Autor Tópico: S.I.S. Sachs Minor 505 1d  (Lida 75766 vezes)

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #25 em: 06 de Abril de 2012, 19:45 »
Estou é a ver que vais ficar um mecanico conhecido Mundialmente, vais ser reconhecido pelos 5 melhores mecanicos do mundo e arredores  _lol_ _lol_ _lol_

Usa bem o WD40 , eles no video mostram bem as latas ...  _lol_ _lol_ _lol_


Agora falando de faisca .... vou tentar resumir.

"Esse gerador de corrente" tem de estar sintonizado e a ponto com o piston (fazer faisca na altura certa) para que a bobine gere uma força exacta para que haja explusao suficiente na vela, na altura exacta para que o motor trabalhe certo. (isso esta na pag 42 do manual que metes-te antes)
Pode acontecer que a bobine esteja pifada ou mesmo o cabo da vela esteja com com problemas.

Podem ser varios factores e tens de ir por tentativas, ver o ponto, mais para a frente mais para a direita, se o dínamo esta a mandar corrente suficiente, ou se a bobine esta boa....

Vai por tentativas e com calma.... é mais facil fazer que estar a dizer como se faz .... _corado_

Mas ainda vais virar mecanico vais !!!!  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Boa sorte

Grande Axe!

Quem sabe se um dia não serei realmente esse mecânico que referes  _lol_  _lol_  _lol_

Não chega corrente nenhuma à vela. Tirei a vela do cilindro e encostei-a ao metal. Não faz qualquer tipo de faisca. Logo, o problema deve estar no dinamo ou na bobine.

Como poderei perceber em qual destes 2 elementos está o problema?
Será que se encostar o voltimetro ao cabo que sai do "dinamo" percebo se este gera ou não corrente? e se encostar o voltímetro ao cabo que sai da "bobine" percebo se esta gera ou não corrente?

Thanks.

Abraço e boas curvas
« Última modificação: 06 de Abril de 2012, 19:57 por Afonso »
Gonçalo Afonso

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #26 em: 06 de Abril de 2012, 19:49 »
Afonso, nas últimas fotos que colocaste essa Sachs Minor nem parece a mesma do início do tópico.  _pol_

O restauro, limpeza e lubrificação parece que deram uma nova vida à máquina. Ficou muito melhor depois de bem polida.

Quando tiveres a máquina a trabalhar na perfeição, isso merecia um vídeo colocado no Youtube!  ;D

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #27 em: 06 de Abril de 2012, 19:51 »
Afonso, nas últimas fotos que colocaste essa Sachs Minor nem parece a mesma do início do tópico.  _pol_

O restauro, limpeza e lubrificação parece que deram uma nova vida à máquina. Ficou muito melhor depois de bem polida.

Quando tiveres a máquina a trabalhar na perfeição, isso merecia um vídeo colocado no Youtube!  ;D

Companheiro!

Certamente que não me esquecerei da tua recomendação.
Vou fazê-lo certamente e partilharei o mesmo convosco.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #28 em: 06 de Abril de 2012, 20:16 »

Afonso tenta medir a corrente vinda do dinamo, mas nao sei se vais conseguir...mas tenta a ver se dá algo, nao sei se tens um Voltimetro digital ou analogico...

Mas mesmo assim podes sempre tentar desmontar o dinamo, (deves precisar de um saca) mas tenta, limpa bem por dentro, pois pode estar cheio de ferrugem e nao dar power suficiente.

Mete essa moto a trabalhar, agora começas-te nao desistas  _pol_
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #29 em: 06 de Abril de 2012, 20:26 »
Grande Axe!

Não vou desistir. Quero ver e ouvir esta moto trabalhar (se possível antes de regressar a Moçambique) e participar numa tertúlia dominical do CPM com ela  _lool_

Tenho um voltimetro digital, mas hoje já é tarde para ir fazê-lo. Amanha vou tratar de fazer essas medições, para ver se tiro conclusões.

Obrigado mais uma vez pela atenção e disponibilidade demonstradas.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Cristina Marques

  • Visitante
Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #30 em: 06 de Abril de 2012, 20:34 »
A minha sachs Minor pegava de empurrão isso eu sei

corri muito ao lado dela  _Rolley_  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #31 em: 06 de Abril de 2012, 20:45 »
A minha sachs Minor pegava de empurrão isso eu sei

corri muito ao lado dela  _Rolley_  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

Cristina!

Certamente que a tua S.I.S. Minor tinha mais do que uma velocidade.
Esta S.I.S. Minor é do tipo "acelera" logo, não pega de empurrão (infelizmente).

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

luisfilipe

  • Visitante
Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #32 em: 06 de Abril de 2012, 20:59 »
O Não teres corrente na vela "faisca" pode ser de varias coisas tais como a ignicao estar a cortar ou seja podes ter ligado mal os fios ao trocares, pode ser do cachimbo havia uns cachimbos da ngk que tinham um tipo de fusível por dentro q por vezes ficava interrompido e só o trocando, pode ser do cabo que vai da bobine ao cachimbo partido ou com mau contacto, podes ver isso se o desenroscares ele é de rosca nas duas extremidades, pode ser dos platinados ou do condensador, como disse aqui um colega nosso pode não estar a ponto mas não acredito o facto de ela estar parada a muito tempo não faz isso porque o prato de dentro do volante magnetico é aparafusado e bem. acredito muito mais que seja um mau contacto mas acredita que é muito fácil pores essa mota a trabalhar essas motas trabalham sempre não tem electronica nenhuma para complicar.
Boa sorte e optimas curvas com essa sachs.

Cristina Marques

  • Visitante
Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #33 em: 06 de Abril de 2012, 21:00 »
Afonso vai facebook pagina cpm e vez a minha sachs Minor

interceptor

  • Visitante
Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #34 em: 06 de Abril de 2012, 21:37 »
Com um multimetro tenta ler os valores dos fios azul e amarelo que saem do dinamo, depois da bobine e no cachimbo da vela, o problema deve andar por ai. Verifica se não escorre um liquido viscoso da bobine.

luisfilipe

  • Visitante
Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #35 em: 07 de Abril de 2012, 23:45 »
entao ja deita fumo esta maquina ?

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #36 em: 08 de Abril de 2012, 08:34 »
Com um multimetro tenta ler os valores dos fios azul e amarelo que saem do dinamo, depois da bobine e no cachimbo da vela, o problema deve andar por ai. Verifica se não escorre um liquido viscoso da bobine.
Já fiz a medição dos valores dos fios azul e amarelo do dínamo. O resultado é 0. Vou ter de abrir o volante magnético para verificar o que se passa lá dentro, mas nfelizmente não tenho um "saca". Vou ver se arranjo um.

entao ja deita fumo esta maquina ?

Infelizmente, esta máquina ainda não deita fumo. Espero resolver o problema durante esta semana.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #37 em: 08 de Abril de 2012, 13:06 »

Afonso, vê os fios (azul e amarelo) em relação á "massa".

Pena terem roubado a ferramenta todo que era do meu Pai, arranjava-te um "saca" proprio.
Alerto que, esse veio pode ter rosca esquerda, havia algumas que eram esq, outras direitas, esse caso nao sei.
(fica o alerta)

Mete lá isso a fazer fumo, mas nao esqueças que para circular na estrada tem de ter a chapa de matricula actualizada, só podes andar em Nacionais e nao podes andar nas ICs. É sempre bom nao esquecer.
nao esquecer tbm que essa gasolina é de mistura e nao 95/98 directo, tem de levar percentagem de oleo.
(ja nao me lembro a percentagem)  _pensador_

Meta isso a fumegar e a fazer barulho e quem sabe nao participas na concentração das relíquias  scooter_

Abraço.
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

interceptor

  • Visitante
Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #38 em: 08 de Abril de 2012, 16:52 »
A percentagem de oleo se bem me lembro anda na casa dos 2/3%

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #39 em: 09 de Abril de 2012, 08:58 »
Afonso, vê os fios (azul e amarelo) em relação á "massa".

Pena terem roubado a ferramenta todo que era do meu Pai, arranjava-te um "saca" proprio.
Alerto que, esse veio pode ter rosca esquerda, havia algumas que eram esq, outras direitas, esse caso nao sei.
(fica o alerta)

Mete lá isso a fazer fumo, mas nao esqueças que para circular na estrada tem de ter a chapa de matricula actualizada, só podes andar em Nacionais e nao podes andar nas ICs. É sempre bom nao esquecer.
nao esquecer tbm que essa gasolina é de mistura e nao 95/98 directo, tem de levar percentagem de oleo.
(ja nao me lembro a percentagem)  _pensador_

Meta isso a fumegar e a fazer barulho e quem sabe nao participas na concentração das relíquias  scooter_

Abraço.

Grande Axe!

Relativamente ao dínamo. não há mais nada a fazer se não abri-lo, limpá-lo (os platinados devem estar colados, de todo o tempo que a moto esteve parada) e depois ver se o mesmo já gera alguma energia.

Ontem andei de volta dela, para ver se conseguia abrir-lhe a tampa para aceder ao volante magnético, sem sucesso. Tive medo de "magoar" a tampa e acabei por parar. Deixei-a em "banho" de WD40 e mais tarde vou ver se ela já mexe.

Será necessário uma chave especial para abrir esta tampa, ou bastará uma chave de fendas?

Tenho conhecimento que é necessário trocar-lhe a chapa de matrícula. Já me informei dos procedimentos.
1. Terei de pedir a nova matrícula no IMTT. Isso custar-me-á 45€.
2. Terei de fazer o registo da nova matrícula na Conservatória do Registo Automóvel. Isso não terá custos (acho estranho, não pedirem nada para este registo).
Mas, antes destes procedimentos, terei de ir à Camara Municipal pedir o registo antigo, já que a Alexandra não sabe onde o meteu.

Sei que esta relíquia não poderá circular em IC's, IP's ou AE's e que o combustível terá de ser misturado com óleo.

A área de serviço da terrinha onde os pais da Alexandra moram, ainda tem gasolina de mistura, logo não terei de me preocupar com as referidas percentagens.

Certamente que assim que ela "fumegar" ser-vos-á apresentada. Mais tarde, também poderá ser apresentada em alguma dessas concentrações.

A percentagem de oleo se bem me lembro anda na casa dos 2/3%

Obrigado mais uma vez, por todas as vossas dicas.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #40 em: 10 de Abril de 2012, 19:40 »
Pessoal!

Como referi anteriormente, o problema da "relíquia da coroa" é o gerador magnético.

Hoje foi dia de proceder à desmontagem do gerador magnético, com ajuda do mecânico. Os platinados estavam colados, como já era de esperar, depois de todos os anos que a moto esteve parada. De qualquer forma, conseguimos que o dínamo gerasse alguma energia, energia essa que não foi suficiente para por a moto a trabalhar, mas que deu para ouvir um ronco suave do motor.

Assim, o mecânico irá colocar os platinados e o pneu de trás novos, e proceder à mudança do óleo.

A moto estará pronta na próxima quinta-feira, isto porque o mecânico não tinha os platinados e o pneu em stock.

O motor estará pronto para fazer barulho já no próximo fim-de-semana mas infelizmente, a moto ainda não poderá circular nas nossas estradas nacionais, já que terei de proceder ao pedido da nova matrícula.

Entretanto, irei proceder ao pedido da documentação na Camara (já que a Alexandra não sabe onde estão os documentos da moto), que terá um custo de 12,50€. Depois, terei de proceder ao pedido de uma nova matrícula junto do IMTT, que terá um custo de 45€. Por fim, terei de proceder ao registo da moto com a nova matrícula na Conservatória do Registo Automóvel, que não terá qualquer custo.

Espero ter novidades, mais fotos e alguns videos para colocar neste tópico, brevemente.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #41 em: 10 de Abril de 2012, 23:13 »

Suspeitava isso mesmo  _Rolley_

Mas ainda bem que é so isso, tbm essa mecanica é da "velha guarda", nao tem centralinas nem essas inovações e tecnologias dispendiosas  _corado_

Vou gostar de ouvir o roncar desse escape  _lool_

Agora é tratar da documentação e meter-se a rolar... scooter_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #42 em: 12 de Abril de 2012, 19:08 »
Pessoal!

Passei agora pela oficina. A moto já trabalha, e bem. Pelo que o mecânico diz, o motor não parece ter estado parado mais de 15 anos.
Mas, quando a moto começou a trabalhar, apercebemo-nos de outro problema  _martelada_
A moto não está a desembraiar.
Quando a moto está a trabalhar ao relanti, a roda de trás não pára, está sempre a rodar, mesmo puxando a manete da embraiagem.

Isso será normal?

Abraço e boas curvas

PS - A Alexandra diz que só se lembra de puxar a manete da embraiagem quando a punha a trabalhar (mas isso vale o que vale, afinal já lá vão mais de 15 anos)
« Última modificação: 12 de Abril de 2012, 19:11 por Afonso »
Gonçalo Afonso

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #43 em: 12 de Abril de 2012, 20:06 »

Ha que saber uma coisa, a mota estava a trabalhar em cima do descanso central ?
Se estava no descanso é normal a roda andar sozinha!!

Se a mota esta no chão e a mota começa a querer andar sozinha, entao ai já nao é nada normal.

