Autor Tópico: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B  (Lida 35517 vezes)

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #25 em: 27 de Fevereiro de 2012, 18:22 »
Boas curvas e rectas e muito gozo ao volante da  scooter_, é o que desejo.

4 m de largura parece-me razoável; tal como escrevi antes, é importante treinar numa rua com passeios a bordejar a estrada, pois a aproximação do lancil do passeio quando estamos a fazer um oito com mais dificuldade e a mota com a direcção aberta introduz um acréscimo de tensão (vulgo, cagaço _corado_) que pode conduzir ao desastre. Falo no contexto de um exame, claro. A ideia é ganhar o hábito de conviver com esses 'factores de risco', por forma a aumentar o auto-controlo no exame e depois dele.

sin_laden

  • Visitante
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #26 em: 29 de Fevereiro de 2012, 17:31 »
Companheiro, eu fiz o exame apenas há uns meses, no centro de exames de Linda-a-velha, e posso também partilhar a minha experiência.

A circulação normal não deverá ser problema. Desde que tenhas atenção aos sinais, às passadeiras, faças os sinais, e desde que te mantenhas sempre nos limites de velocidade, deverás estar à vontade. Os oitos, confesso que experimentei treinar na minha Burgman 400 antes de fazer o exame (eu fiz o meu numa Yamaha XJ 600 N), mas senti uma diferença enorme. As scooters são muito menos ágeis que as motas normais, pelo que os oitos são mais difíceis de fazer. No exame mandaram-me fazer os oitos numa rua enorme, talvez com 8-10 metros de largura, e aparentemente é hábito mandarem fazer em ruas bastante largas. Possivelmente também te vão pedir para andares com a mota à mão, e aqui toma atenção para estares com as duas mãos no volante. Apoia a mota na anca e mantém-na sempre inclinada para a esquerda. Não sei se também já te disseram, mas entra sempre na  scooter_ pela esquerda.

Além destas dicas, o melhor que posso dizer é para estares tranquilo, confiante, e treinares muito.

Boa sorte, e espero ver-te numa futura tertúlia aqui do CPM  _pt_ _pt_

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #27 em: 29 de Fevereiro de 2012, 17:53 »
Não sei se também já te disseram, mas entra sempre na  scooter_ pela esquerda.

É do lado que estão dos descansos.

HugoCAlmeida

  • Visitante
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #28 em: 29 de Fevereiro de 2012, 21:25 »
Companheiro, eu fiz o exame apenas há uns meses, no centro de exames de Linda-a-velha, e posso também partilhar a minha experiência.

A circulação normal não deverá ser problema. Desde que tenhas atenção aos sinais, às passadeiras, faças os sinais, e desde que te mantenhas sempre nos limites de velocidade, deverás estar à vontade. Os oitos, confesso que experimentei treinar na minha Burgman 400 antes de fazer o exame (eu fiz o meu numa Yamaha XJ 600 N), mas senti uma diferença enorme. As scooters são muito menos ágeis que as motas normais, pelo que os oitos são mais difíceis de fazer. No exame mandaram-me fazer os oitos numa rua enorme, talvez com 8-10 metros de largura, e aparentemente é hábito mandarem fazer em ruas bastante largas. Possivelmente também te vão pedir para andares com a mota à mão, e aqui toma atenção para estares com as duas mãos no volante. Apoia a mota na anca e mantém-na sempre inclinada para a esquerda. Não sei se também já te disseram, mas entra sempre na  scooter_ pela esquerda.

Além destas dicas, o melhor que posso dizer é para estares tranquilo, confiante, e treinares muito.

Boa sorte, e espero ver-te numa futura tertúlia aqui do CPM  _pt_ _pt_

Fui ao IMTT na 2ª feira passada para requerer a emissão da Licença de Aprendizagem. Perguntei quanto era o tempo de espera para fazer o exame e disseram-me que era de 4 a 5 meses, se não fosse mais (!!!). Liguei para o centro privado de exames em Chelas, onde realizei o meu exame de carro, e disseram que desconheciam este tipo de situações! Procurei na net se havia mais algum centro de exames aqui em Lisboa e encontrei esse que me falaste em Linda-a-Velha. Liguei para lá e disseram-me que o exame era marcado hoje e daqui a uma semana ia lá fazer o exame! E o mais ridículo é que a diferença de preços é de apenas 13€! Enquanto que pelo IMTT o valor das taxas é de 30€ para o exame mais 30€ para a emissão da carta, pelo centro de exames de Linda-a-Velha o custo é de 43€ para o exame e 30€ para a emissão da carta!

Na próxima 2ª feira vou buscar a Licença de Aprendizagem e vou logo lá marcar o exame! Se tudo correr bem daqui a pouco mais de 2 semanas vou poder conduzir a minha moto à vontade! =D