Autor Tópico: SYM? Honda? Suzuki? 300cc ou 400cc  (Lida 5951 vezes)

black_symgts

  • Visitante
SYM? Honda? Suzuki? 300cc ou 400cc
« em: 16 de Junho de 2012, 15:22 »
Boa tarde pessoal das duas rodas.. Surgiu-me uma dúvida daquelas de pensar durante horas a fio... Como na minha apresentação sou o feliz possuidor de uma Sym Gts 125cc que até agora me têm dado bastantes alegrias, chega em parte para me satisfazer, passo a explicar, para o percurso casa-trabalho ela serve que nem uma luva são 30km diários ir e vir, em percurso citadino, consome pouquinho e acho-a bastante ágil e confortável para tal viagem, o "problema" começou a surgir quando comecei a adicionar o pendura (Somos 160kg de massa, mais um top case de 47l) o que no percurso citadino nem me incomoda muito mas adicionei também  fazer o IC19 todo, passaram a 60km quase todos os dias, mais fazer viagens de fim de semana ou folga, LX - Setubal, LX - Nazaré (Exemplo de voltinhas que costumo dar para sair do stress da cidade) ou fazer LX - Viseu como fiz por estrada nacional tornou-se uma tortura... a dúvida prende-se em primeiro lugar com a cilindrada, defeni a minha utilização em 50% urbana + 40% suburbana + 10% autoestrada, e que ando de mota todo o ano, faça sol, chuva ou neve lool (O enlatado encostou:P), queria algo poupado em combustível e pouco atractiva ao furto pois dorme na rua (Já agora questiono soluções para dormir sossegado eu e a montada? a Gts dorme amarrada a um poste, com uma corrente Kryptonite e um cadeado de disco também Kryptonite, um alarme Gemini e a capa para proteger da intempérie e poeira...) voltando ao essencial, a meu ver talvez os 300cc cheguem, mas será que daqui a uns meses me sabe a pouco e quero uma 400cc??? a diferença de consumos e preços vale o investimento?tenho em vista a MaxSym 400i versão abs que está por ai a rebentar, a mais acessível a nível de preço, a burgman 400 acho interessante mas compensa? a Honda Sw 400 acho pesada para andar casa - trabalho pela Baixa de Lisboa....pessoal que percebe da poda que me dê umas dicas...cumps

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
SYM? Honda? Suzuki? 300cc ou 400cc
« Responder #1 em: 16 de Junho de 2012, 15:37 »


Companheiro, a citação que se segue, foi retirada do meu DB da Maxsym 400i (que podes consultar aqui).

Vim de uma GTS 125 e as minhas questões eram exactamente as mesmas que as tuas, em boa hora tirei a carta e mudei de montada.

Espero que o meu testemunho te possa ajudar.

Depois de ontem ter feito uma viagem (Rota dos Templários) de 624kms, durante mais de 15 horas e porque a Maxsym atingiu o patamar dos 10000 kms (faz 6 meses dia 02 do próximo mês), resolvi atualizar este DB.

Vou fazê-lo em forma de avaliação da máquina:

Custos:

Revisão dos 1000 – oferta do concessionário.
Revisão dos 6000 – 29 euros.
Além das revisões, paguei 40€ por umas reparações após um acidente que tive.

Velocidade máxima:

Sozinho – 170 km/h
Com pendura – 160 km/h
Velocidade lida no velocímetro, em qualquer dos casos, ainda “dava” mais qualquer coisa, mas o meu medo, levou-me a não experimentar.

Acelerações/Recuperações:

Neste aspeto e não tendo termos de comparação na mesma cilindrada (venho de uma 125cc) estou completamente satisfeito.
Sai bem nos arranques, matem velocidades de 120/130 (entre 5000/6000 rpm), com e sem pendura, independentemente da inclinação do terreno, nunca me deixou “atrapalhado” na altura de fazer uma ultrapassagem, quer seja em patamar ou a subir, quer vá sozinho, ou com pendura.

Consumos:

Sempre abaixo dos 4 L/100 (a maior parte dos abastecimentos cifra-se nos 3,7). Estes 10000 kms, em média, foram efetuados:
60% em auto estrada
30% em estradas nacionais
10% em cidade
80% das vezes, sem pendura. 

