Autor Tópico: Sym GTS 125 EVO a patinar...  (Lida 20682 vezes)

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Sym GTS 125 EVO a patinar...
« em: 10 de Janeiro de 2012, 13:24 »
Viva,

Como já tinha dito anteriormente tenho a mota á um mes e pouco e já com uma passagem pela oficina,e ainda ando a estuda-la e percebe-la.Por esse facto venho perguntar e pedir a vossa ajuda.

Ao arrancar e a chegar por volta das 3.000rpms ela patinar e depois responde normal ..quando se tenta agora chegar a velocidade maxima ela dá menos 5kms ...a sensação para quem tem enlatado e já queimou uma embriagem é a mesma... desconfio que seja a correia pois ela já tem 14.300kms ...será???....mais uma pergunta se alguem me souber responder a correia se partir gripa o motor??

Obrigado

Abraços
Marco

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #1 em: 10 de Janeiro de 2012, 13:41 »
Boa tarde

Companheiro

Eu tive uma mota dessas de Fev a Out de 2011, 9 messes e 15000 kms, a única coisa que levou, além de gasolina, óleo e filtros, foi um pneu atrás por motivo de ter rolado 60 kms furado.

Se a correia de partir, não gripa o motor, aquilo é uma correia de transmissão e não de distribuição (como nos carros), partir a correia, é o equivalente a partir um semi-eixo num carro, apenas não há transmissão entre o motor e a roda.

Relativamente a dar menos 5 kms, isso é o quê, não percebo a pergunta, se ajudar, informo-te que a minha, o máximo que deu foi 114 km/h medidos em GPS.

Nunca a notei a patinar, mas sempre tive em atenção que o motor tem 125cc de cilindrada (muito aguentam eles).

Ainda relativamente á correia, só após visualização é que alguém pode dizer se precisa ser substituída ou não, porque tem muito a ver com o tipo de condução, quanto mais arranques bruscos, menos ela vai durar.

Espero ter ajudado. 
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #2 em: 10 de Janeiro de 2012, 13:57 »
XIIIIIIIIIIII

Calma ...

A mudança de correia nestas motos creio eu de qeue sera aos 12 000 .. acho nao estar a dizer asneiras ... se a correia partir, pode dar asneiras .. ou  nao .. se der .. estas em apuros ...


Certifica-te antes de mais se a correia esta em bom estado ou se merecer ser substituida ..

vou ali ja volto

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #3 em: 10 de Janeiro de 2012, 14:25 »
Relativamente a dar menos 5 kms, isso é o quê, não percebo a pergunta, se ajudar, informo-te que a minha, o máximo que deu foi 114 km/h medidos em GPS.


Oa que me refero da velocidade é que desde comecei a sentir este patinar ela tambem perdeu esses 5 kms...ela só me marcava 115kms (no quadrante) e agora não passa dos 100kms e andar no mesmo trajecto ....em relação ao patinar para tentar explicar melhor o que sinto ex: entre carros desacelero e quando preciso de acelarar novamente ai sinto a patinar(com ruido estranho) e não me responde (faz tipo poço) coisa que não acontecia,ou ex: a arrancar num semafora acelero ela responde,mas assim que chega ás 1500rpm volta a fazer o mesmo até mais ou menos 3000rpm....estranho..mas de facto cada vez se vai acentuando mais.

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #4 em: 10 de Janeiro de 2012, 14:28 »
Sem dúvida, merece uma visita à oficina  _pensador_
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #5 em: 10 de Janeiro de 2012, 14:37 »
Viva!

Isso é os sintomas de fim de vida da correia.

Troca a correia e vais ver que tens uma nova GTS. Comigo foi assim.  _pol_

Quanto à menor velocidade de ponta, isso também é de a correia estar nas couves!!!!

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #6 em: 10 de Janeiro de 2012, 14:42 »
Oa que me refero da velocidade é que desde comecei a sentir este patinar ela tambem perdeu esses 5 kms...ela só me marcava 115kms (no quadrante) e agora não passa dos 100kms e andar no mesmo trajecto ....em relação ao patinar para tentar explicar melhor o que sinto ex: entre carros desacelero e quando preciso de acelarar novamente ai sinto a patinar(com ruido estranho) e não me responde (faz tipo poço) coisa que não acontecia,ou ex: a arrancar num semafora acelero ela responde,mas assim que chega ás 1500rpm volta a fazer o mesmo até mais ou menos 3000rpm....estranho..mas de facto cada vez se vai acentuando mais.

