Boas, sobre a 250i aqui vai a minha experiência.
Motor agradável e suficiente para deslocações em Cidade e pequenas incursões em AE/vias rápidas. Para viagens mais frequentes penso que o 250 se torna curto.
Consegues no entanto circular com facilidade nos 110/120 mas com o motor já em altas ( das 8000 para cima se não estou em erro ).
Acho que paras as vias rapidas/AE na periferia de LX, fruto do tráfego que têm não é necessário mais, mas para quem estiver com vontade de andar mais rápidamente fica a saber a pouco.
O consumo, a andar bem ou mal fica-me sempre entre os 3,8 e os 4 L aos 100. Já fiz menos uma das poucas vezes em que tive um depósito sem cidade.
A revisão dos 20 000 Km, onde leva a correia, filtros, oleos e vela. Ficou em 192 Euros. Mas isto depende sempre da oficina a que vais.
As revisões são de 10 em 10 mil KM, com intervalos nos 5 mil para verificação de níveis.
Não sei se será a primeira mota. Se for não te esqueças de acrescentar os extras com a aquisição de capacete, luvas casaco, um ou outro equipamento térmico e o equipamento para a chuva.