Autor Tópico: FIABILIDADE DE MOTOS  (Lida 16769 vezes)

marcioabreu

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FIABILIDADE DE MOTOS
« em: 26 de Janeiro de 2012, 09:07 »
Excelentíssimos

Porque andam neste fórum  pessoas com toda a certeza, bem mais informadas do que eu, pela quantidade de Km feitos em scooter ou moto,  gostaria que me informassem, no geral, embora hajam sempre excepções, sobre a fiabilidade de motos/sccoters em relação aos carros.
Por exemplo se comprar um carro de 2ª mão por 40000Km, toda a gente dirá que o carro ainda está novo, mesmo que tenha 10 anos. MAs se disser que comprei uma moto/scooter com 40000Km e 2 anos, toda a gente acha um mau negócio.
No entanto, pelo que deparo, as motas como têm menos coisas para avariar, normalmente não têm as panóplias electrónicas dos carros, os amortecedores não têm de suportar tanto peso, deveria ser mais bem fiável que um carro correspondente. No entanto não é essa mensagem que passa. Repito, estou a falar na generalidade, não em mota X e carro Y, etc. Gostaria da vossa opinião, visto havererm companheiros que têm motos durante muitos anos e muitos kms

AMDista

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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #1 em: 26 de Janeiro de 2012, 09:43 »
Boas, bem-vindo.
Essa questão levaria certamente a  uma longa conversa, são varios os factores que levam a que uma mota tenha menos duração que um automovel.
Desde a maior parte delas (falando em cilindrada baixas) terem apenas um cilindro ao contrario de 4 normalmente, passando por regimes medios de rpm chegarem aos 8mil, 9mil, e maximos de 11mil nalgumas motas.

Num carro 1.2l normal, tens uma media de 70cv, logo, 1200 cm3 a dividir por 70cv da 1cv por 17 cm3.
por exemplo, na minha maxi, tenho 125 cm3 com 14cv, logo dá 1cv por 8 cm3,  _careta_
Existem muitos mais factores.  scooter_

marcioabreu

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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #2 em: 26 de Janeiro de 2012, 10:07 »
Sim, entendo a sua resposta, mas casos de uma Diversion, ou uma CBF, que têm cerca de 600 cm3 e 70 Cv dará aí uns 8,6 cm3/Cv e o peso a transportar normalmente será de ( 220kg moto + 80Kg condutor +80 kg do pendura ) uns 83Kg/Cv, enquanto no carro será de ( 1000Kg+4*80) uns 19Kg /cv, aí o esforço também será superior e com respectivo desgaste. Claro que existem motos que se entende, como as RR, mas quanto a estas que mencionei, simples utilitárias não se compreende. O caso de uma BMW1150 que tem aí uns 90 CV e um VW Golf 1.2Tsi com 105 CV. Se disser que a moto tem 8 anos e 40000 Km toda a gente acha imensos Km´s e acham que dará problemas , agora se fôr o VW com 2 anos e 40000Km´s, pouca gente diria ser uma compra arriscada.
 

marcioabreu

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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #3 em: 26 de Janeiro de 2012, 10:10 »
Desculpem a relação peso/Cv no exemplo que dei é de 380Kg/70Cv e dá 5,4 Kg/Cv contra os 1360Kg/70Cv = 19,4 Kg/Cv

ze_marmelo

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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #4 em: 26 de Janeiro de 2012, 10:17 »
Isso dos km's nas motos é mais psicológico do que outra coisa... comprei a minha FZ6 de 2007 com 33000 Km e está impecável... aquele motor aguenta mais 33000 ou mesmo 66000.

Offline Sapiens21

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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #5 em: 26 de Janeiro de 2012, 10:25 »
Este é de facto um tema algo gerador de discórdia (não no meu caso).

Pode ser simples sorte, ou o resultado de uma condução cuidada....mas a verdade é que são inúmeros os casos de maxiscooters com bem mais do que essa kilometragem.

À pouco tempo li noutro fórum (MSP) relativamente a SilverWings que já ultrapassaram a barreira dos 100000Km apenas com as manutenções normais...ou seja, sem problemas!

Quem diz uma SilverWing, diz uma Suzuki Burgman, uma Yamaha Majesty...e muitos outros casos (isto falando só de maxiscooters).

.....
.....
.....

Se formos falar de motos, então os exemplos de Kilometragem bem elevada são mais que muitos....mas mesmo muitos Kms sem problemas.

Joaocruz

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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #6 em: 26 de Janeiro de 2012, 10:52 »
Eu diria que a faixa dos 100.000 numa mota estão para a faixa dos 200.000 km num carro.
Não te sei explicar muito bem, mas sei que nas motos a partir dos +/- 70.000 Km começas a gastar mais dinheiro nelas do que ela começam já a valer no mercado
Nos carros essa situação começa a ocorrer mais perto dos 120/140.000 Km.

Sabes que como os automóveis são mais caros do que as motos, o valor que tens de dispender para te ver livre dele e comprar um outro é muito mais elevado.
Eu penso que será aí que está a questão, percebes?

Offline JGarcia

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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #7 em: 26 de Janeiro de 2012, 11:08 »
Bom dia,
como eu já disse algures por aqui, a minha Honda sh125 fez em +-5 anos 80.000km e Nunca me deu chatices por isso quando troquei de moto foi pela sh 300 e continuo muito satisfeito esperando fazer com ela tantos ou + kms...
Abraços e boas curvas
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Offline marcopns

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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #8 em: 26 de Janeiro de 2012, 11:33 »
Penso que a questão central aqui é o que o Joaocruz falou. Uma mota dura os kms que quisermos, basta ir trocando os componentes sujeitos a desgaste.
O que acontece é que chegamos a um ponto em que a mota tem um valor de mercado muito baixo e ficamos na duvida se vale ou não a pena aquela determinada reparação. Este ponto é atingido mais rapidamente numa scooter que custa nova 3 000€ do que num carro que custa 20 000€.

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Offline CCM

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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #9 em: 02 de Fevereiro de 2012, 23:35 »
Viva!

Vejam este exemplo de uma SYM GTS 250

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=10239.0

200 000kms é muita fruta!!!

Tudo depende do trato...  _Rolley_

Abraço ;)
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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #10 em: 04 de Fevereiro de 2012, 08:31 »
boas,

a manutençao é o segredo...bom óleo com os intervalos adequados à conduçao de cada um... _pol_

filtros de ar e gasolina sempre limpos...

fundamental...evitar aquecimentos no motor....Sempre! _policia_

rodagens adequadas....e motores soltos  _Rolley_

beijos e abraços

Offline jose luis

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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #11 em: 25 de Junho de 2017, 10:49 »
Penso , que um motor de moto dura menos  que um motor de carro , por que os motores das motos são muito rotativos por ente o desgaste é maior ,  por exemplo um carro normal a gasolina vai a 100kms/h , a uns 3000 rpm , enquanto uma 125cc vai a 7000rpm (  aprox. )

Penso que si uma moto tem  50 000 kms. isso seria dobro para um carro ouseja 100 000 kms.

Mas é verdade um carro ou moto dura o que o dono quer que dure ( se avariar o motor ,  arranja o motor ) So que chega a um ponto em que o valor venal da moto não compensaria o arranjo.

Offline Pianoman

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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #12 em: 25 de Junho de 2017, 11:02 »
Então, sendo assim as NC duram mais que qualquer outra!
A 100km/h vai às mesmas rpm que um carro!
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Offline mpaneves

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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #13 em: 25 de Junho de 2017, 11:36 »
Actualmente,nao  inventem historias,pois a fiabilidade de qualquer maquina ,seja mota ou carro,está diretamente ligada ao seu dono/utilizador e sua manutençao /cuidado.
O mercado está cheio de maquinas mal mantidas,mal rodadas,etc.
Quando duram o material é mesmo bom e é bem cuidado/mantido e todos nos temos provas disso no dia a dia.
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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #14 em: 25 de Junho de 2017, 11:47 »
Tal como todos os companheiros dizem aqui, a fiabilidade de uma mota parte muito do seu utilizador.
Primeiro existe a rodagem, que apesar de serem 1000km's, deve ser feita de forma cuidada.

Depois todas as vertentes são importantes. Revisões a tempo e horas, limpeza, troca de pneus, aqueles 30/60 segundos que a mota fica a aquecer de manhã, entre outros.

Conheço muita gente que compra os seus veículos e que só faz revisões quando avaria qualquer coisa. Passado algum tempo, quando os motores começam a dar de si, trocam por um veículo mais recente ou então falam mal da fiabilidade do mesmo.

Eu particularmente posso dar 3 exemplos. Citroen C3 com 256000 (gasolina), até agora nunca deu problemas, só o desgaste normal, MAS.... De 15 em 15000 km's troca óleo e filtros e... Atenção! Não leva qualquer tipo de óleo.
Citroen C8 com 294000 km's (gasóleo), também não dá problemas
E por fim, SYM GTS 300i EVO que já está na família desde 2011 com 76.000km's e até agora só andou duas vezes de reboque. A primeira, logo 6 Meses depois por causa da bateria (stands profissionais......  _Rolley_ _Rolley_) e a segunda quando esteve quase um ano parada e deixou de pegar por ter o filtro de ar entupido.

À parte disso, é por gasolina e andar

Abraço companheiro

cgomes

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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #15 em: 25 de Junho de 2017, 12:52 »
Sem dúvida que a regularidade das assistências é a base para a longevidade, sem problemas, das nossas máquinas.

Offline davidsantos

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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #16 em: 25 de Junho de 2017, 13:13 »
Sim também penso que qualquer veículo retribui o que se faz com ele quer em manutenção quer no tipo de utilização, são fatores que quando bem combinados podem fazer com que qualquer máquina faça kms e kms . _convivio_
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pjmartinho

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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #17 em: 25 de Junho de 2017, 13:40 »
Então, sendo assim as NC duram mais que qualquer outra!
A 100km/h vai às mesmas rpm que um carro!

Mesmo "a fundo" vai sempre às mesmas rotações de um carro pois só tem 6.500rpm úteis, tal como a generalidade dos carros a gasolina  _pol_

Offline Paulo Jorge Lopes

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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #18 em: 25 de Junho de 2017, 21:21 »
 _convivio_ Olá boas

Como alguns companheiros já colocaram nos post´s

a utilização e a manutenção contam muito na vida das motas

a minha maxsym 400i de 2012 vai fazer esta semana 60000kms

já tem a revisão marcada no dr.

e está um mimo

abraços
Paulo J. Lopes

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Offline mpaneves

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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #19 em: 25 de Junho de 2017, 21:22 »
_convivio_ Olá boas

Como alguns companheiros já colocaram nos post´s

a utilização e a manutenção contam muito na vida das motas

a minha maxsym 400i de 2012 vai fazer esta semana 60000kms

já tem a revisão marcada no dr.

e está um mimo

abraços
Estão a ver? E aos olhos do muitos é impossível estas máquinas lá chegarem .
Parabéns companheiro e que assim continue muito tempo 😉
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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #20 em: 25 de Junho de 2017, 21:26 »
Estão a ver? E aos olhos do muitos é impossível estas máquinas lá chegarem .
Parabéns companheiro e que assim continue muito tempo 😉

Nunca percebi porque é que muitos acham impossível lá chegarem, porque tudo o que tenha boa manutenção tem uma longa vida agora se não fizerem por isso até uma de topo de gama nunca lá chega.

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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #21 em: 25 de Junho de 2017, 21:31 »
Nunca percebi porque é que muitos acham impossível lá chegarem, porque tudo o que tenha boa manutenção tem uma longa vida agora se não fizerem por isso até uma de topo de gama nunca lá chega.
Aqui é  já entrando no campo de que só as grandes marcas o podem fazer ,pensam alguns...
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Re: FIABILIDADE DE MOTOS
« Responder #22 em: 25 de Junho de 2017, 22:19 »