Autor Tópico: Duvida (Calibragem de rodas)  (Lida 9920 vezes)

jjmb

  • Visitante
Duvida (Calibragem de rodas)
« em: 04 de Junho de 2012, 19:33 »
Boas tardes pessoal tenho uma duvida ,quanto á minha GTS 125i a questão é a seguinte a roda de trás tem os pesos da calibragem logo deduzo que a roda esta calibrada ,mas a da frente nem sinal de pesos será ,que é assim mesmo ou esqueceram-se de a calibrar mas como estou com esta duvida parece-me ,que a roda da frente quando rola em estrada boa parece ,que vai aos saltinhos .
agradecia aos mais entendidos que me dessem o vosso parecer .
Obrigado

Joaquim barradas

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Duvida (Calibragem de rodas)
« Responder #1 em: 04 de Junho de 2012, 20:27 »

Entendido nao sou...mas como sempre gosto de opinar  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Em questao de calibracoes e pesos.....
Nao sei se mudas-te, ou se mudaram o pneu traseiro recentemente, se mudaram ]e normal....
Possivelmente o da frente ainda e de origem e nao tem pesos.....Digo isto pq foi o que acontece comigo, como tinha umas "Fissuras\rasgos\cortes" no pneu traseiro troquei-o nao fosse o diabo tecelas, acho que esta explicado no meu DB.....
Por essa razao o pneu de trás ficou com pesos e o da frente nao, deve estar calibrado de origem (eu sei que basta bater num buraco para descalibrar, espero que todos saibam).

Agora o ir aos saltinhos  _pensador_ , ou esta bastante descalibrado ou sera um daqueles defeitos que comecam a aparecer nas SYM`S, acho que foi o Paulo Pessoa que teve um problema semelhante, mas na roda traseira.

Se a sensação de Saltinhos e imcomodativa e melhor mandares ver isso numa casa da especialidade e se ainda estiver na garantia que tratem disso....

Espero ter ajudado em algo.

Boas curvas

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

jjmb

  • Visitante
Re: Duvida (Calibragem de rodas)
« Responder #2 em: 04 de Junho de 2012, 20:32 »
O brigado Axe mas a mota é nova so tem 500km e como tem pesos atras na roda pensei que tambem deveria de ter a frente tambem a impressão dos saltinhos se calhar nem tem eu é que sou muito minucioso e como na roda da frente não tem pesos eu pensei logo nisso de toda a maneira obrigado.
Um abraço e boas curvas. _convivio_ _convivio_

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Duvida (Calibragem de rodas)
« Responder #3 em: 04 de Junho de 2012, 21:00 »
 _pensador_ Poderá acontecer que o pneu venha com defeito de fabrico,  _pensador_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Duvida (Calibragem de rodas)
« Responder #4 em: 04 de Junho de 2012, 21:05 »
@jjmb

Somente pode ser do piso, o nao ter pesos a frente pode ser por nao precisar....somente isso!

Eu pessoalmente tbm sinto isso mas somente numa estrada por onde passo, faz de Maxi e tbm faz de carro....e mesmo do proprio piso!
Deve ser o que pode estar a acontecer...  _pensador_

Mas se persistir esse sintoma nao custa nada ter a certeza se e so nessa estrada ou em todas no geral, se assim for uma passagem por um representante para desmontarem e calibrarem tbm essa Jante\Pneu para se ter a certeza, ou se nao sera um empeno extra, ou um amortecedor descarregado ou outra coisa qualquer....Pode ser tbm um disco empenado que faz isso. Ha demasiados factores que podem provocar esses sintomas, mas temos de ir eliminando as possibilidades uma a uma.

Ou como diz o companheiro Jose.....um pneu com defeito....

