Autor Tópico: DCT  (Lida 15516 vezes)

diogor

  • Visitante
DCT
« em: 13 de Abril de 2012, 20:52 »
Boa-noite queria  me ajudassem a esclarecer se for possível o que é DCT. Tenho ouvido muito falar disso, dizem que é mudanças automáticas nas motas outros dizem que é o mesmo funcionamento que as scooter´s mas em motas... Se poderem tirar-me essa duvida agradeço.
cumprimentos  _pt_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: DCT
« Responder #1 em: 13 de Abril de 2012, 21:03 »
Companheiro, talvez já tenhas visto este recente tópic em que (também) se fala do mesmo...mas caso ainda não tenhas visto aqui deixo o link:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=10902.0

Aqui podes ver o funcionamento e explicação detalhada: http://www.youtube.com/watch?v=TolllTVFdXA&feature=player_embedded

O sistema tem sido amplamente divulgado pela sua rapidez nas passagens de caixa e pela suavidade. Sobre se está ou não inspirado no sistema DSG da VW...é muito provável e o casamento deste tipo de caixa automática e inteligente com as motas, parece-me bastante bom.

diogor

  • Visitante
Re: DCT
« Responder #2 em: 13 de Abril de 2012, 21:17 »
Então isso é uma tecnologia tipo a dos carros que tem caixa automática? Esse sistema pode estar disponível para qualquer mota  ou só para motas especiais que tem essa função principalmente as de alta cc?

Quando ao tópico realmente já tinha visto, mas esta duvida já me andava a seguir a algum tempo e ao ver esse tópico fiquei com mais curiosidade.
cumprimentos

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: DCT
« Responder #3 em: 13 de Abril de 2012, 23:58 »
Precisamente companheiro, o funcionamento é em tudo semelhante ao sistema utilizado na indústria automóvel e com um enorme sucesso no grupo VW (VW, Audi, Seat, Skoda, Bentley, Lamborghini, Bugatti).

Mencionei propositadamente as marcas para se perceber que tanto pode ser usado num veículo de passageiros normal, como num super desportivo de velocidades incríveis...ou seja, tanto num motor com 2000cc com 4 cilindros, como num com 8000cc com 16 cilindros.

E acredito que brevemente o mesmo sucederá nas motas. Dentro de poucos anos esta tecnologia fantástica e cada vez mais inteligente estará disponível para uma vasta gama de modelos e cilindradas de modo a extrair o máximo de um motor com o menor consumo possível....e preservando a mecânica de uma forma muito mais eficaz....passo a explicar....numa mota normal de caixa tradicional, se acelerares a fundo em 1ª, podes fazê-lo o tempo que quiseres até passares para 2ª. Naturalmente que não é nada bom para o motor um regime de rotação em red line e muito menos em 1ª, mas numa caixa normal podes fazê-lo.

Com o DCT o caso muda de figura e tudo em prol da salvaguarda da mecânica e componentes. Mesmo que estejas com o sistema MT (manual transmission) seleccionado e em que são usadas as patilhas no guiador, se não for trocada a mudança ao fim de algum tempo predefinido, o sistema muda para a mudança seguinte autonomamente. Por falar nisso, este sistema tem sempre 2 mudanças engrenadas e por essa razão é que as passagens não são passíveis de ser igualadas pelo ser humano, por muita experiência que este tenha.
Se vamos em 3ª, a outra mudança já está pronta quando chegar a altura de ser engrenada...passa-se tudo muito rapidamente e sem sobressaltos.

Se seleccionares o sistema S (Sport, totalmente automático e sem sequer precisar do accionamento das patilhas), a caixa DCT leva sempre a rotação até ao limiar do red-line e depois muda para a seguinte sempre com o objectivo de  manter o motor "vivo", mas sem colocar em causa exageros que poderiam ser infligidos ao motor caso fosse o condutor a mandar!

Resumindo: a sensação de troca de mudanças, o impulso, as desmultiplicações, a sonoridade, a velocidade, enfim...todo um conjunto de atributos continuam bem presentes com este tipo de caixa, mas com uma rapidez fora de série (décimas de segundo).

Espero que tenha explicado mais ou menos  :-\
« Última modificação: 14 de Abril de 2012, 00:59 por Sapiens21 »

diogor

  • Visitante
Re: DCT
« Responder #4 em: 14 de Abril de 2012, 00:32 »
Sim agora percebi, isto vai dar jeito ao pessoal que não sabe meter mudanças e poder andar numa mota desportiva sem ser scooter isso é algo positivo.
Obrigado pela explicação mais claro era impossível.
Cumprimentos  _pt_

DiesOtto

  • Visitante
Re: DCT
« Responder #5 em: 21 de Junho de 2012, 11:00 »
Sim este parece ser o caminho para as motos e scooters tambem.
Após o meu acidente em 1991, tornou-se claro que mudar relações de caixa num moto ia ser problemático devido a minha lesão que me impede de extender os dedos da mão esquerda.
Ora as scooters apreceram e despertaram o meu interesse por serem automáticas, mas o sistema utilizado (caixa cvt) deixa muito a desejar em termos de eficiência. A resposta parece ser mesmo a DCT que não passa de uma caixa tipo manual mas robotizada. A solução das 2 embreagens é engenhosa porque resolve o problema da lentidão usual da passagem das relações de caixa. Fiquei convencido. Agora já posso andar numa moto ou scooter em que só tenho que dar gás ou travar. Fixe!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: DCT
« Responder #6 em: 23 de Março de 2016, 14:57 »
O engenheiro Japonês Kosaku Takahashi, que está por detrás (...e à frente)  ;D da tecnologia DCT - tecnologia essa que tem sido sucessivamente aprimorada nos novos modelos da marca  - encontra-se a desenvolver agora uma nova variante da caixa DCT (Dual Clutch Transmission), para aplicar nas motos de cariz Sport, tal como as Fireblade 1000RR ou as CBR600RR, p.ex.

Segundo o mesmo e em declarações à VisorDown.com, até no MotoGP uma RC213V com uma caixa DCT, seria mais rápida que uma equivalente com caixa seamless-shift.


Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: DCT
« Responder #7 em: 24 de Março de 2016, 12:31 »
Num pequeno aparte, parece-me que estamos a viver os últimos anos do motor de combustão interna.

Novas tecnologias de baterias com excelente densidade energética estão já no horizonte.
As inúmeras  vantagem dos motores elétricos ditarão seguramente o fim do motor de combustão interna da mesma forma que este ultimo acabou com o vapor.

Caixas de velocidades serão uma coisa do passado, os motores elétricos dispensam esse transformador de binário.
O que acho curioso no sistema DCT e semelhantes é a tentativa de aproximação a uma condição "elétrica"; o mesmo se passa com o sistema "stop and go".
Claramente o mercado está desejoso da nova geração de transporte individual.

Pessoalmente, mal posso esperar por uma mota elétrica:  sem manutenção, sem óleo para mudar, sem rodagem, sem ser necessário aquecer o motor, sem desgaste, sem caixa de velocidades, sem poluição.

Até a mítica Harley Davidson tem já na forja um modelo elétrico.
Venha ele!

 


Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: DCT
« Responder #8 em: 24 de Março de 2016, 20:09 »


Com o DCT o caso muda de figura e tudo em prol da salvaguarda da mecânica e componentes. Mesmo que estejas com o sistema MT (manual transmission) seleccionado e em que são usadas as patilhas no guiador, se não for trocada a mudança ao fim de algum tempo predefinido, o sistema muda para a mudança seguinte autonomamente.
Amigo Isaac, não é bem assim.
Isso só acontece (penso eu) com a 1a velocidade. As restantes podes estar no red line como numa caixa manual.

Digo "penso eu" porque ia jurar que já fui ao red line em modo manual (sem querer).

