Autor Tópico: S.I.S. Sachs Minor 505 1d  (Lida 75762 vezes)

Offline Afonso

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S.I.S. Sachs Minor 505 1d
« em: 04 de Abril de 2012, 08:59 »
Caros Companheiros!

Como alguns de vós sabeis, a Alexandra já foi "motard", nos seus tempos de adolescência.
Como eu não consigo estar parado, ontem fui buscar a moto da Alexandra ao palheiro dos pais.
Vejam o que encontrei:











(as fotos apresentadas foram tiradas após uma lavagem à "jóia da coroa")

É uma S.I.S. Sachs Minor 505. A Alexandra comprou-a em segunda mão, em 1990 e já nessa altura a moto era "velhinha". Penso que a moto deve ser do final dos anos 70. Com tempo vou averiguar o ano exacto da moto.
A moto está parada acerca de 15 anos e apesar de não ter sido cuidadosamente arrumada, tem apenas alguns pontos de ferrugem.
Penso que algumas peças já não são de origem, nomeadamente:

- as manetes:


- o velocímetro e o punho do acelerador:


Com t€€€mpo vou restaurá-la.

Entretanto gostava de a ver e ouvir trabalhar. Para isso solicito a ajuda de todos os “treinadores de bancada” (neste caso “mecânicos de bancada”), nomeadamente para as seguintes situações:

1. Não consegui encontrar a chave da moto, assim vou ter de comprar um canhão novo.
a) Terei de mudar todo o velocímetro ou poderei mudar apenas o canhão?
b) Mudar o velocímetro ou o canhão é uma tarefa simples? Que qualquer um consegue fazê-lo?
c) Quanto é que isso poderá custar-me?

2. Quando tentei dar ao “kiko”, percebi que este não prendia,


e nomeadamente, que uma peça do outro lado do motor rodava ao mesmo tempo.


Pelo que a Alexandra disse, a moto ficou parada por esta razão.

a) Alguém poderá dizer a razão pela qual o "kiko" não prende? Será normal a peça do outro lado do motor rodar ao mesmo tempo?
b) O que terei de fazer para colocar o "kiko" a prender?
c) Corrigir esta situação será uma tarefa simples? Que qualquer um consegue fazê-lo?
d) Quanto é que isso poderá custar-me?

3. Onde poderei comprar peças originais para esta moto, com preço "em conta"?

Agradeço desde já a vossa colaboração.

Abraço e boas curvas
« Última modificação: 10 de Abril de 2012, 13:15 por Afonso »
Gonçalo Afonso

Offline JPA

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #1 em: 04 de Abril de 2012, 09:50 »
Olá Afonso.

Pode ser complicado arranjar peças para essa Sachs, mas não é impossível.

Mas eu sugeria em primeiro lugar  procurares naquelas lojas de peças e acessórios para motorizadas, do tempo em que a própria loja era oficina. Quanto mais antiga melhor.

Em segundo, podes googlar por quem faça do restauro um  hooby pois costuma ser quem de melhor percebe dessas coisas antigas.

Para ligar, acho eu de que isso não precisa de chave de ignição. Desliga-se uma ficha algures e isso pega de empurrão... (mas eu nem me atrevia, 15 anos é muito tempo parada).


 _lol_A ultima vez que almoçamos, estavas entusiasmado com ideia de criar uma filial do CPM, em MZ. Será que é desta?

 _convivio_
Um abraço

João A.
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BigJojo

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #2 em: 04 de Abril de 2012, 12:18 »
Já deste uma olhadela no blog Rodas de Viriato (http://rodasdeviriato.blogspot.pt/)? Peças para essa mota não deve ser dificil, os modelos dessa época nacionais partilham muitas peças. Aconselho-te é a procurar bem que há quem peça verdadeiros abusos por peças simples e  faceis de conseguir.

Passa também no http://motorizadas50.com/ , talvez consigas imagens da mota original

Abraço

JM

Offline adolfo lima

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #3 em: 04 de Abril de 2012, 12:31 »
Caros Companheiros!

Como alguns de vós sabeis, a Alexandra já foi "motard", nos seus tempos de adolescência.
Como eu não consigo estar parado, ontem fui buscar a moto da Alexandra ao palheiro dos pais.
Vejam o que encontrei:











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É uma S.I.S. Sachs Minor 505. A Alexandra comprou-a em segunda mão, em 1990 e já nessa altura a moto era "velhinha". Penso que a moto deve ser do final dos anos 70. Com tempo vou averiguar o ano exacto da moto.
A moto está parada acerca de 15 anos e apesar de não ter sido cuidadosamente arrumada, tem apenas alguns pontos de ferrugem.
Penso que algumas peças já não são de origem, nomeadamente:

- as manetes:


- o velocímetro e o punho do acelerador:


Com t€€€mpo vou restaurá-la.

Entretanto gostava de a ver e ouvir trabalhar. Para isso solicito a ajuda de todos os “treinadores de bancada” (neste caso “mecânicos de bancada”), nomeadamente para as seguintes situações:

1. Não consegui encontrar a chave da moto, assim vou ter de comprar um canhão novo.
a) Terei de mudar todo o velocímetro ou poderei mudar apenas o canhão?
b) Mudar o velocímetro ou o canhão é uma tarefa simples? Que qualquer um consegue fazê-lo?
c) Quanto é que isso poderá custar-me?

2. Quando tentei dar ao “kiko”, percebi que este não prendia,


e nomeadamente, que uma peça do outro lado do motor rodava ao mesmo tempo.


Pelo que a Alexandra disse, a moto ficou parada por esta razão.

a) Alguém poderá dizer a razão pela qual o "kiko" não prende? Será normal a peça do outro lado do motor rodar ao mesmo tempo?
b) O que terei de fazer para colocar o "kiko" a prender?
c) Corrigir esta situação será uma tarefa simples? Que qualquer um consegue fazê-lo?
d) Quanto é que isso poderá custar-me?

3. Onde poderei comprar peças originais para esta moto, com preço "em conta"?

Agradeço desde já a vossa colaboração.

Abraço e boas curvas

Afonso, grande reliquia....

Sabes que estas motas depois de restauradas podem  ser vendidas a mais de 1,000€.
Em relaçao as peças posso ajudar-te, visto conhecer varias oficinas que efectuam este tipo de restauro


Adolfo
« Última modificação: 04 de Abril de 2012, 13:17 por adolfo lima »
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Foquinha

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #4 em: 04 de Abril de 2012, 13:14 »
tanto qto me lembre... nessa altura as chaves eram praticamente todas iguais...
o meu pai tinha motorizada e o meu irmão outra, ambas de marcas diferentes e as chaves davam uma na outra. nada como tentar averiguar junto de proprietários de máquinas do tempo dos afonsinhos.

Offline Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #5 em: 04 de Abril de 2012, 13:28 »
Pessoal!

Como disse anteriormente, não percebo nada de mecanica, mas com calma e boa vontade, tudo se faz.

Fui almoçar a casa e aproveitei para desmanchar o canhão da ignição. Foi muito simples.

- o canhão


- o respectivo esquema, para não ter dificuldades na montagem do novo canhão


Mais tarde vou ver se arranjo um igual, mas com chave, para por no lugar deste.

Entretanto passei numa oficina que se dedica a este tipo de trabalhos (restauro de "jóias da coroa"). Questionei o mecânico sobre o facto do "kiko" nao prender. Ele explicou-me que possívelmente será uma molha que saiu do lugar ou que poderá mesmo ter-se partido. Logo, o motor terá de ser aberto.

Vou ver se durante o próximo fim de semana abro o motor. Se não conseguir resolver esta situação, vou então recorrer ao serviços deste mecânico.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Offline adolfo lima

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #6 em: 04 de Abril de 2012, 13:42 »
Afonso


Diz uma coisa, no pedal, para pegar a Mota, sente com pressão?

Se sim, faz uma coisa, tira a vela, e encosta a cabeça do motor, e dá ao pedal. Isto é só para verificar se chega corrente á vela.


Adolfo
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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #7 em: 04 de Abril de 2012, 13:50 »
Grande Adolfo!

Não sinto qualquer pressão no "kiko" (quique).

Hoje à tarde vou ver se arranjo uma fechadura de ignição. Depois poderei tentar fazer o que me dizes.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Offline adolfo lima

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #8 em: 04 de Abril de 2012, 13:55 »
Afonso

Sabes por motivo a mota nunca mais andou?

Adolfo
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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #9 em: 04 de Abril de 2012, 13:56 »
Pessoal!

Esta "relíquia da coroa" é de 1984. Está praticamente com 30 anos.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Offline Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #10 em: 04 de Abril de 2012, 13:58 »
Afonso

Sabes por motivo a mota nunca mais andou?

Adolfo

Grande Adolfo!

A moto não voltou a andar por essa razão. O quique deixou de fazer pressão, e como a Alexandra na altura já tinha carro, encostou a moto.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #11 em: 04 de Abril de 2012, 14:08 »
Ok.

Relembra-me uma coisa, é uma mota de uma só mudança ou tem mais? (já nao me lembro, penso que tem 2)

Olha verifica a vela, (a ponta estar limpa), e tenta por a trabalhar de empurrao.

Ai veras de o pedal tem a mola solta ou nao. Porque normalmente quando o pedal nao tem pressao era mau sinal!!!
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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #12 em: 04 de Abril de 2012, 14:23 »
Ok.

Relembra-me uma coisa, é uma mota de uma só mudança ou tem mais? (já nao me lembro, penso que tem 2)

Olha verifica a vela, (a ponta estar limpa), e tenta por a trabalhar de empurrao.

Ai veras de o pedal tem a mola solta ou nao. Porque normalmente quando o pedal nao tem pressao era mau sinal!!!

Grande Adolfo!

A moto é apenas de uma mudança (tipo scooter c/ caixa automática)

Quando trouxe a moto do palheiro verifiquei que a mesma não tinha vela. Hoje a tarde também vou ver se consigo arranjar uma vela para a moto. Assim que a tiver montada, vou tentar fazer o que dizes.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

interceptor

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #13 em: 04 de Abril de 2012, 18:28 »
Boas amigo antes de a pores a trabalhar coloca uma colher de sobremesa de oleo para potores a 2T dentro da camara de combustão pelo ofrificio da vela. Se esteve este tempo todo parada e sem vela isso deve ter os segmentos todos colados...

Cristina Marques

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #14 em: 04 de Abril de 2012, 20:42 »
eu tive uma sachs minor mas outro modelo

encontrei uma restaurada em olhão senão me engano e estavam a pedir por ela 2600 euros rastaurada

aqui em queluz há um mecãnico que ameuver trata coisa antigas (pelo que vejoà porta) e o Bernardo perto do palácio de queluz ali na rua estreita que vai do palacio para os quatro caminho frente ao quartel do exercito +-

Offline _AXE_

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #15 em: 05 de Abril de 2012, 00:27 »

Bela maquina  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Se esta assim para da á tanto tempo e nunca mais trabalhou, pode haver varias razoes para que ela nao trabalhe.

Carborador, todo entupido, caso a gasolina seca-se dentro do reservatorio, os gigler´s tbm dever precisar de ser limpos e verificados.

Acho que isso ainda é de "gerador" e pelo que me lembro essa tem um platinado pequeno que tbm tem de estar limpo.

Os segmentos podem estar colados e nao estar a fazer compressao, logo o pedal ficar em baixo.

Agora falando do canhão.....

Essa motos antigas desligavam-se precisamente metendo a corrente directamente na massa da mota, isso deixava de haver combustao e ela desligava-se. Por isso basta tirares/desligares supostamente esse fio preto que esta no canhao, ele deve ir directamente á massa, se assim for so precisas de desligar esse fio.

Mas acho que deves ir com pouca sede ao pote, alguem que saiba mexer nesses motores, alguem ja de idade e que tenha sido mecanico, esses sim sabem mexer nesses motores de olhos fechados.

Tenta procurar ajuda para tentares resolver isso, nao vas fazer pior do que ja esta.

Que tenhas sorte  _pol_

Abraço.
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline santos466

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #16 em: 05 de Abril de 2012, 01:02 »
Já agora caso seja preciso também existe mais uma oficina dessas old school mesmo nas Portas de Benfica. Pode ser que dê jeito para procurar peças ou conselhos.

Abraço!
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #17 em: 05 de Abril de 2012, 10:27 »
Companheiros!

Agradeço desde já a vossa colaboração.

Quanto ao canhão, a situação já está resolvida. Comprei um igual ao que lá estava e já está montado. Custou-me 7.70€.
Quanto à vela, a situação também já está resolvida. Comprei uma nova e também já está montada. Custou-se 2.40€.

Depois disto, tentei pegar a moto de empurrão, já que o quique não faz qualquer pressão, mas o motor está "desengatado". Visto a moto ser uma "acelera" (tem apenas uma mudança), penso não ser possível pegar a moto de empurrão.

Entretanto, abri a caixa. Tinha bastante óleo, apesar de um pouco "qualhado".

Aproveitei ainda para dar uma vista de olhos no sistema eléctrico, para ver se os fios estavam todos ligados. Estava tudo ok.

Como não consegui meter a moto a trabalhar e já que vou ter de a levar ao mecânico, aproveitei para desmontar-lhe algumas peças, de forma a poder limpá-las como deve ser. Mais tarde se não as conseguir afinar, o mecânico também tratará disso.

Aproveitei ainda para começar a limpar alguma ferrugem. Li na internet, que o esfregão "bravo", é bom para isso. Exprimentei e resultou. O guiador e o farol da frente ficaram quase como novos. Comecei a fazer o mesmo nos aros das rodas, mas aqui acho que não vai resultar, já que a ferrugem está muito entranhada (o resultado foi os aros ficarem sem a cor da ferrugem, mas no seu lugar fica a cor preta).

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Offline Afonso

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« Responder #18 em: 05 de Abril de 2012, 11:30 »
Pessoal!

Como sabem a Sachs é uma marca de motores alemã e a internet é um mundo.
Aproveitei o tradutor do google, para traduzir "esquema de motor" de português para alemão e olhem o que encontrei.

O esquema de motor Sachs 505/2 DY
(o motor instalado na S.I.S Sachs Minor 505 da Alexandra)

Bloco


Cilindro, pistão e cambota


Transmissão


"Acoplamento"


"Manivela de veio"

(penso que o problema está neste sistema)

Gerador


Carburador


Filtro de ar


Abraço e boas curvas
« Última modificação: 05 de Abril de 2012, 14:10 por Afonso »
Gonçalo Afonso

Offline Branco

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S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #19 em: 05 de Abril de 2012, 11:43 »
Bom dia

Parece que te estou a ver a ir nesse maquinão até Moçambique  _lol_ _lol_

Um grande abraço.
Júlio Branco

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Offline Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #20 em: 05 de Abril de 2012, 11:56 »
Bom dia

Parece que te estou a ver a ir nesse maquinão até Moçambique  _lol_ _lol_

Um grande abraço.

Grande Branco!

Quem sabe. Mas, certamente que terás oportunidade de ver este "maquinão" numa tertúlia dominical em VFX.

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Gonçalo Afonso

Offline Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #21 em: 06 de Abril de 2012, 19:07 »
Pessoal!

Encontrei uns videos porreiros no youtube, de como "regenerar" um motor Sachs 505 (igual ao que a Alexandra tem motado na sua S.I.S. Minor):

(parte 1/3)

(part 2/3)

(part 3/3)

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Gonçalo Afonso

Offline Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #22 em: 06 de Abril de 2012, 19:26 »
Pessoal!

Deixo as últimas fotos:









(Infelizmente não pude tirar mais fotos, porque a máquina ficou sem bateria)

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Gonçalo Afonso

Offline Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #23 em: 06 de Abril de 2012, 19:28 »
Companheiros!

Hoje passei o dia de volta da S.I.S Minor da Alexandra.

Meti a S.I.S Minor a brilhar. Ninguém irá dizer, que esta moto esteve parada durante mais de 15 anos.

Entretanto, também já consegui por o pedal quique a fazer pressão. Era apenas um parafuso mal apertado.

Já que o motor não prendeu (o pistão pudia estar colado, por a moto estar parada estes anos todos, mas não fiquei com essa sensação), tentei colocá-la a trabalhar.

Deparei-me com outro problema. A vela não faz faisca (como é uma acelera, não dá para pô-la a trabalhar de empurrão). A bobine (gerador de corrente) não deve estar a fazer o seu trabalho, já que a moto esteve mais de 15 anos parada.

Alguém poderá dizer-me como poderei conseguir corrente na vela sem recorrer ao gerador de corrente da moto?

Agradeço desde já a vossa disponiblidade.

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Gonçalo Afonso

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Re: S.I.S. Sachs Minor 505
« Responder #24 em: 06 de Abril de 2012, 19:31 »
Estou é a ver que vais ficar um mecanico conhecido Mundialmente, vais ser reconhecido pelos 5 melhores mecanicos do mundo e arredores  _lol_ _lol_ _lol_

Usa bem o WD40 , eles no video mostram bem as latas ...  _lol_ _lol_ _lol_


Agora falando de faisca .... vou tentar resumir.

"Esse gerador de corrente" tem de estar sintonizado e a ponto com o piston (fazer faisca na altura certa) para que a bobine gere uma força exacta para que haja explusao suficiente na vela, na altura exacta para que o motor trabalhe certo. (isso esta na pag 42 do manual que metes-te antes)
Pode acontecer que a bobine esteja pifada ou mesmo o cabo da vela esteja com com problemas.

Podem ser varios factores e tens de ir por tentativas, ver o ponto, mais para a frente mais para a direita, se o dínamo esta a mandar corrente suficiente, ou se a bobine esta boa....

Vai por tentativas e com calma.... é mais facil fazer que estar a dizer como se faz .... _corado_

Mas ainda vais virar mecanico vais !!!!  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Boa sorte
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