Autor Tópico: Conta rotações não faz o check inicial  (Lida 17316 vezes)

power_of_night

  • Visitante
Conta rotações não faz o check inicial
« em: 16 de Março de 2012, 17:42 »
Boas, não sei se estou no sitio certo, caso não esteja pesso que mudem. 

Ora então aqui vai a minha questão, tenho reparado que a minha GTS quando rodo a chave nem sempre faz o check no ponteiro do conta rotações...

isto infelizmente não acontece com muita ferquencia logo torna-se naquelas pequenas avarias que quando chegamos a oficina nunca acontençem para poder comprovar...   _martelada_ _martelada_

Alguem já deu por isso ou tem alguma solução?

Offline jacreis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 388
  • Localidade: carvoeira-mafra
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza750
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #1 em: 16 de Março de 2012, 17:49 »
Talvez seja o fio de massa mal apertado ou a necessitar de limpeza _pensador_.
Há alguns anos tive um carro que em novo apresentou um problema algo semelhante- quando desligava o desembaciador o "velocimetro" literalmente caía a zero e depois retornava a funcionar. Na altura fui "gozado" na Honda mas depois de experimentarem ficaram a ver que realmente era verdade >:D- era o fio de masssa mal apertado ao chassis.
Manda-os testar _conv_
Espero que ajude
Honda CBF 600 SA (2011)
Suzuki Vstrom 650 xt (2015)
Sym Cruisym 300 (2019)
Forza 750 2022

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #2 em: 16 de Março de 2012, 18:13 »

Boas.

Pegas no telemovel e metes a filmar antes de dar á chave.  _pol_ fazes isso sempre antes de meter a moto a trabalhar  _Rolley_

Assim vêm a filmagem do acontecido e verificam o problema!

É so uma ideia  _corado_

Boas curvas.
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #3 em: 16 de Março de 2012, 18:20 »
experimenta desligar a chave, com o motor a trabalhar, e voltar a liga-la de seguida.

Vais ver que acontece o que descreves.

A Zulmira muito raramente faz isso. Umas vezes é o ponteiro do velocímetro outras das rotações.

Sempre funcionou bem e nunca me queixei.

Estou curioso em saber se é feitio ou defeito...

abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

daniel

  • Visitante
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #4 em: 16 de Março de 2012, 18:24 »
Sei bem do que falas companheiro. Quando tinha a minha GTS aconteceu-me a mesma coisa logo passado alguns meses com ela. O melhor a fazeres é usar a garantia, porque isso não irá passar com o tempo, eles vão apertar o sensor ou no pior dos casos substituir, mas a garantia serve mesmo para isto.

Fiz um video na altura
http://www.youtube.com/watch?v=bvvVo6FdDoA

power_of_night

  • Visitante
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #5 em: 16 de Março de 2012, 20:14 »
OK, a mota tem 3 semanas e faz isso na maioria das vezes quando a ligo pela primeira vez em cada dia... mas sim vou esperar pela primeira revisão visto que não é uma coisa urgente. mas obrigado pelas dicas..

é mesmo o que acontece no video do daniel,já tentei o liga desliga uma 5 vezes e nada faz 1 vez e pronto não volta a fazer.. :S

Symzinha

  • Visitante
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #6 em: 17 de Março de 2012, 13:41 »
Se a andar marca as rotações, é sem dúvida mau contacto na ficha dos contactos da chave.

power_of_night

  • Visitante
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #7 em: 18 de Março de 2012, 18:34 »
Se a andar marca as rotações, é sem dúvida mau contacto na ficha dos contactos da chave.

Em andamento funciona prefeitamente do 0 ao 10 o ponteiro passa por eles todos impecavel...  _Rolley_

Nota: Sim, ela já foi aos 10.000 rpm por distração minha, depois de sair da 2ªcircular e entrar no IC17 em direcção a algês deu os 120km/H, mas foi por meros segundos assim que vi a M_R_A que ia a fazer cortei logo a velocidade...  :-\

Symzinha

  • Visitante
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #8 em: 19 de Março de 2012, 08:47 »
Não te distraias muito, com o tempo nem precisas de olhar para o velocímetro, sabes perfeitamente a quantas vais só de olhar para a estrada e o sentir das vibrações  assim como o cantar do motor...Boas curvas

power_of_night

  • Visitante
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #9 em: 19 de Março de 2012, 20:32 »
Não te distraias muito, com o tempo nem precisas de olhar para o velocímetro, sabes perfeitamente a quantas vais só de olhar para a estrada e o sentir das vibrações  assim como o cantar do motor...Boas curvas

obrigado pela dica, não sou muito de me distrair com isso mas posso dizer que como era ligeiramente a descer ela chegou ao maximo com muita facilidade e com o barulho do vento nem me aprecebi só mesmo quando olhei para lá...

Paulo Pessoa

  • Visitante
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #10 em: 23 de Junho de 2012, 21:52 »
Boas Companheiros,
A minha começou hoje com o mesmo sintoma  :-[
Chegas-te a resolver a situação ?
O que era ???

power_of_night

  • Visitante
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #11 em: 24 de Junho de 2012, 14:21 »
Boas Companheiros,
A minha começou hoje com o mesmo sintoma  :-[
Chegas-te a resolver a situação ?
O que era ???

não cheguei a resolver... aquilo faz 1 em cada 10 vezes.. deixei ficar pelo menos para ja..

Paulo Pessoa

  • Visitante
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #12 em: 24 de Junho de 2012, 17:09 »
não cheguei a resolver... aquilo faz 1 em cada 10 vezes.. deixei ficar pelo menos para ja..
Ok,
A minha faz algumas vezes  :-? vou tentar saber o que será junto da oficina e depois digo alguma coisa.
Abraço e boas curvas

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #13 em: 24 de Junho de 2012, 17:26 »
Ok,
A minha faz algumas vezes  :-? vou tentar saber o que será junto da oficina e depois digo alguma coisa.
Abraço e boas curvas

Desliga a chave retira-a e deixa passar 20 segundos e faz o teste, vais ver que faz o check in.
A minha gts so faz o check in uma unica vez, desde nova. :)
[/URL]

Wane

  • Visitante
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #14 em: 24 de Junho de 2012, 19:28 »
Penso que seja normal, por exemplo quando vou andar de mota ela faz sempre o check, mas imagina que dou a chave faz o check e passo uns segundos desligo a chave e ligo outra vez, já não faz o check.

Mas se passar tipo 1 minuto já faz, acho que é normal

power_of_night

  • Visitante
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #15 em: 24 de Junho de 2012, 20:48 »
isso de fazer varios check's de seguida nunca testei... o mal é o conta-rotações que de vez enquando não lhe apetece dar a volta...

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #16 em: 29 de Junho de 2012, 03:16 »
Sabes que a minha antes de a bateria dar o berro, fez coisas parecidas. Porem, mal contacto no descanso central, corte de corrente, ou o botão de paragem de motor de emergência, faz os mesmos  sintomas, assim como avaria no mostrador.


Abraço
[/URL]

Paulo Pessoa

  • Visitante
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #17 em: 29 de Junho de 2012, 07:25 »
Boas  _pol_
Neste caso tenho reparado que só acontece se tentar mais do que uma vez... nestes últimos dias tem estado normal. _Rolley_

Offline luispdl

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 791
  • Localidade: Caneças
  • No início... era um meio de transporte.
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #18 em: 29 de Junho de 2012, 09:00 »
Coincidência ou não, esta semana a minha maxi teve pela primeira vez esse sintoma.

Após uma tarde de calor em que ela esteve na rua a apanha-lo, ao ligar a chave o ponteiro do conta rotações não rodou para check inicial (apenas o velocimentro), mas assim que carreguei no start ele desempenhou normalmente a sua função.

