Autor Tópico: S.I.S. Sachs Minor 505 1d  (Lida 75767 vezes)

Offline Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #50 em: 14 de Abril de 2012, 12:40 »
Pessoal!

Estive esta manha na oficina. O mecênico esteve à conversa com um amigo que trabalhou durante muitos anos na Sachs. O mesmo disse-lhe que o problema destas motos sempre foi esse, a embreagem.
Parece que entre os dois arranjaram uma solução, que à primeira vista vai resultar. Mas, para vermos o resultado final, teremos de meter o óleo na caixa. Só assim poderemos ter a certeza que a solução resultou.



A solução deles será retirar a anilha apontada pela seta vermelha. Isto vai criar a folga suficiente para desembrear o motor.
Segunda-feira darei o veredicto final.

Abraço e boas curvas
« Última modificação: 14 de Abril de 2012, 12:42 por Afonso »
Gonçalo Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #51 em: 15 de Abril de 2012, 09:16 »
Pessoal!

Apesar de em Portugal já não haver material para este motor, na Alemanha arranja-se quase tudo.

Deixo aqui os links que me tem ajudado nesta "novela":

Manuais de motores Sachs
http://www.technik-ostfriese.com

Compra de peças para motores Sachs
http://www.schmidt-zweiradtechnik.de/

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #52 em: 17 de Abril de 2012, 08:17 »
Pessoal!

Conforme combinado, ontem fui buscar a S.I.S. Minor à oficina.
Apesar de a moto vir a trabalhar, infelizmente não vinha a andar.
Por mais tentativas que o mecânico tenha feito, o motor não ficou a desembrear. Assim, vai ter mesmo de levar uma embreagem nova.
Como devem calcular este material já não é fabricado em Portugal, mas encontrei um site alemão que tem quase tudo para este tipo de motores.
Já enviei um e-mail (em alemão) para a respectiva loja, para saber se poderão fornecer-me o que preciso.

Entretanto, a conta da oficina foi:
- Mudar os platinados;
- Mudar o pneu e a camara de ar a trás;
- Mudar o cabo da vela;
- Mudar o óleo;
- Mudar o cabo da embreagem;
- Limpeza do depósito de gasolina, substituição da mangueira entre o depósito e o carburador, e abastecimento;
- Tentar recuperar a embreagem (diga-se que o mecânico perdeu uma série de horas de volta da embreagem, eu mesmo estive ao lado dele durante algumas dessas horas);
- Total: 100€

Não sei se foi caro se foi barato, mas a minha mãe costuma dizer que baratos são bichos negros.

Espero ter notícias em breve.
Entretanto e assim que o tempo o permitir, irei colocar mais algumas fotografias e um video da moto a trabalhar.

Abraço e boas curvas
« Última modificação: 18 de Abril de 2012, 13:44 por Afonso »
Gonçalo Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #53 em: 17 de Abril de 2012, 09:30 »

Acho que nao foi caro, com pneu novo e tudo, tudo bem que o pneu nao é caro mas tudo somando e com essas oras todas de monta desmonta e nao so, penso que nao tenha sido caro ( 20 contos...ate foi baratinho)

Essas embraiagem sao mesmo assim, dao chatices quando nao estao na grossura desejada.

Vias ver que ainda metes essa menina a andar uns belos quilometros  scooter_

Boas curvas.
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #54 em: 17 de Abril de 2012, 14:53 »
Companheiros,

Para quem percebe alemão, deixo a factura do material comprado para a S.I.S.



Abraço e boas curvas
« Última modificação: 18 de Abril de 2012, 08:44 por Afonso »
Gonçalo Afonso

ElChiquitito

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #55 em: 17 de Abril de 2012, 23:19 »
Boas Afonso,


Apesar de nem a foto dar para ampliar, nem perceber patavina de Alemão, sempre dá (creio eu) para perceber que o IVA deles é 4% mais baixo que o nosso.  _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_


Que compraste literalmente meia dúzia de coisas...e que tendo feito a encomenda no dia 16, dia 18 já cá estavam, MUITO BOM! _palmas_ _palmas_ _palmas_


humm, ainda dá para perceber que os items 3,5 e 6 devem estar muito relacionados  _lol_ _lol_ _lol_ , sendo o 6 uma especie de argola ou algo do género..!!!


Quase que deixava passar....é impressão minha ou os portes foram/foi o "Item" mais caro?? 17,80?


Abraço e Boas Curvas......... scooter_ scooter_ scooter_
« Última modificação: 17 de Abril de 2012, 23:24 por ElChiquitito »

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #56 em: 18 de Abril de 2012, 09:03 »
Pessoal!

Os artigos correspondentes à factura:


Art. n.º 1407 (filtro de ar)


Art. n.º 1765 (junta para a tampa de acesso à embreagem)


Art. n.º 2492 (disco de embreagem)


Art. n.º 3476 (contrapeso)


Art. n.º 3593 (prato de embreagem)


Art. n.º 3595 (anel)

É verdade que o IVA na Alemanha é de 19% e que o artigo mais caro foi o transporte.

Optei por alterar a factura, porque a mesma apresentava dados pessoais, o que levou a que esta não ampliasse.

Abraço e boas curvas
« Última modificação: 18 de Abril de 2012, 09:09 por Afonso »
Gonçalo Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #57 em: 20 de Abril de 2012, 13:47 »
Pessoal!

Depois de pormos a motor a trabalhar (trabalhar não a andar), deparei-me com um pormenor.
O canhão quando está na posição de por a moto a trabalhar, está também na posição de retirar a chave (nesta situação, não preciso de chave para nada  _lool_, e qualquer um pode ir dar ao quique e levar a "jóia da coroa"), e o mesmo canhão quando está na posição de desligar a moto, está também na posição em que não é possível retirar chave  _pensador_.

Como sabem troquei o canhão, visto não encontrarmos a chave do que lá estava, mas montei-o na mesma posição. Para resolver esta situação terei de trocar a posição dos cabos ligados ao canhão. Já tentei fazê-lo mas não correu bem. Vou tentar novamente este fim de semana, com a ajuda de um multímetro.

Abraço e boas curvas

PS - A chave do canhão antigo já apareceu  _martelada_
Gonçalo Afonso

ElChiquitito

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #58 em: 20 de Abril de 2012, 15:34 »
PS - A chave do canhão antigo já apareceu  _martelada_

Essas coisas também me costumam acontecer, quando já não preciso do que andava a procurar é que elas aparecem!!! >:D >:D >:D

luisfilipe

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #59 em: 20 de Abril de 2012, 22:33 »
hehehehe
Nos meus tempos de juventude em que tive muitas SIS Sachs e era com muita satizfaçao que andava sempre a desmontar e montar os motores mas em relacao a parte electrica nao havia dessas modernices de voltimetros era encostar o fio a uma parte de ferro para ver se fazia faisca.
Velhos tempos

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #60 em: 24 de Abril de 2012, 13:28 »
Pessoal!

As peças, vindas da Alemanha, chegaram ontem, mas infelizmente como passei o dia em Barcelos, só hoje consegui ir deixar a moto novamente no mecânico.

Há pouco passei na oficina para deixar o esquema de montagem da embreagem e para saber como estavam a correr os trabalhos, então:
- Com as peças novas a moto já desembrea, mas infelizmente não tem a força desejada. Pensamos que será uma questão de jogar com a posição dos discos. A ver vamos.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #61 em: 24 de Abril de 2012, 16:25 »
Pessoal,

Estive novamente na oficina!

A moto está a desembrear convenientemente, mas continua a não desenvolver. O mecânico garante que a embreagem não está a patinar logo, será caso para dizer, que depois do pedal do quique, depois dos platinados e depois da embreagem, pareceu agora um novo problema (isto é no que dá querer por a andar motos que estiveram paradas mais de 15 anos).

A moto poderá não estar a desenvolver por várias razões. O mecânico irá começar pelo escape. Irá demonstá-lo e limpá-lo, já que o mesmo deve estar cheio de carvão. Costumamos dizer que não há 2 sem 3. Espero que fiquemos por aqui.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #62 em: 26 de Abril de 2012, 16:29 »
Pessoal!

Estive novamente na oficina com o mecânico. O mesmo disse-me que depois de ter limpo o escape a moto melhor um pouco, mas ainda não está como ele espera.

O mecânico disse-me também que poderia ser do óleo que colocou na caixa de velocidades automática. Este, colocou um óleo fino.
Depois de ter averiguado na internet, percebi que o óleo para a caixa de velocidades tem de ser do tipo SAE80 (mais espesso).
Assim, o mecãnico irá trocar o óleo da caixa e testar novamente a moto.