Abraço.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: DCT
« Responder #9 em: 24 de Março de 2016, 22:42 »
Caro Nuno,  _pol_

A minha referência era e como mencionei um pouco mais atrás da parte que citaste, também quanto à passagem da primeira para a segunda relação de caixa:

(....)
....passo a explicar....numa mota normal de caixa tradicional, se acelerares a fundo em 1ª, podes fazê-lo o tempo que quiseres até passares para 2ª. Naturalmente que não é nada bom para o motor um regime de rotação em red line e muito menos em 1ª, mas numa caixa normal podes fazê-lo.

Com o DCT o caso muda de figura e tudo em prol da salvaguarda da mecânica e componentes. Mesmo que estejas com o sistema MT (manual transmission) seleccionado e em que são usadas as patilhas no guiador, se não for trocada a mudança ao fim de algum tempo predefinido, o sistema muda para a mudança seguinte autonomamente.
(....)

O meu post era de Abril/2012, quando este tipo de caixa se encontrava nas primeiras NC's (700) e numa fase DCT anterior aos actuais aprimoramentos de que tem sido alvo.  _pol_

Porém, confesso que nem me lembro já da fonte onde obtive esta indicação, aceitando naturalmente uma indicação em sentido contrário, ou seja, que o sistema não fará o upshift mesmo sujeito a redline contínuo na primeira relação em modo Manual.  _pol_

Curiosamente caro Nuno... e isto é de alguma forma para corroborar o quanto sou adepto deste tipo de tecnologia, digo-te que hoje li com grande satisfação uma referência (na publicação Motoservices.com) à mais recente actualização desta caixa DCT e agora já em uso em modelos 2016.
É uma frase breve, mas plena de relevância, colocada no final do teste a uma das novas Integra 750:
"...DCT perto da perfeição..."


Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: DCT
« Responder #10 em: 26 de Março de 2016, 01:35 »
Não tenho a mínima dúvida que esta nova e evolução do DCT estará perto da perfeição. Há quem diga que até adivinha o que queremos fazer!

Quem me dera poder lá chegar...

Abraço.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: DCT
« Responder #11 em: 26 de Março de 2016, 12:09 »
Mas o que é afinal o DCT?

Como funciona?

Que benefícios trás?

Qual a importância deste passo na tecnologia aplicada a motos?

Quão fácil é a sua utilização e adaptação?



Estas e muitas outras perguntas encontram resposta neste link, com vários vídeos e explicações de carácter técnico:

WEBSITE - WORLD HONDA DCT
« Última modificação: 26 de Março de 2016, 12:13 por Sapiens21 »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: DCT
« Responder #12 em: 26 de Março de 2016, 13:44 »
Penso que brevemente teremos opções semelhantes das outras marcas líderes, nomeadamente da Yamaha. Sempre com espaço para os puristas que preferem o modelo tradicional ( o mesmo aconteceu há anos quando apareceu o ABS, tornou-se referência)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: DCT
« Responder #13 em: 26 de Março de 2016, 14:15 »
A Honda deveria alargar a opção de DCT a outros modelos como às CB 500 e CB 650!

Enviado do meu Nexus 7 através de Tapatalk

10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: DCT
« Responder #14 em: 26 de Março de 2016, 14:42 »
A Honda deveria alargar a opção de DCT a outros modelos como às CB 500 e CB 650!

Enviado do meu Nexus 7 através de Tapatalk
Outros modelos sem dúvida! Esses 2 concretamente penso que não.
Por exemplo numa nova Pan-European ou numa Goldwing seguramente que sim.
Motores muito rotativos e em uma vertente mais desportiva o mercado ainda vai levar algum tempo... turismo e utilitário são  os grandes mercados.

Esta é apenas a minha opinião.

Sent from my Samsung S7 edge
« Última modificação: 26 de Março de 2016, 14:43 por cross »

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: DCT
« Responder #15 em: 26 de Março de 2016, 20:04 »
Adoro o DCT mas ao mesmo tempo detesto. A caixa da Honda funciona incrivelmente bem, permite ter descanso na mão esquerda e aproveitar a viagem e estrada sem estar preocupado com a caixa de velocidades ao mesmo tempo que o pendura segue confortável sem esticões no pescoço nas trocas de caixa. Detesto-a porque retira um dos maiores prazeres de andar de moto que é o uso da caixa de velocidades e a integração Homem\máquina que isso implica. Como moto única escolhia uma com DCT? Sem duvida que sim porque o sentido prático e conforto suplanta o prazer de condução mas tendo hipótese de ter uma scooter para o dia a dia e uma moto para de vez em quando nunca escolhia uma caixa automática. Sim, o futuro é automático e elétrico mas certamente que nos próximos 40 anos ainda teremos motos "clássicas" a circular tal como ainda temos carros a carburadores dos anos 70 em excelente forma um pouco por todo o mundo.

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: DCT
« Responder #16 em: 26 de Março de 2016, 22:14 »


Detesto-a porque retira um dos maiores prazeres de andar de moto que é o uso da caixa de velocidades e a integração Homem\máquina que isso implica.
Eu acho que muita gente ainda não percebeu bem o que é o DCT.

A única diferença para um sistema dito normal é que a interacção Homem/máquina não é feita com o pé esquerdo e a mão esquerda, mas apenas com o polegar e o indicador da mesma mão.

Isto já para não dizer que também se pode instalar um pedal para quem gosta de mexer o pé e fazer a dança do "pousa o direito, levanta o esquerdo, assim não dá porque não carrego no travão" quando se está parado numa estrada inclinada.

Abraço.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: DCT
« Responder #17 em: 26 de Março de 2016, 22:33 »
Eu acho que muita gente ainda não percebeu bem o que é o DCT.

A única diferença para um sistema dito normal é que a interacção Homem/máquina não é feita com o pé esquerdo e a mão esquerda, mas apenas com o polegar e o indicador da mesma mão.

Isto já para não dizer que também se pode instalar um pedal para quem gosta de mexer o pé e fazer a dança do "pousa o direito, levanta o esquerdo, assim não dá porque não carrego no travão" quando se está parado numa estrada inclinada.

Abraço.

Tanto percebo o que é como já a experimentei em 2 modelos diferentes! Mesmo usando os botões a interação não é a mesma, não podes dosear a entrega de potência com a embraiagem e como já disse perde-se boa parte da brincadeira ao perder a conjugação de acelerador\embraiagem\pedal. Esta é a minha opinião e certamente que muitos concordam e outros não. Desde que existam ambas as opções à venda há sempre mercado para elas.

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: DCT
« Responder #18 em: 26 de Março de 2016, 22:49 »


não podes dosear a entrega de potência com a embraiagem
Não precisas, pois isso é feito apenas com o acelerador.

Se estás a falar de "gazadas" então tens razão. Isso o DCT não permite fazer (em andamento, claro).
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: DCT
« Responder #19 em: 27 de Março de 2016, 10:14 »
A meu ver, e a exemplo dos carros, a caixa manual ( aqui devia ser caixa pedestre  _lol_ _lol_) é mais divertida porque se sente mais o controlo do veículo. A automática é mais confortável porque a tecnologia faz o trabalho por nós. É mais uma questão de escolha de atitude em relação à condução da mota. O que pode ser penalizador é a baixa potência comparada das NC com as "manuais". Um motor 750 bi poderia entregar uns 70/80 hp sem esforço. Penso que a baixa potência é apenas uma opção de consumo e
deveria haver uma 750 para quem quer mais " sumo ", agora é verdade que o conforto da caixa DCT parece desenhado para quem faz essencialmente cidade, ou pelo menos elevada percentagem de cidade, porque em estrada nem se sente a caixa. E na cidade o Ferrari é mais lento que um burro ( lembram-se?)  _lol_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: DCT
« Responder #20 em: 27 de Março de 2016, 12:00 »


A meu ver, e a exemplo dos carros, a caixa manual ( aqui devia ser caixa pedestre  _lol_ _lol_) é mais divertida porque se sente mais o controlo do veículo. A automática é mais confortável porque a tecnologia faz o trabalho por nós.
Ou não. Tu é que escolhes.

O que pode ser penalizador é a baixa potência comparada das NC com as "manuais". Um motor 750 bi poderia entregar uns 70/80 hp sem esforço. Penso que a baixa potência é apenas uma opção de consumo e
deveria haver uma 750 para quem quer mais " sumo "
Não percebi. Estás a dizer que as NC com DCT são menos potentes que as NC "tradicionais" (o que é falso) ou que as NC são menos potentes que as restantes 750cc? (o que é verdadeiro).

Abraço.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: DCT
« Responder #21 em: 27 de Março de 2016, 16:36 »
Adoro o DCT mas ao mesmo tempo detesto. A caixa da Honda funciona incrivelmente bem, permite ter descanso na mão esquerda e aproveitar a viagem e estrada sem estar preocupado com a caixa de velocidades ao mesmo tempo que o pendura segue confortável sem esticões no pescoço nas trocas de caixa. Detesto-a porque retira um dos maiores prazeres de andar de moto que é o uso da caixa de velocidades e a integração Homem\máquina que isso implica. Como moto única escolhia uma com DCT? Sem duvida que sim porque o sentido prático e conforto suplanta o prazer de condução mas tendo hipótese de ter uma scooter para o dia a dia e uma moto para de vez em quando nunca escolhia uma caixa automática. Sim, o futuro é automático e elétrico mas certamente que nos próximos 40 anos ainda teremos motos "clássicas" a circular tal como ainda temos carros a carburadores dos anos 70 em excelente forma um pouco por todo o mundo.
Por isso mesmo é que eu usava o DCT sempre...em modo manual!!!

Enviado do meu Nexus 7 através de Tapatalk

10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: DCT
« Responder #22 em: 27 de Março de 2016, 18:24 »
Dizia que as NC apesar dos 750 cc são menos potentes que a maioria das 600 mesmo no caso das honda ( veja-se a cb650f). Não existem argumentos tecnológicos para isso ser devido do dct, antes uma escolha do fabricante. E adiantava o pensamento que faria sentido uma 750 com DCT e uns 80/90 cavalitos. Ou um DCT numa cbf
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: DCT
« Responder #23 em: 27 de Março de 2016, 22:09 »


Dizia que as NC apesar dos 750 cc são menos potentes que a maioria das 600 mesmo no caso das honda ( veja-se a cb650f). Não existem argumentos tecnológicos para isso ser devido do dct, antes uma escolha do fabricante. E adiantava o pensamento que faria sentido uma 750 com DCT e uns 80/90 cavalitos. Ou um DCT numa cbf

Não se deve associar a menor potência das NCs ao DCT. A NC tem a potência que tem por opção da Honda. NC é precisamente "Novo Conceito" e resulta de uma pesquisa de mercado que a Honda fez aos consumidores da qual resultou que o que eles realmente precisavam era uma mota com as características da NC.

Por isso, parece-me que uma NC mais potente não faz sentido.

O DCT foi uma opção separada mas que vai a pouco e pouco entrar em outros modelos (veja-se a África Twin, por exemplo).
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: DCT
« Responder #24 em: 28 de Março de 2016, 09:12 »
Dizia que as NC apesar dos 750 cc são menos potentes que a maioria das 600 mesmo no caso das honda ( veja-se a cb650f). Não existem argumentos tecnológicos para isso ser devido do dct, antes uma escolha do fabricante. E adiantava o pensamento que faria sentido uma 750 com DCT e uns 80/90 cavalitos. Ou um DCT numa cbf
É exatamente aquilo que defendo, deveria haver uma Integra com o motor 650 4 cilindros ou aplicar o DCT cv às 650

Enviado do meu Nexus 7 através de Tapatalk

10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS