comprar uma scooter sobre a qual não li muitas opiniões, mas as que li eram boas, a Keeway Outlook 150cc. Surgiu-me em muito bom estado, com 12000km e com um preço muito atractivo. Tenho feito alguns Km com ela, aliás, quem os tem feito é o meu marido que já é experiente com motas, visto que eu estou a terminar a carta de condução, para poder conduzi-la.

O meu marido teve uma thundercat 600 e agora tem uma ZZR 1400 e tem conduzido a minha scooter e está a adorar o desempenho dela, que é muito maneável em trânsito. Dá 110Km a descer, 90Km normal e 80Km a subir. Os consumos ainda estão um pouco elevados porque ele anda sempre com ela com punho aa fundo e portanto não se conseguem milagres, mas um depósito que leva +-8€ deve fazer uns 150Km e uns pozinhos.

estou muito satisfeita até agora, se bem que só a tenho conduzido em áreas reduzidas...mais 1 mês e começo às voltas com ela ;D

Boa sorte com as escolha




Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Duvidas na Escolha da 1ª Scooter
« Responder #2 em: 17 de Junho de 2012, 13:40 »
Companheiro,

Esse vendedor que disse que a S3 não presta, não é bom vendedor, pois se amanhã, ele estiver a vender Daelim, quais serão os seus argumentos?

Quanto á escolha, começa por ler os vários diários de bordo, aqui no forum e depois testa várias máquinas e escolhe scooter, que mais te agradar. Por vezes existem bons negócios nos usados, com um pouco de pacência, poderás encontrar outras opções.




 scooter_ scooter_ scooter_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Duvidas na Escolha da 1ª Scooter
« Responder #3 em: 17 de Junho de 2012, 18:07 »
Companheiro

Está no momento da opção... seja ela qual for, que a sua aquisição lhe proporcione muitos e bons kms sem surpresas.

Bem vindo a bordo

 scooter_

Paulo Renato e Mila
« Última modificação: 17 de Junho de 2012, 22:28 por Paulo Renato Ferreira »

Wane

  • Visitante
Re: Duvidas na Escolha da 1ª Scooter
« Responder #4 em: 17 de Junho de 2012, 20:48 »
Eu nao comprava a pcx, se quiseres fazer uma viagem maior estas desgraçado, desconfortável e sem muitas protecções para o vento, frágil , e  se usares andar com pendura...

Mas para andar dentro da cidade e viagens curtas é boa até

Se fosse a ti investia numa maxi scooter , nem que fosse usada com poucos km, uma sym gts, Daelim s3 etc

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Duvidas na Escolha da 1ª Scooter
« Responder #5 em: 17 de Junho de 2012, 21:34 »
Companheiro becas, primeiro tens que ver para que tipo de percurso queres utilizá-la, e
depois vê a melhor que se enquadra, atenção à altura do banco, seja nesses modelos ou outros, verifica na posição de sentado se os pés ficam bem acentes no chão,  _reg_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

becasbleck

  • Visitante
Re: Duvidas na Escolha da 1ª Scooter
« Responder #6 em: 17 de Junho de 2012, 22:00 »
Já experimentei a PCX, e na altura não há problemas nenhuns....tenho 1.77 de altura, pelo que na maior parte das soluções não haverá grandes complicações  8)

Experimentei tb uma PS 125 que é ainda mais alta e aí tb não tive problemas de chegar bem com os pés ao chão.


Wane

  • Visitante
Re: Duvidas na Escolha da 1ª Scooter
« Responder #7 em: 17 de Junho de 2012, 22:03 »
O problema da PCX é se fores usar para viagens maiorzitas ou se fizeres algumas vias rapidas, vais a levar com o vento que aquilo é frágil e nao tem muito conforto. Espaço de arrumação cabe um capacete, se andares com pendura nao vai ser facil

becasbleck

  • Visitante
Re: Duvidas na Escolha da 1ª Scooter
« Responder #8 em: 17 de Junho de 2012, 22:57 »
O problema da PCX é se fores usar para viagens maiorzitas ou se fizeres algumas vias rapidas, vais a levar com o vento que aquilo é frágil e nao tem muito conforto. Espaço de arrumação cabe um capacete, se andares com pendura nao vai ser facil

Para já o objectivo é apenas deslocações em Lisboa, entre casa e trabalho, e algumas voltas extra.
Depois há medida que a confiança aumentar, começar a expandir o raio das deslocações. Creio que em termos de conforto com o vento, se resolve com a colocação de um vidro maior. Tenho um amigo meu que faz todos os dias Almada - bobadela, numa PCX e só diz bem da mota. Quanto ao espaço de arrumação, nada que uma Top-Case depois não venha ajudar ;D

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Duvidas na Escolha da 1ª Scooter
« Responder #9 em: 17 de Junho de 2012, 23:03 »
Para já o objectivo é apenas deslocações em Lisboa, entre casa e trabalho, e algumas voltas extra.
Depois há medida que a confiança aumentar, começar a expandir o raio das deslocações. Creio que em termos de conforto com o vento, se resolve com a colocação de um vidro maior. Tenho um amigo meu que faz todos os dias Almada - bobadela, numa PCX e só diz bem da mota. Quanto ao espaço de arrumação, nada que uma Top-Case depois não venha ajudar ;D

Aí tens um bom exemplo da fiabilidade dessa máquina, a honda continua em top de vendas
já alguns meses, graças à PCX,  _pol_ _pol_ e, "honda é honda" 
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Wane

  • Visitante
Re: Duvidas na Escolha da 1ª Scooter
« Responder #10 em: 17 de Junho de 2012, 23:16 »
Para já o objectivo é apenas deslocações em Lisboa, entre casa e trabalho, e algumas voltas extra.
Depois há medida que a confiança aumentar, começar a expandir o raio das deslocações. Creio que em termos de conforto com o vento, se resolve com a colocação de um vidro maior. Tenho um amigo meu que faz todos os dias Almada - bobadela, numa PCX e só diz bem da mota. Quanto ao espaço de arrumação, nada que uma Top-Case depois não venha ajudar ;D

Acredito, mas pelo preço de uma PCX compras uma maxiscooter melhor, com mais conforto, segurança, estabilidade etc.. Mais vale investires já numa coisa boa do que andar a perder dinheiro

O vidro maior nao resolve o problema acredita, pode ajudar, mas caso queiras fazer uma viagem maior ou em mais velocidade vais "sofrer" com a pcx..

Podes ler aqui um user que tinha uma e trocou: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=9159.0 , aliás 2 pessoas

Offline adolfo lima

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 273
  • Localidade: Monte Redondo - Leiria
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 400 K7
Re: Duvidas na Escolha da 1ª Scooter
« Responder #11 em: 18 de Junho de 2012, 00:25 »
Acredito, mas pelo preço de uma PCX compras uma maxiscooter melhor, com mais conforto, segurança, estabilidade etc.. Mais vale investires já numa coisa boa do que andar a perder dinheiro

O vidro maior nao resolve o problema acredita, pode ajudar, mas caso queiras fazer uma viagem maior ou em mais velocidade vais "sofrer" com a pcx..

Podes ler aqui um user que tinha uma e trocou: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=9159.0 , aliás 2 pessoas

Agora fiquei curioso, diz-nos lá qual MAXISCOOTER melhor que tenha o mesmo preço da Pcx?
E se falas de tanta segurança, há um pormenor importante, a Pcx é roda alta, ao contraio da maioria das propostas de mercado ( com mesmo preço), por isso curva melhor.
Em auto estrada, aí o melhor e por um vidro mais alto para uma melhor protecção, mas ás velocidades praticadas 100-110km e mais que suficiente.
Por isso e também devido á qualidade de construção, na minha minha opinião a Pcx e uma melhores maxiscooters do seu segmento.
Talvez seja a razão ser líder de vendas á mais de um ano...... _pensador_ _pensador_
Casal K180, Sash Fuego V5, Yamaha tarjet, Yamaha xt 600, Honda Africa Twin, Hyosung Ms3 250, Suzuki Burman 400k7.

