Autor Tópico: [SYM] Mudar a correia a Maxi  (Lida 20776 vezes)

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
[SYM] Mudar a correia a Maxi
« em: 13 de Janeiro de 2012, 18:30 »
 Não sao precisas muitas ferramentas para mudar uma correia.
Precisamos de um alicate especial para prender a embraiagem e o variador.
Uma chave de rodas dos carros.
Um tijolo, lool
E mais umas chaves de roquete para retirar porcas e afins.

Retira-se a caixa exterior da transmissão:


By nunompires at 2012-01-13

Devemos retirar os parafusos da caixa de ar, que estão sobrepostos aos parafusos da tampa da transmissão (neste caso a GTS, tem que se retirar os parafusos inferiores que prendem a caixa de filtro de ar ao chassis da mota).


By nunompires at 2012-01-13

A tampa fica exposta, temos que retirar todos os parafusos da caixa de metal.


By nunompires at 2012-01-13

Depois de retirados todos os parafusos, eu disse todos, vamos dando pancadas na tampa, ela esta meio presa porque se encontra encaixada num rolamento que já mostro a seguir: (rolamento com a seta vermelha, o meu encontra-se gripado)


By nunompires at 2012-01-13

A parte que encaixa dentro do rolamento, assinalada com seta a vermelho.


By nunompires at 2012-01-13

Passamos a desmontagem do variador. Encaixa-se o alicate nos dois buraquinhos que o variador tem para o efeito e damos ao pedal, na chave de rodas para carro. Convém alguém se sentar em cima da Maxi, lool, eu prendi o alicate ao descanso da mota, ficou a fazer pressão lá. Mas também podia utilizar um tijolo.


By nunompires at 2012-01-13

Retirado a tampa do variador, fica exposta a poli interna, esta poli deve ser também retirada, pois e la dentro que temos os roletes da mota.


By nunompires at 2012-01-13

Desmontamos a embraiagem:


By nunompires at 2012-01-13

Os roletes:


By nunompires at 2012-01-13





By nunompires at 2012-01-13

Embraigem retirada:


By nunompires at 2012-01-13

A embraiagem:


By nunompires at 2012-01-13

A campânula:


By nunompires at 2012-01-13

A embraiagem ja limpa e lubrificada, limpei o interior da embraigem onde se encontra a seta vermelha e meti massa consistente nova:


By nunompires at 2012-01-13

Montamos primeiro a embraiagem e a seguir o variador apertamos bem tudo, com força e ja esta, depois de tudo bem limpo.


By nunompires at 2012-01-13

Podem consultar os seguintes vídeos para retirar duvidas.

&feature=related

Abraços








« Última modificação: 27 de Junho de 2014, 10:50 por M.Careca »
[/URL]

gonçalves

  • Visitante
Re: Mudar a correia a Maxi
« Responder #1 em: 13 de Janeiro de 2012, 18:35 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_


companheiro excelente tópico   _pol_ _pol_  certamente vai ajudar alguns companheiros.  _pol_ _pol_ _pol_



Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Mudar a correia a Maxi
« Responder #2 em: 13 de Janeiro de 2012, 18:47 »
Ressalva que estes são roletes Dr. Pulley, tem um formato diferente, a sua duração é maior, por isso não os troquei, só os limpei, os originais são redondos.
[/URL]

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Mudar a correia a Maxi
« Responder #3 em: 14 de Fevereiro de 2012, 11:31 »
Viva!

Mais um excelente tuto!

Tenho de arranjar esse alicate maluco!!!!
Estou a pensar em ser eu a fazê-lo. Pelo que me estive a informar custa uns €25. É mt guita!

Bom! Ainda falta uns 12000kms para trocar a correia, segundo a minha média, ainda tenho 1,5 anos para arranjar o alicate! :)

abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Manhas

  • Visitante
Re: Mudar a correia a Maxi
« Responder #4 em: 14 de Fevereiro de 2012, 11:50 »
Eu suspeito que terei de fazer isso à minha em breve. Já tenho orçamento para a correia mas confesso que estou receoso de ser eu a fazê-lo.
 
O procedimento é simples ou mais vale a pena perder o amor a uns € e levar a uma oficina para fazerem o serviço?

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Mudar a correia a Maxi
« Responder #5 em: 14 de Fevereiro de 2012, 12:10 »
O procedimento é super simples. A 1 vez demora mais tempo, se tiveres a dita chave especial, ou alicate que tenho ai, bastam essas ferramentas.
Para o fazeres aconselho teres uma mão amiga, ou seja não o faças sozinho, eu preciso sempre de outra pessoa.
Se não tiveres o alicate, uma chave de impacto faz o serviço, mas como são caras como tudo, eu comprei o alicate. Sempre poupo 50 euros de mão de obra, pois levam-me sempre duas horas no procedimento.
A ter em conta é sempre na montagem, tudo no lugar e um bom aperto nas porcas (variador e embraiem), se tiveres chave dinametrica, espeta-lhe 11 kg, se não tiveres pegas na cruzeta das chaves de rodas do carro e apertas como se apertasses  a porca de uma roda a um carro. ;)
Como podes reparar eu utilizei o mínimo de ferramentas especiais para estar ao alcance de todos. O alicate encontra-se por 12 euros. Pode-se comprar no ebay e em lojas de ferramentas especializadas.

Abraço
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2012, 12:14 por nunompires »
[/URL]

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Mudar a correia da Maxi
« Responder #6 em: 14 de Fevereiro de 2012, 12:30 »
Excelente informação.

Apesar de existirem pequenas diferenças o procedimento é genérico e transversal a todas as maxis.

CCM: pede o alicate emprestado ao Nuno... assim fica-te mais barato... ;)

no ebay tens esta por cerca de 14/15 euros: LINK


mas a do Nuno é muito melhor...
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2012, 12:33 por Ferro »


Manhas

  • Visitante
Re: Mudar a correia a Maxi
« Responder #7 em: 14 de Fevereiro de 2012, 12:49 »
Hummm, estou a ver que temos de organizar uma tertúlia mecânica para um fim de semana destes.

Offline Tourister

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2010
  • Mensagens: 834
  • Marca: Aprilia
  • Modelo: Scarabeo 500 Gt
Re: Mudar a correia a Maxi
« Responder #8 em: 14 de Fevereiro de 2012, 12:59 »
Hummm, estou a ver que temos de organizar uma tertúlia mecânica para um fim de semana destes.

Confesso que em função dos tempos, essa ideia poderá representar uma verdadeira mais-valia para os Companheiros que detêm gosto/jeito pela mecânica e, eventualmente, já não detenham as suas Maxis abrangidas pela garantia (as que estão em período de garantia, aconselho que esses trabalhos possam ser realizados por profissionais).
Atentamente

Tourister

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Mudar a correia a Maxi
« Responder #9 em: 14 de Fevereiro de 2012, 15:06 »
Boas

Já tenho visto em certos sites a ferramenta para bloquear o variador, que pode atingir +- 30€ já com portes.

O problema é a chave dinamétrica !!! Na ausência dela e assim como quem não tiver uma chave de impacto, como fazer para acertar com o binário certo de aperto?

Já vi chaves din. a custarem mais de 200€.
Nisto de variadores e apertos, nunca facilitando! A recomendação do fabricante é importante.

Cumps para todos.
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


vasco

  • Visitante
Re: Mudar a correia a Maxi
« Responder #10 em: 14 de Fevereiro de 2012, 15:50 »
Parece facil   _Rolley_ tenho de exprimentar faze-lo , se precisar de ajuda, já sei com quem falar , grande nuno parabens pelo excelente tópico , pode continuar a mostrar mais sobre a mecanica das nossas scooters  scooter_  , obrigado!

sacg

  • Visitante
Re: Mudar a correia a Maxi
« Responder #11 em: 14 de Fevereiro de 2012, 21:48 »
  Só gostaria de fazer uma ressalva , que utilizassem cola de roscas quer na porca do variador quer no da embraiagem.

digital-jesus

  • Visitante
Re: Mudar a correia a Maxi
« Responder #12 em: 14 de Fevereiro de 2012, 21:59 »
Para a ferramenta, com banda de 25 ou 30*5mm, 3 parafusos m6 de 25 ou 30  mm, 6 porcas e 3 anilhas fazem  a festa por menos de 2 euros. Eu fiz uma e akilo não falha e é universal.Se n tem chave dinamometrica e não tem a sensibilidade da força que fazem, é simples: antes de desapertar os parafusos, marcam-nos com um marcador, isto é fazem uma linha que apanhe o eixo e o parafuso. Quando apertarem, basta fazer coincidir as duas linhas e assim fica certo  _pol_. Um abraço

Joaocruz

  • Visitante
Re: Mudar a correia a Maxi
« Responder #13 em: 14 de Fevereiro de 2012, 22:56 »
Muito bom tópico Nuno e deais.
Confesso que gosto de mecânica e dá-me "pica" fazer eu as coisas. Claro que enquanto a scooter estiver na garantia, não lhe toco, mas depois quero ver se aprendo (mais) umas coisas e começo eu a fazer a manutenção e por dois motivos: porque gosto e porque largar 100/200 EUR por revisão para fazer nela coisas que até me podm dar gozo. Depois invisto esse dinheiro nos passeios, que isso dá ainda mais gozo.
Quando comecei no mundo das motos/scooters, comprei uma Vespa PK 50 XLS e foi uma dupla aventura. O mundo das motos e o da mecânica. Os motores a 2 tempos são mais fáceis de "mexer" do que os 4 tempos e quase todo os meses andava a abrir o cilindro para limpar o carvão e por curiosidade e com a ajuda de uns ex-mecânicos do Vespa Club aprendi muita coisa.
Nos 4 tempos...nem as válvulas sei afinar.
Temos de marcar uns fins de semana/tertúlias com alguem que tenha algo para arranjar/modificar, para nos encontramos e o Nuno ou pessoas como o Nuno nos ensinarem tudo o que sabem sobre as "nossas meninas".
E em relação a ferramentas especiais de dificil acesso/aquisição (chaves dinamométricas, alicates especiais para os variadores, sacas/Extractores, etc), se realmente muitas delas forem universais (dão para todas as scooters), porque não comprar em conjunto ou sempre que se precisar, pede-se emprestado e paga-se una contribuição simbólica ao propriétario da mesma. Sai mais barato pagar o aluguer de por exemplo 5 EUR por uma ferramente especial de alguem nesse dia (e que só vou precisar passados uns 2 anos, por exemplo) do que estar a comprar ferramentas para usar de 2 em 2 anos.
Deixo este assunto em aberto, pode ser que alguem mais queira pegar nele.

malheiro71

  • Visitante
Re: Mudar a correia a Maxi
« Responder #14 em: 06 de Novembro de 2013, 10:46 »
Boas pessoal
Adorei a explicação pois a conta da troika vou eu ter mesmo que fazer!!!! O meu problema e saber qual a correia e o roletes para a minha sym gts 300i pois olho, olho e olho....e leigo com sou nao sei qual e... Alguem me pode dar uma sugestao/ idia de qual e a correia e os roletes como se eu tivesse 4 anos?looool
Abraçao

aseravat

  • Visitante
Re: Mudar a correia a Maxi
« Responder #15 em: 09 de Novembro de 2013, 23:09 »
Boas

Tenho uma questão, a correia tem posição para se colocar, tipo correia de distribuição dos automóveis ? Ou é só colocar no sítio e pronto ?

Abreijose boas curvas

interceptor

  • Visitante
Re: Mudar a correia a Maxi
« Responder #16 em: 10 de Novembro de 2013, 10:14 »
Nem a correia de distribuição têm pontos para a aplicação, o que têm de ficar no ponto é o motor e respetivas polis ou carretos. No caso da correia de transmissão é o mesmo, é só aplicar e já está!

Offline macanudo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 177
  • Localidade: Santa Iria de Azoia
  • macanudo = Carlos
  • Marca: NC
Re: Mudar a correia a Maxi
« Responder #17 em: 10 de Novembro de 2013, 19:20 »
...
 No caso da correia de transmissão é o mesmo, é só aplicar e já está!

Mas deve ser respeitado o sentido de rotação que vem indicado na correia.

Para desapertar/apertar a embraiagem dispenso o "alicate especial", aperto com firmeza o travão de traz (hehehe) , para o variador fiz o "alicate especial"  com 3 porcas+parafusos o dois pedaços de ferro (baratissimo).
Chave dinamómetro por enquanto é emprestada mas quando aparecer no lidl (por ex.) compro uma.
Em Portugal circula-se á direita !!
         E os Portugueses ??