Autor Tópico: Wind Chill - Velocidade vs Temperatura  (Lida 7794 vezes)

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Wind Chill - Velocidade vs Temperatura
« em: 16 de Janeiro de 2012, 15:42 »
Já ando à algum tempo para colocar este Tópico, mas faltava-me a informação, que não me lembrava onde tinha visto.
Como não encontrei mesmo, fui pesquisar de novo e afinal encontrei (estava mais perto que pensava).

Tento como referência que a velocidade do vendo é a velocidade a que circulamos na moto, acho bastante interessante ver e ter a noção da descida da temperatura. É o chamado "Wind Chill"

Por exemplo, se estiverem 10º andarmos nas nossas motos a 70 km/h, a temperatura é metade, isto é 5º. Mas a relação não é sempre tão directa.

Podem consultar mais velocidades aqui:

http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/ambiente_atmosferico/indice_biometeorologicos/windchill/index.html?page=wc_valor.xml

Pena que não permite colocar temperaturas acima dos 10º.

Fonte do simulador: http://www.meteo.pt
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Wind Chill - Velocidade vs Temperatura
« Responder #1 em: 16 de Janeiro de 2012, 15:47 »
Muito bom, Varela.

Obrigado.
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

ElChiquitito

  • Visitante
Re: Wind Chill - Velocidade vs Temperatura
« Responder #2 em: 16 de Janeiro de 2012, 16:03 »
Muito bom....Isto leva-me a pensar em barrar a parte exposta ao vento das luvas, com Sebo...não só impermeabiliza...como evita o fresquinho entre e o quentinho saia!!  _lol_
 scooter_

azambujeiro

  • Visitante
Re: Wind Chill - Velocidade vs Temperatura
« Responder #3 em: 02 de Fevereiro de 2012, 14:43 »
Curti esta info. Obrigado por partilhares. _pol_

digital-jesus

  • Visitante
Re: Wind Chill - Velocidade vs Temperatura
« Responder #4 em: 02 de Fevereiro de 2012, 18:20 »
Muito bom....Isto leva-me a pensar em barrar a parte exposta ao vento das luvas, com Sebo...não só impermeabiliza...como evita o fresquinho entre e o quentinho saia!!  _lol_
 scooter_

Com molho de leitao _lool_ Só o cheirinho abre logo apetite para uns tintos  _vinho_ _vinho_

Offline José Paulo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2011
  • Mensagens: 712
  • Localidade: Miratejo-Corroios
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: Xevo 250 i.e.
Re: Wind Chill - Velocidade vs Temperatura
« Responder #5 em: 02 de Fevereiro de 2012, 18:28 »
Perante esta informação, em vez de aspirador, vou mas é de aquecedor à Expo Batalha.

Obrigado Paulo pela Partilha.

Cumprimentos

J. P.
Na vida temos um antes, um durante e um depois.
Por isso, pense antes e aproveite durante para não se arrepender depois.

helio69

  • Visitante
Re: Wind Chill - Velocidade vs Temperatura
« Responder #6 em: 02 de Fevereiro de 2012, 18:59 »
Fiz a simulação com a temperatura mais baixa com que até agora saí de casa: 4 graus negativos = wind chill -16º graus!!!! ???_ scooter_

ElChiquitito

  • Visitante
Re: Wind Chill - Velocidade vs Temperatura
« Responder #7 em: 02 de Fevereiro de 2012, 21:20 »
Com molho de leitao _lool_ Só o cheirinho abre logo apetite para uns tintos  _vinho_ _vinho_


Bom...já sei que se um dia destes passar por algum companheiro que vai com os queixos colado ao guiador a lamber as luvas avidamente.....que és tu,  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Bem vistas as coisas.....até temos por aqui malta com jeito para os bricos, para montar umas pipas no lugar das malas laterais!!  _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_


Obs....acho que ainda vou levar algum aviso...por estar a fugir do tópico....

interceptor

  • Visitante
Re: Wind Chill - Velocidade vs Temperatura
« Responder #8 em: 17 de Novembro de 2013, 22:05 »
Este tópico se calhar passou ao lado de muita gente mas pessoalmente considero que esta informação bastante útil e dada a altura do ano em que estamos achei que devia trazer este assunto para cima para escrevermos algo.

Deixo o link atualizado do ipma: http://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/amb.atmosfera/index.bioclima/index.html?page=wc.xml

tparracho

  • Visitante
Re: Wind Chill - Velocidade vs Temperatura
« Responder #9 em: 22 de Novembro de 2013, 12:28 »
Pois, de facto sentimo-lo na pele, mas é diferente quando vemos a temperatura que sentimos ao circular a uma determinada velocidade. _confuso_

No ano passado, naqueles dias bem frios que tivemos em Janeiro, fui por gasolina na bomba da repsol da 2ª circular, como tava frio não tirei a máscara, o rapaz ficou a olhar para mim com um ar de assustado, devia pensar que ia assaltar a bomba ou algo do género  _lol_

Dinispalma

  • Visitante
Re: Wind Chill - Velocidade vs Temperatura
« Responder #10 em: 22 de Novembro de 2013, 12:30 »
Informação interessante e sempre útil. _convivio_

paulodio21

  • Visitante
Re: Wind Chill - Velocidade vs Temperatura
« Responder #11 em: 22 de Novembro de 2013, 12:47 »
Hoje saí de casa estavam -1, ando sempre velocidade média 80 kmh, seguindo essa lógica na verdade estavam uns -6º ;)

paulo hadyk

  • Visitante
Re: Wind Chill - Velocidade vs Temperatura
« Responder #12 em: 22 de Novembro de 2013, 22:16 »
Ontem qd saí estavam uns módicos 6º na garagem, que, em andamentose transformaram em 1º......tava frescote...

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Wind chill - Velocidade vs Temperatura
« Responder #13 em: 01 de Novembro de 2018, 15:00 »
A variação da sensação da temperatura em função da velocidade do vento interessa-nos.
Sugiro uma leitura no site do ipma:
http://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/amb.atmosfera/index.bioclima/index.html?page=wc.xml

Notícia em http://www.lerepairedesmotards.com/dossiers/temperature-ressentie.php


Em meteorologia as temperaturas anunciadas pela Météo France sistematicamente correspondem a temperaturas "sob abrigo" e são tomadas a 1,5 metros do solo em um abrigo perfurado. É claro que essas temperaturas não levam em conta outras condições: sol, vento ou humidade, que desempenham um papel importante nas sensações de todos.

Assim, os valores anunciados podem ser sentidos de maneira muito diferente dependendo das condições. No inverno, o vento desempenha um papel importante, pois varre a fina camada de ar quente que se forma acima da pele e, portanto, aumenta a sensação de frio. No entanto, esse fenômeno chamado resfriado pelo vento diz respeito apenas às partes do corpo que não são cobertas por uma peça de roupa. O uso de equipamento completo e à prova do vento é essencial quando você anda de mota no inverno.

Uma fórmula matemática permite estimar a temperatura sentida em função da temperatura do ar e da velocidade do vento. O cálculo do " wind chill " é ainda mais importante em países propensos ao frio, como o Canadá, enquanto abaixo de uma sensação de 2,7 ° C, o risco de congelamento aumenta exponencialmente.

O vento frio pode ser transposto para o uso de uma mota ou uma scooter, uma vez que a velocidade do veículo, necessariamente, leva à exposição ao ar.Além disso, os valores indicados são apenas indicativos e não levam em conta o vento. O sentimento não será o mesmo ao dirigir a 50 km / h com um vento de 10 km / h face ou 20 km / h de volta. (ver explicação do IPMA acima ou cálculo do valor)

« Última modificação: 02 de Novembro de 2018, 18:51 por Admin22 »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"