Autor Tópico: Autocolantes ou outros elementos na matrícula  (Lida 14059 vezes)

Manhas

  • Visitante
Autocolantes ou outros elementos na matrícula
« em: 14 de Fevereiro de 2012, 19:22 »
Depois de ter visto que alguns dos companheiros têm autocolantes ou algo semelhante nas matrículas das suas respectivas  scooter_  fui à procura da legislação sobre a matéria.
 
O ponto 4 do artigo 9º do Regulamento de matrícula dos automóveis, seus reboques, motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos, máquinas industriais e máquinas industriais rebocáveis, refere que "... nem sobre elas serem colocados emblemas, insígnias ou qualquer outro elemento ou material que impeça ou dificulte a leitura completa do número de matrícula...".
 
Por isso, não sei se não deviam considerar a ideia de retirarem esses "elementos" das vossas respectivas. Não vá aparecer um  _policia_  e  _martelada_ 

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Autocolantes ou outros elementos na matrícula
« Responder #1 em: 14 de Fevereiro de 2012, 19:52 »
Correto e afirmativo!! _pol_

Já várias vezes falámos sobre isto nas tertúlias... no Diário da República são muito (diria mesmo extremamente) descritivos quando às características base da matrícula:



Mas depois brindam-nos com o "... nem sobre elas serem colocados emblemas, insígnias ou qualquer outro elemento ou material que impeça ou dificulte a leitura completa do número de matrícula..."

Agora fica a dúvida: o que quer dizer "dificulte a leitura"?? ???_

Exemplos:


Offline BCarvalho

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 233
  • Localidade: Cartaxo
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 Evo SE
Re: Autocolantes ou outros elementos na matrícula
« Responder #2 em: 14 de Fevereiro de 2012, 20:10 »
Bom tópico, com certeza que existem muitos companheiros com dúvidas sobre este assunto.

A matricula da minha, assim como de todas as que são compradas no mesmo sitio, vinha com o nome do Stand num dos cantos, como está no exemplo 1.
Logo numa das minhas primeiras tertulias me chamaram á atenção sobre o assunto, e como eu sou um gajo que gosto pouco de situações duvidosas tirei a "publicidade".
Assim de certeza que não embirram com o assunto.  ;D

Abraços.  scooter_

sacg

  • Visitante
Re: Autocolantes ou outros elementos na matrícula
« Responder #3 em: 14 de Fevereiro de 2012, 21:32 »
  Só acho estranho é as matriculas dos nossos veiculos não estarem regulamentados como nos outros paises comunitários em qua á semelhança dos automóveis incluem a sigla P que designa o pais, para quando essa obrigatoriadade, já que faz bastante sentido para todos que desejem sair do pais e que evitaria a colocação do inestético ou não, depende dos gostos, autocolante com a dita sigla.

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Autocolantes ou outros elementos na matrícula
« Responder #4 em: 27 de Fevereiro de 2012, 18:32 »
Discordo do Sérgio. Como demonstrado acima, as características das matrículas das motas estão exaustivamente descritas na lei. A ideia essencial é fácil de apreender: na chapa da matrícula propriamente dita só podem figurar os números e letras, em preto, agrupados em pares, sobre fundo branco. Até o desenho dos números e letras deve obedecer ao legalmente prescrito (ou seja, é aquele tipo de letra que deve ser utilizado e não outro, as letras são em maiúsculas, o tamanho dos caracteres e a sua distância aos bordos da chapa de matrícula tem de ser observado, etc.)
Tudo o mais que aí seja acrescentado é ilegal e dá direito a 'prenda'. _reg_
Nem entendo muito bem que um qualquer concessionário, ao apôr a sua publicidade (grande ou pequena, mais ou menos agradável à vista) num veículo que vendeu a um cliente, sujeite este a uma autuação e a uma coima. _martelada_ _Zang_

fdvieira

  • Visitante
Re: Autocolantes ou outros elementos na matrícula
« Responder #5 em: 27 de Fevereiro de 2012, 20:13 »
Mas isto refere-se à chapa, não ao que está à volta (ou em baixo). Desde que a chapa da matrícula esteja conforme, podem colocar autocolantes onde quiserem (menos em cima das luzes e provavelmente nos espelhos).

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Autocolantes ou outros elementos na matrícula
« Responder #6 em: 27 de Fevereiro de 2012, 21:54 »
chapas de matrícula de vários países:

Espanha


Alemanha


Itália


Suiça (CH - Confederação Helvética)


França


Suécia


Grécia


Reino Unido (o símbolo da UE não é obrigatório, mas é permitido)


Offline Milharada

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 183
  • Localidade: Almada
  • rodas a rodar sem precauços
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra /burgman 650
Re: Autocolantes ou outros elementos na matrícula
« Responder #7 em: 29 de Fevereiro de 2012, 15:39 »
Efetivamente a nossa matricula por Lei não consta a Letra no canto esquerdo do (P) Portugal. No entanto ouvi dizer que as autoridades em Espanha implicam quem não levar a Insignia do (P) nas traseiras da sua Scooter. Não sei se é verdade, nem sei se algum companheiro ja teve alguma situação em relação a esta matéria. Pois como vejo existem muitos companheiros que o usam colado nas suas máquinas, não sei se é por esta razão ou não.
Daelim S3 de Set 2011 a Set 2012
Honda SW 400 desde Set 2012 e 2021 suzuki burman, honda integra

sin_laden

  • Visitante
Re: Autocolantes ou outros elementos na matrícula
« Responder #8 em: 29 de Fevereiro de 2012, 17:13 »
De facto fica a dúvida devido à omissão de informação mais detalhada, mas pelo sim pelo não, eu coloquei o meu toculante do CPM na parte de trás da mota, por cima da matrícula.

Offline jacreis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 388
  • Localidade: carvoeira-mafra
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza750
Re: Autocolantes ou outros elementos na matrícula
« Responder #9 em: 01 de Abril de 2012, 13:40 »
retornando a este tema, resolvi pegar numa matricula antiga (de um carro) recorta-la ao tamanho da da minha cbf e fixa-la   _martelada_  por de traz da matricula. O resultado foi este. _pt_

By jacreis at 2012-04-01

penso que estará legal aqui como nos outros países
O que me dizem?
« Última modificação: 01 de Abril de 2012, 13:41 por jacreis »
Honda CBF 600 SA (2011)
Suzuki Vstrom 650 xt (2015)
Sym Cruisym 300 (2019)
Forza 750 2022

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Autocolantes ou outros elementos na matrícula
« Responder #10 em: 01 de Abril de 2012, 19:59 »

Boas Jacreis  _pol_

Ta fixe sim senhor  _palmas_

Nao devem embirrar com esse "P" de Portugal Europeu  _pensador_

Mas o que eu gosto mesmo _Rolley_ é das  <     >  que metes-te  _lol_
(ja foram á decathlon.... lol )

Bem visto  _pol_

Boas curvas.
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

vonMonster

  • Visitante
Re: Autocolantes ou outros elementos na matrícula
« Responder #11 em: 21 de Setembro de 2012, 19:00 »
Li com atenção os comentários, e com alguma razão os meus caros defendem o facto de as matriculas das nossas máquinas não corresponderem à dita lei europeia da estrada sobre identificações de veiculos! Pois como de costume , em Portugal há "tradição" vinda de "cima" de respeitar o que se faz lá fora, como é o caso das inspecções automóveis que se regem por tudo, menos por normas TUV, como todos os centro a Europa, e por este exemplo chego às matriculas!
Vou muitas vezes para fora, com alguns carros clássicos que possuo, e como tal, aplicação das matriculas pretas de numeração branca em todos eles!
Desde Espanha, França, Alemanha, Austria,Holanda, etc, já fui mandado encostar por autoridades em quase tudo, (acho que em Itália foi a unica excepção até hoje), e antes de me identificarem pela documentação própria perguntarem sempre de onde sou, e todos, sem excepção nada apontaram nos carros, mas todos adverteram para uma simples coisa independentemente se fosse matricula preta, ou branca, que foi o distico de identificação oval:



Em paises diferentes todos na ultima frase disseram precisamente a mesma coisa "facilita-nos a identificação do país de origem do veiculo", na Austria, um deles até me disse que ia estar atento da próxima vez que me visse pela região!!
« Última modificação: 21 de Setembro de 2012, 19:06 por vonMonster »