Autor Tópico: Comparativo Burgman 400 & 650  (Lida 10778 vezes)

Busas

  • Visitante
Comparativo Burgman 400 & 650
« em: 07 de Fevereiro de 2012, 13:30 »
Boas,

Recém chegado a este paraiso alguns "entendidos" dizem me a 400 é boa...mas nada como uma 650...não tem nada a ver...sofá sobre rodas...motor etc...

A moto destina se a andar ao fim de semana ( e não são todos _martelada_)...e dar uns passeios intermédios e 1 ou 2 viagens mais longas...

Sendo esta moto de 2004 vale a pena equacionar a troca por uma 650 de 2001 ou 2002 ?

Dou prioridade ao conforto e protecção e ás questões económicas naturalmente...( manutenção consumos etc)

Prós & Contras ?

Apelo aos "experts" os vossos conselhos/experiências e aos que já tiveram o previlégio de ter os 2 modelos para dizerem de sua justiça... _pt_

Desde já o meu obrigado!...

PS : para viagem longas tenho a Honda 1100 XX... _pol_

Beijos e Abraços,



nsilva

  • Visitante
Re: Comparativo Burgman 400 & 650
« Responder #1 em: 07 de Fevereiro de 2012, 14:06 »
Ora bem ora bem, que eu conheça e saiba bem a Companheira Cristina tem uma Burgman 400 e o Fernando Marques tem uma BURGMAN 650...


A minha opiniao (a unica que posso dar) é se, for para economizar a 400 vai até as 180km/h por isso chega bem mas lá que a 650 é muito mais bonita é :P

A 650 , tem mais tecnologia, tendo uma caixa automatica e manual... Tendo ainda o sistema dos retrovisores e o da "Viseira " (acho que é assim que se diz) que sobe e desce... Eu comprava a 400 devido  a ser para economizar 

alain

  • Visitante
Re: Comparativo Burgman 400 & 650
« Responder #2 em: 07 de Fevereiro de 2012, 14:43 »
O que houvi falar, mas não sou entendido na materia, em relação á burgman 650 só apartir de 2007, antes disso a moto dá problemas

LWillow

  • Visitante
Re: Comparativo Burgman 400 & 650
« Responder #3 em: 07 de Fevereiro de 2012, 20:04 »
Não entendo bem onde é que se quer chegar com este 'comparativo' pois em comum está essencialmente a marca e não muito mais . Será como comparar um VW Golf com um VW Passat ou  o glorioso SLB com o Real Madrid ! Ambas as realidades são de topo no seu contexto , mas... "cada macaco no seu galho" !

zemanel120

  • Visitante
Re: Comparativo Burgman 400 & 650
« Responder #4 em: 07 de Fevereiro de 2012, 20:36 »
Quando suigiram as primeiras Honda SW 600 com toda a tecnologia para a epoca, ao questionar o vendedor da Honda sobre a existencia destas cilindradas em scooters, ele explicou que era para os motares que estavam fartos de por e tirar mudanças , assim era só rolar punho. No que tenho lido exporadicamente nos varios comparativos sobre este assunto, com o surgimento de cilindradas intermedias as perfomances destas são superiores ou equivalentes às de cilindrada superior logo mais economico, custo ,consumo, fiscalidade etc. Aconcelha-se a SW400 em lugar da 600 A kymco lança a 400 para substituir a 500 nesta marca no USA perferem a 300 ao invés da 500. Como que gosta de rolar longo utiliza 1100XX, paneuropean ou equivalente ou mercado das maxis de alta cilindrada fica dificil, bora as marcas lançarem grandes cilindradas o caso da aprilia com a 800....quem me dera ter tempo $$$$$$$$ e tempo para rolar e saboriar o prazer que será conduzir uma maxi de grande cilindrada.Creio que elas vão evoluir e muito. Vamos observar os nossos vizinhos Espanhois pois no que toca a maxis eles são um bom exemplo. Esta é a minha humilde opnião. _pt_ _pt_ _slb_ _slb_ _slb_ _slb_ _slb_
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2012, 20:44 por zemanel120 »

Busas

  • Visitante
Re: Comparativo Burgman 400 & 650
« Responder #5 em: 07 de Fevereiro de 2012, 21:33 »
Boas a todos,

Obrigado pelos contributos...tenho k ir fazer um TestDrive...e possivelmente vai ficar uma delas..ou a XX ou uma Maxiscooter de Topo...( outra pq esta já a considero que seja).

Sobre o sentido do comparativo é fácil...conduzir um série 3 330D ou um série 5 530D é parecido, quase igual..agora o feeling éque não tem nada a ver...o "pisar"...o rolar"...é distinto. Acredito que o "Bi" da 650 seja mais vigoroso que o mono da 400, no entanto será que compensa a perca de aglidade "julgo ser menos ágil" devido ao maior peso e também ligeiramente mais alta... _pt_

Abraços,


Foquinha

  • Visitante
Re: Comparativo Burgman 400 & 650
« Responder #6 em: 07 de Fevereiro de 2012, 23:23 »
O melhor mesmo é conduzires ambas e tirares as tuas ilações...
porque qto ao resto é como nos carros. a cilindrada marca a diferença para melhor e pior... nos €

joao vieira

  • Visitante
Re: Comparativo Burgman 400 & 650
« Responder #7 em: 08 de Fevereiro de 2012, 21:17 »
Companheiro, ja foi tudo aqui dito. Agora so falta fazeres o test-drive e analizares para que percursos queres a mota. Ambas sao boas. e so depois de experimentares e imaginares a utilizaçao que vais dar. Por isso é que eu alem da 650 tambem tenho uma PCX, e uma vespa 50.

Busas

  • Visitante
Re: Comparativo Burgman 400 & 650
« Responder #8 em: 08 de Fevereiro de 2012, 22:04 »
Boas,

obrigado a todos!

boas curvas!

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Comparativo Burgman 400 & 650
« Responder #9 em: 09 de Fevereiro de 2012, 10:03 »
Companheiro Busas,

Na minha opinião estas maxis são claramente de segmentos diferentes...
Motores diferentes, dimensões diferentes, tecnologia diferente, até a suspensão é diferente...
A 650 é praticamente um Rolls-Royce com tudo o que isso tem de bom (qualidade, conforto, tecnologia e performance de topo) e de menos bom (preço, manutenção, despesas em caso de avaria).
A 400 está mais próxima de um utilitário de excelente qualidade com tudo o que isso tem de bom (preço razoável, consumos baixos, fiabilidade, manobrabilidade) e de menos bom (monocilindrico, menos tecnologia e performance mais baixa).
Se tens outra máquina adequada a grande passeios, poderás equacionar a 400 para viagens mais curtas e mais económicas...
Se queres fazer viagens de maior porte com pendura e não abdicando de nada no que diz respeito a conforto e tecnologia, então compra a 650.
Entre estas duas máquinas existem algumas diferenças curiosas, nomeadamente a altura ao solo. A 650 é das mais altas e requer uma atenção especial nas manobras com os pés no chão. A 400 é possivelmente a mais baixa do mercado e a que permite maior facilidade nestas manobras.
Para terminar tens o preço de compra que é muito diferente e a desvalorização para posterior retoma que é relativamente baixa nas duas.
Finalmente refiro a "fama e imagem"... para alguns, a 400 nos modelos mais antigos tem fama de ser problemática na embraiagem e variador (para além de enferrujar nos espelhos retrovisores _lol_). A 650 tem fama de ser "a melhor maxiscooter"...
Espero ter ajudado.

Desejo-te uma boa estadia no mundo das maxis... parece que vais lançado, pois começaste com uma hexagon, passaste para a Buga 400 e agora já equacionas a 650... _pt_
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2012, 11:44 por Ferro »


sin_laden

  • Visitante
Re: Comparativo Burgman 400 & 650
« Responder #10 em: 09 de Fevereiro de 2012, 11:33 »
Companheiro, eu tenho uma 400, e conheço bem a 650. São "bichos" bem diferentes, apesar de algumas parecenças.

A 400 é óptima para quem não conduz mota há muito tempo, porque tem um bom rendimento, é baixa, não tem uma aceleração muito potente, mas apesar disso é boa para viagens relativamente longas. Não dá 180 km/h, mas dá 160, que chega e sobra para maxiscooter. Tem bastante espaço debaixo do assento e leva bem duas pessoas.

A 650 anda que se farta, é estável, mas tem o banco muito mais alto, e gasta mais gasolina, paga mais selo, o seguro é mais caro e a própria mota é mais cara. Portanto se o $$$$ for factor, a 400 é de longe a melhor opção.

No entanto não há nada como experimentar.

Espero que a minha opinião ajude. Abraços e boa compra   _scp_ _scp_

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Comparativo Burgman 400 & 650
« Responder #11 em: 09 de Fevereiro de 2012, 11:46 »
Com a ideia de troca de maxiscooter, este topico tem-me despertado bastante interesse uma vez que estas são duas das principais concorrentes a par com A Honda SW-T 400.

De quem tem conhecimento de causa, em termos de consumos quais são os valores médios em ambos os modelos e quanto é que cada uma paga de IUC.

Para a minha deslocação diária de 70Km tenho perfeita noção que qualquer uma das 400 chega e sobra para isso, mas a estética da Bugman 650 a par com as "mariquices" fazem-me vacilar.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2012, 11:49 por nd_oliveira »

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Comparativo Burgman 400 & 650
« Responder #12 em: 09 de Fevereiro de 2012, 12:01 »
Companheiro nd_oliveira,

podes dar uma olhadela às assinaturas dos membros que possuem estes modelos pois uma boa parte deles tem a média do consumo aí descrita.
 _convivio_


Offline macanudo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 177
  • Localidade: Santa Iria de Azoia
  • macanudo = Carlos
  • Marca: NC
Re: Comparativo Burgman 400 & 650
« Responder #13 em: 09 de Fevereiro de 2012, 22:00 »
Com a ideia de troca de maxiscooter, este topico tem-me despertado bastante interesse uma vez que estas são duas das principais concorrentes a par com A Honda SW-T 400.

De quem tem conhecimento de causa, em termos de consumos quais são os valores médios em ambos os modelos e quanto é que cada uma paga de IUC.

Para a minha deslocação diária de 70Km tenho perfeita noção que qualquer uma das 400 chega e sobra para isso, mas a estética da Bugman 650 a par com as "mariquices" fazem-me vacilar.
Viva...  _pol_
Na questão dos consumos respondo pela B400
Em estrada já fiz com facilidade 3.7-3.8, em cidade 4.5 com condução normal, numa condução mais agressiva os valores podem ser sempre superiores.

Também já fui proprietário de uma SW 400 e a media mais baixa que fiz em estrada (ida a Fátima) foi de 4.2.
A minha conclusão é que a SW gasta em media mais meio litro/100Km comparando com a B400
Em Portugal circula-se á direita !!
         E os Portugueses ??

sin_laden

  • Visitante
Re: Comparativo Burgman 400 & 650
« Responder #14 em: 10 de Fevereiro de 2012, 16:57 »
Subscrevo os consumos da B400 que o companheiro macanudo referiu. A 650 gasta entre 5,5 e 6,5 dependendo da condução. Quanto a IUC, a 400 paga à volta de 17 € e a 650 acho que é à volta de 55€. Na estética, a 400 e a 650 diferem, mas não tanto assim. Até em termos de medidas são bastante semelhantes. E as mariquices podes sempre acrescentar depois, como eu fiz (tenho punhos aquecidos, por exemplo).

Confesso que não conheço bem a SW 400, por isso não posso opinar.