Autor Tópico: Aquisição de SYM GTS EVO 125  (Lida 33931 vezes)

joao

  • Visitante
Aquisição de SYM GTS EVO 125
« em: 10 de Abril de 2010, 00:33 »
Olá a todos.

Gostava de obter ajuda sobre a aquisição desta maxiscooter e passo a explicar a minha situação:

Moro em Mafra e estudo em horário pós-laboral em Lisboa.
Estou farto de ir de carro e parece-me que uma mota fica mais em conta.
O que pretendo fazer é ir para a faculdade todos os dias, verão ou inverno, e tendo 2 percursos por opção, auto-estrada até à calçada de carriche ou estrada nacional até à calçada.
A minha questão é se esta scooter serve para o efeito de ir e vir todos os dias de Mafra até à rua dona estefânia.

Pelas contas que tenho feito até agora poupo em portagens (estrada nacional) e no estacionamento, para não falar do trânsito em Lisboa.

Agora digam-me de vossa justiça o que acham em termos de consumo, comportamento da mota com chuva e vento, etc.

Abraços e obrigado

João

Offline fozzie

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 163
  • Localidade: Varge-Mondar / Albarraque
  • Nº 12
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125 Evo
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #1 em: 10 de Abril de 2010, 00:48 »
Olá João,

Não está em causa ser esta ou qualquer outra moto, pois muito seguramente irás poupar tempo e dinheiro com a mudança.

Em relação a esta moto só tenho uma posição positiva à mesma, mas o mesmo se aplica a qualquer outro modelo 125 CC de uma outra qualquer marca.

É uma questão, a meu ver, meramente orçamental  - depende de quanto tenhas ou penses em gastar na compra de uma moto.

Eu gosto da minha e estou muito satisfeito (creio que diria o mesmo se tivesse uma Daelim, uma Yamaha, uma Kymco, etc, etc) e desde que a comprei que passou a ser o meu principal meio de transporte de todos os dias, faça chuva ou faça sol.

Gasto, em gasolina, cerca de €30,00 por mês numa média de 60 Km/dia (mais ou menos) sem contar com os fins de semana. Já apanhei com muita chuva, mas mesmo com muita chuva, e o comportamento não deixa de ser muito bom - só poderia ser melhor com uns melhores pneus, que eu acho que nem são assim tão maus quanto isso. O vento é sempre difícil, mas há sempre umas técnicas, e muito cuidado, que ajudam a manter a trajectória segura.

diverte-te e boas curvas,


 
Não basta ver que um jardim é belo, sem ter de acreditar que lá no fundo também esconde fadas?

ZeLuz

  • Visitante
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #2 em: 10 de Abril de 2010, 00:58 »
Estás a falar de cerca de 80km diários com pouco trânsito, com autoestrada, e umas subidinhas manhosas pelo meio...  _Rolley_

Acho que a 125 é um pouco curto... confirmado aliás pela experiência de um amigo meu que faz Ericeira-Alfragide e que tem uma Burgman e diz que a 250 é o mínimo para esse trajecto...

Acho que para aquilo que pretendes com a 125 esse motor andará sempre no limite e a sua longevidade e fiabilidade ficam comprometidos.

joao

  • Visitante
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #3 em: 10 de Abril de 2010, 02:22 »
Boas.

Obrigado pelas vossas respostas.

ZeLuz, compreendo o que diz, de facto, a A8 é sempre a subir e a descer, a estrada nacional não sei como é em termos de subidas, tenho que ir investigar.
Em relação a uma 250, neste momento está fora de questão pelo simples facto de que não tenho carta de mota, logo o máximo que posso ter é uma 125, mas não há nada como ir perguntar por quanto fica tirar a carta, acrescentar o preço de uma 250 ou 300 e fazer as contas, até pode ser que apesar de um investimento maior inicial acabe por poupar a médio prazo, é tudo uma questão de contas :)

Abraços

João

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #4 em: 10 de Abril de 2010, 09:54 »
Concordo com o Zeluz. É muito km seguido para uma 125...

Rapidamente te vais fartar por falta de motor e fazer, por exemplo, 20 km a 80km/h (vel. média) é uma seca... com a agravante de serem ainda mais km e todos os dias.

À pouco tempo estive em Madrid e na estação da Atocha, ao fim de semana, estavam estacionadas umas centenas de scooters, depreendi que os Madrilenos vão de comboio até Madrid e para circularem na cidade usam a scooter. Talvez esta fosse uma opção para ti.

A carta de mota ronda os 400€ se não chumbares.... _lol_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

joao

  • Visitante
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #5 em: 10 de Abril de 2010, 11:54 »
Ok, fui então ver quanto me custa tirar a carta de mota, 350€.

Ajudem-me aqui numa coisita mais, se faz favor, quanto se gasta em média para comprar o capacete e um blusão?

Aqui nas minhas contas estou a por uma sym gts 300i evo a ter um consumo de 4.0 L/ 100 km, digam-me é muito errado ou serve para fazer contas por alto, sendo que a minha opção é a de ir pela estrada nacional de Mafra até Odivelas à calçada de carriche?

Abraços,

João

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #6 em: 10 de Abril de 2010, 14:54 »
Viva João!!


porque não apareces num convívio? Aí tinhas resposta a essas perguntas e a outras...
Eu estou a tirar a Carta A por 300 euros... Um capacete pode ficar-te por menos de 100 euros (depende do que quiseres), umas luvas por mais de 20 euros (depende do que quiseres) e um blusão por menos de 80 euros (depende do que quiseres)... mas tudo isto é vago e depende de vários factores.
 _convivio_


Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #7 em: 10 de Abril de 2010, 22:34 »
Temos um companheiro, o paufer, que é teu vizinho e fazia desde aí até à margem sul todos os dias com uma GTS125, é pena ele ao que sei estar ausente pois seria uma óptima opinião.

De qualquer forma recordo-me de ele estar já a tirar carta e a pensar evoluir, no entanto, a escolha duma 125 neste momento pode ser o passo essencial para perceberes se queres ou não fazer a tua vida sobre 2 rodas. Se o comportamento ao vento pode ser diferente duma 300cc para uma 125cc (até pelo seu peso), o gosto/desgosto de o aguentar, tal como a chuva, depende essencialmente do condutor.

Cumprimentos

alexys_21

  • Visitante
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #8 em: 11 de Abril de 2010, 20:39 »
OLA JOAO

sou de mafra tambem, se quiseres ver a maquina ao vivo ou tirar alguma duvida, diz algo...

tenho uma gts evo e estou muito satisfeito

abraço

joao

  • Visitante
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #9 em: 11 de Abril de 2010, 21:40 »
OLA JOAO

sou de mafra tambem, se quiseres ver a maquina ao vivo ou tirar alguma duvida, diz algo...

tenho uma gts evo e estou muito satisfeito

abraço

Boas vizinho  ;D

É claro que aceito a tua oferta  _lool_ , muito obrigado.

Vais nela para Lisboa todos os dias?

Abraços e obrigado mais uma vez   _pol_

alexys_21

  • Visitante
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #10 em: 12 de Abril de 2010, 12:36 »
BOAS joao

nao vou para lisboa todos os dias, mas sim 3 vezes por semana para cascais

ja fui alguma vezes a lisboa tb, sempre por auto-estrada, a velocidade media de 100km horas, por vezes chego aos 120 mas nao durante muito tempo. demoro cerca de 20/25 minutos de mafra até ao rato (se nao apanhar os sinais todos vermelhos)

se precisares de algo diz

abraço

joao

  • Visitante
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #11 em: 12 de Abril de 2010, 17:24 »
Ando para aqui a remoer o assunto, que acho que deve ser bem remoído na minha opinião e, ajudado pela opinião do RRufino pus-me a pensar:

As minhas aulas só duram mais cerca de 6 semanas, o que quer dizer que compre o que for devo poder ir de mota para lisboa cerca de 4 semanas na melhor das hipóteses.
Tirar a carta de mota já é uma certeza, já lá fui buscar o papel do atestado médico para o médico preencher.
Comprar agora uma gts 125 vai-me proporcionar poder andar de mota, fazer percursos habituais, ir a encontros etc etc e ver como me sinto.

Entretanto, acabo de tirar a carta e aí vem a possivel compra de uma 300.

Vantagem de ter a 125, posso ir andando nela até sair a kymco downtown 300 i ABS. Já falei com o importador e de facto só sai a partir do fim do verão, nunca antes.
Quero muito poder vê-la e poder comparar a gts 300 e a downtown 300.

Não sei porque mas hoje esta parece a melhor opção, com mais uma vantagem, a mulher também concorda  _lol_

Que me dizem, apesar de saber que cada um é cada um e que as opções são sempre pessoais, sobre isto?

Abraços e boas voltas  _pol_

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #12 em: 12 de Abril de 2010, 19:42 »
Penso que fazes um bom raciocínio... _pol_





Offline Paty

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 135
  • Localidade: Cacém
  • Marca: Sym
  • Modelo: Joyride 125 evo
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #13 em: 12 de Abril de 2010, 21:30 »
Se o que está aqui em questão, não é o tirar a carta, porque isso parece ponto acente, também acho que fazes um bom raciocínio e pergunto, a tua mulher tem carta B? Espero que sim! Depois fica com a GTS 125! ;)

joao

  • Visitante
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #14 em: 13 de Abril de 2010, 00:10 »
... e pergunto, a tua mulher tem carta B? Espero que sim! Depois fica com a GTS 125! ;)

Quando conversei com ela sobre isto a resposta foi:

"Nós só temos um carro e se por acaso tiveres que levar o carro, se tiveres uma 125cc eu já não fico apeada e vou na mota, se for a 300 eu já não a posso conduzir"

A juntar a isto, a minha filha que tem apenas 2 anos adora motas eheheh

Acho que a decisão está tomada, venha a 125 para desbundar o verão  ;D

Já agora, que stand recomendam e oficina para as revisões?

Abraços e muito obrigado a todos  _pol_

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #15 em: 13 de Abril de 2010, 10:03 »
Companheiro João,


Já te sentaste numa GTS? Sabes se gostas da posição de condução? Porque não fazes test-drive?
A HM-Motos de Algés tem uma para test-drive... porque não vais experimentar? Ligas 21 412 38 35 e falas com o sr. Hugo Pinto para marcar.
Depois de teres a certeza de que te adaptas à moto, começas então o périplo pelos stands... (inclusive a HM-Motos)...
 _convivio_


ZeLuz

  • Visitante
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #16 em: 13 de Abril de 2010, 11:08 »
A JCG Motos, em Vale Mourão (junto ao IC19/Cacém), também tem uma de test-drive e quer o atendimento quer a assistência (MigTec) têm sido muito bons.
« Última modificação: 13 de Abril de 2010, 11:10 por ZeLuz »

joao

  • Visitante
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #17 em: 13 de Abril de 2010, 13:06 »
Companheiro João,


Já te sentaste numa GTS? Sabes se gostas da posição de condução? Porque não fazes test-drive?


É o que pretendo fazer antes de comprar seja qual mota for  ;)

daniel

  • Visitante
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #18 em: 01 de Junho de 2010, 19:19 »
Muito boa tarde a todos, quero partilhar convosco a minha felicidade, estive esta tarde a reservar uma GTS EVO 125, melhor dizendo, estiva a reservar a GTS de cor preta, porque estava uma no stand Casa Valadas em Évora.
Eram cerca das 15h quando me dirigi ao stand para ver a mota com olhos de ver, isto porque ainda nunca tinha visto nenhuma de perto e poder tocar, sentar, etc. Após algumas voltas ao redor da mota, parecia um maluquinho, pedi algumas informações ao vendedor sobre preços e possiveis ofertas , mas aqui fiquei um pouco desiludido, porque queriam-me oferecer um capacete no valor de 45€, disse logo que não queria e encomendei um airoh, este

que depois daria a diferença, fica-me por 99€ aprox.
Voltando à mota, que é o que mais interessa, ainda não acredito, ainda estou um pouco parvinho com o acontecimento, axo que é normal  _lol_. A mota é de 2010 disse-me o vendedor, que estava ali à 3 dias apenas e que estão outras para chegar. Confesso que fiquei surpreendido com algumas diferenças na mota, nada de muito diferente, mas algumas alterações, refiro-me à protecção do escape e ao proprio escape, já não é assim
,
que no meu entender era muito feio, agora é totalmete cromado e já não tem aquela ponteira que desculpem-me a expressão mas mais parecia uma "pilinha". Estive a googlar mas não encontrei nenhuma imagem para vos mostrar como está agora. Outra diferença que me pareceu, sublinho pareceu, foi o banco, da-me a ideia de ter mais picotados em todo ele, mas talvez fossem dos meus olhos pois estava a " comer " a mota com os olhos  _lol_.
Só me resta aquardar pela matricula e na proxima segunda ou terça feira já a posso ir buscar, ai sim, vou esmiuça-la ao pormenor e partilhar convosco com muitas fotos.
Abraço a todos, fiquem bem

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #19 em: 01 de Junho de 2010, 19:29 »
Parabéns Companheiro! _pol_


Realmente as últimas GTS 125 evo que têm aparecido possuem ligeiras diferenças relativamente às mais antigas... segundo a informação que me deram isso tem a ver com o facto de serem modelo francês, pois as motas esgotaram em Portugal e foi necessário ir buscar reforços a França.
 _convivio_


daniel

  • Visitante
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #20 em: 01 de Junho de 2010, 19:46 »
Parabéns Companheiro! _pol_


Realmente as últimas GTS 125 evo que têm aparecido possuem ligeiras diferenças relativamente às mais antigas... segundo a informação que me deram isso tem a ver com o facto de serem modelo francês, pois as motas esgotaram em Portugal e foi necessário ir buscar reforços a França.
 _convivio_



Desconhecia essa noticia de que tinham esgotado cá , sendo assim e já que a minha é francesa, ma moto est très belle  _lool_

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #21 em: 01 de Junho de 2010, 21:21 »
Parabéns daniel, ainda não tinha ouvido falar dessas diferenças, pelo que percebo o escape será outravez igual ao modelo não EVO, será?

Agora diz-me outra coisa, supostamente então já se está também a vender a nova cor das sym, um cinzento/preto baço, ou não?

Diverte-te!
« Última modificação: 01 de Junho de 2010, 21:22 por RRufino »

alexys_21

  • Visitante
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #22 em: 01 de Junho de 2010, 21:24 »
ola companheiro daniel

antes demais parabens pela compra...

como lhe tinha dito anteriormente sou de mafra e teria todo os gosto de lhe mostrar a minha.

espero que aparece nos encontros com o pessoal, assim sendo ja tenho companhia a partir de mafra

cumprimentos

pa: se precisar de algo, estou sempre por mafra e dizer algo

daniel

  • Visitante
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #23 em: 01 de Junho de 2010, 21:35 »
Parabéns daniel, ainda não tinha ouvido falar dessas diferenças, pelo que percebo o escape será outravez igual ao modelo não EVO, será?

Agora diz-me outra coisa, supostamente então já se está também a vender a nova cor das sym, um cinzento/preto baço, ou não?

Diverte-te!

referes-te a esta cor?


Não sei se irá  ser comercializada cá com esta cor, mas que o pessoal as ia esgotar nao tenho dúvidas, a mota assim está brutal  _palmas_

daniel

  • Visitante
Re: Aquisição de SYM GTS EVO 125
« Responder #24 em: 01 de Junho de 2010, 21:38 »
ola companheiro daniel

antes demais parabens pela compra...

como lhe tinha dito anteriormente sou de mafra e teria todo os gosto de lhe mostrar a minha.

espero que aparece nos encontros com o pessoal, assim sendo ja tenho companhia a partir de mafra

cumprimentos

pa: se precisar de algo, estou sempre por mafra e dizer algo

Adorava participar nos vossos passeios, mas não me tou a ver ir até mafra numa 125cc, ainda fica bastante longe de Évora, mas nunca se sabe  _pensador_ , agradeço as boas vindas, quando tiver a mota, lá para terça feira irei colocar fotos da minha preta linta  _lool_