Conforto:

Depois das 15h e 624kms de ontem, tenho de concluir “é um verdadeiro sofá”, quer para condutor, quer para pendura.
Avaliação global de 0 a 20:
18 – não dou 20 porque, como já disse, não tenho termos de comparação com outras 400cc e acredito que haja melhores,  mas atendendo ao preço inicial e ao das manutenções……….
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

nsilva

  • Visitante
Re: SYM? Honda? Suzuki? 300cc ou 400cc
« Responder #2 em: 16 de Junho de 2012, 16:20 »
Olá boa tarde,


Ora bem aconselho vivamente a SYM GTS 300i EVO, aconselho mais do que a MAXSYM, devido aos consumos...

O meu pai com a nossa 300 faz consumos de 3.5lt  / 100km/h as vezes até menos... A maxsym acho que faz 4lt é mais e sai mais caro. A maxsym possui mais espaço etc mas para quê uma 400cc ?


O meu pai faz 70km todos os dias e a 300 a 120km/h / 140/h chega-lhe muito bem, com consumos e manuntenções EXTRAORDINARIAS.


SYM 300, é o meu conselho.

Wane

  • Visitante
Re: SYM? Honda? Suzuki? 300cc ou 400cc
« Responder #3 em: 16 de Junho de 2012, 22:26 »
Boas, se queres uma boa scooter nao escolhas mais, Honda Silver Wing 400, tenho uma aqui por casa e digo-te que a mota é fenomenal, nao tem comparaçao sequer com a sym 125 nem com a maxi sym isso te garanto

A honda SW 400 trabalha com 2 cilindros só ai diz tudo

black_symgts

  • Visitante
Re: SYM? Honda? Suzuki? 300cc ou 400cc
« Responder #4 em: 17 de Junho de 2012, 18:06 »
A meu ver acho a SW 400 uma maxi completa, mas o motor bi-cilindrico não aumenta os consumos? o peso da mota não a torna manhosa para a cidade? a dúvida entre os 300cc e os 400cc reside se o factor consumo fará a diferença face a uma futura troca para os 400cc, ou seja investir a pensar no futuro.. para a ideia que tenho de investimento apenas chega para a MaxSym nova, não quero investir muito, até porque como citei vai dormir na rua....mas posso ponderar uma 400 usada....desde já obrigado

PedroBT

  • Visitante
Re: SYM? Honda? Suzuki? 300cc ou 400cc
« Responder #5 em: 17 de Junho de 2012, 22:11 »
E porque não esperar pela nova Sym 300, a actual é mais uma 250 que 300, o que na próxima não vai acontecer e sempre va ter melhores consumos e manutenção mais barata que uma 400.

Mas sem duvida que uma 400 arrumava o assunto de vez e ficavas servido por uns bons anos.

Wane

  • Visitante
Re: SYM? Honda? Suzuki? 300cc ou 400cc
« Responder #6 em: 18 de Junho de 2012, 10:38 »
A meu ver acho a SW 400 uma maxi completa, mas o motor bi-cilindrico não aumenta os consumos? o peso da mota não a torna manhosa para a cidade? a dúvida entre os 300cc e os 400cc reside se o factor consumo fará a diferença face a uma futura troca para os 400cc, ou seja investir a pensar no futuro.. para a ideia que tenho de investimento apenas chega para a MaxSym nova, não quero investir muito, até porque como citei vai dormir na rua....mas posso ponderar uma 400 usada....desde já obrigado

Bem também nao se pode ter tudo se queres uma moto com melhor performance, que ande mais etc nao podes esperar que os consumos sejam iguais a uma 125  :P

Mas vale bem a pena a sw 400, aquele bi cilindro faz toda a diferença, os consumos andam na volta dos 4 e tal, mas tudo depende do teu punho. Em termos de conforto e segurança também é muito boa, quando está vento nao levas aqueles abanoes como levas numa 125

Offline motociclista

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 150
  • Localidade: Santarém
  • JAFERREIRA
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: AN650 BURGMAN EXC/2019
Re: SYM? Honda? Suzuki? 300cc ou 400cc
« Responder #7 em: 02 de Julho de 2012, 10:15 »
- Quando alguém decide adquirir uma moto ou scooter, em primeiro lugar, deve definir quanto pode gas
tar, qual o uso que lhe vai dar, consumos, manutenção e sobretudo fiabilidade.
- As 125, 250 e 300 são destinadas a principiantes, já que quem as tem, depressa sente a necessidade
de aumentar as potências e andamento. A não ser que ande apenas em cidade!
- As melhores escolhas passam pelas > de 400 e quanto ao peso, isso não é problema, uma vez que de
uma forma geral, são todas equilibradas e de muita agilidade no trânsito.
- Eu sugiro a burgman 400 e 650 e a T-Max 500. Não é necessário comprar novo! É preciso saber comprar
José António Ferreira