Autor Tópico: Porque gastam tanto ?  (Lida 11683 vezes)

Gugul

  • Visitante
Porque gastam tanto ?
« em: 08 de Junho de 2012, 12:05 »
Não entendo porque as motos gastam tanto combustível.

Tirando a PCX, que anuncia os tais 2L, o resto é tudo sempre a subir ! (isto sem falar nas 50cc)

Vi um teste à nova piaggio mp3 que pesa menos de 250kg 300cc onde dizem que gasta perto dos 5L !!!!
Não fosse o consumo era bem capaz de já ter comprado 1.

Como é possivel, gastar mais que 1 carro ? Temos o C1 com 800kg 58cv a gastar menos!!!

Assim acho que só entrarei no mundo das 2/3 rodas qdo houver mais escolha de electricas, ou compro a PCX se os combustiveis continuarem a subir. (agora parece que acalmaram 1 pouco)

Wane

  • Visitante
Re: Porque gastam tanto ?
« Responder #1 em: 08 de Junho de 2012, 12:16 »
As vatagens de ter uma mota não é so em relação ao combustivel. E cada caso é um caso, se calhar esses 5l numa scooter é a andar a abrir e tu para gastares 5l num c1 tens de ir devagar e em AE, ou acreditas mesmo que o c1 gasta o mesmo que uma scooter a andar dentro de cidade?

E cada caso é um caso, tudo depende do punho e do pé de cada um, vejo gente a gastar mais e a gastar menos

Mais um exemplo, com uma mota consegues furar o transito, com o c1 consegues? Com uma mota consegues parar em qualquer sitio, e com o c1?

Seguro mais barato, manutenção mais barata, mais rapido a chegar a qualquer local etc..
« Última modificação: 08 de Junho de 2012, 12:20 por Wane »

Gugul

  • Visitante
Re: Porque gastam tanto ?
« Responder #2 em: 08 de Junho de 2012, 13:07 »
As vatagens de ter uma mota não é so em relação ao combustivel. E cada caso é um caso, se calhar esses 5l numa scooter é a andar a abrir e tu para gastares 5l num c1 tens de ir devagar e em AE, ou acreditas mesmo que o c1 gasta o mesmo que uma scooter a andar dentro de cidade?

E cada caso é um caso, tudo depende do punho e do pé de cada um, vejo gente a gastar mais e a gastar menos

Mais um exemplo, com uma mota consegues furar o transito, com o c1 consegues? Com uma mota consegues parar em qualquer sitio, e com o c1?

Seguro mais barato, manutenção mais barata, mais rapido a chegar a qualquer local etc..

Sim todos sabemos das vantagens e desvantagens das motos e dos carros.

Mas tendo em conta os motores, cilindradas e pesos, não achas que as motas deviam gastar bem menos ?

Até agora a que vejo mais racional em termos de consumos é a PCX, as de mesma CC gastam todas mais 1L as mais proximas.
Será de serem automáticas, ou de serem muito rotativas?

E diesel, porque não há mais motos a diesel de baixa CC ?

Agora imagina que o C1 pesava menos de metade, devia fazer consumos fabulosos não ?

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Porque gastam tanto ?
« Responder #3 em: 08 de Junho de 2012, 14:20 »

Seguro mais barato, manutenção mais barata, mais rapido a chegar a qualquer local etc..

Companheiro, permite-me discordar, a manutanção não é mais barata que a manutenção de um ligeiro, é até bastante mais cara.

Podes ver no meu DB, mas gastei quase 300€ de manutenção nas revisões dos 1.000, 5.000 e 10.000.

Sim todos sabemos das vantagens e desvantagens das motos e dos carros.

Mas tendo em conta os motores, cilindradas e pesos, não achas que as motas deviam gastar bem menos ?

Até agora a que vejo mais racional em termos de consumos é a PCX, as de mesma CC gastam todas mais 1L as mais proximas.
Será de serem automáticas, ou de serem muito rotativas?

E diesel, porque não há mais motos a diesel de baixa CC ?

Agora imagina que o C1 pesava menos de metade, devia fazer consumos fabulosos não ?

Julgo que terá muito a ver com o desenvolvimento tecnológico dos motores, neste momento julgo que apenas a Honda tem investido bastante no desenvolvimentos de motores com baixo consumo de combustível e manutenções mais espaçadas, como é o caso do bloco de 700cc que equipa a Integra, a NC e NX.

Outro dos motivos para um consumo elevado será também o facto de o regime de funcionamento das scooters 125 cc ser elevado. A zona de conforto da minha é 8.000/9.500 rpm. É neste regime que anda, logo tem de gastar mais, mas mesmo assim consegui consumos desde os 2.8 a 3.6 litros, mesmo com o J. Costa montado.

Abraço

VS
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Gugul

  • Visitante
Re: Porque gastam tanto ?
« Responder #4 em: 08 de Junho de 2012, 14:36 »
Companheiro, permite-me discordar, a manutanção não é mais barata que a manutenção de um ligeiro, é até bastante mais cara.

Podes ver no meu DB, mas gastei quase 300€ de manutenção nas revisões dos 1.000, 5.000 e 10.000.

Julgo que terá muito a ver com o desenvolvimento tecnológico dos motores, neste momento julgo que apenas a Honda tem investido bastante no desenvolvimentos de motores com baixo consumo de combustível e manutenções mais espaçadas, como é o caso do bloco de 700cc que equipa a Integra, a NC e NX.

Outro dos motivos para um consumo elevado será também o facto de o regime de funcionamento das scooters 125 cc ser elevado. A zona de conforto da minha é 8.000/9.500 rpm. É neste regime que anda, logo tem de gastar mais, mas mesmo assim consegui consumos desde os 2.8 a 3.6 litros, mesmo com o J. Costa montado.

Abraço

VS

Também já me falaram nessas 700 que anunciam 3,6L já é bem mais aceitável.
Se bem que numa dessas deve ser dificil andar devagar e manter esses consumos hehe

Essas 700 com DCT+ABS são bem "apetitosas" de comprar, mas mesmo assim já saltam pros 7000€ novas.

Wane

  • Visitante
Re: Porque gastam tanto ?
« Responder #5 em: 08 de Junho de 2012, 14:59 »
Companheiro, permite-me discordar, a manutanção não é mais barata que a manutenção de um ligeiro, é até bastante mais cara.

Podes ver no meu DB, mas gastei quase 300€ de manutenção nas revisões dos 1.000, 5.000 e 10.000.

Eu numa revisão do carro gasto um pouco menos do que isso, portante tu fizeste 3 pelo valor que gasto em uma. E no carro é sempre mais caro

E também nao será da marca Kymco ser mais cara a manutenção? Nos relatos da SYM tenho lido que é barato (ainda nao tenho a minha)


Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Porque gastam tanto ?
« Responder #6 em: 08 de Junho de 2012, 15:26 »
Eu numa revisão do carro gasto um pouco menos do que isso, portante tu fizeste 3 pelo valor que gasto em uma. E no carro é sempre mais caro

E também nao será da marca Kymco ser mais cara a manutenção? Nos relatos da SYM tenho lido que é barato (ainda nao tenho a minha)

Companheiro,
Por norma os ligeiros fazem revisões mais espaçadas, ou seja, por exemplo o meu carro faz revisões de 30.000 em 30.000 km, com mudanças de oleo intercalares aos 15.000.

Se é da marca Kymco não sei, mas penso ser consenso generalizado que a manutanção de uma mota é mais cara que a de um ligeiro.

Abraço
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline LeoLopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 1284
  • Localidade: Lagoa-Algarve
  • CPM nº 1654
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 400
Re: Porque gastam tanto ?
« Responder #7 em: 08 de Junho de 2012, 15:44 »
Então vai para uma clássica LML 125 4t dizem que gasta 1l para +60kms e não tem correias nem roletes para trocar só óleo  _Rolley_     

Offline adolfo lima

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 273
  • Localidade: Monte Redondo - Leiria
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 400 K7
Re: Porque gastam tanto ?
« Responder #8 em: 08 de Junho de 2012, 17:07 »
Ó que eu acho é que todos ainda não deram conta das vantagem de uma scooter!!

1- manutençao - ainda custa acreditar não acharem que as revisões são baratas!! Deste tenho a mota e fiz 10.000km gastei 160€ em revisoes. atenção inclui um pneu traseiro.
2- consumo - no meu caso o minha scooter consome 3.2 por cada 100km. - digam lá qual o carro que consegue fazer esta media em velocidade de 120km- 130km?? Olha que eu tenho um do veiculos mais ecomónicos do mercado e consome 4,5l...
3- parqueamento- nem falo de valores, já que as scooters não pagam.
4- tempo gasto em viagem - em media o tempo ganho é enorme em relaçao ao carro.
5- O gosto de andar de mota - por todas as razões apresentadas, esta é a mais valia. Se podesse andava de mota todos dias e toda hora!!!!

Por isso, independemente das motas consumirem mais (em comparaçao), fica sempre o gosto de cada um...O meu é as motas!!!
« Última modificação: 08 de Junho de 2012, 22:19 por adolfo lima »
Casal K180, Sash Fuego V5, Yamaha tarjet, Yamaha xt 600, Honda Africa Twin, Hyosung Ms3 250, Suzuki Burman 400k7.

Consumo actual 4,0lts Suzuki Burgman - 52.100km
CPM nº 1908

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Porque gastam tanto ?
« Responder #9 em: 08 de Junho de 2012, 20:09 »
Ainda acrescento outra coisa, na maioria dos casos, pelo menos aqui no fórum, fazemos as manutenções nos concessionários das marcas, só podemos comparar o custo da manutenção, com um carro, se fizermos a manutenção também em um concessionário da marca e aí coloco muitas dúvidas se a da sccoter será mais cara.

Quanto a consumos, quando me iniciei nas 2 rodas, também pensava que os consumos fossem mais económicos, mas terá a haver com o desenvolvimento, que até era escasso e que as marcas estão a começar agora a fazer evoluir os seus motores.

Agora, nada supera o prazer de andar de scooter.



 scooter_ scooter_ scooter_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Porque gastam tanto ?
« Responder #10 em: 08 de Junho de 2012, 21:46 »
Não acho que as scooters gastem tanto como um carro, nem mesmo se comparadas ao diesel.

Agora, que nas scooters temos prazos de manutenção mais pequenos ( 5000 Km ou menos ), é um facto. Mas mais importante é determinar o quanto custa cada revisão.

O que tenho estado a ter em atenção é que o pessoal da grande Lisboa paga muito pelas manutenções. _Rolley_ É escandaloso o quanto simples revisões com mudança de óleo + filtros e a bela da mão-de-obra, podem custar. Concordo que os stands/oficinas  devem ganhar de forma justa o seu sustento, mas inflaccionar o preço das peças, substituír quando só se deve limpar o antigo, e cobrar tempos extra de mão-de-obra, não é muito correcto, pois não?

 A tendência das marcas consagradas ( exceptuando as chinocas de origem duvidosa  que de R&D não sabem nada), é além de reduzirem o consumo de gasolina e menores emissões de CO é por conseguinte  alargarem cada vez mais as manutenções, pois a concorrência e know-how dos fabricantes  dos motores está sempre em melhoria contínua, e nisto quem fica a ganhar é sempre o consumidor.

 O melhor exemplo vai ser a nova X10 que tem 10.000 Km de espaçamento entre revisões. Muito bom para uma scooter. _pol_

No meu caso e em 3 revisões programadas conforme manual, gastei perto de 100€, o que dá uma média de quase 35 € por revisão.
Conheço pessoas com GTS e PCX, e gastam praticamente a  mesma coisa . Não me posso queixar de nada, pois a Kymco é de baixa mautenção.

Mais uma vez, deixo por aqui a ideia de que quando comprarem uma scooter ou moto, esqueçam os brindes e as motos de cortesia. Perguntem também pelas manutenções até aos 20.000 Km, por exemplo. Peçam uma estimativa dos custos, e talvez tenham surpresas de stand para stand da mesma marca.


Saudações scootards.
« Última modificação: 09 de Junho de 2012, 01:12 por JPA »
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM