Autor Tópico: Tipo de Oleo que usam nas Sym  (Lida 54205 vezes)

Ugabista

  • Visitante
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #25 em: 04 de Setembro de 2012, 17:24 »
O Motul encontrei na net a 19,50 euros o Litro  ???_

e é o full sintético 5w40 que o nunompires fala? Se for esse preço daqui a 1500 km's irei experimentar a colocá-lo.

Lela

  • Visitante
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #26 em: 04 de Setembro de 2012, 17:59 »
Boa tarde companheiro Wane
Eu uso Castrol Power 1 Racing 4t 10w50, custa 10,90€ na Texoleo que tem loja aberta em Alverca do Ribatejo.
Também encontras nessa loja Motul e Shell a bons preços.
www.texoleo.com

Abraços e boas curvas

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #27 em: 15 de Setembro de 2012, 21:05 »
Boa tarde companheiro Wane
Eu uso Castrol Power 1 Racing 4t 10w50, custa 10,90€ na Texoleo que tem loja aberta em Alverca do Ribatejo.
Também encontras nessa loja Motul e Shell a bons preços.
www.texoleo.com

Abraços e boas curvas

Muito grosso  a altas temperaturas e rotação. O 50 não tem a fluidez suficiente para lubrificar o teu motor em condições a altas rotações. Além que estas a provocar um desgaste excessivo da bomba de óleo pois como é mais grosso a quente a pressão do óleo é maior.

O ideal é 5 w 30, ou 10 w 30 sintético

Na falta deste um bom 5 w 40 cumpre bem!

Abraço
[/URL]

NFreitas

  • Visitante
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #28 em: 17 de Outubro de 2012, 18:00 »
Então entre o

CASTROL POWER SCOOTER 4T 5W40 - 8,75 € / unidade
e o
SILKOLENE SUPER 4 10W-40 - 10,60 € / unidade

Qual será a melhor opção?

NFreitas

  • Visitante
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #29 em: 21 de Outubro de 2012, 14:40 »
Então entre o
CASTROL POWER SCOOTER 4T 5W40 - 8,75 € / unidade
e o
SILKOLENE SUPER 4 10W-40 - 10,60 € / unidade
Qual será a melhor opção?

Estou a ver que é indiferente? Não?

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #30 em: 21 de Outubro de 2012, 15:34 »
 _reg_ o meu é o que o stand / oficina usa
10w 40 4t
um abraço
Paulo J. Lopes
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #31 em: 22 de Outubro de 2012, 15:00 »
Estou a ver que é indiferente? Não?


Ficas melhor servido com o castrol.
""""
CASTROL POWER 1 SCOOTER 4T
5W-40
Caratteristiche
Completamente Sintetico 5W-40
Scootek Technology™
Power Release Formula
Dedicato agli scooter moderni
Assicura una migliore accelerazione appena si sfiora l'acceleratore""""""""

Melhor lubrificação e mais rápida no arranque. Fica mais barato pois não tem aditivos para a embraigem húmida. Tu não tens embraiagem húmida, logo não precisas do outro. E é sintético (100%)

O sikolene é semi sintetico, e a tecnologia não é tão inovadora assim. Ja data de 2007.


Mas o recomendado é sem duvida este: CASTROL POWER 1 4T 10W-30.   _Rolley_
« Última modificação: 22 de Outubro de 2012, 15:08 por nunompires »
[/URL]

NFreitas

  • Visitante
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #32 em: 22 de Outubro de 2012, 15:11 »
Mas o recomendado é sem duvida este: CASTROL POWER 1 4T 10W-30.   _Rolley_

Sai duas embalagem de óleo. Um para a minha e outro para a do  nmartinez.

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #33 em: 22 de Outubro de 2012, 15:20 »
[/URL]

Offline ZeTaurus

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 318
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: apeado
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #34 em: 22 de Outubro de 2012, 17:58 »
Para os Companheiros:
http://www.texoleo.com/epages/2934-120730.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/2934-120730/Categories/Por_marca/%22%C3%93leo_MOTUL%22

É caro à partida (apesar de estar com desconto) mas o 1L sai a 7.98 E _Rolley_ _Rolley_

Se quiserem navegar por outras marcas e viscosidades…estão à vontade _convivio_

Abraços _convivio_

Ugabista

  • Visitante
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #35 em: 22 de Outubro de 2012, 20:05 »

É caro à partida (apesar de estar com desconto) mas o 1L sai a 7.98 E _Rolley_ _Rolley_

Isso é um bocado relativo, pois se pensarmos nos dividendos que se recolhem por 1 ou 2 euros....

.....é como um bom vinho, para ser bom dificilmente se arranja abaixo dos 8/9€ a garrafa....de 0,75cl  _vinho_

E aposto que muitos fazem a 'revisão' a cada 100km's..... _lol_ _lol_

Cumprimentos.





BrianMay

  • Visitante
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #36 em: 22 de Outubro de 2012, 20:13 »
"off-topic"


.....é como um bom vinho, para ser bom dificilmente se arranja abaixo dos 8/9€ a garrafa....de 0,75cl  _vinho_


Eugénio de Almeida....menos de 5€ a garrafa  _vinho_  _vinho_

Maozinhas

  • Visitante
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #37 em: 22 de Outubro de 2012, 22:23 »
"off-topic"

Eugénio de Almeida....menos de 5€ a garrafa  _vinho_  _vinho_

É off-topic, mas este óleo é claramente superior...  _lol_ _lol_ _lol_

yoshi

  • Visitante
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #38 em: 30 de Novembro de 2012, 18:23 »
Boas .

Acompanhando sempre o que por aqui se vai escrevendo , venho apenas dizer o seguinte :
Por vezes caimos em exageros perfeccionistas sobre determinadas escolhas.
Há de facto diversos oleos, uns certamente melhores que outros numa primeira analise. Mas o importante é aproveitar todo o potencial que um oleo tem na nossa maquina. Tudo o que o produto tem mas que nao é aproveitado pela maquina é um excedente que a nos proprietarios nao interessa. Muitas vezes apenas se reflete em eurinhos para o lixo.

O importante é termos uma noçao mais ou menos concreta da aplicaçao que queremos para o oleo.  Depois comprar o melhor oleo pelo melhor preço.

Muito tenho aprendido aqui , e daqui vou para outros lugares aprofundar e desenvolver ideias gerais.

Sem grandes complicações , e de uma forma simples , julgo que quem respeitar as normas do fabricante pode ficar tranquilo que a mota é bem tratada.

Quantos de vois usam a valvulina recomendada pela sym? quase ninguem. Pq? pq as oficians espetam 80W 90  que é apenas recomendada para temp abaixo dos 0 graus. E elas la rolam sem stress.  O certo que a que se recomenda é bastante carinha.

Quanto aos oleos , nada de extremismos. Um 10w , a frio , tem um desempenho mais que aceitavel para as temperaturas ambientais do nosso pais. A maior parte da malta ate mora no litoral , onde as temp sao bastante amenas.

Se repararem , todos os fabricantes de oleos recomenndam para as 125cc da sym um oleo 10w -30 ou 10w-40. Podem ver nas paginas dos fabricantes(motul, fuchs, repsol, castrol, Bp etc)

Um 5w é mais fino a frio? è sim senhor, e rapidamente preenche todos os cantos do nosso motor , mas, um 10w tb o fara as temperaturas a que vivemos.

Quando o nuno aconselha um 100% sintetico, tem toda a razao. Maior longevidade, maior resistencia , melhores prestaçoes a nivel de consumos e lubrificaçao sao aspectos que se leem em artigos relacionados com os lubrificantes.

ha no entanto muitas oficinas que continuam a meter o semi sintetico alegando que sao os mais adequados a motas de baixa cilindrada .

Aeu ver , creio que lhes da mais jeito . Compram a peços mais baixos e cobram a mesma coisa pelo serviço.

Se os oleos evoluiram para uma componente estrutural sitetica em absoluto nao foi á toa.

As motas trabalham em alta rotaçao convem terem boa qualidade.

O certo é que ha muita publicidade , muita informaçao e contra informaçao que nos baralham a todos um pouco. Quem conseguir atingir de forma mais eficiente a mente das pessoas é mais bem sucedido. Que o diga o nuno pires, que conhece o comp+ortamento humano de uma forma um pouco mais profunda :)

Hoje, em contacto com um colaborador da texoleos, tomei a liberdade de lhe colocar algumas questoes sobre lubrificantes.

Ele atenciosamente me respondeu, procurando tb uma postura de marketing(que se entende) pois ninguem deve fdalar mal de outros produtos, mas todos devemos realçar o que vendemos de uma forma seria e moral.

A texoleo vende umas boas dezenas de produtos, todos de optima qualidade .
Falamos de alguns produtos, e a ser verdade aprendi algo que desconhecia.

è reconhecido que a MoTUL é uma marca de oleos de excelente qualidade . Usa uma postura sempre junto das vertente de alta competiçao motorizada . Isso gera credibiliadade entre os apaixonados. Porem, a motul compra a sau base de produto á MOBIL. Ao comprar MoTul estaremos a comprar 90% de um produto Mobil que tem 10% de aditivos da motul.

Isto foi me dito pela texoleo. Relembro que, nao é uma fonte cientifica , mas sim uma informaçao dada por um vendedor de oleos que trabalha com varias marcas entre elas a Motul , Castrol, fuchs, BP, liqui moly etc...

Foi me dito tambem que a Bp detem a castrol ha mais ou menos 4 anos, e julgo que todos sabemos disso.

Que a fuchs detem uma cota de mercado muito importante em territorio alemao.

Que a liqui moly é um dos produtor do top 5 de lubrificantes no que respeita a qualidade.

O universo de lubrificantes é vasto, ha muita qualidade  e para a mesma qualidade preços muito diferentes. Os menos informados pagam mais por marcas mais publicitadas, os mais informados poupam dinheiro comprando qualidade ainda pouco divulgada.

Cumpram as normas do fabricantes e terao motor para muiotos anos.

Continuaremos a ser injectados de informaçao que nao poderemos comprovar . Qual o melhor? nao sei.... mas acredito que um bom sintetico é a melhor escolha.

Castrol power 1 racing 10w-40 4t será a minha opçao . Podia ser outra . Podia. Mais fino , sim. Mas este é adequado tb.

Se pensar que o representante me enfia um 10w-40 que ca para mim ainda é um sg , e que diz ser sintetico (mas nao sei) , este vai ser muito melhor :)
Fully Synthetic, uma marca fiavel, preço muito interessante.

Bem haja a todos aqueles que contribuem para o conhecimento neste forum. Muito obrigado a todos e que continuem a prestar a excelencia .

Escusado será dizer que comprei em www.texoleo.com , que teve campanha este mes de novembro com oferta de portes em compras acima de 15 euros.

A texoleos pratica preços bastante interessantes para o consumidor singular.

Cumprimentos.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2012, 22:41 por yoshi »

Offline ZeTaurus

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 318
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: apeado
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #39 em: 30 de Novembro de 2012, 21:46 »
Companheiro yoshi:

O site que indicas tem um "s" a mais _Rolley_ dá erro… _thumbdown_
é www.texoleo.com

Abraços _convivio_

yoshi

  • Visitante
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #40 em: 03 de Dezembro de 2012, 22:41 »
Companheiro yoshi:

O site que indicas tem um "s" a mais _Rolley_ dá erro… _thumbdown_
é www.texoleo.com

Abraços _convivio_

Si , tinha. Foi lapso dos dedinhos. Obrigado.

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #41 em: 04 de Dezembro de 2012, 18:01 »
Rapaziada, li e gostei deste "debate" sobre os óleos.
No manual de instruções da minha citycom 300i, diz que o óleo indicado para a máquina é SAE 10 40W, API SH, embora aconselhe usar o óleo da Sym. Agora que a máquina ainda está na garantia, faço as mudanças no concessionário, mas quando esta acabar, sou eu que mudo o óleo e compro o que (desde que satisfaça as recomendações do fabricante) fôr mais em conta, Continente, Aucham, ou outra marca do género.
AbraçoKota

 SAE, API, ACEA, JASO, NMMA: o que é isto?
Significado de algumas siglas nas embalagens de lubrificantes.
Estas são siglas de entidades internacionais que são responsáveis pela elaboração de uma série de normas (baseadas em testes específicos) para a classificação dos lubrificantes, de acordo com seu uso. Desta forma, o consumidor tem como identificar se o lubrificante atende às exigências de seu equipamento, consultando seu manual.
Como exemplo temos:
SAE – Society of Automotive Engineers
É a classificação mais antiga para lubrificantes automotivos, definindo faixas de viscosidade e não levando em conta os requisitos de desempenho.
Apresenta uma classificação para óleos de motor e outra específica para óleos de transmissão.
API – American Petroleum Institute
Grupo que elaborou, em conjunto com a ASTM (American Society for Testing and Materials), especificações que definem níveis de desempenho que os óleos lubrificantes devem atender.
Essas especificações funcionam como um guia para a escolha por parte do consumidor. Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SJ, SH, SG, etc…
O “S” desta sigla significa Service Station, e a outra letra define o desempenho. O primeiro nível foi o API SA, obsoleto há muito tempo, consistindo em um óleo mineral puro, sem qualquer aditivação.
Com a evolução dos motores, os óleos sofreram modificações, através da adição de aditivos, para atender às exigências dos fabricantes dos motores no que se refere à proteção contra desgaste e corrosão, redução de emissões e da formação de depósitos, etc..
No caso de motores diesel, a classificação é API CI-4, CG-4, CF-4, CF, CE, etc.
O “C” significa Commercial.
A API classifica ainda óleos para motores dois tempos e óleos para transmissão e engrenagens.
ACEA – Association des Constructeurs Européens de l´Automobile (antiga CCMC)
Classificação européia associam alguns testes da classificação API, ensaios de motores europeus (Volkswagen, Peugeot, Mercedes Benz, etc.) e ensaios de laboratório.
JASO – Japanese Automobile Standards Organization
Define especificação para a classificação de lubrificantes para motores a dois tempos (FA, FB e FC, em ordem crescente de desempenho).
NMMA – National Marine Manufacturers Association
Substituiu o antigo BIA (Boating Industry Association), classificando os óleos lubrificantes que satisfazem suas exigências com a sigla TC-W (Two Cycle Water), aplicável somente a motores de popa a dois tempos. Atualmente encontramos óleos nível TC-W3, pois os níveis anteriores estão em desuso.
Fonte: www.br.com.br
 
 
 
 
 
 
 
 
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2012, 18:15 por kota »
Membro CPM nº5

mikept

  • Visitante
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #42 em: 16 de Novembro de 2015, 16:25 »
Bom dia,

Vamos lá desenterar este topico, pois estou aqui com uma duvida e penso que mais gente as vezes deve ter.

Sendo o Castrol power 1 racing 10w-40 4t supostamente para motos, não será mais apropriado o castrol power 1 que supostamente é para scooter?

Quando digo o Castrol pode ser outra marca.

Tenho uma Sym Gts Evo 125 e cou colocar o 10w40 Sintético (marca e modelo ainda estou a tentar decidir depois das opnioes)

Oleo de transmissão vou colocar 75w140

Tenho tambem de mudar o oleo numa Downtown com 74mil Km e vou meter o mesmo ( sei que até aos 50mil foi o que usaram) oleo da transmissão sei que até aos 50mil utilizaram 80w90 havera problema utilizar agora 75w140??

Obrigado e abraços

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #43 em: 17 de Novembro de 2017, 19:51 »
A nivel de oleos para a Sym gts , alguem usa liqui moly ??
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline motociclista

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 150
  • Localidade: Santarém
  • JAFERREIRA
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: AN650 BURGMAN EXC/2019
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #44 em: 17 de Novembro de 2017, 22:10 »
                No motor, usa um bom óleo 10W30 e na transmissão, valvulina 75w140. A sym só leva 0,8 L de óleo e é mudado de 3000/3000 kms.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2017, 22:17 por motociclista »
José António Ferreira

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #45 em: 18 de Novembro de 2017, 13:11 »
Estou inclinado para Castrol 5w40 scooter , ou motul 7100 10w40 _pensador_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #46 em: 18 de Novembro de 2017, 21:32 »
Estou inclinado para Castrol 5w40 scooter , ou motul 7100 10w40 _pensador_

Eu por acaso comprei 4 lts de castrol power 1 racing e até haver está um mimo

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #47 em: 19 de Novembro de 2017, 08:21 »
O Castrol é bom é BP,mas o motul é melhor e existe ainda amsoil ,caro mas provavelmente o melhor a nível mundial, dá ainda para saltar uma muda sem algum problema.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #48 em: 19 de Novembro de 2017, 11:04 »
Sim mpaneves o Amsiil é bom mas mais difícil de arranjar.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Tipo de Oleo que usam nas Sym
« Responder #49 em: 19 de Novembro de 2017, 13:04 »
O novo representante da marca cá para pt :
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves