Autor Tópico: IMTT - Constituintes do Veiculo  (Lida 21601 vezes)

TiagoMDias

  • Visitante
IMTT - Constituintes do Veiculo
« em: 15 de Março de 2012, 23:28 »
Caros,

Este tópico é para discussão de perguntas relacionadas com o módulo "Constituintes do Veiculo" da carta de moto.
Tal como eu, coloquem aqui as perguntas que tem dúvidas sobre este módulo.

Pfv, quando quizerem responder, façam "Citar" na pergunta.

Obrigado.

TiagoMDias

  • Visitante
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #1 em: 15 de Março de 2012, 23:28 »
A pressão dos pneumáticos dos motociclos:
a) Depende do tipo de pneumáticos que equipam o veículo.
b) É sempre igual nos dois pneumáticos.
c) É sempre maior no pneumático de trás.


A minha resposta seria a c)

TiagoMDias

  • Visitante
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #2 em: 15 de Março de 2012, 23:30 »
O conjunto de transmissão de um motociclo é formado por:
a) Uma corrente, uma cremalheira e um carreto.
b) Uma corrente, uma cremalheira e uma roda.
c) Uma corrente, uma roda e um veio.


A minha resposta seria a a) contudo já tenho visto quem responde b)

TiagoMDias

  • Visitante
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #3 em: 15 de Março de 2012, 23:33 »
Por norma, a suspensão traseira de um motociclo tem:
a) Duas molas.
b) Três molas.
c) Uma mola.

TiagoMDias

  • Visitante
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #4 em: 15 de Março de 2012, 23:34 »
Regra geral, nos motociclos com sistema de travagem hidráulico, a regulação da eficácia de travagem deve ser feita pelo condutor.
a) A afirmação é falsa.
b) A afirmação é verdadeira.


A minha resposta seria a a) contudo já tenho visto quem responde b)

TiagoMDias

  • Visitante
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #5 em: 15 de Março de 2012, 23:35 »
Se, em andamento, se acender a luz do óleo no painel de instrumentos, o motociclista deve:
a) Parar o mais depressa possível o motociclo e o motor.
b) Parar o motor e, logo que possível, parar o motociclo.
c) Reduzir a velocidade e parar na próxima área de serviço.


A minha resposta seria a a) contudo já tenho visto quem responde b)

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 822
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #6 em: 16 de Março de 2012, 14:48 »
Por norma, a suspensão traseira de um motociclo tem:
a) Duas molas.
b) Três molas.
c) Uma mola.

Para mim é A, 2 molas
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

Jsantos

  • Visitante
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #7 em: 16 de Março de 2012, 15:20 »
A pressão dos pneumáticos dos motociclos:
a) Depende do tipo de pneumáticos que equipam o veículo.
b) É sempre igual nos dois pneumáticos.
c) É sempre maior no pneumático de trás.


Corrrecto: c

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #8 em: 16 de Março de 2012, 15:22 »
Por norma, a suspensão traseira de um motociclo tem:
a) Duas molas.
b) Três molas.
c) Uma mola.



O software dos testes da escola diz que a certa é a C.

Jsantos

  • Visitante
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #9 em: 16 de Março de 2012, 15:24 »
O conjunto de transmissão de um motociclo é formado por:
a) Uma corrente, uma cremalheira e um carreto.
b) Uma corrente, uma cremalheira e uma roda.
c) Uma corrente, uma roda e um veio.


Correcto a)   
« Última modificação: 16 de Março de 2012, 16:51 por Jsantos »

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #10 em: 18 de Março de 2012, 19:45 »
A pressão dos pneumáticos dos motociclos:
a) Depende do tipo de pneumáticos que equipam o veículo.
b) É sempre igual nos dois pneumáticos.
c) É sempre maior no pneumático de trás.


A resposta correta deve ser a a). Apesar da maioria das motas possuir maior pressão no pneu traseiro, não é sempre assim. Por exemplo a Goldwing recomenda 250 kPa em ambos os pneus.

O conjunto de transmissão de um motociclo é formado por:
a) Uma corrente, uma cremalheira e um carreto.
b) Uma corrente, uma cremalheira e uma roda.
c) Uma corrente, uma roda e um veio.

Voto na a). Mas só é verdade em alguns casos... por exemplo as scooters não possuem nenhum destes elementos.

Por norma, a suspensão traseira de um motociclo tem:
a) Duas molas.
b) Três molas.
c) Uma mola.

Voto na b). Penso que a maioria dos motociclos possui 2 molas. _pensador_

Regra geral, nos motociclos com sistema de travagem hidráulico, a regulação da eficácia de travagem deve ser feita pelo condutor.
a) A afirmação é falsa.
b) A afirmação é verdadeira.


Voto na a). O condutor não é técnico especializado em travões...

Se, em andamento, se acender a luz do óleo no painel de instrumentos, o motociclista deve:
a) Parar o mais depressa possível o motociclo e o motor.
b) Parar o motor e, logo que possível, parar o motociclo.
c) Reduzir a velocidade e parar na próxima área de serviço.

Voto a).


Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #11 em: 27 de Março de 2012, 22:11 »
Se, em andamento, se acender a luz do óleo no painel de instrumentos, o motociclista deve:
a) Parar o mais depressa possível o motociclo e o motor.
b) Parar o motor e, logo que possível, parar o motociclo.
c) Reduzir a velocidade e parar na próxima área de serviço.


A minha resposta seria a a) contudo já tenho visto quem responde b)


A resposta correcta nos testes da escola é a b).

TiagoMDias

  • Visitante
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #12 em: 08 de Abril de 2012, 23:18 »
1) Depende do tipo de pneumáticos que equipam o veiculo
2) É sempre igual nos dois pneumáticos
3) É sempre maior no pneumático de trás

Companheiros, esta questão coloca-me duvidas entre a resposta 1) e 3).
Se algum de voces tiver um caso em que a pressão seja igual nos dois pneus que me diga porque tenho muitas duvidas na palavra "sempre" da resposta 3)

Obrigado.

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #13 em: 08 de Abril de 2012, 23:32 »
Já tinha respondido anteriormente que no caso da Goldwing são recomendados 250 kPa em ambos os pneus.


TiagoMDias

  • Visitante
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #14 em: 10 de Abril de 2012, 10:45 »
Nos motociclos o nível de oleo do motor é normalmente controlado:
a) Apenas através de uma vareta de nível;
b) Através de um visor ou de uma vareta de nível;
c) Através de uma lampada no painel de instrumentos;

A minha resposta é b) mas tenho dúvidas entre a b) e a a).

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #15 em: 10 de Abril de 2012, 11:02 »
Nos motociclos o nível de oleo do motor é normalmente controlado:
a) Apenas através de uma vareta de nível;
b) Através de um visor ou de uma vareta de nível;
c) Através de uma lampada no painel de instrumentos;

A minha resposta é b) mas tenho dúvidas entre a b) e a a).


É a b, sem dúvidas e comprovado em exame para efeitos de estudo.

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #16 em: 10 de Abril de 2012, 23:42 »
Sim é b) _pol_


KFBRITO

  • Visitante
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #17 em: 11 de Abril de 2012, 22:26 »
Boa Noite, alguém me pode ajudar nesta:

A regulação da pré-carga da mola consiste:

A-Em fazer rodar o aro no 'sem-fim' que fixa a mola à estrutura do amortecedor e dispositivo de regulação.
B-Em fazer rodar o conjunto mola /amortecedor em determinado sentido, obtendo-se assim o efeito desejado.
C-Numa operação a executar unicamente durante o processo de fabrico.

A resposta que me dá certa é a A, mas pergunto porque já me apareceu certo a B, na escola dá-me certa a A.

KFBRITO

  • Visitante
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #18 em: 11 de Abril de 2012, 23:10 »
E mais 2 perguntas, quem me soubesse ajudar era bom ;))
A regulação dos espelhos retrovisores devem ser ajustados afim de:

A-Ver quase na totalidade o campo visual(...)
B-Regular afim de ver o trânsito da retaguarda, dispensando assim ver o ângulo morto.
C-Regular afim de ver o trânsito da retaguarda, mas não dispensado ver o ângulo morto.

Em muitos teste só aceita a A, mas já me aceitou a que costumo por a resposta C.

Em motociclo equipados com motor a 2 tempo, deve ser utilizada gasolina mistura.
A-Verdadeiro
B-Falso

Na net deu-me bem a A, ( a que eu metia) nas escola e em outros testes é sempre a B, mas penso que seja A, pois motor a 2 tempos utiliza gasolina mistura, além de que pode conter carter para óleo, mas nos de 4 tempos o óleo é sempre posto à parte, ajudem nestas 2 perguntas se faz favor.

TiagoMDias

  • Visitante
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #19 em: 12 de Abril de 2012, 20:21 »
E mais 2 perguntas, quem me soubesse ajudar era bom ;))
A regulação dos espelhos retrovisores devem ser ajustados afim de:

A-Ver quase na totalidade o campo visual(...)
B-Regular afim de ver o trânsito da retaguarda, dispensando assim ver o ângulo morto.
C-Regular afim de ver o trânsito da retaguarda, mas não dispensado ver o ângulo morto.

Em muitos teste só aceita a A, mas já me aceitou a que costumo por a resposta C.

Em motociclo equipados com motor a 2 tempo, deve ser utilizada gasolina mistura.
A-Verdadeiro
B-Falso

Na net deu-me bem a A, ( a que eu metia) nas escola e em outros testes é sempre a B, mas penso que seja A, pois motor a 2 tempos utiliza gasolina mistura, além de que pode conter carter para óleo, mas nos de 4 tempos o óleo é sempre posto à parte, ajudem nestas 2 perguntas se faz favor.

Meu caro,

Primeira é a resposta c)
Segunda é a resposta a)

KFBRITO

  • Visitante
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #20 em: 12 de Abril de 2012, 20:40 »
Boas Tiago, envia-me lá aqueles documentos que disseste, que foi por onde estudaste para o exame se faz favor,o e-mail é:
f.zio@hotmail.com

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #21 em: 12 de Abril de 2012, 22:05 »
Boa Noite, alguém me pode ajudar nesta:

A regulação da pré-carga da mola consiste:

A-Em fazer rodar o aro no 'sem-fim' que fixa a mola à estrutura do amortecedor e dispositivo de regulação.
B-Em fazer rodar o conjunto mola /amortecedor em determinado sentido, obtendo-se assim o efeito desejado.
C-Numa operação a executar unicamente durante o processo de fabrico.

A resposta que me dá certa é a A, mas pergunto porque já me apareceu certo a B, na escola dá-me certa a A.


Resposta certa -> A.

KFBRITO

  • Visitante
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #22 em: 12 de Abril de 2012, 22:12 »
Obrigado, sim essa já tinha confirmado com o instrutor.

KFBRITO

  • Visitante
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #23 em: 12 de Abril de 2012, 23:29 »
Os sistemas de fecho dos capacetes de protecção
oferecem todos os mesmos níveis de segurança?

Não.
 Sim, desde que sejam bem utilizados.
 Sim.

Os veículos de duas rodas tornam-se mais silenciosos
em andamento quando:

O condutor usa o capacete integral.
 O sistema de transmissão é por correia.
 Os pneus se encontram com a pressão indicada.

Na correcção estão B-A
Mas acho que é A-B

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
« Responder #24 em: 14 de Abril de 2012, 18:24 »
Os sistemas de fecho dos capacetes de protecção
oferecem todos os mesmos níveis de segurança?

Não.
 Sim, desde que sejam bem utilizados.
 Sim.



http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=10638.msg132948#msg132948