Boas,A nível de €€€ tens razão, é mais económico apenas o exame (que penso que deverás apenas pagar o exame e a licença de aprendizagem ou algo do género se não recorreres a uma escola de condução), mas o que muitas vezes acaba por acontecer a muita gente é querer tirar a carta AP mais cedo ou mais tarde, o que obriga nesse caso especifico a ter de fazer novamente o exame e tudo o resto que vem com a carta AP.Apenas acho que se for para investir na carta, é preferivel que seja na completa para mais tarde não ter de voltar a gastar mais €€€. Claro que se tiveres mesmo a certeza que só queres ficar por 125cc não compensa (mas se depois o bichinho fica... )Cumps
Eu acho que vou ficar viciado logo desde o inicio mas acho que nunca vou quer passar dos 125cc. O que eu realmente gosto e das scooters pequenas ao estilo das Vespas! As motas grandes não me atraem muito..O que me conseguem dizer acerca do exame em si? Que tipo de "exercícios" eles nos põem à prova?
em relação ao princípio do teu texto, julgo que todos começamos como tu, as 125cc chegam e sobram, mas a realidade diária (isto se utilizares de facto a mota "todos os dias") vai-te fazer pensar que algo maior será preferível, se não pela velocidade, será muito pela sagurança, nomeadamente nas ultrapassagens.
Não sei se no caso de auto-propores a exame poderás ou não fazer o exame com a tua mota (scooter), deves investigar este ponto.
Sim, podemos usar scooters também. Eu disse-lhe explicitamente que tinha uma scooter e disse-lhe inclusivamente a marca e modelo. A senhora que me atendeu disse que para fazer o exame em regime de autopropusitura tinha de ser com moto própria, eles não facultam a moto.Os 8s são feitos em recinto fechado ou em cidade? Em relação às restantes situações em cidade não deve ser problema. Já quando foi o exame prático de categoria B passei sem qualquer problema! O maior problema será o controlo da moto, pois nunca andei em nenhuma! Vou ter de praticar um bocado nalgum sitio mais isolado antes de me candidatar a exame.
Companheiro HugoCAlmeida, deve seguir os conselhos que outros companheiros aqui lhe deram, porque são todos válidos e importantes.Posso falar um pouco da minha experiência pessoal, já que comecei a conduzir motas - no caso, uma SYM GTS 125i CBS - em Julho de 2011, já com 50 anos e, pouco depois, apesar de muito satisfeito com a concluí que uma oitavo de litro é muito pouco para percursos com pendura e/ou com subidas acentuadas (que faço todos os dias) e para estradas mais abertas/rápidas. AEs, então, é para esquecer com uma 125cc, na minha opinião.
Como tenciono tirar a carta AP a partir do mês que vem, e os "8" é o que me está a fazer mais confusão... tenho treinado na garagem com a scooter.O espaço não é largo (cerca de 6 metros de largo) e a scooter é pesadita (160 Kg) e tem corrido bem, 90% das vezes não meto os pés no chão.Agora, tendo em conta a diferença de "técnica de execução" entre uma scooter e uma mota de caixa, será que estou a fazer mais mal do que bem, habituando-me a usar o acelerador para controlar a inclinação da mota?