Esperemos que seja so impressao  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline jacreis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 388
  • Localidade: carvoeira-mafra
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza750
Re: Duvida (Calibragem de rodas)
« Responder #5 em: 04 de Junho de 2012, 21:25 »
Boas.
Para lançar um pouco de confusão (ou não), disse-me um responsavel pela oficina da yamaha, que o que era equilibrado (calibrado) de origem era a jante  _pensador_ _pensador_. os pneus trazem umas bolinhas coloridas e segundo ele devem ficar consoante a cor alinhadas com a válvula, não sendo preciso qualquer mais calibragem . Será? _pensador_ _pensador_

Facto é haver pneus novos com defeito , e não é tão raro como isso, e depois os buracos, passeios, tampas de esgoto, tudo a contribuir para a festa  _reg_ _reg_ _reg_

Não há nada como ir ao concessionário  e pedir para testarem a moto e resolverem o problema. se for dos pneus estes também são abrangidos pela garantia
Só para exemplo , na minha cbf não há qualquer peso  nas duas rodas , não tem qualquer vibração oriunda desses componentes. Mais quando foi fazer a revisão dos 1000km referi uma vibração fina no banco por volta das 5000rpm. tudo foi checkado e disseram-me se persistisse tiram de desmontar a roda e equilibrar a jante.(afinal era da juventude do motor, só precisava de ser puxado um pouco mais)

Boas curvas  _pt_ _pt_ _pt_
« Última modificação: 04 de Junho de 2012, 21:30 por jacreis »
Honda CBF 600 SA (2011)
Suzuki Vstrom 650 xt (2015)
Sym Cruisym 300 (2019)
Forza 750 2022

jjmb

  • Visitante
Re: Duvida (Calibragem de rodas)
« Responder #6 em: 04 de Junho de 2012, 22:54 »
È capaz de ser mesmo do piso por onde passo quando vou para o trabalho que é muito irregular mas ja agora vou estar atento e quando for a revisão vou referir isso.
Obrigado a todos pelo vosso feddbak.
Boas curvas e vemo-nos por ai numa tertúlia qualquer ,que eu ainda não fui a nenhuma mas também só tenho a scooter há uma semana .
OBRIGADO

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Duvida (Calibragem de rodas)
« Responder #7 em: 15 de Junho de 2012, 20:49 »
È capaz de ser mesmo do piso por onde passo quando vou para o trabalho que é muito irregular mas ja agora vou estar atento e quando for a revisão vou referir isso.
Obrigado a todos pelo vosso feddbak.
Boas curvas e vemo-nos por ai numa tertúlia qualquer ,que eu ainda não fui a nenhuma mas também só tenho a scooter há uma semana .
OBRIGADO

A Minha a frente com o ultimo pneu nao necessitou de pesos.
Porem com o andamento o pneu vai-se desgastando desigualmente, assim como vai ficando com pequenas imperfeições-

Abraço
[/URL]

valmeida

  • Visitante
Re: Duvida (Calibragem de rodas)
« Responder #8 em: 20 de Setembro de 2017, 21:09 »
Tópico antigo mas que me identifiquei com o meu problema.
Bem meti um pneu novo Bridgestone batlax na minha Sym 125, em estrada parece que moto a roda como se tivesse uma pedra enfiada no cardado, mas o pneu não tem pedra nenhuma, vai tipo empenado, será desiquilíbrio na roda? Será um rolamento?

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Duvida (Calibragem de rodas)
« Responder #9 em: 21 de Setembro de 2017, 08:01 »
Rolamento costuma fazer um barulho estilo zumbido ou algo a roçar. É mais provável que seja o pneu, ou está ovalizado, ou a jante pode estar empenada, ou pode estar descalibrado. Por vezes é o pneu de trás que tem o problema mas os sintomas sentem-se à frente. Aconselho-te a ir a uma casa de pneus ver isso. Apenas meteste o pneu da frente novo, o de trás é antigo?

valmeida

  • Visitante
Re: Duvida (Calibragem de rodas)
« Responder #10 em: 21 de Setembro de 2017, 08:12 »
o de trás tem 2000 km, esta ainda com picos de ser novo.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Duvida (Calibragem de rodas)
« Responder #11 em: 21 de Setembro de 2017, 09:14 »
Tenta ver se não será nenhum disco empenado, notas a vibração em qualquer velocidade ou só acima dos 80km/h?
« Última modificação: 21 de Setembro de 2017, 09:15 por PSH72 »