Autor Tópico: Turbo-rotundas  (Lida 16062 vezes)

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Turbo-rotundas
« em: 15 de Março de 2012, 16:10 »
 
A velha rotunda na estrada nacional 111, junto à estação velha de Coimbra, vai desaparecer.
Em seu lugar vai surgir uma inovadora e mais segura turbo-rotunda. A ideia importada da Holanda é aumentar a segurança e permitir maior fluidez de tráfego.
Faltam poucos dias para começarem as obras de construção da primeira turbo-rotunda de Portugal. Esta intervenção que resulta de uma parceria entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal da mesma cidade, tem como principal objectivo diminuir o elevado número de acidentes naquele local da EN111, no Bolão junto à Estação Velha de Coimbra e onde actualmente existe uma rotunda ‘tradicional’.
A opção de transformar esta rotunda comum numa variante turbo, foi importada da Holanda, país que desde 1996 as constrói (em 2007, já contava com mais de 70 turbo-rotundas) e com resultados muito positivos, conseguiram reduzir a frequência dos acidentes em cerca de 80%. Além dos aspectos relacionados com a segurança, existem outras vantagens nas turbo-rotundas, pois permitem mais fluidez e melhorias ambientais, por existir menor concentração de dióxido de carbono.
Quanto à circulação neste tipo de rotunda, a principal diferença está no modo como o trânsito é canalizado através de lancis, evitando-se entrecruzamentos no anel de circulação, permitindo que os veículos circulem desde a entrada à saída, de forma contínua e mais precisa. Com o objectivo de diminuir os acidentes no interior e controlar os comportamentos dos automobilistas nas entradas e saídas.
Ao tirar-se alguns graus de liberdade ao comportamento do condutor, diminui-se a possibilidade de entrecruzamentos e por consequência reduz-se o risco dos acidentes mais comuns nas rotundas nacionais. Com este tipo de construção deixa de ser possível aos condutores mudarem, por exemplo, se seguirem na faixa mais à esquerda repentinamente para a direita, assim como não permite o inverso, ou seja, aos habituais automobilistas que circulam na rotunda, independentemente da saída que pretendem, sempre pela faixa mais à direita.

A transformação da rotunda em "turbo" vai decorrer em duas fases. Até Março, vai ser alargada para duas vias, depois, em Agosto, serão construídos os lancis e é colocada a sinalização para os condutores.

Em Dezembro a Câmara Municipal e a Faculdade de Ciências e Tecnologia de Coimbra esperam poder avaliar o resultado desta transformação e verem a sinistralidade da zona diminuir
Como se circula numa turborotunda?
Se na teoria parece complicado, na prática circular numa destas rotundas é muito mais simples. Como são criados circuitos contínuos, balizados fisicamente através de lancis rebaixados, entre a entrada na rotunda e a saída pretendida, o condutor deixa de poder virar repentinamente a meio da rotunda.

 
15-03-2012
(Fonte: site do ACP)

 scooter_

PRF

miguel alonso

  • Visitante
Re: Turbo-rotundas
« Responder #1 em: 15 de Março de 2012, 16:26 »
Todas as rotundas em portugal deviam ser como essa vai ficar, é rara a pessoa que sabe circular numa rotunda, existem mesmo pessoas que se questionam o porquê de duas faixas de rodagem na rotunda.

Tenho apanhado com cada aqueço nas rotundas  _Zang_

dinis espadinha

  • Visitante
Re: Turbo-rotundas
« Responder #2 em: 15 de Março de 2012, 16:39 »
Parece boa ideia, mas se nos enganarmos na faixa de rodagem não há volta a dar penso.  scooter_ _slb_

Offline almeida

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 249
  • Localidade: odivelas
  • CPM Nº1648
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Turbo-rotundas
« Responder #3 em: 15 de Março de 2012, 16:52 »
Uma pequena ideia de como é uma turbo rotunda...



« Última modificação: 15 de Março de 2012, 16:57 por almeida »
SYM GTS 125 EVO se- 0Kms aos 13130kms
SYM MAXSYM 400i - 3186Kms aos 55000kms
Suzuki Burgman 650 Executive - 25000 aos ...

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Turbo-rotundas
« Responder #4 em: 15 de Março de 2012, 16:53 »
Parece boa ideia, mas se nos enganarmos na faixa de rodagem não há volta a dar penso.  scooter_ _slb_

Dinis, em duas ocasiões, tive que dar mais 1 volta completa a uma rotunda de 4 vias para que não me acontecesse algum problema e não atrapalhasse o trânsito,  :)) :))
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

dinis espadinha

  • Visitante
Re: Turbo-rotundas
« Responder #5 em: 15 de Março de 2012, 17:27 »
Olá amigo José, eu quando fiz o comentário, não era de algum modo a criticar, até porque me parece uma ideia acertada.
Só que acho que para funcionar a sinalização tem de estar muito bem posicionada, e aí companheiro tenho as minhas dúvidas de que assim seja.  scooter_ _slb_

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Turbo-rotundas
« Responder #6 em: 15 de Março de 2012, 17:51 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ ...A ideia é muito Boa, assim o pessoal que faz as rotundas á "Taxista" para nunca ser culpado em caso de colisão, poderá finalmente cumprir.... :-? ...Quem se enganar e rodar pela pela via mais á direita terá de seguir até á proxima rotunda e voltar para trás, é uma boa desculpa para andar mais de scooter.... _careta_ ... _lol_ ....GOSTO..... _pol_
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline apra

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 422
  • Localidade: Ponte de Sor
  • Cuidado com as curvas, Sym?
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i
Re: Turbo-rotundas
« Responder #7 em: 15 de Março de 2012, 18:06 »
Assim já não podemos andar às voltas até encontrarmos a saída certa.  _martelada_  Ao mandarem-nos para outro lado, ainda nos perdemos...  _lol_  _lol_
Para mim, qualquer rotunda funciona bem, desde que se cumpram as regras.  _reg_
Estas Turbo-rotundas não sei se vão vingar cá. Os portugueses, com a imaginação que têm, acho que vão conseguir "dar a volta" a isto.  _lol_  _lol_ 
« Última modificação: 15 de Março de 2012, 18:06 por apra »
António Prates
Honda SH 125i ABS-31.5.13-0km-->18.9.13-2016km
Maxsym 400i - 19.8.2013-15204km--> .....................

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Turbo-rotundas
« Responder #8 em: 15 de Março de 2012, 18:19 »
Olá amigo José, eu quando fiz o comentário, não era de algum modo a criticar, até porque me parece uma ideia acertada.
Só que acho que para funcionar a sinalização tem de estar muito bem posicionada, e aí companheiro tenho as minhas dúvidas de que assim seja.  scooter_ _slb_

 _pol_ _pol_ _pol_ _slb_ _slb_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline PALMABLUE

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 510
  • Localidade: Cascais
  • Honda Integra
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC700D Integra
Re: Turbo-rotundas
« Responder #9 em: 15 de Março de 2012, 18:22 »
GOSTEI!

Vamos ver se os "xicos espertos" vão pensar primeiro antes de entrar na rotunda ou se vão fazer uns Km até à próxima para voltarem para trás.

Abraços 
Sym Fidlle II
Peugeot Geopolis 250 premium
Honda NC700D Integra

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Turbo-rotundas
« Responder #10 em: 15 de Março de 2012, 19:32 »

Isto nao é mais nem menos de como se deve fazer as rotundas, como se deve circular nas rotundas, é exactamente isto que eu faço quando circulo nelas, nao faço das rotundas Rectas!

Espero que em portugal no ponhas so aqueles riscos brancos, aquela tinta farçola, aquela altura de tinta que faz mts vezes as motas andarem aos papeis....Mas que metam pelo menos um muro de 20cm para ser mais dificil de passar por cima, se forem so umas ricas......EM PORTUGAL VÃO ESTAR SEMPRE A SER REPINTADAS  _lol_

Sim um muro de 20cm é mais perigoso para quem anda com 2 rodas _Rolley_....Mas era uma maneira de ensinar toda a gente, principalmente os xicos espertos a respeitarem e cumprirem regras de transito á força sem estragarem os seus belos carrinhos (alguns só saiem ao fds)

É uma boa ideia praticarem cá em Portugal estas rotundas  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Boas curvas.
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Afonseca

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 158
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
  • Marca: Honda
  • Modelo: NT 1100
Re: Turbo-rotundas
« Responder #11 em: 15 de Março de 2012, 20:00 »
Cá para mim, a sensação que fico com estas turbo-rotundas, é o início do fim das aselhices de muitos condutores que não sabe circular numa rotunda, e também daqueles que já aqui se falou, dos tais xicos-espertos, que vão começar a circular certinhos e direitinhos.  _martelada_
Não tenho dúvidas nenhumas que a moda das turbo-rotundas vai pegar e que o pessoal se vai educar, senão lá está mais uma coima para pagar e o que virá por arrasto com essa coima...  _reg_
Eu apoio completamente  _palmas_  _palmas_
Vamos cruzando por aqui...para nos vermos por aí

Offline macanudo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 177
  • Localidade: Santa Iria de Azoia
  • macanudo = Carlos
  • Marca: NC
Re: Turbo-rotundas
« Responder #12 em: 15 de Março de 2012, 21:37 »
Cada um tem a sua opinião e tem que ser respeitada, mas o exemplo que nos é apresentado é uma rotunda de apenas duas faixas de rodagem,
 julgo eu por experiência própria não serem muito problemáticas, muito raramente vejo acidentes em rotundas de duas faixas.
As azelhices vejo-as é nas rotundas com mais faixas de rodagem
Será que é possível aplicar este conceito na rotunda do Marques? por ex.
Para mim todas as vias de circulação deviam ter apenas duas faixas para cada lado, no máximo, porque?
Porque quando há mais que duas faixas a da direita não é interdita a ligeiros, mas parece...
E reparem: quando vão numa via com 3 faixas(por ex.) quem entra na via não descansa enquanto não passa para o meio ou mesmo para a esquerda, e por vezes a direita vai livre ou com menos tráfego.

Em Portugal circula-se pela direita!!
E os Portugueses??
 _careta_
Em Portugal circula-se á direita !!
         E os Portugueses ??

interceptor

  • Visitante
Re: Turbo-rotundas
« Responder #13 em: 15 de Março de 2012, 21:50 »
Quando for inaugurada essa rotunda vai ser decretado tambem o dia nacional do acidente nas rotundas _lol_ Acham que alguém vai ter respeito pelos traços continuos?! É que pelo que vejo diariamente já ninguem liga a isso...

ElChiquitito

  • Visitante
Re: Turbo-rotundas
« Responder #14 em: 16 de Março de 2012, 15:07 »
Olá amigo José, eu quando fiz o comentário, não era de algum modo a criticar, até porque me parece uma ideia acertada.
Só que acho que para funcionar a sinalização tem de estar muito bem posicionada, e aí companheiro tenho as minhas dúvidas de que assim seja.  scooter_ _slb_

Companheiro,
Citei o teu comentário porque me parece relevante para a minha opinião, até pelo que chamaste a atenção.
Creio que até deixa abertura para enganos....se uma pessoa se enganar.....sai da rotunda.....e volta entrar... _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ .
Agora mais a sério em relação aos enganos...quando vamos por exemplo numa via rapida e nos enganamos na saída, o que fazemos....saímos na seguinte damos a volta e corrigimos o engano sem colocar ninguem em perigo. Sei que nem todos fazem isto pois varias vezes aparece pessoal a fazer marcha a ré...!!! _martelada_ _martelada_ _martelada_ .
Pelo menos isto podera ajudar a reduzir as asneiradas que muitas vezes vimos e por vezes sofremos na pele nas rotundas.
Há algum tempo atrás já tinha estado a discutir isto....e creio que alguém me referiu que por exemplo estas rotundas são comuns creio que na holanda e com sucesso.
Isto mantém inclusive a possibilidade de varias faixas de rodagem na rotunda, mas com a diferença que se entra de forma organizada e não tudo à molhada como se vê.

ElChiquitito

  • Visitante
Re: Turbo-rotundas
« Responder #15 em: 16 de Março de 2012, 15:11 »
Quando for inaugurada essa rotunda vai ser decretado tambem o dia nacional do acidente nas rotundas _lol_ Acham que alguém vai ter respeito pelos traços continuos?! É que pelo que vejo diariamente já ninguem liga a isso...

Companheiro,
Se reparares bem nas fotos que ilustram este post, não é apenas traços continuos pintados que separam as faixas.

dinis espadinha

  • Visitante
Re: Turbo-rotundas
« Responder #16 em: 16 de Março de 2012, 15:13 »
Companheiro concordo plenamente com a tua opinião, até porque é uma delicia circular por exemplo em Badajoz, rotundas com 4 faixas e nós não temos qualquer problema quer na entrada quer na saida, já cá, é um salve-se quem puder.  scooter_ _slb_

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 822
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Turbo-rotundas
« Responder #17 em: 16 de Março de 2012, 15:15 »
Gostava de ver isto aplicado a rotundas como a do Marquês, que ás vezes??? é uma anarquia do CARAÇAS  _lol_
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...