Autor Tópico: Vida útil de uma maxiscooter 125?  (Lida 23749 vezes)

bcolaco

  • Visitante
Vida útil de uma maxiscooter 125?
« em: 11 de Janeiro de 2012, 00:51 »
Boas companheiros,

alguém me sabe dizer qual a vida útil de uma maxiscooter 125 em condições normais de utilização (sem grandes esticões e com as revisões todas em dia)? Isto é, com uma média diária de 80km percorridos, quantos anos posso eu contar com um motor de uma 125?

Obrigado a todos,


digital-jesus

  • Visitante
Re: Vida útil de uma maxiscooter 125?
« Responder #1 em: 11 de Janeiro de 2012, 10:10 »
Boas companheiros,

alguém me sabe dizer qual a vida útil de uma maxiscooter 125 em condições normais de utilização (sem grandes esticões e com as revisões todas em dia)? Isto é, com uma média diária de 80km percorridos, quantos anos posso eu contar com um motor de uma 125?

Obrigado a todos,

o tempo que quizeres, pois basta só substituir o que for mecessário. Tenho , por ex uma yamaha A6 de 1966 que tem a minha idade. 45 anos. O meu pai comprou-a na semana em que nasci. Tem mais de 500 000 km (meio milhao) e levou as peças necessárias para que continuasse a funcionar em condiçoes. A pergunta que eu te devolvo é: Durante quanto tempo não te fartas dela.?

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Vida útil de uma maxiscooter 125?
« Responder #2 em: 11 de Janeiro de 2012, 17:19 »
Viva!

[...]Tem mais de 500 000 km (meio milhao) [...]

Interessante??!!!  _pensador_ _pensador_

Se Porto Santo tem 12kms de ponta a ponta. Para percorrer 500 000kms tiveste de dar 20 833 voltas à ilha!!!!  _confuso_

Já estou zonzo  :o com tanta volta!!!!  ;D

O percurso efetuado já deve ter uma vala com 1 metro de fundo. Tipo a do Tio Patinhas!!!!  _lol_ _lol_ _lol_

Voltando ao tópico também respondo com a mesma pergunta:

A pergunta que eu te devolvo é: Durante quanto tempo não te fartas dela.?

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

digital-jesus

  • Visitante
Re: Vida útil de uma maxiscooter 125?
« Responder #3 em: 11 de Janeiro de 2012, 18:08 »
Viva!

Interessante??!!!  _pensador_ _pensador_

Se Porto Santo tem 12kms de ponta a ponta. Para percorrer 500 000kms tiveste de dar 20 833 voltas à ilha!!!!  _confuso_

Já estou zonzo  :o com tanta volta!!!!  ;D

O percurso efetuado já deve ter uma vala com 1 metro de fundo. Tipo a do Tio Patinhas!!!!  _lol_ _lol_ _lol_

Voltando ao tópico também respondo com a mesma pergunta:

Abraço ;)

A yamaha nem sequer está aqui nem conhece esta ilha. Agora como será que tem esta kilometragem? E continua a somar, pois segundo sei faz cerca de 35 km/dia?Anda lá.. tu consegues _pensador_

Eu na ilha de 12 km faço 15 000 por ano :)
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2012, 18:21 por digital-jesus »

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Vida útil de uma maxiscooter 125?
« Responder #4 em: 11 de Janeiro de 2012, 18:23 »
Viva!

Então se esses kms todos foram feitos na ilha da Madeira valem por milhão e meio!!!! Aquilo é só montes e vales...  ;D Não há uma estrada plana com mais de 500m!!!!  _pensador_

A outra hipótese é a magana estar aqui no continente????!!! _pensador_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

digital-jesus

  • Visitante
Re: Vida útil de uma maxiscooter 125?
« Responder #5 em: 11 de Janeiro de 2012, 18:37 »
Viva!

Então se esses kms todos foram feitos na ilha da Madeira valem por milhão e meio!!!! Aquilo é só montes e vales...  ;D Não há uma estrada plana com mais de 500m!!!!  _pensador_

A outra hipótese é a magana estar aqui no continente????!!! _pensador_

Abraço ;)

Sou perto de coimbra e o meu pai ainda a conduz  _pol_ Abraço _convivio_

AMDista

  • Visitante
Re: Vida útil de uma maxiscooter 125?
« Responder #6 em: 11 de Janeiro de 2012, 22:00 »
afinal, ha mais gente de Coimbra aqui registado do que se aparenta...

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Vida útil de uma maxiscooter 125?
« Responder #7 em: 17 de Janeiro de 2012, 15:57 »
A minha sh125 fez em 6 anos perto de 80000km sempre de punho a fundo!!! Se calhar tive sorte...
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

Mpenas

  • Visitante
Re: Vida útil de uma maxiscooter 125?
« Responder #8 em: 17 de Janeiro de 2012, 16:52 »
Acho que como tudo na vida... depende da estima de cada um... se bem que há marcas mais susceptíveis de avariar que outras, mas nada como uma boa manutenção e qualquer veículo que seja dura uma vida se nós quisermos...

Na casa dos meus pais tenho uma casal boss de 84 dos tempos de puto e uma morini de 73 que o meu pai sempre teve, e ambas ainda trabalham, a morini com o mesmo motor de origem, só levou o essencial até hoje... velas e essas coisas, e ainda hoje em dia ele ao domingo vai nela comprar o jornal e beber o seu cafézinho :)


TodayAdventure

  • Visitante
Re: Vida útil de uma maxiscooter 125?
« Responder #9 em: 17 de Janeiro de 2012, 16:56 »
A pergunta que eu te devolvo é: Durante quanto tempo não te fartas dela.?

Uma óptima pergunta! De facto é mais comum, na vida real, os donos fartarem-se das motos e trocarem-nas por outra qualquer, do que estas "morrerem de morte natural". Estou totalmente de acordo com Jesus Digital!  _pol_

Há um casal de australianos que viaja pelo mundo numa Harley de 1994, desde 1996. Já estiveram em todos os países reconhecidos pela ONU e ainda não pararam. Esta é presumivelmente a moto mais viajada do mundo (no sentido em que esteve em mais países). Tem mais de 600.000 kms e em entrevistas o casal diz que não tem qualquer intenção de a "reformar" e trocar por outra. Podem conferir aqui: http://www.horizonsunlimited.com/forwood/ .

Claro que uma 125 está sujeita a esforços que uma moto de alta cilindrada não "vê", mas como diz Jesus, é sempre e apenas questão de ir substituindo as peças que chegam ao fim da vida. Enquanto se resistir às tentações do marketing que nos alicia com novas propostas, a máquina durará.

Zé Paulo.

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Vida útil de uma maxiscooter 125?
« Responder #10 em: 17 de Janeiro de 2012, 18:47 »
Bem eu antes de ter a Xmax, tive uma Yamaha DT50LCE de 2000, que na minha mão durou 11 anitos, contando com 82000km.

Foi a minha primeira montada (tive-a aos 14 anos), foi professora e companheira de muitas aventuras. Sempre toda de origem, todos os dias pegou sem qualquer problema. Lembro-me que de desgaste levou 2 cilindros, cambota, etc. Bomba de agua, juntas, etc. Mas fora isso era so meter oleo e gasolina e prego a fundo eheheh.

Hoje com muita pena minha ja nao a tenho, mas praticamente todos os dias a vejo passar de otima saude aqui na Aldeia eheh  ;)

Quer queiramos quer nao, as máquinas duram mais que nós, pois as suas peças são muito mais faceis de substituir do que as nossas  _anjo_

zemanel120

  • Visitante
Re: Vida útil de uma maxiscooter 125?
« Responder #11 em: 17 de Janeiro de 2012, 23:40 »
 scooter_Amor com amor se paga,trata-a bem que ela corresponde com muito prazer...é como tudo depende como a tratamos revisões modo de condução enfim tudo o que toda a gentinha sabe principalmente quando ele custa a ganhae...digo eu scooter_ _slb_ _slb_ _slb_

Virgílio

  • Visitante
Re: Vida útil de uma maxiscooter 125?
« Responder #12 em: 18 de Janeiro de 2012, 14:16 »
Quer queiramos quer nao, as máquinas duram mais que nós, pois as suas peças são muito mais faceis de substituir do que as nossas  _anjo_
Muito bem. Aqui está uma grande verdade.
 
Apesar de termos de ter sempre o devido cuidado com as revisões e substituição de peças na altura certa.
E, já agora, a qualidade/marca da 125 também me parece uma variável a ter em conta.
cumps

bcolaco

  • Visitante
Re: Vida útil de uma maxiscooter 125?
« Responder #13 em: 16 de Março de 2012, 13:50 »
Ok, Muito obrigado a todos!

Claro que pretendo estimá-la e fazer com que dure o maior tempo possível, contudo não tinha a minima noção do tempo/kilometragem que estas pequenas (grandes  :) ) são capazes de aguentar.

Cumprimentos a todos,

digital-jesus

  • Visitante
Re: Vida útil de uma maxiscooter 125?
« Responder #14 em: 16 de Março de 2012, 14:36 »
Ok, Muito obrigado a todos!

Claro que pretendo estimá-la e fazer com que dure o maior tempo possível, contudo não tinha a minima noção do tempo/kilometragem que estas pequenas (grandes  :) ) são capazes de aguentar.

Cumprimentos a todos,

Seja o k for .. seja o k for.... se cuidarmos da forma correta dura toda a tua vida ..e o tempo delas depois de já não cuidares . Makinas ou seja o k for.. felicidades companheiro e tira partido do k tens sem abusar ;)

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Vida útil de uma maxiscooter 125?
« Responder #15 em: 16 de Março de 2012, 18:13 »
De minha opinião, alem da qualidade e da marca da Maxi em si, nao deixando de parte a condução que cada um pratica, um dos factores que contribui muito para a longevidade é sem duvida o meio em que se conduz.

Dou como exemplo o meu caso... quando vejo companheiros a dizer que gastaram pneus de trás em 9000 ou 10000km, eu fico estupefacto  _confuso_ A minha Xmax está neste momento com 12000km, e os pneus estão ambos como novos...

Isto é apenas um exemplo. A meu ver o meio urbano desgasta muito mais tudo desde travoes, pneus, correias, variadores, etc etc. Isto porque o para-arranca das grandes cidades é constante...

Nas deslocações que fasso diariamente, praticamente nao apanho um semafro... é sempre a rolar. Tanto que desde pneus, travoes, etc, na minha estão como novos :)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Vida útil de uma maxiscooter 125?
« Responder #16 em: 16 de Março de 2012, 18:25 »

Tudo tem a ver com o a condução que se tem, o "mimo" que se dá, os cuidados extra que se tem com qualquer Maxi ou veiculo qualquer, seja ele qual for.
Eu digo isto pq.....

Todas os veículos quer 2, 3, 4 ou mais rodas, incluindo Camiões, tem a sua vida util mediante o tratamento que se teve com....

Tal como ja foi dito antes, tbm é preciso ter sorte, mas tbm é preciso ser-se responsável e saber as limitações dos motores das mesmas.


Boas curvas.

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

nunovascolopes

  • Visitante
Re: Vida útil de uma maxiscooter 125?
« Responder #17 em: 20 de Março de 2012, 09:37 »
Pessoal,
agradecia aqui umas opinioes sff.
Faço actualmente cerca de 70kms diarios em que 40 deles aprox são em AE. O restante via rapida, que não tem muito de rapido devido ao transito.
Passo a explicar o meu estilo de condução...
Saio do Montijo, e assim que passo a portagem da ponte V.G, normalmente circulo relativamente tranquilo, porque sei que faço isto todos os dias, tenho de poupar combustivel, mecanica, etc, entre os 80-100kms/h
Quando termino a descida do tunel de grilo, normalmente vou nos 60-80km/h devido ao transito matinal.
E quando saio em Alfornelos, a velocidade é sempre relativamente baixa pelos 50-60kms/h.
Muito ocasionalmente, puxo pela maquina lá para os 120km/h so para abrir um bocadinho a "goela".
A minha questão é, e dado que faço alguma quilometragem diaria, ou seja, p.e. 2 dias aprox=150km de total, acham que tenho maquina para algum tempo, ou isto é fraquito para este tipo de situacao?
Porque se acrescentar a isto, alguns passeios ao fim de semana, começam a ser quilometros atras de quilometros em cima de uma 125...

obrigado pelas vossas opinioes

ab
« Última modificação: 20 de Março de 2012, 14:28 por nunovascolopes »

luisfilipe

  • Visitante
Re: Vida útil de uma maxiscooter 125?
« Responder #18 em: 20 de Março de 2012, 14:17 »
Caro Nunovascolopes
Com uma condução dessas com a scooter que tens e se fizeres uma manutenção bem feita tens mota ate a reforma e mais 15 dias

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: Vida útil de uma maxiscooter 125?
« Responder #19 em: 10 de Novembro de 2017, 18:06 »
Eu diria que uma 125cc , mudando de óleo certinho  a altura certa , não arrancando ela em frio , o motor  de origem aguentara uns 70 000 kms. a partir dali terá já algum desgaste e consumira óleo e perderá alguma potencia , obviamente só estou a falar do motor , porque os restantes componentes como   corrente / correia , pneus , entre outras peças já  deveriam de ser substituídas.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Vida útil de uma maxiscooter 125?
« Responder #20 em: 20 de Dezembro de 2017, 13:29 »
Já as vi a passar dos 100000 sem cuidados ,uma pcx, por ex.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves