Autor Tópico: A escolher a maxi scooter 125 para o trajecto Setúbal Lisboa :-)  (Lida 29479 vezes)

Offline luispdl

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 790
  • Localidade: Caneças
  • No início... era um meio de transporte.
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Bom dia companheiros,
Como está no meu perfil, estou a tratar da escolha da minha primeira moto, uma maxi sccoter.
A moto é para fazer diariamente o trajecto Setubal-Lisboa, 28Km por estrada (até Casal do Marco), 10Km de auto estrada (até à ponte 25 de Abril) e os restantes 10Km em urbano (ponto 25 de Abril até perto do Marques de Pombal). O destino é o... trabalho :-(
A escolha recai sobre uma 125cc por: Preço (não posso gastar mais que cerca de 3000 euros); Para poder ser utilizada também pela minha mulher (ela só tem carta de ligeiros); Pelos consumos (são cerca de 20000 Km/ano e vai ser muita gasolina).
Pelos que tenho visto pelos foruns e alguns sites a minha escolha pende entre a Daelim S3 e a Sym GTS 125.
A Daelim pelo preço, estetica, maior velocidade de ponta.
A Sym pela assistência, revisões mais espaçadas (são 20000 km/ano), maior espaço de carga.
Como a minha avaliação pode não estar a ser a mais correcta, aceitam-se sugestões e opiniões dos companheiros de 2 rodas, a mim falta-me pouco ;-)
Um abraço.
Luis Paulo Lobato
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2012, 13:35 por Branco »
Luis Paulo Lobato (2981)
SYM GTS 125i - 0 km (Fev 2012) a 56.120 Km (Mar 2014)
Maxsym 400i ABS - 8.535 km (Mar 2014) a 11x.xxx (contagem em curso...)
Honda ADV 350 - 0 Km (Mai 2023) a ... (contagem em curso...)

Offline Milharada

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 183
  • Localidade: Almada
  • rodas a rodar sem precauços
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra /burgman 650
Re: A escolher a maxi scooter 125 para o trajecto Setúbal Lisboa :-)
« Responder #1 em: 29 de Janeiro de 2012, 22:31 »
Companheiro , para fazer esse trajeto diário, e com carta de moto, aconselho-te a comprar uma de maior cilindrada, nem que seja em segunda mão. Ha sccoter de maior cilindrada que  fazem a mesma média de combustive. scooter_
Daelim S3 de Set 2011 a Set 2012
Honda SW 400 desde Set 2012 e 2021 suzuki burman, honda integra

Pedro Diniz

  • Visitante
Re: A escolher a maxi scooter 125 para o trajecto Setúbal Lisboa :-)
« Responder #2 em: 29 de Janeiro de 2012, 22:31 »
Boa noite companheiro  _pol_ .
Eu tanho uma SYM 125 e faço +ou-900k por mes para mim esta muito bem com esta maxi  _pol_ vai  vendo outas maxi .

davidz

  • Visitante
Re: 125cc para trajecto diário Setúbal-Lisboa
« Responder #3 em: 06 de Fevereiro de 2012, 11:55 »
Boas,

a minha sugestão é:


PCX
Variador J.Costa
e Top Case 37L.

Em 20.000Km poupas mais de 300 euros em relação ás demais  _Rolley_

Cumps

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
125cc para trajecto diário Setúbal-Lisboa
« Responder #4 em: 06 de Fevereiro de 2012, 12:12 »
Bom dia

A minha experiência:

9 meses e 15000kms de sym gts 125, podes ver aqui todos os gastos que tive com ela (2 páginas), custo, manutenção, peças que levou, gasolina e médias.

Opinião relativamente ao uso da mota:

De 0 a 10 -> 9 (nunca me deu o mínimo problema, só prazer)

A favor: conforto, autonomia, capacidade de carga, velocidade real (para uma 125) = 114 km/h, conforto do pendura, fiabilidade, custos de manutenção e tudo o mais que agora não me lembro.

Contra: sensibilidade a ventos laterais, com pendura é difícil fazer uma ultrapassagem a um veiculo que circule a +/- 90 kms/h, se for a subir esquece (mas não podemos esquecer que estamos a falar de um motor com 125 cc).

Resumindo, se tivesse de voltar a comprar outra vez uma 125, ponderava entre estas duas: Kimco Downtown (amo o design da mota) ou Sym GTS (por todos os factores descritos anteriormente).
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

PedroBT

  • Visitante
Re: 125cc para trajecto diário Setúbal-Lisboa
« Responder #5 em: 06 de Fevereiro de 2012, 12:27 »
A S3 não conheço, mas já tive uma GTS e gostei bastante, e não deu problemas, mas também só tinha 6000km mal seria.

Presumo que seja para utilizar de Verão e Inverno, se for o caso penso que a PCX fica em desvantagem, se for só para o verão acho que é uma hipotese a ter em conta.

Relativamente à utilização pela esposa, bom, eu cometi o erro de pensar nisso e comprei a 125, a minha só lhe pegou 2 vezes...... _martelada_
No meu caso fiquei arrependido de ter comprado uma 125, acho que se tivesse ido para uma 250 ou 300, ainda a tinha, por isso pensa vê bem isso antes de ires para a 125  ;)

neves

  • Visitante
Re: 125cc para trajecto diário Setúbal-Lisboa
« Responder #6 em: 06 de Fevereiro de 2012, 12:37 »
Bom... eu já tive uma Daelim S2, e devo dizer que fiquei bastante satisfeito em termos de fiabilidade. As revisões de 4000 em 4000 km é que... enfim, sucedem-se muito rapidamente.

Quanto à S3, que tive oportunidade de experimentar várias vezes, deixou-me um pouco desiludido pela menor protecção aerodinâmica (em relação à S2) e pelo menor espaço de carga. No entanto é como dizes, a estética é agradável e a velocidade de ponta é também boa.
Quanto à GTS, a estética é sem dúvida também agradável, o espaço de carga poderá ser um pouco maior do que o da S3.

Vai ver as duas, se puderes leva contigo o que planeias transportar diariamente para o trabalho e experimenta o espaço de carga.... e o ideal é fazer um test-drive e comparar.

 _convivio_

miguel alonso

  • Visitante
Re: 125cc para trajecto diário Setúbal-Lisboa
« Responder #7 em: 06 de Fevereiro de 2012, 12:42 »
Pela tua discrição, penso que já te dei a minha opinião pessoalmente no satnd 100 entrada em setubal.

Em relação á escolha, nada como experimentares as duas e tirares as tuas proprias conclusões. Pela experiencia que tenho em relação á S3 vais perder conforto, proteção aerodinamica e talvez menor estabilidade para a Gts.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2012, 12:48 por miguel alonso »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: 125cc para trajecto diário Setúbal-Lisboa
« Responder #8 em: 06 de Fevereiro de 2012, 12:43 »
Qualquer uma dessas duas Maxis ficas bem servido!

Tens tbm a hipótese de Downtown, mas é preferível fazeres uns test-drives primeiro, caso consigas fazer.

O que é preciso é que tenhas sorte na tua Maxi seja ela qual for, mas escolhe uma que te de prazer, que ande bem de origem, e principalmente que te de conforto e segurança em qualquer altura do ano, com sol chuva e principalmente vento.


Boas curvas!!
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Virgílio

  • Visitante
Re: A escolher a maxi scooter 125 para o trajecto Setúbal Lisboa :-)
« Responder #9 em: 06 de Fevereiro de 2012, 14:04 »
Caro luispdl:
É minha opinião que para o trajeto que pretende fazer ficará melhor servido com uma cilindrada superior a 125cc. Digo isto não apenas pela velocidade (e não falo da máxima, mas sim de velocidade de conforto - para a moto e para si) mas, principamente, pela segurança que uma scooter (ou moto) de cilindrada superior oferece. A título de exemplo pense numa ultrapassagem.
Posto isto e falando da marca Sym poderá considerar a 300cc ou a maxsym 400.
Cumprimentos

jl39idade

  • Visitante
Re: A escolher a maxi scooter 125 para o trajecto Setúbal Lisboa :-)
« Responder #10 em: 06 de Fevereiro de 2012, 15:32 »
Olá Luís

Se estas a pensar ir de Setúbal para Lisboa todos os dias e tendo em conta o valor máximo que queres gastar... as escolhas não são assim tão grandes...

Dentro da cilindrada dos 125cm3 as opções são quase todas iguais.

1º Terás de saber se junto do local onde vives ou trabalhas se há assistência para a moto ou scooter. É muito importante, se fores trabalhar deixas a 125 e no final do dia é só ir buscar e andar...

2º Todas as scooters 125 cm3 estão, todas elas, limitadas a uma velocidade máxima... cerca dos 115 kmhora, umas mais 5 kmhora, outras menos 5.
Se pensas comprar uma scooter 125cm3 terás de ter isso sempre em mente.
Outra coisa importante é que não podes fazer a viagem a velocidade máxima, se não o motor vai à vida num instante... ou seja terás de efetuar a viagem na casa dos 90kmh, para ires em segurança, gastares pouca gasolina e não andares no redline e avariares a moto.

3º Tens de pensar em quantas pessoas serão transportadas (sempre uma?... sempre duas???.... se as pessoas são baixas???.. magras????... ou mais para o avantajado??). Tudo isto irá contar no tipo de moto que irás escolher. Exemplo: Se as pessoas a transportar forem com um peso de 75k, tens uma opção, se forem cada um com 90 ou mais kilos, então terás de escolher uma scooter cujo banco seja maior e mais confortável, se não apenas o condutor vai bem sentado e o pendura a penar de dores no rabo.... ehehehe.

4º Sabias que a scooter paga tanto como um ligeiro nas portagens?

Falando de mim... eu vou todos os dias da zona do Barreiro para Lisboa, numa Honda PCX, comprei-a nova, não lhe fiz e nem farei nenhuma alteração no variador ou escape, e... cada depósito dá-me para 250km. A moto tem vidro alto honda e caixa givi. Para além disso tenho o equipamento todo, casaco com proteções, calças, luvas boas, capacete fechado e impremável, esteje frio, sol ou chuva... vou e venho todos os dias.... fartei-me dos barcos.... ehehehe
A minha scooter já tem 16000km e problemas até à data nada...

No teu caso terás de optares por comprar novo ou em segunda mão (falo das 125cm3).
Podes optar pela Daelim, Sym, Honda pcx, Suzuki burgman.... mas antes de te vincluares com o stand, faz um test drive... se fores casado vai com a esposa e os dois sentam-se na scooter, e discutem o espaço,,, etc...

A mais económica é sem dúvida a Honda Pcx.

Não te ponhas a gastar dinheiro em escapes e variadores novos, porque o valor gasto é elevado e as motos andam mais 5kmh... em minha opinião é dinheiro mal gasto....

Anda devagar, com cuidado para a scooter te durar muitos e bons kilometros... acima de tudo para te dar prazer....

Um grande abraço

José

Online Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1218
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: A escolher a maxi scooter 125 para o trajecto Setúbal Lisboa :-)
« Responder #11 em: 06 de Fevereiro de 2012, 16:33 »
Companheiro, com 500€ acima do valor da GTS125i, tens a SYM Citicom 300i.
Se tens carta de categoria AP e para fazeres tantos kms, creio que será melhor opção. Os consumos devem ser muito idênticos.
O companheiro Kota tem uma e pelo que sei está muito satisfeito.
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

dinis espadinha

  • Visitante
Re: A escolher a maxi scooter 125 para o trajecto Setúbal Lisboa :-)
« Responder #12 em: 06 de Fevereiro de 2012, 16:36 »
Sim, o Carlujo tem razão, pelo que dizem é muito boa.  scooter_ _slb_

nd_oliveira

  • Visitante
Re: A escolher a maxi scooter 125 para o trajecto Setúbal Lisboa :-)
« Responder #13 em: 06 de Fevereiro de 2012, 16:42 »
Faço diariamente 70Km numa S3 e francamente começo a achar pouco, é como dizem, a mota da 120Km/h mas isso implica que fazes a viajem toda no red-line e que está a estragar a mota.

penso que para este tipo e trajeto a opção mais equilibrada seja uma 300/400/500, uma Honda/Suzuky usada ou uma opção mais económica como a Sym ou a Kinco Xciting

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: A escolher a maxi scooter 125 para o trajecto Setúbal Lisboa :-)
« Responder #14 em: 06 de Fevereiro de 2012, 16:42 »
Viva Luis!

Penso que já está tudo mais ou menos dito. No entanto só venho corroborar a opinião de alguns companheiros. NÃO COMPRES UMA SCOOTER 125 PARA FAZERES 100KMS POR DIA!

Basta pesquisares aqui no CPM e todos os companheiros que compraram 125 para efetuarem muitos kms por dia, rapidamente se arrependeram. Uns tiveram de se manter com a 125 porque os €€€ não abundam, os que trocaram perderam muito dinheiro!!! Estou a falar em perdas superiores a um, dois e até três salários minimos!!!!

Pelo que escreves depreendo que tenhas carta A. Assim compra uma 250/300cc em 2.º mão. Por €3000 existem imensas!
Os custos de manutenção e combustível são equivalentes a uma 125.  _pol_

Quanto à questão de a pendura também poder conduzir? É uma falsa questão. Ou a pendura é uma amante das 2 rodas e ela própria procura, incentiva e exige conduzir em 2 rodas ou então vai lhe pegar 2 ou 3 vezes. Como acontece comigo!  _Rolley_

Também podes estar inclinado para uma 125 porque com o teu orçamento consegues comprar nova e com 2 anos de garantia. Se pesquisares um pouco verificas que uma scooter são super fiável! A probabilidade do motor rebentar é muito reduzido... Mas alguns (muito poucos) rebentam!!! É uma questão de ponderares todos os pontos aqui referidos e tomares a decisão final.

Para finalizar, sugiro que apareças numa tertúlia! Tens uma oportunidade única de falares com os proprietários de todos os tipos de scooter!  _pol_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

nd_oliveira

  • Visitante
Re: A escolher a maxi scooter 125 para o trajecto Setúbal Lisboa :-)
« Responder #15 em: 06 de Fevereiro de 2012, 17:13 »
Quanto à questão de a pendura também poder conduzir? É uma falsa questão. Ou a pendura é uma amante das 2 rodas e ela própria procura, incentiva e exige conduzir em 2 rodas ou então vai lhe pegar 2 ou 3 vezes. Como acontece comigo!  _Rolley_

Eu também cai nesta... "ahhh se for uma scooter ainda ando contigo....", nem sequer era conduzir....  _Zang_

Offline luispdl

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 790
  • Localidade: Caneças
  • No início... era um meio de transporte.
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: A escolher a maxi scooter 125 para o trajecto Setúbal Lisboa :-)
« Responder #16 em: 12 de Fevereiro de 2012, 21:10 »
Está decidido, vai ser uma Sym GTS 125i CBS, só não trato de a encomendar já amanhã porque estou com um problema...
Não encontro um parqueamento ou garagem para a menina pernoitar  :(
Por acsa não há por aí ninguém que conheça sitio para deixar a máquina à noite em Setúbal, zona do Montalvão? Nem preciso de um espeço só meu, estou disponivel para partilhar espaço com outro companheiro.
Se souberem avisem.
SETÚBAL, zona do MONTALVÃO.
Obrigado.
Luis Paulo Lobato (2981)
SYM GTS 125i - 0 km (Fev 2012) a 56.120 Km (Mar 2014)
Maxsym 400i ABS - 8.535 km (Mar 2014) a 11x.xxx (contagem em curso...)
Honda ADV 350 - 0 Km (Mai 2023) a ... (contagem em curso...)

Offline luispdl

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 790
  • Localidade: Caneças
  • No início... era um meio de transporte.
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: A escolher a maxi scooter 125 para o trajecto Setúbal Lisboa :-)
« Responder #17 em: 16 de Fevereiro de 2012, 21:42 »
Já está encomendada e já tenho garagem para a "menina".
Na próxima semana já devo poder mudar o meu perfil com a marca e modelo dela.
Luis Paulo Lobato (2981)
SYM GTS 125i - 0 km (Fev 2012) a 56.120 Km (Mar 2014)
Maxsym 400i ABS - 8.535 km (Mar 2014) a 11x.xxx (contagem em curso...)
Honda ADV 350 - 0 Km (Mai 2023) a ... (contagem em curso...)

miguel alonso

  • Visitante
Re: A escolher a maxi scooter 125 para o trajecto Setúbal Lisboa :-)
« Responder #18 em: 16 de Fevereiro de 2012, 21:48 »
Parabens pela escolha, boa sorte com a menina e temos que combinar um café ao lado do 100 Entrada.

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1996
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: A escolher a maxi scooter 125 para o trajecto Setúbal Lisboa :-)
« Responder #19 em: 16 de Fevereiro de 2012, 21:50 »
A opção está tomada agora só resta um voto de felicidades.
Desejo que tudo corra mesmo muito bem...

 scooter_
PRF

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: A escolher a maxi scooter 125 para o trajecto Setúbal Lisboa :-)
« Responder #20 em: 16 de Fevereiro de 2012, 21:57 »

Boa escolha  _pol_

Que tenhas toda a Sorte com ela  scooter_

Boas curvas!!
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

hlw

  • Visitante
Re: A escolher a maxi scooter 125 para o trajecto Setúbal Lisboa :-)
« Responder #21 em: 16 de Fevereiro de 2012, 23:03 »

4º Sabias que a scooter paga tanto como um ligeiro nas portagens?


Viva. Não é bem assim.

"Os motociclos são considerados classe 1 para efeitos de cobrança manual,no entanto, ao aderirem à cobrança electrónica - Via Verde - passam a ser considerados classe 5." O que fica 30% mais barato. Sempre é qualquer coisa.


Abraços


neves

  • Visitante
Re: A escolher a maxi scooter 125 para o trajecto Setúbal Lisboa :-)
« Responder #22 em: 17 de Fevereiro de 2012, 00:12 »

Viva. Não é bem assim.

"Os motociclos são considerados classe 1 para efeitos de cobrança manual,no entanto, ao aderirem à cobrança electrónica - Via Verde - passam a ser considerados classe 5." O que fica 30% mais barato. Sempre é qualquer coisa.


Abraços

Mais uma achega.
Já agora, e uma vez que o trajecto Setúbal - Lisboa implica a passagem numa das pontes, na 25 de Abril, as motos são consideradas classe 5 também no caso do pagamento com Via Card. Na Vasco da Gama penso que esse desconto do Via Card não existe.

Cumps e boas curvas  _convivio_

Offline luispdl

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 790
  • Localidade: Caneças
  • No início... era um meio de transporte.
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: A escolher a maxi scooter 125 para o trajecto Setúbal Lisboa :-)
« Responder #23 em: 17 de Fevereiro de 2012, 08:58 »
Obrigado a todos pelos sábios conselhos e informação que partilharam.
O trajecto será pela 25 de Abril por questões de custos (e porque vou para o Marquês de Pombal). Vou optar pela via verde para poder utilizar em todas as portagens (apesar da via card ter desconto logo a partir da 1ª passagem).
Miguel Alonso, apesar de não ter comprado no "100 entrada", depois telefono-te (tenho o teu numero) para irmos beber um café nesta bela cidade onde habitamos.
Data prevista de entrega... dia 21 ;-)
Luis Paulo Lobato (2981)
SYM GTS 125i - 0 km (Fev 2012) a 56.120 Km (Mar 2014)
Maxsym 400i ABS - 8.535 km (Mar 2014) a 11x.xxx (contagem em curso...)
Honda ADV 350 - 0 Km (Mai 2023) a ... (contagem em curso...)

nunovascolopes

  • Visitante
Re: A escolher a maxi scooter 125 para o trajecto Setúbal Lisboa :-)
« Responder #24 em: 17 de Fevereiro de 2012, 09:42 »
Amigo, quando quiserem, posso dar sempre um pulo do Montijo a Setubal para podermos beber um cafe.

ab, e boa compra  _pol_