Consumo actual 4,0lts Suzuki Burgman - 52.100km
CPM nº 1908

Wane

  • Visitante
Re: Duvidas na Escolha da 1ª Scooter
« Responder #12 em: 18 de Junho de 2012, 00:41 »
É só procurar que se encontra... Nem que seja uma usada com poucos km, o que nao faltam ai sao maxiscooters melhores que a pcx lol, tipo sym gts, Daelim s3, s2, joyride, downtown etc

Alias nem considero a pcx uma maxiscooter, mas isto sou eu que já a experimentei e é a minha opinião, fazer uma viagem com aquilo nao é nada agradável nem mesmo com o vidro grande. entao se for para dar uma volta com pendura fica mal tratado, já para nao falar do próprio condutor.

Outra coisa negativa na pcx é o espaço que é pequeno debaixo do banco, e também o deposito de combustível que só leva 6 litros

Roda alta ou roda baixa que diferença faz? Para mim é igual, ambas andam no mesmo sítio, fazem as mesmas curvas, vão para qualquer lado seja que roda for..

Já agora a pcx por ser a mais vendida nao significa que seja melhor moto que as outra, é tudo uma questão de marketing... E a honda nisso é imbativel, e claro tem muita qualidade é uma marca de topo sem duvida, mas esta pcx vende muito devido ao marketing dos consumos etc..

Mas isto é a minha opinião, nao levem a mal, mas foi a imagem que fiquei da pcx. Há quem goste e há quem nao goste, a visa é mesmo assim  _convivio_
« Última modificação: 18 de Junho de 2012, 00:48 por Wane »

Offline adolfo lima

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 273
  • Localidade: Monte Redondo - Leiria
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 400 K7
Re: Duvidas na Escolha da 1ª Scooter
« Responder #13 em: 18 de Junho de 2012, 00:58 »
É só procurar que se encontra... Nem que seja uma usada com poucos km, o que nao faltam ai sao maxiscooters melhores que a pcx lol, tipo sym gts, Daelim s3, s2, joyride, downtown etc

Alias nem considero a pcx uma maxiscooter, mas isto sou eu que já a experimentei e é a minha opinião, fazer uma viagem com aquilo nao é nada agradável nem mesmo com o vidro grande. entao se for para dar uma volta com pendura :/

Roda alta nao é sinónimo de segurança e muito menos de curvar melhor, senão traziam todas as motas roda alta

Já agora a pcx por ser a mais vendida nao significa que seja melhor moto que as outra, é tudo uma questão de marketing... E a honda nisso é imbativel, e claro tem muita qualidade é uma marca de topo sem duvida, mas esta pcx vende muito devido ao marketing dos consumos etc..

Mas isto é a minha opinião, nao levem a mal, mas foi a imagem que fiquei da pcx

Pois companheiro, de facto as minhas duvidas estão agora esclarecidas.
Primeiro acho nunca tiveste motas( só pode!!!!), para achares que a roda nao curva bem....... Diz tudo.
Além disso, achares que a Pcx é é uma campanha de marketing, entao vai dizer isso aí clube PCX Portugal que eles devem achar muita graça.... deve ser difícil engar tanta gente......tem neste momento 1700 membros....
Agora uma coisa te digo, temos sempre respeitar todas opiniões referente a qualquer tipo de motas, seja ela barata, ou cara, ou menos boa.. Agora digo frontalmente a GtS não é melhor Mota do mundo...

Desculpem off topic...

Adolfo
Casal K180, Sash Fuego V5, Yamaha tarjet, Yamaha xt 600, Honda Africa Twin, Hyosung Ms3 250, Suzuki Burman 400k7.

Consumo actual 4,0lts Suzuki Burgman - 52.100km
CPM nº 1908

Wane

  • Visitante
Re: Duvidas na Escolha da 1ª Scooter
« Responder #14 em: 18 de Junho de 2012, 01:11 »
Sobre a roda já mudei a minha resposta a primeira de facto nao ficou muito bem, mas o que queria dizer era que ter roda alta ou roda baixa vai dar ao mesmo, é tudo uma questão de habito, tanto curvas bem com uma como com outra

A pcx é uma boa moto citadina nao haja duvida, mas também existe muito marketing a volta dela, e para quem nao tem muita experiência em motas, quer uma coisa pequena e fácil de manobrar para aprender. Enganar? Quem falou em enganar?lol, Fizeste uma mal interpretação das minhas palavras


Companheiro, cada mota é uma mota, cada pessoa escolhe o melhor para si.

E nao me digas que a gts nao é a melhor do mundo... Bolas andei este tempo todo enganado  _Rolley_

Um abraço, sem stress cada um com a sua opinião  _convivio_
« Última modificação: 18 de Junho de 2012, 01:18 por Wane »

becasbleck

  • Visitante
Re: Duvidas na Escolha da 1ª Scooter
« Responder #15 em: 19 de Junho de 2012, 23:03 »
Não vale a pena "discutir" ehehe..

Sempre tive uma especial afeição à PCX...a marca inspira toda a confiança no mundo.

Eu que sou de Marketing, devo referir que a Honda fez de facto o seu trabalho, e de facto este teve grande impacto no volume de vendas. No entanto nenhuma marca vive apenas do Marketing, é necessário aliar a comunicação de um produto à qualidade do mesmo produto, tanto que a certa altura quase nem é necessário comunicar esse mesmo produto, pois ele por si vai-se vendendo fruto apenas da publicidade que os seus consumidores fazem junto do seu grupo de influencia (entenda-se amigos e familia).

Ora de facto neste momento se tivesse o capital disponível teria sérias duvidas em escolher a Scooter a comprar: adoro a Kymco Downtown, a X-max, a S3, mas nestes casos apenas poderia procurar no mercado de usados.

Neste momento estou a tratar de crédito junto da Honda Alfragide para ver se vou buscar a PCX.

Depois mais tarde, quem sabe se venho a ter uma X-max que sempre adorei  8)

becasbleck

  • Visitante
Re: Duvidas na Escolha da 1ª Scooter
« Responder #16 em: 27 de Junho de 2012, 23:23 »
Já comprei o Capacete...um LS2 Modular,fui busca-lo hoje à Motovest...bom atendimento.

Qt à montada, vou optar neste momento por não investir mais que 2000€ e procuro uma scooter nova, fui à HM-Motos, andava a namorar a fiddle, mas optei pela Symphony 125 SRT, tem rodas 16, e parece um bocado mais mota que a fiddle.

Fica-me em 1950€....tive a fazer as contas, e para a diferença que ficava a PCX, compro gasolina para perto de 11000km, o que me dá para muito tempo.

amanhã vou dar o sinal, e em principio 2ª feira vou buscar o bicho!!
Agora é esperar que daqui para a frente sejam muitos e bons km's, ganhar experiência, e quem sabe mais tarde um Upgrade para uma Maxi-Scooter.

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Duvidas na Escolha da 1ª Scooter
« Responder #17 em: 28 de Junho de 2012, 04:16 »
A Symphony SRT é uma boa opção _pol_

becasbleck

  • Visitante
Re: Duvidas na Escolha da 1ª Scooter
« Responder #18 em: 03 de Julho de 2012, 23:53 »
Pois é!!!!

Fui hoje buscar a máquina à HM-Motos, ao final do dia.

Fiz uns 8km até casa, um bocadinho de CRIL entre algés e A5, depois um bocado de A5 até ao monsanto, e depois do Monsanto para a Calçada da Tapada.

Chatice mesmo é o facto de ter de fazer uns 500km por indicação do stand à volta dos 50/60 km's hora, e depois mais 500km sem passar dos 80km hora para ir soltando o motor,depois vem a 1ª revisão os 1000km...

Primeiras Impressões: Notei a andar um barulho que me pareceu vir da roda da frente, um chiar...vamos ver se foi impressão minha ou não, pois levava o capacete (modular) aberto.

E já agora questiono...os travões parecem-me muito pouco sensíveis e activos, isto é, pressiono com alguma força e não sinto que ela tenha tendência para dar um abrandamento forte com afrouxamento da frente, ou bloqueio de rodas.
Isto é normal por ser uma mota novinha em folha???

Ou devo lá voltar para eles verem o que se passa?

Abraços