Autor Tópico: suporte top case  (Lida 23876 vezes)

alberto carrilho

  • Visitante
suporte top case
« em: 06 de Abril de 2012, 22:05 »
boas
eu estou apensar aplicar top case na minha gts mas já vi varios tipos de suporte qual será o mais indicado? o que a sym indica ou haverá outro melhor.

Offline AJAM

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 67
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i (Ex-GTS 125 Evo)
Re: suporte top case
« Responder #1 em: 07 de Abril de 2012, 01:50 »
O da marca SYM para a GTS está bem concebido e é robusto... Tive na minha durante 2 anos e sem problemas.
Só não gostava porque teve que se retirar o encosto  _polb_
De resto nunca deu problemas.

Ao invés do da Maxsym 400   _polb_ que me partiu!

Está esteticamente mais bonito e não é necessário tirar o encosto, mas não percebo o raio de alguns engenheiros que estudam tanto e qualquer serralheiro vê (e eu nem serralheiro sou e desconfiei logo que ia dar problemas), pois não tem robustez suficiente para aguentar um top-case com alguns quilos dentro!

Por acaso até anda quase sempre vazio e só serve para arrumar o capacete, que é mais prático que colocar por baixo do assento, mas fica tão desamparado que dá para prever esta situação!

Depois é um ferro estranho, que começou a rachar tão repentinamente que parecia papel!


Já comuniquei ao concessionário, que aguarda a chegada do mesmo.

Mas como se vê só preso por 3 sitios não tem qualquer trave de reforço:


Já vi outros de outras marcas de outros amigos no Café de Domingo em Vila Franca de Xira e têm outro reforço... Pena é ter que se retirar o encosto  _polb_

Mas eu sem ser engenheiro vou arranjar uma solução   _pensador_




« Última modificação: 07 de Abril de 2012, 01:54 por AJAM »
"Eu já percebi porque gosto de SYM... Ainda não percebi porque tantos gostam de SYM"

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1213
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: suporte top case
« Responder #2 em: 07 de Abril de 2012, 10:30 »
Boas, companheiro  _pol_!!
Eu coloquei na minha GTS o que está no link abaixo. Esteticamente fica melhor que o da SYM, com os ferros "pendurados".
É muito resistente, já tem mais de um ano e continua sem folgas. Ando com pendura algumas vezes.
Pelas fotos no site da SYM, o suporte parece uma chapa fina, o da GIVI é metal bem mais forte.
No site da SYM, o preço do suporte é de 40,90€, o da GIVI deve rondar os 50€.
Dá um pouco mais de trabalho a montar e é um pouco mais caro, mas valeu a pena.

http://www.givi.it/attachfile/content/prodotti_padre/16014/0.0.1.man_sr232.pdf

Quanto ao encosto da GTS, tens sempre que retirá-lo, com qualquer uma das opções. A minha top-case tem encosto e a minha pendura diz que fica muito mais confortável do que quando apenas tinha o encosto da SYM. O apoio é feito mais acima e não apenas no fundo das costas (zona dos rins).
Boas compras  _pol_ _pol_ e boas curvas  scooter_ scooter_ scooter_ scooter_.

SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: suporte top case
« Responder #3 em: 07 de Abril de 2012, 10:48 »
Quanto ao encosto da GTS, tens sempre que retirá-lo, com qualquer uma das opções. A minha top-case tem encosto e a minha pendura diz que fica muito mais confortável do que quando apenas tinha o encosto da SYM. O apoio é feito mais acima e não apenas no fundo das costas (zona dos rins).
Boas compras  _pol_ _pol_ e boas curvas  scooter_ scooter_ scooter_ scooter_.

Tbm concordo ctg Carlujo...

Mesmo sendo o original da SYM tem sempre de se retirar o encosto, para mim nem esteticamente fica bem e a Top-Case tem aqueles encostos que se aplica nas mesmas, e as penduras ficam com um encosto bem melhor que o original que a SYm traz.
A do AJAM partiu precisamente pq nao retirou o encosto original.

Sendo o original, sendo o da Guivi, ou ate mesmo o de outra marca qualquer tem de ficar bem firme e nao pode ficar mto afastado dos apoios que tem, normalmente e devido á estetica da SYM, levam tbm um reforço, que pelo que diz o Carlujo o da Givi sao bem mais resistentes.

Eu tenho uma Kymco e nao precisa de reforço por exemplo, vai de marca para marca, esteticamente fabricadas.

Aconselho vivamente ao pessoal que tem SYM que ponha o reforço. E quanto mais para a frente for aplicada melhor, com um encosto proprio nas top-cases as penduras tbm agradecem.(retirar o encosto original)

Boas curvas.
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Jorge Pinto

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2010
  • Mensagens: 261
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: suporte top case
« Responder #4 em: 07 de Abril de 2012, 16:45 »

"A do AJAM partiu precisamente pq nao retirou o encosto original."

Discordo da opinião do _Axe_ quando se refere à situação do suporte do AJAM.

Eu tive a oportunidade de ver o suporte do AJAM, e, para mim, partiu porque está mal concebido, ou seja, há zonas que deveriam ser reforçadas por serem sujeitas a mais peso e maiores vibrações, o que que não aconteceu. Não tem nada a ver com o facto de ter ou não o encosto de origem, ou de estar mais ou menos chegado a frente. Tudo se resumo ao modo como foi concebido e construido.
Eu mostrei ao AJAM o suporte da minha maxi, que por sinal é da shad, ( a top case é da GIVI) e tem uma construção completamente diferente da sym.

Cumprimentos

Tbm concordo ctg Carlujo...

Mesmo sendo o original da SYM tem sempre de se retirar o encosto, para mim nem esteticamente fica bem e a Top-Case tem aqueles encostos que se aplica nas mesmas, e as penduras ficam com um encosto bem melhor que o original que a SYm traz.
A do AJAM partiu precisamente pq nao retirou o encosto original.

Sendo o original, sendo o da Guivi, ou ate mesmo o de outra marca qualquer tem de ficar bem firme e nao pode ficar mto afastado dos apoios que tem, normalmente e devido á estetica da SYM, levam tbm um reforço, que pelo que diz o Carlujo o da Givi sao bem mais resistentes.

Eu tenho uma Kymco e nao precisa de reforço por exemplo, vai de marca para marca, esteticamente fabricadas.

Aconselho vivamente ao pessoal que tem SYM que ponha o reforço. E quanto mais para a frente for aplicada melhor, com um encosto proprio nas top-cases as penduras tbm agradecem.(retirar o encosto original)

Boas curvas.

Modera a velocidade!
A ressurreição não está cientificamente comprovada!

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: suporte top case
« Responder #5 em: 07 de Abril de 2012, 21:41 »

@Jorge Pinto

Discordas comigo, com todo o direito, eu dei a minha opiniao como sempre e normalmente falo do que é normal nas construções/manutenção/aplicações e afins de tudo o que é "mecanicamente" possivel ser risco de problemas.

E ao discordares comigo estas a ajudar mais na minha maneira de ver/fazer as coisas (bem feitas).

Eu nao reparei na altura bem para a estrutura partida, somente comentei na altura para meter aquela massa que existe no "AKI" que REPARA TUDO ....senao estou em erro é derivado a esse problema de pouca resistencia....

Como eu estava a dizer e tu estavas a ajudar na discordia da minha opiniao pelo simples facto que....
Citar
...... e, para mim, partiu porque está mal concebido, ou seja, há zonas que deveriam ser reforçadas por serem sujeitas a mais peso e maiores vibrações, o que que não aconteceu........

ou seja, ele já de si é fraco e instalado nessas condiçoes ainda pior, e repara, se tive-se tirado o encosto, ganhava á vontade 6 a 7 cm para a Top-Case ir para a frente, logo (como obvio) teria mais resitencia a saltos, buracos e todas as irregularidades da estrada, e com mais um apoio nao teria sequer rachado, mesmo fraco que seja.

parece que nao mas, qualquer estrutura desse tipo já é fragil (tal como a Dealim S3) e quaisquer um ou dois cm ganhos com as Top-Cases deslocadas para a frente mais resistividade tem, isso é logico.

Mas claro esta, opinioes sao opinioes, eu falo um pouco de factos, e como tenho um pouco de conhecimento de assunto falo do que sei, e do que é evidente e obvio, mesmo havendo fraca qualidade do produto. Mas poderiam ter arranjado umas estrutura EXTRA para deixar estar o encosto e que aguenta-se tbm com a Top-Case (coisa que seria diferente) mas que se poderia fazer um reforço, podia!
Agora que redigo que esteticamente nao fica bem nao, nao gosto mesmo de ver um encosto e uma top-case metida atras, e reformulo tbm que, as top-cases sao (com essa agravante) um encosto melhor ainda para o/as penduras, basta comprar um acessorio proprio, que é bem barato !

Gostos são gostos, opiniões são opiniões, eu continuo com a minha opinião.

Bem Haja.

Boas curvas.
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline AJAM

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 67
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i (Ex-GTS 125 Evo)
Re: suporte top case
« Responder #6 em: 10 de Abril de 2012, 02:27 »
_AXE_
Não se trata de concordar ou não... Mas cada um vê as coisas à sua maneira!
Uns gostam mais de uma forma, outros de outra!

Mas eu vou ter oportunidade de te mostrar o meu ponto de vista e claro que o bonito para uns não o é para outros!   ;D

Gostei de ver o Suporte sem a necessidade de ter retirado o Encosto original... Porquê, perguntas tu?  :)
Porque na GTS tive o Suporte original montado durante 2 anos e nunca deu chatisses... Porque tinha (e tem) um reforço suficiente para não quebrar!

Este está mesmo fragilizado e assim que venha o outro, já sei o que tenho a fazer... Vou criar uma base de reforço por baixo!
Coisa que os engenheiros deveriam ter feito à partida!
Não tem qualquer apoio, só está preso por 3 sitios, que são os parafusos onde fica preso o encosto!
Aquilo está bem preso, o problema é que o peso do top-case, apesar de andar quase sempre vazio, vibra porque o suporte está sem qualquer apoio em cerca de 80% da sua dimensão!

Tive oportunidade em verificar os das outras Maxsym 400 quando estive em Vila Franca Xira e basta um ligeiro reforço para suportar melhor o top-case!
Uma simples trave de reforço seria o suficiente!

Não se trata do facto de não ter sido retirado o encosto, mas sim da sua fragilidade... Eu preferia que não tivesse partido mas já tinha previsto isto... E de certeza que vai acontecer a mais, creio até que a malta nem sequer se vire para este suporte, pois pelo que vi em V. F. Xira mais ninguém tinha o suporte da Sym!

Esteticamente não discuto, mas eu sinceramente prefiro um suporte que não obrigue a retirada do encosto!
Na GTS eu tinha o Top-Case sem o encosto e o pendura se quisesse teria que se encostar ao encosto do Top-Case, mas apesar de eu nunca ter andado de pendura, imagino que em piso irregular com alguns buracos, não seja nada confortável para o pendura encostar-se ao Top-Case... Devido à vibração!
Além que os meus habituais penduras me diziam que era mesmo assim... Quando se encostavam, estavam sempre a levar com o Top-Case nas costas e por isso nem se encostavam!
Os mesmos penduras na Maxsym, elogiaram o facto de aí terem ficado com o encosto!
Não incomoda tanto...

Aí acho mesmo que não restam mesmo dúvidas que o encosto é mais fixo e certamente mais confortável que o encosto do Top-Case... Pois não existe qualquer vibração e acompanha o movimento da mota!

_AXE_
Quando dizes que se não tivesse o encosto ganhava mais 6 ou 7 cm, não concordo também... O suporte não está mais comprido pelo facto de lá ficar o encosto... Eu até já o tinha encostado quase ao encosto, já nem podia ir mais para a frente porque senão a Base até ficava fora do Top-Case.

Se os engenheiros me ouvissem, eu diria que o suporte está "quase" perfeito... Bastava só estar mais reforçado!

É pena que eu vá ter que criar um base de reforço, mas é isso mesmo que eu vou fazer!
Até que bastava ter uma trave em "T" por baixo e quase seria suficiente!

Agora havendo esta possibilidade, nunca eu vou retirar o encosto original da Maxsym...

Além que os Top-Case são de Plástico e se uma pessoa se encostar em demasia até o poderá partir... Digo eu.  _pensador_ 
"Eu já percebi porque gosto de SYM... Ainda não percebi porque tantos gostam de SYM"

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: suporte top case
« Responder #7 em: 10 de Abril de 2012, 09:27 »

@Ajam

Eu sei ao que se referem  _pol_

Opiniões não se discutem como é óbvio, mas num Domingo destes eu pessoalmente lhe mostrarei o que pretendi dizer, e ate se for caso darei a minha opiniao sobre isso  _convivio_

"Há varias maneiras de caçar ratos".... _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: suporte top case
« Responder #8 em: 12 de Abril de 2012, 00:47 »

Estava eu a circular pela net ate que vi isto e parece mesmo apropriado, pois trata-se precisamente de uma Maxym.

Claro que numa tertúlia depois verei a situação dos apoios específicos que partiram, tam como disse antes.

Mas como encontrei este blog que esta extraordinario para o caso que se falou e o que deve ser feito, embora gostos nao se discutem.

Ora vejam como se deve fazer uma Instalação de suporte de top case da Shad & Givi (monokey) perfeita.  _palmas_

Boas curvas.
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
suporte top case
« Responder #9 em: 12 de Abril de 2012, 11:27 »
Bom dia

Este suporte é igual ao que tenho montado na minha, até agora 5 estrelas.

Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

alberto carrilho

  • Visitante
suporte top case
« Responder #10 em: 12 de Abril de 2012, 22:10 »
boas onde posso comprar um suporte givi para a gts

Offline AJAM

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 67
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i (Ex-GTS 125 Evo)
Re: suporte top case
« Responder #11 em: 14 de Abril de 2012, 17:02 »
Já fui buscar e montei a base do Top-Case...
Para já está resolvida a situação.
A SYM, através da EP Motos substituiu-o pela garantia, só podia  :))
O Sr. Pedro Fonte foi 5 *  _pol_
Como eu estava com pressa em o montar nem esperei que o montassem eles devido à indisponibilidade no momento.
Então trouxe para casa e montei eu.
Um dos 3 apertos que se encontra mais atrás, até acredito que como a cabeça do parafuso fica a forçar o buraco que é maior (pois antes não tinha anilha), possa contribuir para começar a partir por ali... Eu agora coloquei uma anilha!

De seguida vem a 2ª fase... Já falei com um amigo que tem uma empresa de metalúrgica e  vou agendar um dia para me fazer uma base de inox para colocar por baixo e assim reforçar a original.

Continuo com a mesma opinião, a base está pouco reforçada e terão que arranjar uma solução para o futuro.
Quando retirei a base partida, o mecânico viu ainda que se estava a partir em outros 2 pontos!

Pelo que ele disse a base é feita em alumínio...
Com as soldaduras e a vibração, mesmo com pouco peso não vejo que seja o material adequado.
Só estranho como é que o tipo que desenhou a base, não viu logo que não oferecia resistência suficiente...  Às vezes acho mesmo que estudaram tanto que queimaram a "Cachimónia" ao ponto de não fazerem nada de jeito  _lol_

Agora que eu prefiro que se mantenha lá o encosto, não restam dúvidas  _pol_

Espero não voltar a reclamar, pois vou tentar ser breve na elaboração do reforço da base... Mas se nada fizer já sei que o destino daquela base vai ser o mesmo da outra...  _polb_

Eu próprio elaboraria uma base... Aquilo é mesmo básico!

Quando efectuar a alteração, vou dar-vos a conhecer.
"Eu já percebi porque gosto de SYM... Ainda não percebi porque tantos gostam de SYM"

pneto

  • Visitante
Re: suporte top case
« Responder #12 em: 14 de Abril de 2012, 19:14 »
Boas,
Coloquei na minha GTS 300 o suporte da Givi e, francamente, parece-me bom e robusto.
Se tiveres interessado, posso colocar fotos para veres como fica.

pneto

  • Visitante
Re: suporte top case
« Responder #13 em: 14 de Abril de 2012, 19:18 »
Boas,

Em qualquer stand de motos/scooters ou então onde compraste a tua.
Tens também outras opções. Como és de Almada tens a Caparica Peles, têm algumas soluções.

alberto carrilho

  • Visitante
Re: suporte top case
« Responder #14 em: 14 de Abril de 2012, 20:24 »
obrigado companheiro pneto a caprarica peles é uma boa opção não me lembrava deles.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: suporte top case
« Responder #15 em: 20 de Abril de 2012, 10:14 »
.........
Agora que eu prefiro que se mantenha lá o encosto, não restam dúvidas  _pol_

Espero não voltar a reclamar, pois vou tentar ser breve na elaboração do reforço da base... Mas se nada fizer já sei que o destino daquela base vai ser o mesmo da outra...  _polb_

Eu próprio elaboraria uma base... Aquilo é mesmo básico!

Quando efectuar a alteração, vou dar-vos a conhecer.

Depois de termos estado a conversar no domingo e de se ter experimentado ao vivo as coisas, e visto tbm que as coisas tem razao de ser, etc etc.

As opinioes continuam a valer o que valem, mas estou curioso de saber se o nosso Amigo/Companheiro AJAM já montou definitivamente a Top-Case na sua bela MAXIM

Esperemos que seja de vez e que nao de mais problemas.

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

pneto

  • Visitante
Re: suporte top case
« Responder #16 em: 20 de Abril de 2012, 14:06 »
Olá Alberto,

Podes ver a minha maxi e respectiva top aqui:

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=7227.45

Se ainda não compraste pode ser que te ajude na escolha.

Boas curvas...

superjet

  • Visitante
Re: suporte top case
« Responder #17 em: 22 de Abril de 2012, 22:32 »
Eu tenho da Givi e é 5 estrelas, a mota a 150kms não vareja e com uma mala muito grande de 52litros a Maxia.

ajulio

  • Visitante
Re: suporte top case
« Responder #18 em: 23 de Abril de 2012, 20:32 »
Só uma questão o suporte da Givi para a GTS é o da Joymax?
São 100% compativeis?

Obg.

superjet

  • Visitante
Re: suporte top case
« Responder #19 em: 23 de Abril de 2012, 20:48 »
isso não sei???

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1213
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: suporte top case
« Responder #20 em: 23 de Abril de 2012, 20:53 »
Só uma questão o suporte da Givi para a GTS é o da Joymax?
São 100% compativeis?

Obg.

Joymax é o nome que a GTS tem em alguns mercados. , europeus e não só. Se vires as fotos da nova GTS, só vês "Joymax" na lateral da maxi.
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

ajulio

  • Visitante
Re: suporte top case
« Responder #21 em: 24 de Abril de 2012, 14:57 »
Carlujo obg pela ajuda..

só mais uma questão..
fui ao site da unobike e escolhi o suporte Givi SR232 (creio que é o ideal para a GTS125) e agora em relação ás malas estou indeciso entre a Kappa K46NT ou a Givi V46 Tech
A minha duvida é se qualquer uma delas é compativel com o suporte SR232, visto que a mala da  Givi é Monokey, se não for compativel que suporte devo usar para esta mala?

Obg.

ajulio

  • Visitante
Re: suporte top case
« Responder #22 em: 25 de Abril de 2012, 22:17 »
Ja descobri a resposta á minha pergunta,
deixo aqui o que precisam caso queiram colocar uma mala monokey na GTS
o suporte é o Givi SR232 ou SR230, com um destes suportes podem colocar uma mala monolock, se quiserem colocar a mala monokey teram que adquirir mais o adaptador E250.

ajulio

  • Visitante
Re: suporte top case
« Responder #23 em: 14 de Maio de 2012, 14:15 »
Instalei este fim de semana o suporte SR232 na minha GTS, e achei bastante simples de instalar, só fiquei com uma duvida, que não sei se foi por ter feito alguma coisa mal ou se é mesmo assim, mas a tampa de plastico que tapava os parafusos do encosto do pendura, não dá para colocar com este suporte?! ou terei feito alguma coisa mal e não consigo agora colocar essa tampinha..

obrigado.

Offline AJAM

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 67
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i (Ex-GTS 125 Evo)
Re: suporte top case
« Responder #24 em: 15 de Maio de 2012, 00:31 »
Instalei este fim de semana o suporte SR232 na minha GTS, e achei bastante simples de instalar, só fiquei com uma duvida, que não sei se foi por ter feito alguma coisa mal ou se é mesmo assim, mas a tampa de plastico que tapava os parafusos do encosto do pendura, não dá para colocar com este suporte?! ou terei feito alguma coisa mal e não consigo agora colocar essa tampinha..

obrigado.

Creio que não possas mesmo colocar... Pois na minha ex-GTS mesmo sendo da Sym também não deu.
Caso o pretendas adaptar terás que fazer novos buracos.

Cumpts
"Eu já percebi porque gosto de SYM... Ainda não percebi porque tantos gostam de SYM"