Autor Tópico: atenção aos vigaristas  (Lida 22828 vezes)

alberto carrilho

  • Visitante
atenção aos vigaristas
« em: 16 de Abril de 2012, 22:19 »
neste país onde não há justiça tudo é possivel:
comprei uma scooter no inicío de 2011 a um particular e fui logo á loja do cidadão para a resgistar em meu nome e não tive problemas para o fazer , agora que já se passou mais de um ano vendi-a qual não o espanto quando o novo proprietario me informou que não consegue mudar para seu nome porque está penhorada á dois anos e que a loja do cidadão não tem essa informação por isso agora tenho que devolver o dinheiro e as finanças apreendem-me a moto e o vigarista que me a vendeu não lhe acontece nada estamos num pais de ladrões.

interceptor

  • Visitante
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #1 em: 16 de Abril de 2012, 22:21 »
Como é que penhoraram um bem, ao ex-dono, que está em teu nome?

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #2 em: 16 de Abril de 2012, 22:25 »
Como é que penhoraram um bem, ao ex-dono, que está em teu nome?
... se registaste logo, algo está mal contado!
 
Para poderem agir contra um dono que não é o devedor, primeiro teriam que impugnar a venda, e para tal terias sido notificado pelo tribunal e já terias conhecimento  _pensador_
A tua morada é a que consta no registo? se sim, algo está definitivamente errado nessa história  _pensador_

alberto carrilho

  • Visitante
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #3 em: 16 de Abril de 2012, 22:35 »
quando comprei a moto havia pinhora nas finanças em nome do vigarista que ma vendeu mas como a loja do cidadão não tem acesso a essa informação não tive problemas mas o novo proprietario foi  ao cartorio para resgistar a moto  e ai fiquei a saber que a moto vai ser apreendida.

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #4 em: 16 de Abril de 2012, 22:42 »
Oquê!?  compraste um bem penhorado?????
E ainda por cima tentaste vender???
Então não entendo porque é que chamas vigarista ao vendedor  _Rolley_
O que é que está a passar-me ao lado?

alberto carrilho

  • Visitante
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #5 em: 16 de Abril de 2012, 22:46 »
só agora soube que a mota estava penhorada mas faço questão de devolver o dinheiro ao novo proprietario

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #6 em: 16 de Abril de 2012, 22:51 »
Ok,
Tinha entendido que já sabias quando a compraste  :-?
Agora, se efectivamente surgir a penhora, tens que deduzir oposição, invocando a transmissão da propriedade do anterior proprietário para ti  para obstar á execução da penhora _pol_

Offline macanudo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 177
  • Localidade: Santa Iria de Azoia
  • macanudo = Carlos
  • Marca: NC
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #7 em: 16 de Abril de 2012, 22:56 »
Estranho  _pensador_
No Cartório dificilmente é detectado algo, é apenas tratada a parte burocrática (preencher papeis) e eles "carregão" no sistema, tanto é que demora até + 3 dias, sai mais barato tratar dos documentos num Cartório mas se houver problema os documentos são devolvidos e ai já é tarde, na loja do Cidadão/conservatória do registo automóvel (ou lá como se chama) salta-se o intermediário(cartório) e se houver problema tem obrigação de ser detectado porque estão a trabalhar directamente na plataforma, uma vez ao fim de 3 dias tinha os documentos na caixa do correio(é mais caro mas mais rápido e seguro)
Corrijão-me se estiver errado
« Última modificação: 16 de Abril de 2012, 23:08 por macanudo »
Em Portugal circula-se á direita !!
         E os Portugueses ??

Online Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1217
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #8 em: 17 de Abril de 2012, 16:44 »
Segundo eu sei, as penhoras são feitas pelas Finanças no portal da Conservatória de Registo Automóvel, onde também vão buscar a informação para as cobranças do Imposto Único de Circulação (IUC). Não existe passagem de informação para o IMTT.
O IMTT apenas regista o veículo, emite o Certificado de Matrícula e envia essa informação para a Conservatória. Apenas aí é detetada a penhora e a partir desse momento o veículo fica "marcado" no IMTT. Qualquer nova tentativa de venda é bloqueada.
Penso que é assim que se processa, mas pode haver alguém por aqui que saiba quais os procedimentos exatos.
Ao comprar um veículo usado, por segurança, deve sempre pedir-se uma Certidão do Registo Automóvel, comprovando que sobre o mesmo não existem quaisquer ónus ou encargos (link: http://www.automovelonline.mj.pt/AutoOnline/FrontOfficeController. Quase todos os stands pedem esta Certidão nas retomas, para evitar ter problemas.
Esta certidão tem um custo de 10€, mas evita este tipo de situações. Infelizmente, cada vez são mais frequentes e tem tendência a piorar...  _martelada_ _martelada_
Segundo eu sei, há muita gente a passar pelo mesmo!
« Última modificação: 18 de Abril de 2012, 12:24 por Carlujo »
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Fated

  • Visitante
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #9 em: 17 de Abril de 2012, 17:35 »
Esta situação deixa-me preocupado pois comprei recentemente uma moto e sei que a pessoa estava com problemas com as finanças, por outro lado já a passei para meu nome, esta nas minhas viaturas no portal das finanças e também já paguei o selo em meu nome. Será que ainda posso ter problemas?

Online Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1217
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #10 em: 17 de Abril de 2012, 17:52 »
Esta situação deixa-me preocupado pois comprei recentemente uma moto e sei que a pessoa estava com problemas com as finanças, por outro lado já a passei para meu nome, esta nas minhas viaturas no portal das finanças e também já paguei o selo em meu nome. Será que ainda posso ter problemas?

Se o veículo estiver penhorado, de certeza...  _Zang_ _Zang_ Eles tardam, mas não falham!
Pede a Certidão de Registo Automóvel, para ficares descansado. Mas atenção que nem toda a gente é vigarista, ainda há pessoas que, mesmo com esses problemas, não tentam enganar os outros.
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

alberto carrilho

  • Visitante
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #11 em: 17 de Abril de 2012, 18:44 »
fui hoje ás finanças para saber como estava o processo de penhora em relação á minha scooter e fiquei a saber que não há nada a fazer a penhora foi feita antes de eu a ter comprado por falta de comunicação entre as finanças e o imtt e eu é vou pagar a divida de um vigarista por falta de competencia dos serviços que todos nós pagamos é por isso que muita gente fáz justiça com os proprios meios PORTUGAL È UM PAÌS QUE SÒ FAVORECE OS LADRÕES.

dinis espadinha

  • Visitante
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #12 em: 17 de Abril de 2012, 18:53 »
Que coisa , paga o justo pelo pecador lol  scooter_ _slb_

Fated

  • Visitante
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #13 em: 17 de Abril de 2012, 19:18 »
Bem acabei de pedir o certificado para a moto que comprei, felizmente não está penhorada... Foram 10 euros mas fiquei descançado... Pois quando comprei a moto, o amigo do vendedor que me vendeu a moto contou que as finanças lhe tiraram o negócio e coisas dele, ele estava de partida para outro país, como a moto era tão bom preço fui com ele a loja do cidadão mudar de nome, como não houve problemas fiquei descançado, mas agora a ler isto... :O
Dinis, em relação à tua, o que podes fazer? Abrir um processo de burla contra o vendedor? Não podes guardar a moto? Se tirares a maioria das peças e venderes? Não podes pagar o valor da penhora?

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #14 em: 17 de Abril de 2012, 23:15 »
Viva!

Pois.... É assim o nosso país.

Um familiar esteve na mesma situação.

Comprou uma carrinha, registou-a em seu nome e passado meio ano a GNR foi-lhe bater à porta.

Resultado: Carrinha penhora e ainda por cima ficou como fiel depositário. Se acontecesse alguma coisa à carrinha ele era o responsável, ficou sem carrinha que tanta falta lhe fazia!

Solução: Felizmente comprou num stand de renome (Mercedes) e o advogado do stand tratou de todo o processo. Pagaram a dívida e o meu familiar voltou a vender a carrinha ao stand.

O que me faz confusão é com tanta informática e interligação de sistemas seja possível alterar a propriedade de um bem que está penhorado!!!!

Todo o cuidado é pouco.

Abraço ;)

SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #15 em: 17 de Abril de 2012, 23:48 »

Ja nao temos como moeda o Escudo....

No nosso dinheiro quem manda é a Troika....

A continuar com estas burlas, penhoras, espertices onde vamos parar ??

Republica das Bananas ???

Aprendi na escola que fomos um país de descobridores e descobertas....

Encaminhamo-nos certamente para uma colonia de ferias de outro país qualquer ....

Hoje em dia está tudo PODRE, principalmente a justiça.


Boas sorte com esse problema, espero que se resolva pelo melhor !!

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Forty

  • Visitante
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #16 em: 18 de Abril de 2012, 11:52 »
E a questão que se põe é:

Existe alguma forma fácil de verificar se um bem foi penhorado antes de o adquirir?


Seria de interesse geral que as pessoas pudessem saber como se prevenir deste tipo de situações (que dada a conjuntura actual infelizmente tendem a acontecer com mais frequência).

Online Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1217
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #17 em: 18 de Abril de 2012, 12:20 »
E a questão que se põe é:

Existe alguma forma fácil de verificar se um bem foi penhorado antes de o adquirir?


Seria de interesse geral que as pessoas pudessem saber como se prevenir deste tipo de situações (que dada a conjuntura actual infelizmente tendem a acontecer com mais frequência).

Se vires no meu primeiro post, está lá a forma de o fazeres (link abaixo). Qualquer pessoa pode fazê-lo e em qualquer altura, basta saber a matrícula da viatura, inserir o nome e mail do requerente e fazer o pagamento. Após este ser efetuado, a Certidão fica disponível quase imediatamente.

http://www.automovelonline.mj.pt/AutoOnline/FrontOfficeController
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

dinis espadinha

  • Visitante
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #18 em: 18 de Abril de 2012, 13:12 »
Companheiro Fated, não sou eu que estou nessa situação, é o nosso companheiro Carrilho.  scooter_ _slb_
« Última modificação: 18 de Abril de 2012, 17:13 por dinis espadinha »

rapdias

  • Visitante
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #19 em: 03 de Novembro de 2012, 23:01 »
epá... agora fiquei alarmado com esta questão dos bens penhorados!!!  _confuso_
é mesmo uma vergonha esta coisas acontecerem!
então qualquer organismo que tratasse da alteração de registo de propriedade, não deveria ter informação imediata de tal situação, para impedir o negocio?!?!?  _policia_

enfim.... com issto já fiquei super apreensivo!

outra questão:

poderá acontecer algo do genero, quando alguem tenta vender um carro/mota, ainda com reserva de propriedade??? se o negocio se concretizar, o novo proprietário é q assume a divida?
esta situação tambem "passa" na loja do cidadão ou cartório, ou é logo detectada???  _policia_

Eu que estou prestes a concretizar negocio para adquirir uma Scooter, o que devo fazer?
ver o registo de propriedade do vendedor?
"sacar" a matricula, e marcar outro dia para realizar negocio, enquanto vou ao tal site e pago 10€ para me certificar q está tudo bem?
basta isto?

huuummmmm, já fiquei  _Zang_

Online Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1217
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #20 em: 03 de Novembro de 2012, 23:31 »
Se puderes, na altura da compra, vai com o atual proprietário a uma Conservatória do Registo Automóvel, fazer a alteração de propriedade da maxi.
Se houver problema, é logo detetado e não és enganado. Apenas na Conservatória o problema é detetado, nunca no IMTT.
Quando existe uma reserva de propriedade, apenas com um documento (Declaração de Extinção de Reserva de Propriedade) da empresa (ex: locadora; banco) que detém essa reserva, podes fazer novo registo. Nesta situação, nem no IMTT permitem novo registo.
Em qualquer dos casos, a dívida é sempre e apenas do antigo proprietário. O problema é que ficas sem o €€€ e não podes registar a propriedade nem vender o bem. Sujeitas-te mesmo a ficar sem a moto...
Quando fores experimentar a moto, se estiveres inclinado para a comprar, anota a matrícula. É o que necessitas para poderes verificar se existe algum problema no site http://www.automovelonline.mj.pt/AutoOnline/FrontOfficeController, em "Pedido da Certidão Permanente do Registo Automóvel dos Registos em Vigor" (fim da página, à direita).
Nos dias que correm, todos os cuidados são poucos, quando envolve €€€€...  _pensador_  Por causa de alguns, temos que desconfiar de todos.
Mas não stresses, faz as coisas com calma e não terás problemas.  _convivio_
« Última modificação: 03 de Novembro de 2012, 23:37 por Carlujo »
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

rapdias

  • Visitante
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #21 em: 04 de Novembro de 2012, 12:48 »
Muito obrigado pelo esclarecimento.  _pol_
sem duvida muito util a todos.
 _palmas_

n0t

  • Visitante
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #22 em: 06 de Dezembro de 2012, 14:15 »
O que será que acontece se o antigo proprietário não pagar o IUC?  _pensador_

RCEu

  • Visitante
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #23 em: 06 de Dezembro de 2012, 14:42 »
O que será que acontece se o antigo proprietário não pagar o IUC?  _pensador_

Pagas tu, companheiro. E com multa por estar em relaxo.

Bem... quer dizer... Eu tive um caso parecido, que já agora aproveito para alertar o pessoal. Comprei um Jipe num stand em frente ao Restaurante "O Trilho". Aquilo foi só problemas e nunca quiseram assumir a garantia.
 A única coisa que queriam fazer era colocar um óleo especial que era nem mais nem menos que uma coisa qualquer para engrossar o óleo e não se notarem as pingas que caiam no chão.

Durante um ano davam garantia desde que lá fosse a cada 5.000Km colocar aquilo. Como desconfiei, falei com o marido de uma colega que viu o carro e percebi logo o trote onde me enfiei.

Quando fui liquidar o IUC o carro tinha 2 anos em atraso. Apenas paguei um porque demonstrei nas finanças que não era obrigado a assumir o que outros não tinham pago. Isto claro, com o documento de compra com a data da compra em meu poder na altura do pagamento do IUC.

O senhor das finanças entendeu a situação e aceitou o pagamento desse ano, embora tivesse de pagar mais 15€ por estar fora de prazo. Neste momento acho que já são 25€ se ultrapassar a data.

Online Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1217
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: atenção aos vigaristas
« Responder #24 em: 15 de Dezembro de 2012, 21:50 »
O que será que acontece se o antigo proprietário não pagar o IUC?  _pensador_

Só agora reparei nesta questão.
No caso que referes, é sempre o anterior proprietário que está em dívida. A não ser que queiras ser amigo e pagar a dívida dele... Aí, as Finanças não recusam um pagamento e ainda cobram a coima pelo atraso! E depois ainda são capazes de ir cobrar (o mesmo valor) a quem estava em dívida...  _Rolley_
O IUC é um imposto sobre a propriedade, não sobre o bem (por ex: IVA). Pode ser comparado com o IMI. Mesmo que compres uma casa com dívidas de IMI, quem está em falta e corre o risco de ser penhorado é o anterior proprietário, não tu. O mesmo se aplica ao IUC.
Tu passas a ser responsável pelo pagamento do IUC, apenas a partir do momento em que as Finanças recebem a informação da Conservatória do Registo Automóvel, de que és o proprietário do veículo.
No sentido inverso, ao venderes uma viatura e no caso de não seres tu a fazer a transferência de propriedade, deves SEMPRE exigir que quem te compra o veículo assine uma declaração datada, com as características do veículo, a afirmar que, a partir daquela data, passa a ser o responsável por todo e qualquer encargo que possa advir da sua posse. Inclusive, defendes-te de eventuais multas, passagens em portagens sem pagar e outras coisas que possam dar chatices...  _policia_
Espero ter ajudado.  _convivio_
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...