Utilizas gasolina 95 ou 98?

 scooter_ scooter_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #7 em: 10 de Janeiro de 2012, 15:05 »
Sempre utilizei 95!

nsilva

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #8 em: 10 de Janeiro de 2012, 16:20 »
Ora muito bem... Porquê menos 5 km/h ? Será porque em vez de 98 o Sr. utiliza 95 ?


Correia.... A evo 300 i vai amanha para a revisão dos 12 000 e o homem da oficina disse que ainda nao era necessário mudar.




Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #9 em: 10 de Janeiro de 2012, 17:15 »
eu tive uma má experiência com 98 da Galp, para experimentar abasteci com 98 e a minha  scooter_ teve as mesmas reacções, depois de conseguir gastar mais de 1/2 depósito, abasteci novamente na galp com 95 e a partir voltou ao normal.



 scooter_ scooter_ scooter_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

digital-jesus

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #10 em: 10 de Janeiro de 2012, 19:16 »
Se atinges as mesmas rotaçoes, mas tens menor velocidade, é o conjunto roletes /correia. um dos dois ou mesmo os dois.

jl39idade

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #11 em: 10 de Janeiro de 2012, 20:36 »
Mais uma vez escrevo no site depois de ler aquilo que alguns companheiros tem feito às vossas 125cm3... algo de veras incrivel....

Quem tem uma moto, scooter, etc... desde que tenha um motor com 125cm3, tem de se capacitar que o veículo que têm está limitado à cilindrada dos ditos 125cm3.

Agora há o chicoespertismo.... e claro esta, a publicidade a diversos dispositivos, tipo variadores e sei lá mais o quê, que garantem velocidades muito acima daqui para o qual foi desenhado o motor da dita 125cm3....

Eu tenho uma scooter 125cm3, quando a comprei sabia que estava preparada para andar com gasolina 95 octanas, se lhe meter gasolina 98 claro esta que a coitada vai andar... mas com dores no piston... lol, se lhe meter gasoleo... a tadinha deixa de andar.

Se me der uma locura e se for comprar um variador a descraçada da 125cm3 anda mais 10 ou 15kmhora e eu gastei cerca de 300 euros ou mais... no entanto não deixa de ter os dios 125cm3....

Com um variador diferente o desgaste é bem maior no motor, porque como dá mais 10 ou 15 kmhora, esgano-a mais e mais...

Companheiros das 125cm3, se querem motos a dar 150, 200 kmhora... terão de comparar motos com motores diferentes e a partir dos 600cm3 abaixo disso, todas as cilindradas estarão limitadas a montes de coisas....

Tentem conduzir com cuidado para gozarem a viagem...

Sejam felizes...

Levem as vossas namoradas e em cima da moto, com ela parada e com o descanço central colocado... apertem-lhes os calos....eheheheh

nsilva

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #12 em: 10 de Janeiro de 2012, 22:04 »
Mais uma vez escrevo no site depois de ler aquilo que alguns companheiros tem feito às vossas 125cm3... algo de veras incrivel....

Quem tem uma moto, scooter, etc... desde que tenha um motor com 125cm3, tem de se capacitar que o veículo que têm está limitado à cilindrada dos ditos 125cm3.

Agora há o chicoespertismo.... e claro esta, a publicidade a diversos dispositivos, tipo variadores e sei lá mais o quê, que garantem velocidades muito acima daqui para o qual foi desenhado o motor da dita 125cm3....

Eu tenho uma scooter 125cm3, quando a comprei sabia que estava preparada para andar com gasolina 95 octanas, se lhe meter gasolina 98 claro esta que a coitada vai andar... mas com dores no piston... lol, se lhe meter gasoleo... a tadinha deixa de andar.

Se me der uma locura e se for comprar um variador a descraçada da 125cm3 anda mais 10 ou 15kmhora e eu gastei cerca de 300 euros ou mais... no entanto não deixa de ter os dios 125cm3....

Com um variador diferente o desgaste é bem maior no motor, porque como dá mais 10 ou 15 kmhora, esgano-a mais e mais...

Companheiros das 125cm3, se querem motos a dar 150, 200 kmhora... terão de comparar motos com motores diferentes e a partir dos 600cm3 abaixo disso, todas as cilindradas estarão limitadas a montes de coisas....

Tentem conduzir com cuidado para gozarem a viagem...

Sejam felizes...

Levem as vossas namoradas e em cima da moto, com ela parada e com o descanço central colocado... apertem-lhes os calos....eheheheh


Desculpe , mas nos compramos NOVINHA uma XS 125k e fez 45 mil KM (INCLUINDO UMA VIAGEM DE LISBOA A SEVILHA) com 98... e está em perfeito estado, foi vendida e ainda anda muito bem... Nao estou a contradizer o que disse, estou só a relatar um facto

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #13 em: 10 de Janeiro de 2012, 23:19 »
eu tive uma má experiência com 98 da Galp, para experimentar abasteci com 98 e a minha  scooter_ teve as mesmas reacções, depois de conseguir gastar mais de 1/2 depósito, abasteci novamente na galp com 95 e a partir voltou ao normal.



 scooter_ scooter_ scooter_

Já agora aproveito para dizer que estou de acordo, o mesmo se passou comigo, coloquei por
2 vezes 98 e não é que a menina gastou mais um bocadinho,  _pensador_ _pensador_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #14 em: 19 de Janeiro de 2012, 13:32 »
Olá a todos

Para fechar este problema da minha bicha,foi para oficina na passada terça feira e depois de substituirem a correia ela voltou ao seu normal  _lool_....tive a ver a correia velha e estava com algum desgaste e gretada....colocada a nova e passados 2 dias o mota voltou a ganhar vida  scooter_,voltou a ter a velocidade normal dela e deixou-se de sentir o arrastar dela no arranque.

Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda :))

Abraços

jrosa

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #15 em: 27 de Janeiro de 2012, 02:07 »
Eu tenho uma scooter 125cm3, quando a comprei sabia que estava preparada para andar com gasolina 95 octanas, se lhe meter gasolina 98 claro esta que a coitada vai andar... mas com dores no piston... lol, se lhe meter gasoleo... a tadinha deixa de andar.

Boa noite,
ora vamos lá só a esclarecer uma coisa que ainda levanta duvidas a muito boa gente...
As "octanas" que referes é, em verdade, a referencia a uma coisa chamada "octane rating", ou seja, uma medida standard da performance de um combustível para motor ou de um jetfuel (para aviação). O que esta medida significa é o valor máximo de compressão admissível antes da detonação. Ora, como todos sabemos, os nossos motores são de combustão, e não detonação. O que é que isto quer dizer??? É que o que faz de facto o motor funcionar é que a vela, num momento preciso, emite uma "faísca" que inicia a combustão da mistura combustível/ar ANTES que a compressão dentro do cilindro seja tal que a misture detone "espontaneamente". Em motores como os das scooters, chamados "atmosféricos", a compressão é pré-determinada pelo próprio desenho do conjunto cilindro e pistão, ou seja, a compressão é limitada pelo espaço "desenhado" pela chamada câmara de combustão (para quem não sabe, é o espaço dentro do cilindro que o pistão nunca chega a preencher no seu máximo curso).
Isto que dizer que, um motor "atmosférico" preparado para gasolina de 95 octanas, funciona perfeitamente com gasolina de 98 octanas, já que a única diferença desta última é que suporta uma maior compressão antes de detonar "espontaneamente" sem a faísca da vela...

É preciso ter a noção que a combustão da mistura gasolina/ar deve ocorrer no tal momento preciso, que corresponde às especificações do desenho de todo o conjunto arvore de cames / cilindro / pistão e diâmetro das válvulas. Este conjunto é que determina a "força" com que a combustão da mistura vai empurrar o pistão. O maior desgaste (que o normal) só será acelerado quando deliberadamente alteramos uma das variáveis, por usar um filtro de ar "high performance" ou por usar um pistão "high performance", ou as válvulas "xpto" ou nos carros alterar a programação das centralinas no sentido de alterar os ciclos de admissão/escape...ou outras aventuras do género.

Se não se alterar nenhuma das características que mencionei, nem se usarem aditivos "especiais" ao combustível, a gasolina 95 ou 98 é perfeitamente idêntica para um motor atmosférico, e a utilização de uma ou de outra não causa "dores nos pistões" como sugeres.

abraços
FR

Rodrigues

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #16 em: 07 de Fevereiro de 2012, 11:45 »
Olá companheiros, pois é pena a correia não ser em aço, e dura tão pouco porque roda quase sempre em alta ainda por cima ajuda a travar nas descidas o que origina mais desgaste, o melhor realmente é conduzir com a máxima suavidade possível, sem arranques à maneira nos semáforos e desacelerações bruscas, a minha Sym gts 125i tem 3500 kms e estou para ver até onde dura a dita correia com uma condução calma e suave, veremos se tenho paciência para tal..  _lol_ Um abraço

santixolas

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #17 em: 13 de Fevereiro de 2012, 17:07 »
Olá,

Estive a ler este topico pois tenho tido os mesmo sintomas na minha. Lembro-me que a 1ª vez que mudei a correia foi à volta dos 28 000 kms. Agora estou a sentir o "tal" patinanço e tenho 40 000 kms. Vou dar uma passada na oficina e ver o que dizem. Depois dou noticias. Mas aponto para os roletes.

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #18 em: 13 de Fevereiro de 2012, 17:20 »
Olá,

Estive a ler este topico pois tenho tido os mesmo sintomas na minha. Lembro-me que a 1ª vez que mudei a correia foi à volta dos 28 000 kms. Agora estou a sentir o "tal" patinanço e tenho 40 000 kms. Vou dar uma passada na oficina e ver o que dizem. Depois dou noticias. Mas aponto para os roletes.

Viva companheiro

Na oficina onde fui (e são representandes sym) informaram-me que se deve trocar a correia 12 em 12mil kms ...uma vez só correia e outra correia e roletes.
A minha estava com 14 mil e já apresentava um bom desgaste e no mesmo dia que a fui busca-la à oficina estava lá uma que tinha partido a correia com 10 mil kms....foi a 1ª que eles tiveram lá com correia partida(..disseram-me eles..) :-?

Mas aconcelho a ires pois já tens 12 mil kms feitos com essa.

Abraço

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #19 em: 14 de Fevereiro de 2012, 12:18 »
Olá,

Estive a ler este topico pois tenho tido os mesmo sintomas na minha. Lembro-me que a 1ª vez que mudei a correia foi à volta dos 28 000 kms. Agora estou a sentir o "tal" patinanço e tenho 40 000 kms. Vou dar uma passada na oficina e ver o que dizem. Depois dou noticias. Mas aponto para os roletes.

Patinar ou vibração é sinal de correia com espessura abaixo do mínimo admissível, claro que se mudam também os roletes, pois ja apresentam desgaste.
Aproveita-se faz-se um limpeza na embraiagem, e lubrificação (30 minutos) e fica como nova. Também neste procedimento se verifica o desgaste dos calços da embraiagem que o limite penso que seja 3mm

Abraço
[/URL]

Symzinha

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #20 em: 13 de Março de 2012, 15:04 »
Na minha humilde opinião creio que depende muito da condução de cada um e se a moto está ou não todo o dia debaixo de sol pois seca tudo o que é plástico ou borracha, quando a marca aconselha a mudar aos 12000 kms é uma margem de segurança para os condutores mais severos, pois fazem testes de resistência baseando-se na porrada que a moto pode levar, não estou a ver a Sym testar a mecânica com brandura. 

Paulo Pessoa

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #21 em: 22 de Março de 2012, 20:50 »
Boas Companheiros  _pol_
Já agora alguém me sabe dizer em quanto fica mais ou menos a troca da correia nas nossas meninas...
Abraços e boas curvas

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #22 em: 23 de Março de 2012, 00:27 »
Viva companheiro Paulo Pessoa
Paguei por esse serviço 61€ correia e m.obra....a correia era 49€ ...mas duas semanas depois foi fazer a revisão completa e descontaram-me 15€ na revisão para prefazer o valor se fosse tudo feito ao mesmo tempo.
Troquei a correia logo pq andava com o coração nas mãos..... scooter_

Até á data Linhaway Alcoitão com Henrique e Fernando 5***** _pol_ _pol_

Paulo Pessoa

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #23 em: 23 de Março de 2012, 07:43 »
Viva companheiro Paulo Pessoa
Paguei por esse serviço 61€ correia e m.obra....a correia era 49€ ...mas duas semanas depois foi fazer a revisão completa e descontaram-me 15€ na revisão para prefazer o valor se fosse tudo feito ao mesmo tempo.
Troquei a correia logo pq andava com o coração nas mãos..... scooter_

Até á data Linhaway Alcoitão com Henrique e Fernando 5***** _pol_ _pol_
Ok Companheiro  _pol_
Obrigado pela resposta ;D
Grande abraço

TiagoMDias

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 EVO a patinar...
« Responder #24 em: 23 de Março de 2012, 09:13 »
Boas,

A minha partiu aos 13.000kms (mais coisa menos coisa).
Já desde os 11.000 sentia que ela tinha tido uma perca de velocidade (sentia esse patinar).

A minha partiu ao sair de uma rotunda! Nada de grave. Aquilo não estraga o motor, simplesmente sentes o motor a trabalhar "no ar"...

Tiago