Acham que o óleo da caixa tem realmente influência no desenvolvimento da moto?
(a moto, no descanso, tem um bom trabalhar, mas assim que a metemos a puxar por nós, fica com pouca força)

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #63 em: 28 de Abril de 2012, 12:38 »
Pessoal!

Esta manhã estive novamente no oficina.
O mecânico trocou o óleo da caixa, mas a moto em nada melhorou. Continua sem o rendimento esperado, assim que a estrada começa a subir.
Então, colocou-me outra questão. O tamanho da cremalheira.

Pelo que andei a investigar na internet, o tamanho da cremalheira recomendado para este motor e uma cremalheira de 50 dentes.
A cremalheira que está montada na moto tem apenas 36 dentes.

Acham que a cremalheira terá realmente influência do desenvolvimento da moto, sempre que vai a subir?
Qual é a relação entre o tamanha da cremalheira e a velocidade da moto? (tipo quanto mais pequena mais anda ou quanto maior mais anda?)

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Offline zacli

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #64 em: 28 de Abril de 2012, 12:45 »
Se for como nas bikes, quanto maior mais força, quanto menor for mais velocidade...

 _convivio_

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #65 em: 28 de Abril de 2012, 17:35 »
Se for como nas bikes, quanto maior mais força, quanto menor for mais velocidade...

 _convivio_

Grande Zacli!

Também tenho essa noção, mas disseram-me que nas motos é o inverso. Quanto maior mais velocidade, quanto mais pequena mais força.

Já não sei o que dizer nem o que  _pensador_

Abraço e boas curvas
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Offline José Bairrada

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #66 em: 28 de Abril de 2012, 17:47 »
Afonso,

Não desanimes, estamos todos com vontade de ver essa máquina a comer o alcatrão.



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Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #67 em: 28 de Abril de 2012, 19:20 »
Pessoal!

Estive na internet a analisar algumas fotos de outras Sachs Minor 505.
Consegui tirar as dúvidas. A cremalheira aplicada na Sachs Minor da Alexandra é mais pequena. Ora vejam:

Sachs Minor 505 (da Alexandra):

(é verdade que a foto está ligeiramente de "esguelha" mas a diferença é enorme)

a outra Sachs Minor 505:


Usei o parafuso de fixação da protecção da corrente como ponto de referência.

Qual é a vossa opinião?

Abraço e boas curvas
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Offline Branco

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« Responder #68 em: 28 de Abril de 2012, 19:32 »
Boa tarde

Olha o tamanho da cremalheira desta Peugeot

Júlio Branco

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Offline zacli

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #69 em: 28 de Abril de 2012, 21:36 »
Companheiro Afonso, grande aventura a tua :) muita sorte com essa reliquia...  _pol_

Mantenho a mesma opinião... cremalheira da frente mais pequena e a de trás maior e ganhas força...
Se fizeres o inverso ganhas velocidade...
As fotos que mostraste dizem tudo...
Atenção que poderás ter de mudar a corrente tambem...


Estou a adorar este tópico companheiro, vai-nos mantendo informados...  _palmas_

Felicidades
 _convivio_
« Última modificação: 28 de Abril de 2012, 21:38 por zacli »

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #70 em: 29 de Abril de 2012, 12:17 »
Companheiro Afonso, grande aventura a tua :) muita sorte com essa reliquia...  _pol_

Mantenho a mesma opinião... cremalheira da frente mais pequena e a de trás maior e ganhas força...
Se fizeres o inverso ganhas velocidade...
As fotos que mostraste dizem tudo...
Atenção que poderás ter de mudar a corrente tambem...


Estou a adorar este tópico companheiro, vai-nos mantendo informados...  _palmas_

Felicidades
 _convivio_

Grande Zacli!

Concordo em pleno contigo e depois de ter visto as fotos de outras Sachs Minor, tirei as dúvidas.

A cremalheira de trás terá de ser maior (do tipo 50 dentes). Isso vai fazer com que a moto ganhe a tal força que perde nas subidas.

A velocidade é secundária numa moto deste "calíbre", já que a mesma não tem potência para ir além dos 40 km/h.

Depois de montar a cremalheira irei perceber se a corrente que está montada neste momento serfirá ou não.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #71 em: 30 de Abril de 2012, 11:06 »
Caros Companheiros!

Esta moto tem realmente dado algumas dores de cabeça.
Visto não conhecer o historial da moto, não tem sido fácil perceber onde estão os problemas.

Depois de alguma pesquisa na internet, percebi que realmente esta moto deveria ter montada uma cremalheira de 50 dentes em vez da cremalheira de 36 dentes. É possivel que tenham trocado a cremalheira de 50 para 36 dentes numa visita ao mecânico e por esta razão a moto não tenha voltado a andar. Infelizmente a Alexandra não se lembra nada disto e eu e o mecânico temos andado a descoberta.

Então, estou agora num novo dilema. Encontrar uma cremalheira de 50 dentes não é facil, ainda mais com a furação certa. Logo, vou tentar arranjar uma cremalheira de 50 dentes e se esta não tiver a furação certa, irei proceder a nova furação.

Espero que após esta troca, a moto fique a desenvolver convenientemente.

Abraço e boas curvas
« Última modificação: 30 de Abril de 2012, 16:19 por Afonso »
Gonçalo Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #72 em: 30 de Abril de 2012, 16:32 »
Pessoal!

Depois de ter ligado para uma série de proprietários de SIS Sachs Minor 505, todos me disseram que têm pinhões de ataque de 11 dentes (o pinhão de ataque da moto da Alexandra também de 11 dentes) e cremalheiras de 40 dentes (a cremalheira da moto da Alexandra não é original e é de 38 dentes, percebi isso após dirigir-me à oficina e contar o número de dentes).

Assim, irei montar um cremalheira de 40 dentes e ver o resultado final.
É possível que esta alteração melhore qualquer coisa mas não sei se será o suficiente.

Em conversa com um vendedor de peças, percebi que é habitual fazerem-se inúmeras alterações nestas motos, nomeadamente no pinhão de ataque e na cremalheira. Um pinhão de ataque com mais dentes e uma cremalheira com menos dentes dá mais velocidade à moto, um pinhão de ataque com menos dentes e uma cremalheira com mais dentes dá mais força à moto.

No caso da SIS Sachs Minor da Alexandra, tiraram dentes à cremalheira mas mantiveram o pinhão de ataque. Isto poderá ter influênciado o desempenho da moto.

Em conversa com um dos proprietários da SIS Sachs Minor 505, rapaz do norte, nomeadamente de Braga, bastante simpático, disse-me que tem a moto à venda por essa mesma razão. A moto nas subidas praticamente não anda e quando tem de parar por algum motivo ela não quer arrancar.

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Gonçalo Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #73 em: 01 de Maio de 2012, 05:07 »
Olá Afonso,

Tenho acompanhado esta tua odisseia, persistência, é algo que não te falta.

Será que um dia vamos ver isso a queimar borracha? Decerto que sim.

Continuação da obtenção de bons resultados na Sach e boas curvas na Kinco

Cumprimentos

J. P.
Na vida temos um antes, um durante e um depois.
Por isso, pense antes e aproveite durante para não se arrepender depois.

Offline Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #74 em: 01 de Maio de 2012, 09:18 »
Pessoal!

Ontem estive na Ericeira com um mecânico com mais de 50 anos de experiências em motores Sachs.

O mesmo disse-me que o problema não está na cremalheira. Tar alguns dentes à cremalheira poderá criar alguma dificuldade no arranque e nas subidas, mas em rectas e em descidas a moto deve chegar aos 40 km/h sem qualquer dificuldade.

Este mecânico disse-me ainda que o problema certamente que está na afinação da embreagem. Existem inúmeros truques para afinar uma embreagem desta origem.

O mecânico que tem acompanhado a Sachs Minor da Alexandra disse-me, desde o início, que não tinha muita experiência neste tipo de embreagens. Já percebi que se a moto continuar a ser acompanhada por este mecânico arrisco-me a ficar com ela na mesma ou poderá ainda danificar-me a embreagem.

Assim, penso ir levantar a moto nos próximos dias e levá-la ao outro mecânico.

Isto tem sido realmente uma odisseia, mas espero ver a Sachs Minor da Alexandra a dar os 40 km/h em rectas e nas descidas sem qualquer dificuldade, o mais brevemente possível.

Se ainda estiver em Portugal, espero levá-la a "Todos a Fátima", no dia 2 de Junho.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso