Com o DCT o caso muda de figura e tudo em prol da salvaguarda da mecânica e componentes. Mesmo que estejas com o sistema MT (manual transmission) seleccionado e em que são usadas as patilhas no guiador, se não for trocada a mudança ao fim de algum tempo predefinido, o sistema muda para a mudança seguinte autonomamente.
(....)....passo a explicar....numa mota normal de caixa tradicional, se acelerares a fundo em 1ª, podes fazê-lo o tempo que quiseres até passares para 2ª. Naturalmente que não é nada bom para o motor um regime de rotação em red line e muito menos em 1ª, mas numa caixa normal podes fazê-lo.Com o DCT o caso muda de figura e tudo em prol da salvaguarda da mecânica e componentes. Mesmo que estejas com o sistema MT (manual transmission) seleccionado e em que são usadas as patilhas no guiador, se não for trocada a mudança ao fim de algum tempo predefinido, o sistema muda para a mudança seguinte autonomamente. (....)
A Honda deveria alargar a opção de DCT a outros modelos como às CB 500 e CB 650! Enviado do meu Nexus 7 através de Tapatalk
Detesto-a porque retira um dos maiores prazeres de andar de moto que é o uso da caixa de velocidades e a integração Homem\máquina que isso implica.
Eu acho que muita gente ainda não percebeu bem o que é o DCT.A única diferença para um sistema dito normal é que a interacção Homem/máquina não é feita com o pé esquerdo e a mão esquerda, mas apenas com o polegar e o indicador da mesma mão.Isto já para não dizer que também se pode instalar um pedal para quem gosta de mexer o pé e fazer a dança do "pousa o direito, levanta o esquerdo, assim não dá porque não carrego no travão" quando se está parado numa estrada inclinada.Abraço.
não podes dosear a entrega de potência com a embraiagem
A meu ver, e a exemplo dos carros, a caixa manual ( aqui devia ser caixa pedestre ) é mais divertida porque se sente mais o controlo do veículo. A automática é mais confortável porque a tecnologia faz o trabalho por nós.
O que pode ser penalizador é a baixa potência comparada das NC com as "manuais". Um motor 750 bi poderia entregar uns 70/80 hp sem esforço. Penso que a baixa potência é apenas uma opção de consumo edeveria haver uma 750 para quem quer mais " sumo "
Adoro o DCT mas ao mesmo tempo detesto. A caixa da Honda funciona incrivelmente bem, permite ter descanso na mão esquerda e aproveitar a viagem e estrada sem estar preocupado com a caixa de velocidades ao mesmo tempo que o pendura segue confortável sem esticões no pescoço nas trocas de caixa. Detesto-a porque retira um dos maiores prazeres de andar de moto que é o uso da caixa de velocidades e a integração Homem\máquina que isso implica. Como moto única escolhia uma com DCT? Sem duvida que sim porque o sentido prático e conforto suplanta o prazer de condução mas tendo hipótese de ter uma scooter para o dia a dia e uma moto para de vez em quando nunca escolhia uma caixa automática. Sim, o futuro é automático e elétrico mas certamente que nos próximos 40 anos ainda teremos motos "clássicas" a circular tal como ainda temos carros a carburadores dos anos 70 em excelente forma um pouco por todo o mundo.
Dizia que as NC apesar dos 750 cc são menos potentes que a maioria das 600 mesmo no caso das honda ( veja-se a cb650f). Não existem argumentos tecnológicos para isso ser devido do dct, antes uma escolha do fabricante. E adiantava o pensamento que faria sentido uma 750 com DCT e uns 80/90 cavalitos. Ou um DCT numa cbf