Seria do calor?  _pensador_ É que a minha Clementina nunca fica parada ao sol... só o apanha quando está a andar  _Rolley_
Luis Paulo Lobato (2981)
SYM GTS 125i - 0 km (Fev 2012) a 56.120 Km (Mar 2014)
Maxsym 400i ABS - 8.535 km (Mar 2014) a 11x.xxx (contagem em curso...)
Honda ADV 350 - 0 Km (Mai 2023) a ... (contagem em curso...)

Paulo Pessoa

  • Visitante
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #19 em: 29 de Junho de 2012, 10:24 »
Coincidência ou não, esta semana a minha maxi teve pela primeira vez esse sintoma.

Após uma tarde de calor em que ela esteve na rua a apanha-lo, ao ligar a chave o ponteiro do conta rotações não rodou para check inicial (apenas o velocimentro), mas assim que carreguei no start ele desempenhou normalmente a sua função.

Seria do calor?  _pensador_ É que a minha Clementina nunca fica parada ao sol... só o apanha quando está a andar  _Rolley_

És capaz de ter razão...  _pensador_
Com a minha aconteceu depois de uma bela volta pela serra de Sintra com bastante calor...
Já que vais á revisão, pede-lhes uma opinião.
Grande abraço Luis e bjs á Su

Miguel Xavier

  • Visitante
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #20 em: 29 de Junho de 2012, 10:38 »
Boas companheiros.....
ja reparei nesse problema das rotaçoes ao ligar.
mas ja fiz um teste ..... este problema comigo (muito raro para já _pensador_) só acontece se desligar a moto e voltar a ligar seguida, se ela tiver desligada por algum tempo o chek in é feito na normalidade........... eu acho que deve ser mesmo defeito no seu geral :-? :-? :-? :-?

« Última modificação: 29 de Junho de 2012, 10:39 por Miguel Xavier »

Offline luispdl

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 791
  • Localidade: Caneças
  • No início... era um meio de transporte.
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #21 em: 29 de Junho de 2012, 14:47 »
Boas,

Em conversa com o Sr Nuno e Pedro (acho que é este o nome) do 100 sem entrada ele diz que é normal, não é nada de grave, mas não vê nenhuma relação com o facto da maxi estar ao sol (ou quente). Em suma, ambos acham que não é defeito, é feitio.

Como isto em nada influencia a condução, e só em aconteceu uma vez, não vou ligar ao problema  _Rolley_
Luis Paulo Lobato (2981)
SYM GTS 125i - 0 km (Fev 2012) a 56.120 Km (Mar 2014)
Maxsym 400i ABS - 8.535 km (Mar 2014) a 11x.xxx (contagem em curso...)
Honda ADV 350 - 0 Km (Mai 2023) a ... (contagem em curso...)

nsilva

  • Visitante
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #22 em: 29 de Junho de 2012, 15:07 »
Boas, a nossa GTS nunca fez tal coisa... Excepto um dia, que estava a sombra e nós de férias....


O meu pai dá a chave e ela nao faz com o conta rotações mas tal coisa nao voltou a acontecer.  _Rolley_ _Rolley_




Cumps,


Nuno Silva

power_of_night

  • Visitante
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #23 em: 29 de Junho de 2012, 15:27 »
O sol e o "Desligar/Ligar" não está relacionado... a minha já fez de manhã dentro da garagem depois de uma bela noite de sono num dia fresco...

nsilva

  • Visitante
Re: Conta rotações não faz o check inicial
« Responder #24 em: 29 de Junho de 2012, 16:38 »
O sol e o "Desligar/Ligar" não está relacionado... a minha já fez de manhã dentro da garagem depois de uma bela noite de sono num dia fresco...




Boas,


Na minha opinião e também porque é raro acontecer (Aconteceu uma vez num ano) eu não me preocupo com isso, elas andam na mesma.


As pessoas da oficina também nao sabem o que é, pois dizem que é "normal" e se o conta rotações nao funcionar a unica solução é trocar.


Está aqui a soluçao  _pol_