Ja temos acelera ....  scooter_
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Tourister

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2010
  • Mensagens: 834
  • Marca: Aprilia
  • Modelo: Scarabeo 500 Gt
Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #44 em: 12 de Abril de 2012, 20:28 »
Companheiro Afonso,

Estou a seguir este tópico com bastante curiosidade e desde já agradeço a tua partilha.

Um abraço
Atentamente

Tourister

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #45 em: 12 de Abril de 2012, 21:12 »
Companheiros!

Depois de alguns telefonemas para proprietários de S.I.S. Sachs Minor 505, aprendi o seguinte:

1. A manete que pensava ser da embreagem é afinal do "descompressor".
a) Esta manete deverá ser puxada sempre que quisermos por a moto a trabalhar, em simultâneo com a utilização do quique.
b) Esta manete deverá ser puxada sempre que quisermos desligar a moto.

2. Estando a moto a trabalhar no descanso central, é normal que a roda de trás rode.

3. Estando a moto a trabalhar com a roda de trás no chão, não é normal que a moto faça força para a frente. Portanto, estando a moto no descanso central com a roda de trás a rodar e assim que esta é colocada no chão, deverá parar de fazer força (de rodar).


Conclusões:

1. Depois de termos posto a S.I.S. da Alexandra a trabalhar, apercebemo-nos de que a sua roda traseira rodava enquanto a moto estava no descanso central e depois de a colocarmos no chão, a mesma fazia força para a frente. Logo, a moto não está a desembrear  _polb_

2. A moto esteve todos estes anos parada logo, é possível que os discos da embreagem tenham colado.


Soluções:

1. O mecãnico desmontou a embreagem para ver do que se tratava. Até agora não viu nada de anormal. Amanha irá limpar todos os componentes da embreagem, irá montá-los e testá-los.


Gostava de ler a vossa opinião para a seguinte questão:

Será realmente, que os discos da embreagem colaram ao fim de todos estes parados?


Abraço e boas curvas
« Última modificação: 13 de Abril de 2012, 08:57 por Afonso »
Gonçalo Afonso

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #46 em: 12 de Abril de 2012, 21:16 »
Companheiro Afonso,

Estou a seguir este tópico com bastante curiosidade e desde já agradeço a tua partilha.

Um abraço

Companheiro Tourister!

Agradeço o vosso interesse. É por saber que vocês estando desse lado, que vou postando.
Espero poder apresentar-vos esta relíquia brevemente.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #47 em: 12 de Abril de 2012, 22:16 »
Ando mesmo com curiosidade de ver um vídeo da mesma a trabalhar!
Esta "novela" está a ser bastante interessante de acompanhar e sempre que venho ao CPM este tópico é paragem obrigatória para ver os avanços que se têm feito na máquina. Parabéns pela persistência e empenho na recuperação desta relíquia Afonso  _palmas_

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #48 em: 13 de Abril de 2012, 17:59 »

Parte do esquema de embreagem do motor Sachs 505 1d

Pessoal,

Como referi, a moto não está a desembrear. Isto deve-se a quê:
1. A face apontada pela seta vermelha do anel cónico 19, está encostada à face apontada pela seta vermelha do prato de embreagem 21;
2. A situação referida no ponto 1, faz com que o contrapeso 20 não abra no sentido das setas azuis.

Solução para esta situação:
1. Comprar o sistema de embreagem novo até porque os discos da embreagem apresentam algum desgaste (mas já não existe no mercado);
2. Comprar apenas o anel cónico 19 (mas não sei se isso existe no mercado e se só isso resultará);
3. Levar o anel cónico ao torneiro, para desbastar a face apontada pela seta vermelha (mas não sei se isso resultará, porque penso que o diâmetro do anel cónico 19 também deveria ser aumentado para facilitar a abertura do contrapeso 20)

Solicito as sugestões dos "mecânicos de bancada"?

Agradeço a vossa atenção e disponibilidade

Abraço e boas curvas
« Última modificação: 13 de Abril de 2012, 18:00 por Afonso »
Gonçalo Afonso

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« Responder #49 em: 13 de Abril de 2012, 20:37 »

esquema parcial da embreagem

Pessoal!

Tenho 3 discos:
1 un. c/ 2.5 mm
2 un. c/ 1.7 mm

Alguém me poderá dizer a ordem pela qual devo colocar os discos, nomeadamente:

a seta verde corresponde ao disco de que espessura?
a seta laranja corresponde ao disco de que espessura?
a seta azul corresponde ao disco de que espessura?

Agradeço a vossa disponibilidade e atenção

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso