Autor Tópico: Eléctricas versus combustão  (Lida 50497 vezes)

Offline alex

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 68
  • Localidade: azeitão
  • Marca: Gilera
  • Modelo: Typhoon
Eléctricas versus combustão
« em: 14 de Abril de 2010, 10:58 »
Bem vindo Alex.
A tua scooter a 2 tempos é menos poluente que um automóvel, pois consome muito menos gasolina, possui manutenção muito menos dispendiosa do ponto de vista ambiental e depois de terminar a sua vida útil vai dar origem a menos lixo. Porque não optas por agora por uma 125cc? Em termos de pegada ambiental é quase sobreponível à 50cc e permite uma condução melhor e autonomia muito superior.
 _convivio_
Obrigado a todos.
É uma visão optimista quando se diz que a 2 tempos é menos poluente que um automóvel: isto porque um motor a 2 tempos é tipicamente poluente ao enviar para a atmosfera gasolina não queimada juntamente com o óleo da mistura, coisas que não acontecem nos motores a 4 tempos. E todos devemos saber bem disso porque chegamos ao fim das viagens com a roupa a cheirar a óleo, não é?
Por outro lado o carro consegue ser rentabilizado se utilizarmos os cinco lugares que ele disponibiliza, distribuindo assim o consumo (de 5,1 litros do meu fiel Prius de 2001) por 4 ou 5 cabeças!

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #1 em: 14 de Abril de 2010, 21:56 »
Obrigado a todos.
É uma visão optimista quando se diz que a 2 tempos é menos poluente que um automóvel: isto porque um motor a 2 tempos é tipicamente poluente ao enviar para a atmosfera gasolina não queimada juntamente com o óleo da mistura, coisas que não acontecem nos motores a 4 tempos. E todos devemos saber bem disso porque chegamos ao fim das viagens com a roupa a cheirar a óleo, não é?
Por outro lado o carro consegue ser rentabilizado se utilizarmos os cinco lugares que ele disponibiliza, distribuindo assim o consumo (de 5,1 litros do meu fiel Prius de 2001) por 4 ou 5 cabeças!
A Paty já disse uma boa parte daquilo que eu queria dizer... _pol_
Relativamente ao resto só quero acrescentar que quando falei em poluição estava a pensar em CO2 pois este é o principal problema actualmente.
Eu continuo a achar que é melhor fazer qualquer coisa pelo ambiente (por pouco que seja) do que não fazer nada... daí andar sempre que possivel de transportes públicos ou de scooter.
 _convivio_


Offline alex

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 68
  • Localidade: azeitão
  • Marca: Gilera
  • Modelo: Typhoon
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #2 em: 14 de Abril de 2010, 23:04 »
a maioria circula apenas com uma pessoa no máximo 2
Tenho que dar a mão à palmatória e contra mim falo: a maioria das vezes ando só, apesar da família ser numerosa, e é precisamente isso que me faz voltar às duas rodas!

Quanto ao forum, parece ser 5 estrelas, estou a ser super bem recebido.
Sinto-me um nabo à procura das funcionalidades, mas com o tempo hei-de ir lá!...
Entretanto só têm que vigiar e desculpar as gafes. _Rolley_

Vão-se divertindo  scooter_ enquanto procuro forma de me juntar ao clube.

RazoR

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #3 em: 15 de Abril de 2010, 09:00 »
Só na construção de um hibrido é gerada muito mais poluição do que na construção de um carro a gasolina/diesel e ainda pode andar uns (muito) bons anos

Deixo aqui este texto.

Prius Outdoes Hummer in Environmental Damage
By Chris Demorro
Staff Writer

The Toyota Prius has become the flagship car for those in our societyso environmentally conscious that they are willing to spend a premiumto show the world how much they care. Unfortunately for them, theirultimate ‘green car’ is the source of some of the worst pollution inNorth America; it takes more combined energy per Prius to produce thana Hummer.

Before we delve into the seedy underworld of hybrids, you must firstunderstand how a hybrid works. For this, we will use the most popularhybrid on the market, the Toyota Prius.

The Prius is powered by not one, but two engines: a standard 76horsepower, 1.5-liter gas engine found in most cars today and abattery- powered engine that deals out 67 horsepower and a whooping295ft/lbs of torque, below 2000 revolutions per minute. Essentially,the Toyota Synergy Drive system, as it is so called, propels the carfrom a dead stop to up to 30mph. This is where the largest percent ofgas is consumed. As any physics major can tell you, it takes moreenergy to get an object moving than to keep it moving. The battery isrecharged through the braking system, as well as when the gasolineengine takes over anywhere north of 30mph. It seems like a great energyefficient and environmentally sound car, right?

You would be right if you went by the old government EPA estimates,which netted the Prius an incredible 60 miles per gallon in the cityand 51 miles per gallon on the highway. Unfortunately for Toyota, thegovernment realized how unrealistic their EPA tests were, whichconsisted of highway speeds limited to 55mph and acceleration of only3.3 mph per second. The new tests which affect all 2008 models give amuch more realistic rating with highway speeds of 80mph andacceleration of 8mph per second. This has dropped the Prius’s EPA downby 25 percent to an average of 45mpg. This now puts the Toyota withinspitting distance of cars like the Chevy Aveo, which costs less thenhalf what the Prius costs.

However, if that was the only issue with the Prius, I wouldn’t be writing this article. It gets much worse.

Building a Toyota Prius causes more environmental damage than a Hummerthat is on the road for three times longer than a Prius. As alreadynoted, the Prius is partly driven by a battery which contains nickel.The nickel is mined and smelted at a plant in Sudbury, Ontario. Thisplant has caused so much environmental damage to the surroundingenvironment that NASA has used the ‘dead zone’ around the plant to testmoon rovers. The area around the plant is devoid of any life for miles.

The plant is the source of all the nickel found in a Prius’ battery andToyota purchases 1,000 tons annually. Dubbed the Superstack, theplague-factory has spread sulfur dioxide across northern Ontario,becoming every environmentalist’s nightmare.

“The acid rain around Sudbury was so bad it destroyed all the plantsand the soil slid down off the hillside,” said Canadian Greenpeaceenergy-coordinator David Martin during an interview with Mail, aBritish-based newspaper.

All of this would be bad enough in and of itself; however, the journeyto make a hybrid doesn’t end there. The nickel produced by thisdisastrous plant is shipped via massive container ship to the largestnickel refinery in Europe. From there, the nickel hops over to China toproduce ‘nickel foam.’ From there, it goes to Japan. Finally, thecompleted batteries are shipped to the United States, finalizing thearound-the-world trip required to produce a single Prius battery. Arethese not sounding less and less like environmentally sound cars andmore like a farce?

Wait, I haven’t even got to the best part yet.

When you pool together all the combined energy it takes to drive andbuild a Toyota Prius, the flagship car of energy fanatics, it takesalmost 50 percent more energy than a Hummer - the Prius’s arch nemesis.

Through a study by CNW Marketing called “Dust to Dust,” the totalcombined energy is taken from all the electrical, fuel, transportation,materials (metal, plastic, etc) and hundreds of other factors over theexpected lifetime of a vehicle. The Prius costs an average of $3.25 permile driven over a lifetime of 100,000 miles - the expected lifespan ofthe Hybrid.

The Hummer, on the other hand, costs a more fiscal $1.95 per mile toput on the road over an expected lifetime of 300,000 miles. That meansthe Hummer will last three times longer than a Prius and use lesscombined energy doing it.

So, if you are really an environmentalist - ditch the Prius. Instead,buy one of the most economical cars available - a Toyota Scion xB. TheScion only costs a paltry $0.48 per mile to put on the road. If you arestill obsessed over gas mileage - buy a Chevy Aveo and fix that leadfoot.

One last fun fact for you: it takes five years to offset the premiumprice of a Prius. Meaning, you have to wait 60 months to save any moneyover a non-hybrid car because of lower gas expenses.


   

Para a malta que quer o resumo em português:

É preciso gastar mais energia a fazer um Prius do que um Hummer. Como?
O Prius tem dois motores, um de 76cv 1.5, e um elétrico de 67cv.
Como se gasta mais energia a acelerar, é onde o motor elétrico trabalha mais. Energia que é reaproveitada enquanto se trava.

Bem, os testes de economia foram baseados em auto-estrada a 55mph.Aumentaram as velocidades e as acelerações, o consumo disparou, écomparável a um Chevrolet Aveo, que é mais barato.

O problema é que o Prius é mais letal ao ambiente do que um Hummer queante 3 vezes mais tempo, devido Às suas baterias de níquel. O níquel,fabricado em Ontario, já causou tantos problemas que a NASA considera aprópria zona "dead zone".

A toyota produz 1000 toneladas / ano. E a Greenpeace anda furiosa comos sulfatos emitidos para a atmosfera,causando chuvas ácidas.

Adicionalmente, para fazer as baterias, esse níquel passa ainda pela Europa, China e Japão!

No final, somadas a energia de produção, combustível, transportes eoutras coisas, o Prius custa $3.25 por milha em 100.000 milhas dePrius, enquanto que o Hummer fica-se pelos $1,95.

Offline alex

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 68
  • Localidade: azeitão
  • Marca: Gilera
  • Modelo: Typhoon
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #4 em: 15 de Abril de 2010, 10:35 »
Viva RazoR, sempre atento!
Esse artigo, que já conhecia, parece-me um bocadinho tendencioso, ou não fosse americano... é que a Toyota roubou-lhes o primeiro lugar mundial de construtores, o que deve ter ferido imenso o orgulho americano!
Poderá ser verdade o que está escrito, mas isso também é para quem paga por cinco litros de gasolina o mesmo que nós pagamos por um! Senão que sentido faria estar a defender um monstro que só para pôr a trabalhar aquele motor com mais de 6000cc deve engolir quase um garrafão!
Não sou defensor da Toyota em especial - o carro que habitualmente conduzo até é americano com... 3300cc - mas estou extremamente satisfeito com o meu Prius que já conta com 9 anos e 170 mil kms, sem que me dê vontade de o trocar.
Segundo a Toyota, o impacto ambiental na produção do Prius é equivalente ou inferior a qualquer outro do mesmo segmento - não o vamos comparar a um Smart - sendo que as baterias são completamente recicladas.
Em quem vamos acreditar?
O Prius foi concebido para circuito urbano maioritariamente, onde consegue, actualmente, consumos inferiores a 4 litros... quanto fará o Hummer? Não menos de 20, aposto. Até a minha Typhoon faz mais e sem contar com o óleo que também consome!
Quando tiveres oportunidade, se isso ainda não aconteceu, experimenta um (até pode ser o meu) para testemunhares como é agradável e relaxante circular em silêncio.

RazoR

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #5 em: 15 de Abril de 2010, 15:11 »
Até gostava de conduzir um para depois escrever umas linhas no meu blog. Ja testei +/- umas scooters electricas, gostava de testar um hibrido.

Offline alex

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 68
  • Localidade: azeitão
  • Marca: Gilera
  • Modelo: Typhoon
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #6 em: 15 de Abril de 2010, 18:02 »
Quando queiras!
Nas scooters eléctricas, quais experimentaste?
Vale a pena a Vectrix e também as chinesas de 5000W da Batlight.

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #7 em: 15 de Abril de 2010, 21:43 »
No tópico da apresentação do companheiro Alex surgiu um assunto, que já não tem a ver com a apresentação e acolhimento de um novo membro, mas que é de interesse debater, pelo que criei aqui este novo tópico e movi para cá as mensagens para que possamos continuar a "conversar"  sobre esta matéria sem invadir o tópico da apresentação do Alex  ;)
« Última modificação: 15 de Abril de 2010, 22:08 por cristina »

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #8 em: 15 de Abril de 2010, 22:09 »
Depois desta conversa, fui a correr ver o site da Batlight... verifiquei com agrado que há novas propostas electricas promissoras... pena o visual não ser novo...
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=1048.0
 _convivio_


Offline alex

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 68
  • Localidade: azeitão
  • Marca: Gilera
  • Modelo: Typhoon
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #9 em: 16 de Abril de 2010, 08:10 »
Desculpa Ferro mas não entendi o que queres dizer com o visual não ser novo; referes-te mesmo à estética?

RazoR

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #10 em: 16 de Abril de 2010, 09:35 »
Quando queiras!
Nas scooters eléctricas, quais experimentaste?
Vale a pena a Vectrix e também as chinesas de 5000W da Batlight.

Fica aqui um dos primeiros posts do meu blog onde falo das electricas

http://rodasbook.blogspot.com/2009/09/o-mundo-electrico.html

Offline alex

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 68
  • Localidade: azeitão
  • Marca: Gilera
  • Modelo: Typhoon
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #11 em: 16 de Abril de 2010, 09:58 »
Ok, já li o que escreveste no teu blog e sendo assim tiveste uma má experiência: a E-max, que foi a que mais te agradou, tem baterias de chumbo e é demasiado pesada, o que lhe retira todo o gozo e o feeling de leveza e maneabilidade tradicional dum veículo de duas rodas. Quando tiveres oportunidade experimenta as que te indiquei.

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #12 em: 16 de Abril de 2010, 13:55 »
Desculpa Ferro mas não entendi o que queres dizer com o visual não ser novo; referes-te mesmo à estética?


Exactamente. A estética é semelhante a produtos com  várias marcas mas de visual muito semelhante...


Jonway:



kreidler:





Eu-r:



Batlight:



Offline alex

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 68
  • Localidade: azeitão
  • Marca: Gilera
  • Modelo: Typhoon
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #13 em: 16 de Abril de 2010, 15:08 »
Mas claro, tens toda a razão!
Os chineses vendem a todos os que queiram comprar, e cada um dá o nome que quer e personaliza à sua maneira: eles fazem tudo o que se peça, mas com custos. Se o importador quiser uma estética diferente, terá que pagar para isso. Assim sendo, o mais fácil é agarrar num produto já existente e introduzir personalizações mínimas de forma a não encarecer.
Mas neste momento é o que há de melhor no mercado, apesar de não se gostar. Ou então esperamos que a Vectrix renasça com melhores autonomias - mas sem aumentar mais o preço, sff - ou que algum dos muitos protótipos veja a luz do dia!

Offline alex

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 68
  • Localidade: azeitão
  • Marca: Gilera
  • Modelo: Typhoon
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #14 em: 18 de Abril de 2010, 08:06 »
Sabes que já tens a MP3 Hybrid à venda nalguns mercados mas a um preço exagerado tendo em consideração as prestações - que são as de uma 125.
Claro que assim não consegue ter sucesso e já as vi em promoção, salvo erro com uma redução de dois mil euros, não deixando mesmo assim de serem caras.
Vamos esperar pela concorrência da Peugeot e da Vectrix para ver se as coisas animam; de qualquer forma é de louvar o pioneirismo da Piaggio!

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #15 em: 03 de Julho de 2010, 10:21 »
Quanto ao carro nao faço comentarios Alex, as medias  desse carro sao sempre superiores a 5 litros _polb_, queriam milagres era? Mota electrica e boa opção para quem faz deslocações pequenas, 10 km por dia, 20 km na cidade, sim. Porque não?
 Alex a minha  250 cc faz 3.01 de media, a velocidades de 100 a 110 km o teu carro faz isso? tens sempre o carro com 5 pessoas la dentro? Pois sabes, infelizmente era bom que a teoria fosse igual a pratica.
Eu defendo o uso de mota, ora se e incontronavel que as pessoas andam com os  carros vazios, """porque gostam de andar com o cu bem tremido"" entao que usem uma mota, melhoram em muito o ambiente a qualiadde de vida o ruido, tudo...........
Basta ver no livrete do meu carro as gramas de Co2 dele e as da minha pequena 250cc _pol_

Mota, mota, seja electrica seja como for.
Existe so um problema com as electricas é que onde se vai buscar electricidade para as carregar? queimamos carvão, ou petroleo para fazer electricidade, porque as barragens nao dão nem para 20 % da energia electrica que se consume mundialmente (isto são numeros medios).
Seja qual a escolha estaremos sempre a poluir, tem que se encontrar e formas de fazer electricidade, mas verde, assim já acho viavel a opção electrica.
Mas atenção isto não é uma critica a nada, eu adoro ver quando as pessoas tem consciencia ambiental, sei que ainda estamos longe da perfeição, mas quantos mais formos a empurrar o mundo, mais depressa ele começara a rodar no sentido que desejamos.

Abraço

CUmp.
[/URL]

orlando

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #16 em: 13 de Maio de 2011, 12:09 »
Eu acho isto fantástico!
Estar num forum de motas, e não de CI ou VE's.
E ainda por cima pessoas com mentalidades diferentes que se respeitam!
ADORO 8)

hmgp

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #17 em: 13 de Maio de 2011, 12:13 »
Eu acho isto fantástico!
Estar num forum de motas, e não de CI ou VE's.
E ainda por cima pessoas com mentalidades diferentes que se respeitam!
ADORO 8)

Ganda maluco! Também já cá andas?  ;)

Abraço!

orlando

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #18 em: 13 de Maio de 2011, 12:20 »
Força com as dúvidas....mas mais importante, força com os kms, encontros, passeios....e choque eléctricos ;)

hmgp

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #19 em: 13 de Maio de 2011, 12:21 »
Nunca pode haver consenso em relação a um tema mas também dizer que a opinião que a maioria das pessoas têm é a do Marcelo Rebelo de Sousa já é algo exagerado.  _pensador_

No entanto daqui a pouco vou ter o prazer de ver a nova montada da Mónica.  _rir_

Até já!
JV

Isso tem um contexto. Se não o consegues compreender... paciência.

Ja agora, se ele deixar, dá uma volta. Vais ver que é diferente.

orlando

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #20 em: 13 de Maio de 2011, 13:39 »
_lol_  Campos tens uma café descafeinado ha minha pala ...

Se o companheiro HMGP se dirigiu ao que eu escrevi, lamento imenso , assim como os "electrizxados " teem opinioes a respeito dos consumidores de gasolina eu tambem posso ter dos "electrizados"  acho ..... Nao dando azos a mais troca de galhardetes simpatizados, ou amansados por nao foi bem isso que eu disse,  eu digo cada qual com a sua .... 


Eu tenho uma gastadora de gasdolina, tu tens um consumidor de energia electrica, que pode muito bem ter sido gerada apartir de um central nuclear ... e entao?

Vamos curtir o calor, estarei numa explanada com uma de 50 cts na mão. Querendo alargar esta conversa é comparecer ..

Força HMGP, vai lá aproveitar os 50 cent.....

hmgp

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #21 em: 13 de Maio de 2011, 14:20 »
_lol_  Campos tens uma café descafeinado ha minha pala ...

Se o companheiro HMGP se dirigiu ao que eu escrevi, lamento imenso , assim como os "electrizxados " teem opinioes a respeito dos consumidores de gasolina eu tambem posso ter dos "electrizados"  acho ..... Nao dando azos a mais troca de galhardetes simpatizados, ou amansados por nao foi bem isso que eu disse,  eu digo cada qual com a sua .... 


Eu tenho uma gastadora de gasdolina, tu tens um consumidor de energia electrica, que pode muito bem ter sido gerada apartir de um central nuclear ... e entao?

Vamos curtir o calor, estarei numa explanada com uma de 50 cts na mão. Querendo alargar esta conversa é comparecer ..

Caro companheiro, nem eu alguma vez coloquei isso em causa. Tu é que estás a afirmar que o texto te serviu... Ter opiniões é muito bom, o que eu coloquei em causa, foi ter opiniões baseadas em mitos, chavões, sem sequer alguma vez ter experimentado sobre o que se está a opinar. Foi isso que eu achei errado, e continuo a achar errado e continuarei a afirmar que quem assim fizer está a errar...
Opinar sobre uma coisa sem nunca a ter experimentado, é quanto a mim, deturpar a realidade. E é isso que se tem feito em relação aos veículos eléctricos, infelizmente até pela imprensa que antes de relatar noticias, devia primeiro investigar... Tenho vista cada calinada em revistas, mesmo da especialidade... que não sendo religioso chego a quase me benzer...

Agora em relação a esse convite, dava jeito saber onde é a esplanada  ;). Eu pelo contrário, já disse aqui http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=6878.msg88682#msg88682 que posso proporcionar test-drive. Seja por Sintra ou Lisboa (o mais perto do Campo Pequeno possível).

Repara que nunca me viste a por em causa a tua escolha de uma máquina a combustão, mas nas respostas que me deram até de radical extremista me chamaram... vá-se lá saber quem é que que tem sido o intolerante...

Mas sobre isto mais não digo porque está a desvirtuar por completo o tópico da Mónica.  :-X

Tito77

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #22 em: 13 de Maio de 2011, 16:12 »
Caro companheiro hmgp,

Antes de mais, gostaria de te dar as boas vindas a este nosso "cantinho", em que o gosto por scooters se sobrepõem a qualquer chavão, preconceitos, religiões, etnias, e por aí adiante.

A Mónica, foi uma das primeiras (peço desculpa ao marcopns, por não me referir directamente a ele), a querer discutir abertamente sem preconceitos, a questão dos VE/VC. Temos todos aprendido muitas coisas com ela, inclusive situações que desconhecíamos. Algumas dúvidas que eu tinha foram esclarecidas, mas todos os dias me surgem novas dúvidas.

Agora penso, que todos aqui já somos crescidinhos suficientes, para cada um pensar com a sua cabeça, e cada poderá ter a sua opinião, de acordo com as informações e pesquisas que efectuou. Não é uma questão de mente aberta, pois por muitas voltas que dê, não me estou a ver actualmente proprietário de um VE, por multiplas razões, as quais ainda não forma resolvidas pelos seus investigadores.

Se são superiores, fica à consideração de cada um, pois lá por ter uma Burgman, não a vou impingir a todos, só porque eu penso que seja a melhor 125cc do mercado. Se o VE serve os teus propósitos, parabéns, pois estás a ajudar a salvar o planeta de uma forma, mas eu ajudo de outras.

Acredito, e como já disse anteriormente, o futuro não irão ser as eléctricas puras, mas sim as híbridas, com cada vez menos recurso à combustão.

Espero que tu, e todos os proprietários de VE, possam através deste forum, esclarecer as dúvidas de alguns foristas (eu incluido), mas com a vossa experiência, e não com aquilo que se ouve dizer, ou que vos foi explicado quando adquiriram as motas _pol_

Bem-vindo e boas curvas


hmgp

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #23 em: 13 de Maio de 2011, 16:18 »
Obrigado Tito77 pela felicitação de chegada ao fórum.

Continuam a fazer crer coisas que eu não disse. Se me disseres onde eu escrevi que deves comprar um VE, ou que fizeste uma má escolha por teres um Burgman, agradeço-te. Se disse que acho que são superiores a veículos de combustão, é porque assim o acho e tenho direito a essa opinião, mas não a impingi a ninguém.

Quanto a esclarecer-te dúvidas, é quando quiseres. Basta que as coloques, se souber cá estarei. Se não souber, tentarei saber.

Agora disses-te uma coisa muito acertada "...e não com aquilo que se ouve dizer, ou que vos foi explicado quando adquiriram as motas.". Se as pessoas aplicassem isso neste caso dos veículos eléctricos...

Tito77

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #24 em: 13 de Maio de 2011, 16:40 »
Obrigado Tito77 pela felicitação de chegada ao fórum.

Continuam a fazer crer coisas que eu não disse. Se me disseres onde eu escrevi que deves comprar um VE, ou que fizeste uma má escolha por teres um Burgman, agradeço-te. Se disse que acho que são superiores a veículos de combustão, é porque assim o acho e tenho direito a essa opinião, mas não a impingi a ninguém.

Quanto a esclarecer-te dúvidas, é quando quiseres. Basta que as coloques, se souber cá estarei. Se não souber, tentarei saber.

Agora disses-te uma coisa muito acertada "...e não com aquilo que se ouve dizer, ou que vos foi explicado quando adquiriram as motas.". Se as pessoas aplicassem isso neste caso dos veículos eléctricos...

Companheiro,

Não vale a pena andarmos aqui a dizer que se disse ou não.

O importante é que fizeste uma escolha acertada dentro do teu ponto de vista, e como referi, dou-te os parabéns por isso. Eu fiz a minha... _careta_

Era bom, que com o vosso auxílio este tópico fosse um espaço de esclarecimento de dúvidas sobre veículos eléctricos, e relato de experiências com os mesmos.

Tudo o resto é fútil! _pol_

Boas curvas scooter_