Autor Tópico: [GTS 125 Evo] Mudança de óleo entre revisões  (Lida 7927 vezes)

LuisRomao

  • Visitante
[GTS 125 Evo] Mudança de óleo entre revisões
« em: 20 de Janeiro de 2010, 01:08 »
Olá companheiros, na semana passada levei a sym gts à revisão dos 3.000 kms, juntamente com o livrinho carimbado o mecanico entregou-me um papel com um plano com as revisões, igualzinho ao que vem no manual da mota.
o que me chamou à atenção foi que no Plano que vem no manual o intervalo entre mudanças de oleo ser 3.000 km's e no que me entregaram o intervalo é de 1.000kms.
Após leitura atenta do manual, a certa altura está escrito que a 1ª mudança é ao 300km e depois de 1.000 em 1.000 daí em diante.
Nos sites estrangeiros também parece existir alguma confusão.....
Afinal o oleo é para mudar com que regularidade ????
 _pensador_ _pensador_ _pensador_ _pensador_ _pensador_
« Última modificação: 27 de Março de 2011, 00:45 por paufer »

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Mudança de oleo entre revisões
« Responder #1 em: 20 de Janeiro de 2010, 13:51 »
Bem metida Luís, a tua dúvida vem a propósito, com a minha SW acontece algo semelhante, no livrinho das manutenções diz que a Scooter deve fazer uma revisão de 6 em 6000kms e o óleo deve ser mudado de 12 em 12000kms, os concessionários contradizem o livrinho e dizem que o óleo é para mudar de 6 em 6000kms. Ao expôr a minha dúvida à oficina e falar-lhes de que no livrinho a periodicidade de mudança do óleo é mais longa, a resposta "dos vários que consultei" é que a responsabilidade se mudarem o óleo de 12 em 12000kms é do Proprietário da máquina. Será que o que pretendem é clientes mais assíduos na oficina?
Logo que a SW passe do periodo da garantia, serei eu a mudar o óleo e de 12 em 12.
Membro CPM nº5

ZeLuz

  • Visitante
Re: Mudança de oleo entre revisões
« Responder #2 em: 20 de Janeiro de 2010, 14:58 »
Mudar o óleo de 1000 em 1000 parece-me um pouco d€mais...  _policia_

Relativamente ao óleo, o que o manual da Sym GTS 125 Evo diz é:

- aos 300km = mudança
- cada 1000km ou 1 mês = inspecção
- cada 3000km ou 3 meses = mudança

Os mecânicos podem dizer muita coisa mas normalmente generalizam demais, às vezes ignorando até que se trata de diferentes tipos de motos...  _Rolley_ ... deve-se isso sim cumprir à risca aquilo que o fabricante recomenda para cada modelo específico.

Só não mudei ao 300km porque pareceu-me demasiado curto... e confiando que a maxi foi devidamente verificada antes de me ser entregue.  _pensador_

 _pol_

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Mudança de oleo entre revisões
« Responder #3 em: 20 de Janeiro de 2010, 15:21 »
por ferro:
Citar
Já se está a ver que a confusão está instalada...

Amigo ferro, penso que não se instalou confusão alguma, a troca de conhecimento/experiência deste tipo, enriquece não só o conhecimento dos MaxiCompanheiros, como também o forum Clube. Assim a Rapaziada vê que não está só, que há mais malta com as mesmas dúvidas e ao ficarem mais esclarecidos, podem tomar atitudes mais decisivas perante as oficinas.
 
AbraçoKota
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2010, 15:43 por kota »
Membro CPM nº5

Offline Tourister

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2010
  • Mensagens: 834
  • Marca: Aprilia
  • Modelo: Scarabeo 500 Gt
Re: Mudança de oleo entre revisões
« Responder #4 em: 20 de Janeiro de 2010, 15:27 »
Relativamente ao óleo, o que o manual da Sym GTS 125 Evo diz é:

- aos 300km = mudança
- cada 1000km ou 1 mês = inspecção
- cada 3000km ou 3 meses = mudança


Quanto a esta matéria o que me foi dito na oficina é o que consta na citação do Companheiro ZeLuz.

Deste modo, dado que mudei o óleo ao 500Km, irei proceder a cada 1000 Km à inspecção do nível do óleo, sendo que irei mudar o mesmo aos 3500 Km.

Um abraço
Atentamente

Tourister

Retwingo

  • Visitante
Re: Mudança de oleo entre revisões
« Responder #5 em: 21 de Janeiro de 2010, 11:06 »
Mudar o óleo de 1000 em 1000 parece-me um pouco d€mais...  _policia_

Relativamente ao óleo, o que o manual da Sym GTS 125 Evo diz é:

- aos 300km = mudança
- cada 1000km ou 1 mês = inspecção
- cada 3000km ou 3 meses = mudança

 
Os mecânicos podem dizer muita coisa mas normalmente generalizam demais, às vezes ignorando até que se trata de diferentes tipos de motos...  _Rolley_ ... deve-se isso sim cumprir à risca aquilo que o fabricante recomenda para cada modelo específico.

Só não mudei ao 300km porque pareceu-me demasiado curto... e confiando que a maxi foi devidamente verificada antes de me ser entregue.  _pensador_

 _pol_

No stand onde comprei a minha dizeram-me para "aparecer" por lá aos 1000 km. E é isso que farei.

ZeLuz

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo] Mudança de óleo entre revisões
« Responder #6 em: 21 de Janeiro de 2010, 15:53 »
Penso que a revisão e mudança de óleo aos 300km terá a ver com prevenir um mau acondicionamento da moto antes da entrega ao proprietário.

Provavelmente, em muitos casos as motos são entregues ao proprietário exactamente como saem de fábrica, sem os níveis de óleo no máximo, com problemas derivado do transporte e em alguns casos sem o devido controle de qualidade de fábrica (especialmente as chinesas e afins).

Olhando estas situações acho uma boa medida essa revisão antecipada, embora em rigor devesse ser efectuada aos 0kms.  _pol_
« Última modificação: 27 de Março de 2011, 00:45 por paufer »