Autor Tópico: Carta de Mota  (Lida 793872 vezes)

Offline pavlov

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 212
  • Localidade: Sesimbra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125i
Re: Carta de Mota
« Responder #1100 em: 03 de Julho de 2015, 00:02 »
Também me inscrevi para obtenção da categoria A, este ano não passa.  _careta_
Aproveitei a promoção da Escola de Condução Elite em Alvalade, 175€ com tudo incluído... Obviamente que é só por tirar, na minha mente não existem pensamentos de upgrades...  _Rolley_  _lol_

Cumprimentos _convivio_
Força nisso companheiro e não facilites na parte teórica. Prepara-te bem que controlas a situação sem problemas.

Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk

Sym GTS 125i (29-07-2014): [0 km; 21.000Km...]; média: 3,0 l/100km
Yamaha FZ6 S2 (24-06-2015):[32.000km; ...]; a rolar com a carta A desde 9/7/2015 ;)

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Carta de Mota
« Responder #1101 em: 03 de Julho de 2015, 10:10 »

Muitos parabéns companheiro.
O meu exame prático está para breve e essas dicas sobre as perguntas do examinador são novidade para mim.
Agora já fico sobreaviso. Obrigado pela dica

Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk

Muito obrigado pavlov e boa sorte no teu exame, vai correr bem certamente!

Sobre as questões do examinador, de certeza que o teu instrutor, que deve ser o Pedro, te vai preparar, se porventura já fizeste todas as aulas práticas e não fizeram uma aula de simulação do exame vai à escola e fala com ele. As possíveis perguntas do examinador são acessíveis, são coisas relativamente básicas, por isso também não te preocupes em demasia. Se te perguntar como sabes se a mota tem gasolina, abres a tampa do depósito e espreitas, já que como sabes a cb500 da escola não tem nível da gasolina no painel de instrumentos ;)

Abraço

Rodrigues

  • Visitante
Re: Carta de Mota
« Responder #1102 em: 03 de Julho de 2015, 15:23 »
Citar
Se te perguntar como sabes se a mota tem gasolina, abres a tampa do depósito e espreitas, já que como sabes a cb500 da escola não tem nível da gasolina no painel de instrumentos ;)

 Eu diria para perguntar ao instrutor pois é ele que enche o depósito _lol_ _lol_ _lol_

Offline pavlov

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 212
  • Localidade: Sesimbra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125i
Re: Carta de Mota
« Responder #1103 em: 03 de Julho de 2015, 18:50 »
Muito obrigado pavlov e boa sorte no teu exame, vai correr bem certamente!

Sobre as questões do examinador, de certeza que o teu instrutor, que deve ser o Pedro, te vai preparar, se porventura já fizeste todas as aulas práticas e não fizeram uma aula de simulação do exame vai à escola e fala com ele. As possíveis perguntas do examinador são acessíveis, são coisas relativamente básicas, por isso também não te preocupes em demasia. Se te perguntar como sabes se a mota tem gasolina, abres a tampa do depósito e espreitas, já que como sabes a cb500 da escola não tem nível da gasolina no painel de instrumentos ;)

Abraço
Obrigado.
Espero bem que sim.
Eu não estou nessa escola mas sim na HP aqui na margem sul.
Entretanto amanhã vou fazer a preparação para o exame, no local, e aí será a ocasião de o instrutor me dar todas as dicas.
Essa da gasolina não dá pois a "minha" mota da instrução tem indicador de nivel de gasolina, yamaha XJ6. Se não tivesse era uma questão de abanar um pouco o depósito ::)
Agora, companheiro,  votos de boas curvas em alta cilindrada ;)

Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk
« Última modificação: 03 de Julho de 2015, 18:55 por pavlov »
Sym GTS 125i (29-07-2014): [0 km; 21.000Km...]; média: 3,0 l/100km
Yamaha FZ6 S2 (24-06-2015):[32.000km; ...]; a rolar com a carta A desde 9/7/2015 ;)

interceptor

  • Visitante
Re: Carta de Mota
« Responder #1104 em: 03 de Julho de 2015, 23:00 »
Se ele te perguntar se tens o médio ligado como é que fazes/respondes?

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Carta de Mota
« Responder #1105 em: 03 de Julho de 2015, 23:13 »
Desculpa pavlov, não sei porquê achei que estavas na Elite, mas fica a intenção de ajudar, boa sorte novamente!

Interceptor, essa pergunta também é bastante interessante e muito conveniente saber o procedimento, foi das primeiras coisas que me ensinaram na 1ª aula, deixo a resposta para quem ainda não fez o exame prático. ;)

Offline pavlov

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 212
  • Localidade: Sesimbra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125i
Re: Carta de Mota
« Responder #1106 em: 04 de Julho de 2015, 11:56 »
Desculpa pavlov, não sei porquê achei que estavas na Elite, mas fica a intenção de ajudar, boa sorte novamente!

Interceptor, essa pergunta também é bastante interessante e muito conveniente saber o procedimento, foi das primeiras coisas que me ensinaram na 1ª aula, deixo a resposta para quem ainda não fez o exame prático. ;)
Não tens de pedir desculpa. Todas as ajudas são bem-vindas.
Quanto à pertinente pergunta do  Interceptor, acho que basta por a mão à frente do farol para ver se ilumina. Depois de ligada, claro.

Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk

Sym GTS 125i (29-07-2014): [0 km; 21.000Km...]; média: 3,0 l/100km
Yamaha FZ6 S2 (24-06-2015):[32.000km; ...]; a rolar com a carta A desde 9/7/2015 ;)

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Carta de Mota
« Responder #1107 em: 04 de Julho de 2015, 20:41 »
Força nisso companheiro e não facilites na parte teórica. Prepara-te bem que controlas a situação sem problemas.

Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk

Tenho a Pen das perguntas, tenho feito os testes por aí...
Boa sorte para o exame prático...  _pol_
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

Offline pavlov

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 212
  • Localidade: Sesimbra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125i
Re: Carta de Mota
« Responder #1108 em: 05 de Julho de 2015, 08:53 »
Tenho a Pen das perguntas, tenho feito os testes por aí...
Boa sorte para o exame prático...  _pol_
Obrigado.
Já vi que estás orientado.
Bom estudo

Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk

Sym GTS 125i (29-07-2014): [0 km; 21.000Km...]; média: 3,0 l/100km
Yamaha FZ6 S2 (24-06-2015):[32.000km; ...]; a rolar com a carta A desde 9/7/2015 ;)

interceptor

  • Visitante
Re: Carta de Mota
« Responder #1109 em: 05 de Julho de 2015, 11:03 »
Não tens de pedir desculpa. Todas as ajudas são bem-vindas.
Quanto à pertinente pergunta do  Interceptor, acho que basta por a mão à frente do farol para ver se ilumina. Depois de ligada, claro.

Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk



É isso mesmo _pol_ A mim a questão mistério que me calhou foi: qual é o nome técnico do conta-rotações?

Rodrigues

  • Visitante
Re: Carta de Mota
« Responder #1110 em: 05 de Julho de 2015, 18:45 »
É isso mesmo _pol_ A mim a questão mistério que me calhou foi: qual é o nome técnico do conta-rotações?

Dá vontade de responder,...ó sr. Examinador eu não paguei para tirar a carta de Mecânico se o Tacómetro avariar não sou eu que o vou reparar !!!!!! que me interessa o nome daquela "coisa" que conta as rotações  _martelada_

Mas pronto !...quantos mais chumbarem melhor para eles  _Rolley_

Offline pavlov

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 212
  • Localidade: Sesimbra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125i
Re: Carta de Mota
« Responder #1111 em: 05 de Julho de 2015, 23:52 »
É isso mesmo _pol_ A mim a questão mistério que me calhou foi: qual é o nome técnico do conta-rotações?
Tacómetro.
Não ia lá assim de repente. Não me vou esquecer.
Mais uma que fico a dever aqui ao forum.
Obrigado

Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk

Sym GTS 125i (29-07-2014): [0 km; 21.000Km...]; média: 3,0 l/100km
Yamaha FZ6 S2 (24-06-2015):[32.000km; ...]; a rolar com a carta A desde 9/7/2015 ;)

Offline pavlov

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 212
  • Localidade: Sesimbra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125i
Re: Carta de Mota
« Responder #1112 em: 07 de Julho de 2015, 14:08 »
Já cá canta!
Hoje pelas 11:15h a estrada conta com mais um motociclista encartado com a categoria A (eu) :D ;
Ei-lo ainda em estado de graça:

Fiz um percurso sem erros, no Barreiro, e ainda deu para "esticar" ::) até aos 60 km/h no IC21, já no regresso após a parte urbana.
Os meus agradecimentos a toda equipa da escola de condução HP no Fogueteiro, em especial ao Hélder, pelo seu profissionalismo e por fazer de cada aluno um amigo.
No entanto, continuo a achar que gente com tantos anos de carta B e alguma experiência de condução de maxiscooter 125, não deveria ser sujeito a este protocolo tão formal para obtenção da categoria A pois a pressão emocional é elevada e já não vamos para novos :-[ Enfim, mas é o que temos como lei e esta é para respeitar.
Sinto-me agora mais aliviado 8)



Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk
« Última modificação: 07 de Julho de 2015, 14:09 por pavlov »
Sym GTS 125i (29-07-2014): [0 km; 21.000Km...]; média: 3,0 l/100km
Yamaha FZ6 S2 (24-06-2015):[32.000km; ...]; a rolar com a carta A desde 9/7/2015 ;)

Mateus77

  • Visitante
Re: Carta de Mota
« Responder #1113 em: 07 de Julho de 2015, 14:35 »
Já cá canta!
Hoje pelas 11:15h a estrada conta com mais um motociclista encartado com a categoria A (eu) :D ;
Ei-lo ainda em estado de graça:

Fiz um percurso sem erros, no Barreiro, e ainda deu para "esticar" ::) até aos 60 km/h no IC21, já no regresso após a parte urbana.
Os meus agradecimentos a toda equipa da escola de condução HP no Fogueteiro, em especial ao Hélder, pelo seu profissionalismo e por fazer de cada aluno um amigo.
No entanto, continuo a achar que gente com tantos anos de carta B e alguma experiência de condução de maxiscooter 125, não deveria ser sujeito a este protocolo tão formal para obtenção da categoria A pois a pressão emocional é elevada e já não vamos para novos :-[ Enfim, mas é o que temos como lei e esta é para respeitar.
Sinto-me agora mais aliviado 8)



Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk

Parabens!!!

Agora é desfrutar da máquina!

abraço

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Carta de Mota
« Responder #1114 em: 07 de Julho de 2015, 15:03 »
Parabéns pela nova categoria!  _pol_ A minha tirei-a em 97 e foi a ultima vez que andei numa moto superior a 125  _lol_ _lool_
_fcp_
 

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Carta de Mota
« Responder #1115 em: 07 de Julho de 2015, 17:12 »
Muitos parabéns pavlov! _pol_ _pol_ _pol_

Agora é desfrutar....

Abraço

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Carta de Mota
« Responder #1116 em: 07 de Julho de 2015, 21:49 »
Parabéns...

Essa guia é só para categoria A, ou substitui todas as categorias que temos na carta? Temos de entregar a carta de condução na altura da emissão da guia? Estou só a questionar pois como tenho na carta averbado o grupo II, tenho algumas dúvidas sobre o processamento da coisa.  _pensador_
« Última modificação: 07 de Julho de 2015, 21:50 por B_Black »
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

interceptor

  • Visitante
Re: Carta de Mota
« Responder #1117 em: 07 de Julho de 2015, 22:14 »
Parabéns Pavlov _palmas_

Quem é o próximo?? _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Carta de Mota
« Responder #1118 em: 07 de Julho de 2015, 22:22 »
Parabéns pela obtenção da carta a todos os recém encartados do CPM.  _convivio_ _palmas_

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Carta de Mota
« Responder #1119 em: 07 de Julho de 2015, 22:37 »
Já cá canta!
Hoje pelas 11:15h a estrada conta com mais um motociclista encartado com a categoria A (eu) :D ;
Ei-lo ainda em estado de graça:

Fiz um percurso sem erros, no Barreiro, e ainda deu para "esticar" ::) até aos 60 km/h no IC21, já no regresso após a parte urbana.
Os meus agradecimentos a toda equipa da escola de condução HP no Fogueteiro, em especial ao Hélder, pelo seu profissionalismo e por fazer de cada aluno um amigo.
No entanto, continuo a achar que gente com tantos anos de carta B e alguma experiência de condução de maxiscooter 125, não deveria ser sujeito a este protocolo tão formal para obtenção da categoria A pois a pressão emocional é elevada e já não vamos para novos :-[ Enfim, mas é o que temos como lei e esta é para respeitar.
Sinto-me agora mais aliviado 8)



Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk
Parabéns. Agora é que a FAZER não para na garagem.

Boas curvas e com calma pra já 8)

Sent from my Moto G using Tapatalk


Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Carta de Mota
« Responder #1120 em: 07 de Julho de 2015, 22:54 »
Parabéns...

Essa guia é só para categoria A, ou substitui todas as categorias que temos na carta? Temos de entregar a carta de condução na altura da emissão da guia? Estou só a questionar pois como tenho na carta averbado o grupo II, tenho algumas dúvidas sobre o processamento da coisa.  _pensador_

A "guia" é exclusiva do titulo de condução a que ficaste habilitado, neste caso a categoria A e apenas comprovando isso mesmo.

