Autor Tópico: Garantia  (Lida 7010 vezes)

yoshi

  • Visitante
Garantia
« em: 13 de Fevereiro de 2012, 17:50 »
Boas, a garantia acompnaha o veiculo duante dois anos mesmo que ele mude de area geografica e de proprietario certo?

q oficina representante da marca tem essa respinsabilidade, é assim?
« Última modificação: 10 de Março de 2014, 16:45 por M.Careca »

miguel alonso

  • Visitante
Re: garantia
« Responder #1 em: 13 de Fevereiro de 2012, 17:57 »
Boas Yoshi, respondendo á tua 1ª pergunta:

Sim, a garantia acompanha a mota durante os 2 anos, independentemente da area de região e proprietario.

Quanto á 2ª pergunta

Não entendo bem o que queres dizer, mas durante a vigencia da garantia, todas as revisões e garantias têm que ser prestadas, numa oficida da marca.

jl39idade

  • Visitante
Re: garantia
« Responder #2 em: 13 de Fevereiro de 2012, 19:33 »
Boas

Respondendo à pergunta sobre a garantia....

Esta tudo explicado no livro próprio, mas de grosso modo a garantia aplica-se assim:

1- Podes escolher a oficina da marca em qualquer local do pais ou estrangeiro, estarás sempre coberto pela garantia.

2- A garantia só é aplicada se efectuares as revisões em oficinas da marca, localizem-se elas onde se localizarem. Ou na eventualidade de a marca ter acordos com outras oficinas tipo Bosh, estas coberto pela garantia.

3 - Naõ podes colocar na moto materiais que não sejam aprovados pela marca... exemplo um variador diferente daquele que equipa de série a moto.

Lê o livro da garantia esta lá tudo. Sempre que efectuares uma revisão eles que coloquem o carimbo...

Boas  scooter_

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: garantia
« Responder #3 em: 13 de Fevereiro de 2012, 22:21 »
Boas

Respondendo à pergunta sobre a garantia....

Esta tudo explicado no livro próprio, mas de grosso modo a garantia aplica-se assim:

1- Podes escolher a oficina da marca em qualquer local do pais ou estrangeiro, estarás sempre coberto pela garantia.

2- A garantia só é aplicada se efectuares as revisões em oficinas da marca, localizem-se elas onde se localizarem. Ou na eventualidade de a marca ter acordos com outras oficinas tipo Bosh, estas coberto pela garantia.

3 - Naõ podes colocar na moto materiais que não sejam aprovados pela marca... exemplo um variador diferente daquele que equipa de série a moto.

Lê o livro da garantia esta lá tudo. Sempre que efectuares uma revisão eles que coloquem o carimbo...

Boas  scooter_


Boas

Não querendo contradizer o companheiro jl39idade, mas acho que comete umas incorrecções naquilo que afirma sobre este tópico.

Ponto 1.

As garantias são da responsabilidade dos importadores/ marcas e respectivos concessionários oficiais que comercializam em território nacional as motos / scooters homolgadas  devidamente legalizadas e taxadas em conformidade com o nosso direito comercial e fiscal. Pelo que quem comprar lá fora e apelar a uma qualquer garantia por cá é bem que capaz de ter azar, e vice-versa.

Ponto 2.

Sim, é uma facto que as garantias devem ser accionadas em oficinas da marca seja lá onde forem de Norte a Sul, mas.... a Bosch???
Presumo que seja a Bosch Automotive, que queiras referir. Bom, pelo que eu sei nenhuma oficina Bosch mexe seja o que for numa moto com material Bosch, nem que ela fosse a diesel e com "common rail"  :) . A exemplo da BMW,tens a Motorrad separada dos automóveis... Porque será?


Ponto 3.

A colocação de materiais aprovados por uma marca, obrigaria que o consumidor fosse devidamente informado sobre o que a marca na realidade comercializa para um certo modelo especifíco e qual as alternativas. Era bonito, sermos obrigados a colocar óleo só da marca recomendada, quando na mesma oficina oficial existe óleo mais barato  de qualidade igual ou superior. Acho que é uma questão de bom senso.
A questão dos variadores, não invalida garantias desde que colocados em concessionários da marca e devidamente facturados ao consumidor. Mas em caso de alguma dúvida é questionar o importador e precaver-se de alguma surpresa. Relembro que existem condições de garantia inferiores aos 2 anos para peças sujeitas a desgaste, como por exemplo os variadores, embraiagens, pastilhas, velas etc. mesmo sendo de origem  não estão escritas ou documentadas nos livros de garantia.

Espero ter ajudado.

Saudações scootards.

 scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


miguel alonso

  • Visitante
Re: garantia
« Responder #4 em: 13 de Fevereiro de 2012, 22:36 »
Boas

Respondendo à pergunta sobre a garantia....

Esta tudo explicado no livro próprio, mas de grosso modo a garantia aplica-se assim:

1- Podes escolher a oficina da marca em qualquer local do pais ou estrangeiro, estarás sempre coberto pela garantia.

2- A garantia só é aplicada se efectuares as revisões em oficinas da marca, localizem-se elas onde se localizarem. Ou na eventualidade de a marca ter acordos com outras oficinas tipo Bosh, estas coberto pela garantia.

3 - Naõ podes colocar na moto materiais que não sejam aprovados pela marca... exemplo um variador diferente daquele que equipa de série a moto.

Lê o livro da garantia esta lá tudo. Sempre que efectuares uma revisão eles que coloquem o carimbo...

Boas  scooter_

Desculpa, mas estás completamente enganado em relação ao variador.
Quando tinha a Pcx montei um variador J.Costa num concessionario Honda sem perder garantia, e com a SYM igual foi montado no representante sem perca da garantia.

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: garantia
« Responder #5 em: 13 de Fevereiro de 2012, 22:46 »
Desculpa, mas estás completamente enganado em relação ao variador.
Quando tinha a Pcx montei um variador J.Costa num concessionario Honda sem perder garantia, e com a SYM igual foi montado no representante sem perca da garantia.

Viva!

Isso acontece porque o representante da marca não sabe dessa alteração! !!!
Porque não sabe? Porque o stand não lhe diz!
Experimenta ir a outro stand com um problema na transmissão e vais ver se a garantia continua.....

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

miguel alonso

  • Visitante
Re: garantia
« Responder #6 em: 13 de Fevereiro de 2012, 23:17 »
Sei de quem já teve problemas com uma Honda PCX e foi resolvido sem problemas, por isso falo do que sei....

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: garantia
« Responder #7 em: 13 de Fevereiro de 2012, 23:40 »
Viva Miguel!

Eu não disse que falas do que não sabes.
Eu não disse que perdia a garantia.
O que eu disse é que existe um compromisso verbal ou tácito entre o cliente e o concessionario onde foi colocado o variador. Aliás o novo variador tem garantia.
O que eu disse é que se mudares de concessionario a garantia da marca foi-se....
Isto é valido se levarem à letra o que está escrito nas condições de garantia.

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Rodrigues

  • Visitante
Re: garantia
« Responder #8 em: 15 de Fevereiro de 2012, 14:43 »
(existem condições de garantia inferiores aos 2 anos para peças sujeitas a desgaste, como por exemplo os variadores, embraiagens, pastilhas, velas etc. mesmo sendo de origem  não estão escritas ou documentadas nos livros de garantia.) parte do texto mencionado pelo companheiro  JPA, por esta e outras razões é que eu simplesmente burrifei-me para a garantia,  _martelada_ não estou para pagar revisões obrigatórias de 3000 em 3000 kms só para me mudarem o óleo e pouco mais, se faço 1000 kms por mês no inverno, no verão farei muito mais, ou seja de 2 em 2 meses largo 40 ou mais euros só para mudar óleo, mesmo que só mudem o óleo a cada 6000 kms terei de pagar a revisão na mesma...!! para apertarem parafusos ?...Falando por mim claro..como tenho jeito e ferramentas mudo o óleo do motor ( do melhor claro ) e transmissão a cada 5000 kms, assim como limpeza do filtro, o que poupo em revisões dá e sobra para os pneus, correia e pastilhas, como ainda não li nenhuma queixa sobre o motor da Sym 125 evo mesmo por quem anda sempre a abrir, nesse aspecto fico descansado, claro que posso ter azar, mas será que a garantia cobre ?  _reg_ de certeza que vão arranjar desculpas como mau uso, andar em red-line, não deixar aquecer !! etc etc. O óleo dos travões e líquido de refrigeração só se muda após a garantia ou seja 2 anos embora o líquido dure à vontade 3 anos. É verdade que desvaloriza, mas como não tenciono vendê-la nem dá-la  _careta_ vou tratá-la com carinho como tenho feito à minha carrinha Skoda, só foi à revisão uma vez..e como não gosto de ser roubado ( trocaram peças como as pastilhas travão ainda a meio gasto ) nunca mais lá apareci, já lá vão 13 anos e 180.000 kms só com mudança de alternador, _palmas_ Um abraço