Autor Tópico: Caça á Mota na A2  (Lida 10227 vezes)

Paulo Pessoa

  • Visitante
Caça á Mota na A2
« em: 01 de Março de 2012, 09:39 »
Hoje logo pela manha, na A2 sentido Fogueteiro / Almada, os Srs. agentes  _policia_ estavam a fazer uma verdadeira caça ao pessoal das 2 rodas.
Quando lá passei, por volta das 08h50, estavam á vontade mais de 10 motas encostadas  :-[....
Por sorte, eu que vinha na berma, vi-os ao longe e passei para o meio do transito.
Espero que este aviso ainda venha a tempo de avisar alguns Companheiros....
Abraços

CoradiX

  • Visitante
Re: Caça á Mota na A2
« Responder #1 em: 01 de Março de 2012, 09:50 »
Boas,

estas acções da policia é essencialmente para apanhar aqueles que circulam sem seguro ou sem o selo da mota (sem ser as 125c), infelizmente existem muitos motociclistas que não cumprem com as regras e não pagam seguro e dão um mau exemplo e imagem as 2 rodas.

a caça ao excesso de velocidade está cada vez maior, exemplo disso em lisboa, não há dia que não veja o carro da policia encostado a tentar apanhar a malta que passa os limites de velocidade.

Cumprimentos,

CoradiX

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Caça á Mota na A2
« Responder #2 em: 01 de Março de 2012, 09:53 »
Se alguem for multado é mesmo por embirração e caça á multa, no meio do transito ha mto mais probabilidades de haver um choque/toque/batida que andando na berma.

É so é nada mais do que, caça á multa !!

Nao atrapalhamos ngm, se houver alguma manobra de Emergencia que precisem da berma, nos (os motociclistas) facilitamos mais do que qualquer veículo, por isso nao entendo certas e determinadas regras.

Claro estamos a infringir a Lei, mas nao perturbamos ngm, nem se poem ngm em perigo, desde que essas manobras sejam feitas em consciência.

Esperemos que ngm seja multado.  _Rolley_

Boas curvas.

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

sol

  • Visitante
Re: Caça á Mota na A2
« Responder #3 em: 01 de Março de 2012, 10:15 »
boas!

eles agora todas as semanas fazem isso.. e antes das portagens estão para ai umas 10 motas da PSP paradas...

também ja vi um carro parado na zona da area de serviço (sentido Sul Norta) com radar.... e à frente (pontes do Feijó) a mandarem parar na berma...

PS: Paulo, na 3ª passaste por mim :P

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Caça á Mota na A2
« Responder #4 em: 01 de Março de 2012, 10:28 »
Sim de facto também tenho notado um maior controlo policial numa estrada onde passam alguns membros do CPM, o IC20 e posteriormente na A2 na faixa do bus.

Não me oponho ao controlo nem à multa pois sei que se for na berma (1ºcaso), ou na faixa do bus (2ºcaso) estou em transgressão logo tenho que pagar multa, acho justo. Muitas vezes nestes 2 casos estávamos habituados a que as patrulhas fechassem os olhos, mas tendemos para que isso não aconteça, cabe-nos contornar a questão da forma que acharmos melhor.

Uns dizem excesso de zelo, outros reconhecem-se vítima daquilo que indignados reclamam dum país mais justo, eu se for multado, mesmo sabendo que não incomodo ninguém, mesmo sabendo que por favor passei "n" vezes na berma com patrulha no local sem qualquer problema, fico certo de que não estou a ser vitima de barbaridade nenhuma.

A lei é cega, logo se era suposto podermos andar em transgressão sem transgredir só há um remédio 100% eficaz, mudar a legislação. Como não concordo com muitos dos fenómenos que vejo por vezes na circulação a 2 rodas nas bermas, então acho que a lei/código está bem assim.

Não esqueçamos, no caso das bermas...quando a malta se desvia das bermas e vai para o meio fazer slalom, isto também é infracção...e mesmo assim não vi nenhum agente embirrar por isso.

O facto de saber que cometo transgressões todos os dias, pois ando todos os dias de moto não me faz deixar de as cometer, mas eu estou consciente que qualquer dia me calha e não vejo problema.

Cumps.


P.S: não posso discordar mais do título caça à mota, 1º porque não acho que seja caça, 2º porque vi em ambos os casos carros parados.
« Última modificação: 01 de Março de 2012, 10:32 por RRufino »

Foquinha

  • Visitante
Re: Caça á Mota na A2
« Responder #5 em: 01 de Março de 2012, 10:52 »
Porque é que sempre que as autoridades policiais exercem as suas funções, onde uma delas é fiscalização de trânsito, são rotulados de caça à multa?
Deviam era ficar contentes por os mesmos tentarem apanhar infractores/prevaricadores que colocam em risco os restantes condutores e outros com as suas condutas menos correctas. E os casos mais flagrantes são falta de seguro/falta de carta/álcool.  É lógico que pelo meio destas acções as infracções menores são apanhadas nas teias da fiscalização. Ainda assim nessas acções, essas mm infracções poderão ficar-se pela repreensão, chamada de atenção. Tudo depende da vontade de quem fiscaliza.

vasco

  • Visitante
Re: Caça á Mota na A2
« Responder #6 em: 01 de Março de 2012, 11:09 »
Na ultima semana do mês é sempre, assim! 

CoradiX

  • Visitante
Re: Caça á Mota na A2
« Responder #7 em: 01 de Março de 2012, 11:42 »
Boas

_AXE_ acho que interpretaste mal , o Paulo  não disse que estavam a multar por estarem na berma, ele disse que ia na berma e apercebeu-se da situação, não quer dizer que os policias estivessem a multar por as motas irem na berma.

Cumprimentos,

CoradiX

nunoneiva

  • Visitante
Re: Caça á Mota na A2
« Responder #8 em: 01 de Março de 2012, 12:03 »
Eu venho da Charneca da Caparica para a Amadora e recentemente fui multado em 120 biscas por entrar no bus no centro sul (burrice minha!). Fugi à 1ª brigada que estava na entrada da via rápida - IC20 para a A2 e depois meti-me na toca do lobo, em vez de ir dar a volta à outra rotunda.
Já fui mandado parar na zebra que separa o IC20 do acesso para Setúbal A2, por circular entre o trânsito (a tentar passar por eles). Nessa estavam bem dispostos e apenas deram descasca e distribuiram panfletos a advertir para os perigos de não cumprir as regras de trânsito. Agora dou a volta pelo forum quando aí estão. Atenção ao pessoal que soge pelo bus no acesso ao garrafão pois é normal estarem estacionados a seguir ao viaduto do pragal.

Cump.

Joao Bernardo

  • Visitante
Re: Caça á Mota na A2
« Responder #9 em: 01 de Março de 2012, 12:44 »
Companheiros, temos de tentar perceber qual é o verdadeiro intuito desta ação policial. Se é intenção verificar se temos os documentos me ordem incluído seguros etc. Concordo, se for para nos obrigarem a ir na A2 pelo lado esquerdo. È muito perigoso. Alguém conhece um GNR que tenha conhecimento da ação policial?

Macsword

  • Visitante
Re: Caça á Mota na A2
« Responder #10 em: 01 de Março de 2012, 12:49 »
Sou completamente a favor destas acções!
E se um dia for apanhado a fazer alguma que não deva, tenho que sofrer as consequências por muito que me custe!
A verdade é esta, se não for estas acções ninguém se lembra que aquilo não se pode fazer e isto estava pior do que o que já anda!

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Caça á Mota na A2
« Responder #11 em: 01 de Março de 2012, 13:14 »
@ coradix
Tal como o Paulo disse nao sei se foram multados ou se não foram, se só estavam a ver documentos ou não?! Nguem ainda sabe, mas 10 Motos paradas junto á acção policial de certeza que nao era para dar os bons dias.

Eu nao discordo que quem esta em transgressão seja punido pela lei. Em qualquer das situações, andar na berma ou andar em zig-zag no meio dos enlatados.

Eu tbm sou a favor destas acções de controle!

Mas la esta, será a legislação que esta errada em alguns pontos?
Vai na consistência de cada qual e cada pessoa tem opiniões diferentes, eu tenho a minha.
Dou um exemplo:
Pq não são multados severamente os enlatados que só andam á esquerda?
Pq se tem de andar a 70kmh numa estrada com 3 vias numa hora que nao tem transito nenhum?

Mas multar um motociclista que anda na berma?
Pq nao se muda um pouco a mentalidade do povo ?

Sabem tao bem como eu, que todos sem excepção, já transgrediu ou irão transgredir, a questão é se existe perigo e põem em causa algo, ou alguem ?

Isto é daquelas coisas que tem pano pa mangas e opiniões nao faltavam, uns discordao outros nem por isso, se é assim que a Lei esta, se eles multarem, tem de se pagar e andar a fugir á multa ....é melhor assim
(como se fosse isso correcto) .....

Evitem transgredir, evitem ser multados e principalmente evitem causar perigo a alguem ou porem-se em perigo voces proprios.

Boas curvas.
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline PALMABLUE

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 510
  • Localidade: Cascais
  • Honda Integra
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC700D Integra
Re: Caça á Mota na A2
« Responder #12 em: 01 de Março de 2012, 13:25 »
Caros companheiros,
Aqui fica a minha opinião sobre o assunto:
As acções fiscalizadoras de trânsito devem e têm que ser feitas de modo a "regular e fiscalizar o trânsito" muitas vezes apenas com medidas didácticas outras vezes recorrendo à penalização do condutor. O que se deve distinguir são as formas de actuação referidas com formas de actuação que apenas visam obter proventos materiais - a chamada "caça à multa". Todos sabemos que em determinados momentos da vida política, existem ordens superiores que levam os agentes da autoridade a multar os "infratores" mesmo quando a infracção é discutível e nalguns casos é apenas excesso de zelo do agente.
Ninguém gosta de ser multado. Pessoalmente quando arrisco uma infração tenho consciência que posso ser autoado e contra isso ... batatas! Quando excedo a velocidade permitida, posso nalguns casos, estar a facilitar o transito (casos das placas de 30 km/h) em locais com boa visibilidade. Quando autoado por infrações como a referida sinto-me injustiçado e a isso chamo caça à multa.
Um abraço e boas curvas
Sym Fidlle II
Peugeot Geopolis 250 premium
Honda NC700D Integra

Paulo Pessoa

  • Visitante
Re: Caça á Mota na A2
« Responder #13 em: 01 de Março de 2012, 17:36 »
Boas uma vez mais  _pol_
Todas as opiniões que tem sido manifestados por aqui, são validas !!!
Também eu sou a opinião que elas, (acções de fiscalização), tem de existir e ate mesmo que deveriam ser mais...
Agora o problema é que por norma, o que vemos constantemente é caça á multa, pura e dura... quem ainda não foi mandado encostar e fica com a nítida sensação de que o Sr. agente tudo faz para encontrar algo por onde pegar !?!
Voltando ao tema do tópico, o que se passou hoje foi verdadeiramente caça á mota...
Somente mandaram parar veículos de 2 rodas e para alem da fiscalização "necessária", os que circulavam na berma foram multados :-\
Tenho aqui um rapaz amigo que foi um dos infelizes contemplados, ele vinha na berma, e segundo ele, até vinham devagar e como faz este percurso diariamente á cerca de 2 anos e ate hoje sempre o deixaram passar, ele continuou até junto dos carros da brigada, entretanto, desta vez mandaram-nos parar, ele e mais 5 outras motas que vinham junto com ele...
Todos eles foram multados  _reg_ apesar dos vários argumentos que tentaram apresentar juntos dos agentes  _policia_
Os dois carros parados... era pessoal que vinha ao telemóvel e por isso foram encostados também.   
 
PS: Paulo, na 3ª passaste por mim :P
Passei-te ???  _corado_
Chiça penico, nem te vi Companheiro...
Temos de combinar um cafezito um dia destes  _pol_
Grande abraço

alexys_21

  • Visitante
Re: Caça á Mota na A2
« Responder #14 em: 01 de Março de 2012, 18:11 »
Boa tarde Companheiros!

Tenho estado a ler este post e vou contar uma historia que aconteceu comigo no dia 24/12/2011...

Como alguns companheiros sabem tenho um quiosque rolante (para venda de bebidas em festas e romarias), tenho-o a 2 anos.
Como o dito quiosque não entra na minha garagem derivado a altura tinha-o num estacionamento publico, sei que não é legal, só o sendo se tiver atrelado a ao carro... Mas como em Mafra há umas quantas roulotes de campismo ( dormida) estacionada em varios locais tambem publicos a anos pensei que não havia problema e que não iam me chatear...

Quando não é meu espanto, chego a porta do tal quiosque e tenho algo amarelo colado na porta, vou ver o que é... Quando comecei a ler dizia basicamente o seguinte:

O decreto lei nº:. tal, aprovado em: tal nao permite que o veiculo em questão esteja parado em via publica sem ser atrelado ao carro, assim sendo tinha 72 hora para o meter em algum lado privado ou era rebocado para o estaleiro da Camara Municipal de Mafra. Tendo que pagar uma coima de 175€ por ali estar estacionado, + 75 € de reboque que o iria levar para o estaleito e 50€ para o levantar no estaleiro mais 7.50€ por cada dia que la passa-se.  Papel este deixado pela Policia Municipal de Mafra.

Como moro relativamente proximo da Policia, dirigi-me a mesma a perguntar o motivo, no qual me foi explicado. Entretanto perguntei o porque de eu ter aquele papel e todas as outras que haviam em mafra a mais de 3 anos não acontecia o mesmo!? Não obtive qualquer resposta. A unica coisa que me foi dita é que eu só a poderia ter o quiosque num sitio privado ou num parque autorizado para tal. Penguntei onde havia algum aqui na zona e a resposta foi: Só o estaleiro la Camara Municipal, pagando uma taxa de aluguer de 7.50€ dia, penguntei tambem se acontece-se algo no quiosque enquanto estava no estaleiro se me pagariam os estragos, qual não é o meu espanto disseram-me que não, não se responsablizavam por nada. Vim embora e levei o quiosque para a casa da minha avó.


Agora o melhor, isto já se passou a mais de um mês e todas as outras 7 roulotes continuam em via publica, sem a Policia Municipal tomar qualquer atitude em relação a isso, acham junto?

Já mandei a noticia para o jornal local e nada mais foi feito...

Ps: para trabalhar legal tenho de fazer uma inspecção anual na Camara Municipal, o absurdo é que o ano passado paguei 1.99€ este ano quando fui fazer a mesma inspecção cobraram o simbolico Valor de 149.90€.
Enquanto as roulotes de (dormir) não pagam nada para alem de o seguro
« Última modificação: 01 de Março de 2012, 18:34 por alexys_21 »

interceptor

  • Visitante
Re: Caça á Mota na A2
« Responder #15 em: 01 de Março de 2012, 21:51 »
Estamos entregues aos bichos... é o salve-se quem puder!