Ficamos em posse tanto da guia como da carta de condução, já que podemos estar habilitados a outras categorias, como é o teu caso.

A validade da guia é de 30 dias. No meu caso e julgo que atualmente seja a prática comum, visto existirem atrasos significativos no IMT, o prazo de validade foi rasurado pelo centro de exames e aumentaram para 180 dias, pelo que se este prazo for ultrapassado e a carta de condução atualizada não for remetida para a morada, temos que solicitar nova guia.


« Última modificação: 07 de Julho de 2015, 22:55 por JoseR »

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Carta de Mota
« Responder #1121 em: 07 de Julho de 2015, 23:13 »
A "guia" é exclusiva do titulo de condução a que ficaste habilitado, neste caso a categoria A e apenas comprovando isso mesmo.

Ficamos em posse tanto da guia como da carta de condução, já que podemos estar habilitados a outras categorias, como é o teu caso.

A validade da guia é de 30 dias. No meu caso e julgo que atualmente seja a prática comum, visto existirem atrasos significativos no IMT, o prazo de validade foi rasurado pelo centro de exames e aumentaram para 180 dias, pelo que se este prazo for ultrapassado e a carta de condução atualizada não for remetida para a morada, temos que solicitar nova guia.

Obrigado pela informação...  _pol_
Abraços  _convivio_
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

Offline pavlov

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 212
  • Localidade: Sesimbra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125i
Re: Carta de Mota
« Responder #1122 em: 07 de Julho de 2015, 23:24 »
A "guia" é exclusiva do titulo de condução a que ficaste habilitado, neste caso a categoria A e apenas comprovando isso mesmo.

Ficamos em posse tanto da guia como da carta de condução, já que podemos estar habilitados a outras categorias, como é o teu caso.

A validade da guia é de 30 dias. No meu caso e julgo que atualmente seja a prática comum, visto existirem atrasos significativos no IMT, o prazo de validade foi rasurado pelo centro de exames e aumentaram para 180 dias, pelo que se este prazo for ultrapassado e a carta de condução atualizada não for remetida para a morada, temos que solicitar nova guia.
É isso mesmo.
Embora a minha guia seja válida para 60  dias. Entretanto se não receber nova carta com todos os averbamentos tenho de pedir nova guia no IMTT.

Obrigado a todos pelas respostas e agora que FAZER?!!!
Mas ainda falta o seguro...estou a pedir uma simulação ao parceiro do CPM que esteve na travessia da ponte. E a ver alternativas.

Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk

Sym GTS 125i (29-07-2014): [0 km; 21.000Km...]; média: 3,0 l/100km
Yamaha FZ6 S2 (24-06-2015):[32.000km; ...]; a rolar com a carta A desde 9/7/2015 ;)

Rodrigues

  • Visitante
Re: Carta de Mota
« Responder #1123 em: 08 de Julho de 2015, 12:12 »
Citar
Obrigado a todos pelas respostas e agora que FAZER?!!!

Cheira-me a que já sabes qual é o upgrade  _Rolley_

Parabéns  _palmas_ _palmas_

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Carta de Mota
« Responder #1124 em: 08 de Julho de 2015, 13:34 »
Já cá canta!
Hoje pelas 11:15h a estrada conta com mais um motociclista encartado com a categoria A (eu) :D ;
Ei-lo ainda em estado de graça:

Fiz um percurso sem erros, no Barreiro, e ainda deu para "esticar" ::) até aos 60 km/h no IC21, já no regresso após a parte urbana.
Os meus agradecimentos a toda equipa da escola de condução HP no Fogueteiro, em especial ao Hélder, pelo seu profissionalismo e por fazer de cada aluno um amigo.
No entanto, continuo a achar que gente com tantos anos de carta B e alguma experiência de condução de maxiscooter 125, não deveria ser sujeito a este protocolo tão formal para obtenção da categoria A pois a pressão emocional é elevada e já não vamos para novos :-[ Enfim, mas é o que temos como lei e esta é para respeitar.
Sinto-me agora mais aliviado 8)


MUITOS PARABÉNS (vizinho... da minha irmã)  _lool_ _lool_ _lool_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _convivio_ _convivio_ _convivio_

Ela acabou de trocar a dela (sym sinfony) por outra IGUAL mas deste ano  _lool_ _lool_ _lool_

Abraço

JGarcia
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...